Mestrado Profissional em Comunicação (MPCOM)

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O Programa



O Mestrado Profissional em Inovação na Comunicação de Interesse Público (MPCOM) resulta da experiência e resultados obtidos em oito anos de funcionamento do stricto sensu em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e sua implantação se fundamenta na natureza da própria USCS que, como autarquia municipal, está vocacionada à formação profissional e produção de conhecimento de interesse social. Nesse sentido, as pesquisas desenvolvidas no MPCOM devem servir à gestão estratégica e processos de produção de organizações públicas e privadas, assim como à disseminação do senso de cidadania e responsabilidade social, destinados ao desenvolvimento das comunidades, tendo como preocupação as questões de inovação que impactam essas comunidades ou grupos sociais. Comunicação de interesse público, sob esse ponto de vista, ultrapassa a ideia de comunicação governamental, incluindo o âmbito privado, estatal e o terceiro setor.

Os resultados das pesquisas podem ocorrer por meio do desenvolvimento de: (1) planos de comunicação, manuais, apostilas, vídeos, entre outras formas de comunicações que visem orientar a implantação de modelo de gestão de comunicação em áreas de interesse público (educação, saúde, meio ambiente, sustentabilidade etc.); (2) produtos de comunicação (vídeos, revistas, aplicativos, murais, encenações etc.) que sirvam para a difusão de informação, formação complementar ou conscientização da comunidade sobre temas de interesse público.

Ao envolver ações práticas e científicas advindas de diferentes áreas de conhecimento, o curso objetiva: elaborar projetos de comunicação inovadores para a intervenção social viáveis de serem implantados seja no âmbito da governança, da relação público-privado ou das organizações de cunho social; Desenvolver competências para gerir formas de comunicação originais para disseminar as informações importantes para uma sociedade, região ou grupo social; Oferecer subsídios para o uso das tecnologias e sistemas da comunicação visando à divulgação da informação de caráter público, do conhecimento e de dados úteis para a sociedade ou para organizações.

O mestrado profissional é uma modalidade de pós-graduação stricto sensu, em nível de mestrado, que busca a capacitação de profissionais, nas diversas áreas do conhecimento, mediante o estudo de técnicas, processos, ou temáticas que atendam a alguma demanda do mercado de trabalho. A titulação do mestrado profissional possui o mesmo nível e valor do mestrado acadêmico stricto sensu tradicional, e o aluno titulado no curso está habilitado a seguir na carreira acadêmica em qualquer programa de Doutorado Stricto Sensu ou ser um profissional mestre com formação não exclusivamente acadêmica.

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Área de concentração

Inovação na gestão e produção da comunicação de interesse público

A área de concentração engloba investigações sobre a comunicação que atenda ao interesse público cujos aspectos de inovação sejam presentes. As inovações podem ser propostas nos trabalhos como formas de atuação e intervenção na sociedade ou em um determinado grupo; podem se encontrar no próprio objeto de estudo; ou elas podem estar presentes em um produto desenvolvido pelo mestrando para atender a uma demanda em uma área específica. As pesquisas a serem desenvolvidas no MPCOM devem conduzir a intervenções e, por meio de reflexões e análises dos aspectos de inovação, produzir conhecimento na área da Comunicação considerando as consequências dessas transformações na dinâmica das relações sociais, das comunidades, no uso das tecnologias, na cultura midiática e nas linguagens, gêneros e formatos de seus produtos. A inovação, nesse contexto, é pensada como ideia, prática ou objeto e tanto se enfatiza quem e o que se inova, como suas implicações socioculturais.

O conceito de Comunicação de Interesse Público, por sua vez, transcende a comunicação governamental, incluindo o universo estatal, o privado e o terceiro setor. Dessa forma, o MPCOM objetiva investigar, por meio de prospecção, análise, discussão e interpretação dos processos e produtos de comunicação, aspectos de inovação em objetos comunicacionais que tenham como beneficiário direto a sociedade.

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Linhas de Pesquisa



Gestão da comunicação de interesse público


Esta Linha reúne estudos voltados para a elaboração e gestão de planos e projetos de comunicação de interesse público para atender às demandas da sociedade em áreas prioritárias, como saúde, educação, sustentabilidade ambiental, cultura, entre outras. As pesquisas devem investigar ou construir espaços de discussão e deliberação de temas políticos e sociais, capazes de viabilizar a formulação de projetos comunicacionais aplicados que atendam a demandas sociais reais e sua consequente repercussão no governo, na sociedade e na mídia. Os resultados finais podem ser implementados tanto pelos poderes constituídos como pelo terceiro setor ou por entidades como sindicatos e associações, além de empreendimentos que se realizem a partir de parcerias público-privadas. Para tanto, projetos e produtos devem ser elaborados de forma que avaliem as necessidades e tracem propostas viáveis de serem aplicadas para resolver uma questão, utilizando diferentes formas e suportes de comunicação, sejam eles tradicionais (impressos ou audiovisuais) ou que envolvam as novas mídias digitais e/ou redes de relacionamentos virtuais e que possam empregar técnicas de marketing voltadas para atividades de interesse público.


Professores da linha "Gestão da comunicação de interesse público"



Produção e recepção da informação pública


A Linha congrega estudos direcionados à prática da comunicação no campo social, com foco em processos inovadores de criação, produção, difusão e recepção de informação de interesse público. As pesquisas, oriundas de demandas sociais verdadeiras, devem auxiliar na elaboração de ações de comunicação que tenham como beneficiárias diretas a sociedade ou partes dela, levando informações à população com o intuito de gerar resultados concretos para se viver e entender melhor o mundo, com o auxílio de mecanismos e espaços de participação. O produto final a ser desenvolvido precisa necessariamente envolver uma ou mais formas e/ou processos de comunicação: da assessoria de comunicação à utilização de meios impressos e mídias inteligentes, entre elas aplicativos e plataformas transmídias e móveis, assim como as redes de relacionamento virtual. Além da criação de produtos comunicacionais, pode ser feita a avaliação do impacto junto ao público-alvo foco da intervenção, por meio de medição quantitativa e/ou qualitativa. Em todas as pesquisas devem ser observadas dimensões éticas que sejam suscitadas a partir das reflexões que envolvam a comunicação de caráter público em relação aos objetos estudados.


Professores da linha "Produção e recepção da informação pública"


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Processo Seletivo

EDITAL 01/2017

Clique aqui para acessar o edital

Clique aqui para acessar o formulário de inscrição

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Disciplinas



Obrigatórias



Eletivas – Linha gestão da comunicação de interesse público



Eletivas – Linha produção e recepção da informação pública


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Perfil do profissional a ser formado



O curso é direcionado a: egressos da área de comunicação e áreas afins que desejam atuar no campo da comunicação de interesse público; profissionais de empresas de comunicação que desejam prestar serviço ao setor público e/ou Terceiro setor; profissionais de empresas privadas que atuam na área de comunicação ou em áreas relacionadas com o interesse público; agentes públicos, de diversas áreas, que trabalham com comunicação; professores do ensino superior da área de comunicação ou áreas afins; professores do ensino fundamental e médio; egressos da área comunicação e áreas afins que desejam ingressar na carreira docente.

O egresso do MPCOM deve estar capacitado para elaborar, executar e difundir processos e produtos inovadores de comunicação de interesse público, relacionados a diversos setores da sociedade, em empresas privadas, organizações governamentais e não governamentais. Deve ainda, estar preparado para a administração da comunicação de interesse público nos setores público e privado. Por fim, deve estar preparado para refletir de maneira crítica sobre a gestão e difusão da comunicação de interesse público, assim como sobre seu impacto na sociedade.

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Intercâmbios e parcerias do MPCOM



Pesquisadores do MPCOM desenvolvem pesquisas colaborativas com as seguintes instituições internacionais:


Dentre os convênios já firmados pela USCS, destacamos aqueles que contribuem diretamente para o desenvolvimento das pesquisas no MPCOM.

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Investimento



O Programa de Mestrado Profissional em Inovação na Comunicação de Interesse Público, da USCS, é pago em 24 mensalidades.

No primeiro semestre de 2017, o valor da matrícula e das respectivas mensalidades é de R$ 1.590,00 (um mil quinhentos e noventa reais)*.


Descontos especiais para ex-alunos USCS:


Egressos da USCS, em razão de sua fidelidade à Universidade, contam com o desconto nas mensalidades conforme abaixo:

*Valor válido para o 1º semestre de 2017 e passíveis de reajustes nas rematrículas.
** Descontos não incidem sobre os valores da matrícula e das rematrículas.

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Mais Informações



Informações na secretaria da Pós-Graduação


Horário de funcionamento: das 9h às 17h30

Tel.: 4239-3217 ou 4239-3354

E-mail: posstricto@uscs.edu.br

Rua Santo Antônio, 50 - Centro - São Caetano do Sul – SP


Referência de localização


Metrô Tamanduateí – São Paulo

Estação de Trem de São Caetano do Sul

Rodoviária de São Caetano do Sul

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