Affaires Internationales Relaciones Internacionales International Affairs Affari Internazionali международные отношения
Institucional

Inserção Regional


Desde sua fundação - então na condição de instituto isolado - a USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul já estabelecia como um de seus compromissos o de não restringir sua atuação ao interior do campus universitário. Na visão da instituição, sempre foi fundamental interagir com a comunidade e estender também a ela os benefícios gerados pela academia.

Nesse contexto, pode-se afirmar que a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão já era perseguida pela USCS antes mesmo de tornar-se uma exigência legal, o que ocorre quando de sua ascensão à condição de Universidade.

Tome-se, por exemplo, a atuação no campo da extensão. A promoção de atividades culturais abertas à comunidade sempre esteve ligada à trajetória da USCS. Atualmente, Teatro, Música, Literatura e outras formas de expressões artísticas encontram respaldo em um programa de extensão especialmente desenvolvido para atender suas especificidades: o Cultura e Universidade.

Destaque também para os serviços oferecidos pelos cursos em suas mais diversas formas de atuação. O trabalho das Clínicas e Laboratórios da área de Saúde, a Assistência Jurídica realizada por professores e estudantes de Direito, os projetos desenvolvidos pelos estudantes inscritos no Programa de Apoio a Entidades Sociais (projeto que, em 2007, recebeu o Prêmio Cidadania sem Fronteira), entre outros, trazem em seu gene a diretriz de aperfeiçoar a formação dos estudantes, oferecendo também à comunidade a possibilidade de engrandecimento.

No que se refere à Pesquisa, a Universidade oferece Programas de Mestrado e Doutorado em Administração e Programa de Mestrado em Comunicação, todos recomendados pela CAPES.

No caso do Mestrado e Doutorado em Administração, a área de concentração é a Gestão da Regionalidade e das Organizações. O curso compõe-se de três linhas de pesquisa: Gestão para o desenvolvimento da regionalidade; Gestão e inovação organizacional e Gestão de redes organizacionais.

Já no Mestrado em Comunicação a área de concentração é Comunicação, Inovação e Comunidades, com as seguintes linhas de pesquisa: Transformações Comunicacionais e Comunidades; e Inovações na Linguagem e na Cultura Midiática.

Também é preciso salientar o importante papel do INPES, Instituto de Pesquisa da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, criado em 1982, e que desde então vem desenvolvendo trabalhos de pesquisa aplicada nas áreas de interesse dos cursos de graduação e pós-graduação da instituição, além de implementar outros projetos em atendimento a solicitações da comunidade empresarial e administração pública. Entre as Pesquisas desenvolvidas pelo INPES, destaque para duas de caráter permanente e abertas à consulta da população: a Pesquisa Socioeconômica da Região do ABC e o IPC-USCS/ABC - Índice de Preços ao Consumidor do ABC.

A produção e disseminação de conhecimento também encontram respaldo nas Publicações Acadêmicas mantidas pela Universidade e no trabalho da Coordenadoria de Pesquisas Acadêmicas, que atua visando: estimular o desenvolvimento de pesquisa científica; Promover interação entre os docentes e discentes da Graduação e da Pós-Graduação; Desenvolver mecanismos para despertar o interesse dos estudantes de graduação em participar de projetos de pesquisa; Favorecer a interação entre as atividades de pesquisa desenvolvidas na Universidade e as atividades pedagógicas e Estimular a produção acadêmica dos docentes e discentes.