Affaires Internationales Relaciones Internacionales International Affairs Affari Internazionali международные отношения
Institucional

A Universidade


Trajetória USCS

A Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) iniciou suas atividades em 1968, oferecendo dois cursos de Graduação: Economia e Ciências Políticas e Sociais, ambos expressos no próprio nome da instituição à época: Faculdade de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais. A turma inicial era formada por 130 estudantes.

Em 1970 - já instalada no tradicional campus da Avenida Goiás, a Faculdade passa a se denominar Instituto Municipal de Ensino Superior de São Caetano do Sul, ou simplesmente IMES, sigla que até hoje é lembrada com carinho e segue, permanentemente, ligada à trajetória da instituição.

Alguns anos mais tarde, em 1982, é criado o INPES, o atual Instituto de Pesquisa da USCS. Entre os inúmeros trabalhos desenvolvidos desde então, encontram-se a pesquisa socioeconômica do ABC, que até hoje reúne importantes indicadores regionais. No mesmo ano, com a consolidação do Ceapog (Centro de Estudos de Aperfeiçoamento e Pós-Graduação), a instituição dá início à primeira turma de Pós-Graduação Lato Sensu da região, sendo uma das primeiras instituições no Estado a preocupar-se em oferecer educação continuada para além da graduação. Em 1998, por sua vez, a implementação do Programa de Mestrado em Administração marca o início da oferta de cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu.

No ano 2000 dá-se a elevação da entidade acadêmica à condição de Centro Universitário, resultado do consistente período de crescimento por qual passa a instituição. Já são cerca de 5.000 estudantes e 9 cursos de Graduação, nas áreas de Gestão, Comunicação, Direito e Computação. Um ano depois, com o início das atividades do curso de Educação Física, o então IMES estende sua atuação à área da Saúde, abrindo mais uma vertente no grande leque de serviços que oferece à comunidade.

Em 2004 é inaugurado o Campus Centro (localizado na Rua Santo Antônio - SCS). No mesmo ano, a instituição conquista o status de Universidade. Nasce, assim, oficialmente, a Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Outro marco na história da USCS é a criação do curso de Medicina, que passou a ser oferecido a partir de 2014. O curso tem como proposta formar médicos vinculados à realidade brasileira, preparados para enfrentar os principais problemas da população. Dois anos mais tarde, em 2016, a instituição passa a contar com uma unidade na cidade de São Paulo: trata-se do Campus Bela Vista, localizado na Rua Treze de Maio, nº 681.

Em 2017, os estudantes dos MBAs e cursos de especialização também passam a ter novo endereço em São Caetano do Sul: o sexto andar do prédio comercial localizado na rua Manoel Coelho, número 600. A ampliação da infraestrutura da Universidade não para: em 2018, ocorre a inauguração de mais uma unidade na cidade: o Campus Conceição, localizado na Rua Conceição, 321.

Plano Estratégico de Desenvolvimento USCS - PED USCS (2030)

Clique aqui para acessar o Plano.

Missão

Produzir e disseminar conhecimento em todas suas manifestações, buscando o desenvolvimento humano e sustentável e a formação integral ao longo da vida nos âmbitos regional, nacional e internacional.

Valores

Nosso compromisso é com:
• A qualidade e a pertinência com a realidade social, política e econômica;
• A formação humana nas suas dimensões ética, cultural, científca, artística, técnica e profssional;
• A liberdade, pluralidade e pensamento crítico;
• O serviço público e o desenvolvimento humano e sustentável;
• A transparência e a efciência institucional;
• A diversidade, com os direitos humanos e a promoção da cidadania;
• A inovação e o espírito empreendedor.

Visão

Ser uma instituição de educação do século XXI, global e em rede, voltada para a formação humana integral e continuada ao longo da vida, que promove um ambiente de criatividade, inovação, empreendedorismo, integração e inclusão no âmbito nacional e internacional por meio do ensino, pesquisa e da extensão, com vocação local e regional.