Mestrado Profissional em Comunicação (MPCOM)

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O Programa



O Mestrado Profissional em Inovação na Comunicação de Interesse Público (MPCOM) resulta da experiência e resultados obtidos em oito anos de funcionamento do stricto sensu em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e sua implantação se fundamenta na natureza da própria USCS que, como autarquia municipal, está vocacionada à formação profissional e produção de conhecimento de interesse social. Nesse sentido, as pesquisas desenvolvidas no MPCOM devem servir à gestão estratégica e processos de produção de organizações públicas e privadas, assim como à disseminação do senso de cidadania e responsabilidade social, destinados ao desenvolvimento das comunidades, tendo como preocupação as questões de inovação que impactam essas comunidades ou grupos sociais. Comunicação de interesse público, sob esse ponto de vista, ultrapassa a ideia de comunicação governamental, incluindo o âmbito privado, estatal e o terceiro setor.

Os resultados das pesquisas podem ocorrer por meio do desenvolvimento de: (1) planos de comunicação, manuais, apostilas, vídeos, entre outras formas de comunicações que visem orientar a implantação de modelo de gestão de comunicação em áreas de interesse público (educação, saúde, meio ambiente, sustentabilidade etc.); (2) produtos de comunicação (vídeos, revistas, aplicativos, murais, encenações etc.) que sirvam para a difusão de informação, formação complementar ou conscientização da comunidade sobre temas de interesse público.

Ao envolver ações práticas e científicas advindas de diferentes áreas de conhecimento, o curso objetiva: elaborar projetos de comunicação inovadores para a intervenção social viáveis de serem implantados seja no âmbito da governança, da relação público-privado ou das organizações de cunho social; Desenvolver competências para gerir formas de comunicação originais para disseminar as informações importantes para uma sociedade, região ou grupo social; Oferecer subsídios para o uso das tecnologias e sistemas da comunicação visando à divulgação da informação de caráter público, do conhecimento e de dados úteis para a sociedade ou para organizações.

O mestrado profissional é uma modalidade de pós-graduação stricto sensu, em nível de mestrado, que busca a capacitação de profissionais, nas diversas áreas do conhecimento, mediante o estudo de técnicas, processos, ou temáticas que atendam a alguma demanda do mercado de trabalho. A titulação do mestrado profissional possui o mesmo nível e valor do mestrado acadêmico stricto sensu tradicional, e o aluno titulado no curso está habilitado a seguir na carreira acadêmica em qualquer programa de Doutorado Stricto Sensu ou ser um profissional mestre com formação não exclusivamente acadêmica.

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Área de concentração

Inovação na gestão e produção da comunicação de interesse público

A área de concentração engloba investigações sobre a comunicação que atenda ao interesse público cujos aspectos de inovação sejam presentes. As inovações podem ser propostas nos trabalhos como formas de atuação e intervenção na sociedade ou em um determinado grupo; podem se encontrar no próprio objeto de estudo; ou elas podem estar presentes em um produto desenvolvido pelo mestrando para atender a uma demanda em uma área específica. As pesquisas a serem desenvolvidas no MPCOM devem conduzir a intervenções e, por meio de reflexões e análises dos aspectos de inovação, produzir conhecimento na área da Comunicação considerando as consequências dessas transformações na dinâmica das relações sociais, das comunidades, no uso das tecnologias, na cultura midiática e nas linguagens, gêneros e formatos de seus produtos. A inovação, nesse contexto, é pensada como ideia, prática ou objeto e tanto se enfatiza quem e o que se inova, como suas implicações socioculturais.

O conceito de Comunicação de Interesse Público, por sua vez, transcende a comunicação governamental, incluindo o universo estatal, o privado e o terceiro setor. Dessa forma, o MPCOM objetiva investigar, por meio de prospecção, análise, discussão e interpretação dos processos e produtos de comunicação, aspectos de inovação em objetos comunicacionais que tenham como beneficiário direto a sociedade.

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Linhas de Pesquisa



Gestão da comunicação de interesse público


Esta Linha reúne estudos voltados para a elaboração e gestão de planos e projetos de comunicação de interesse público para atender às demandas da sociedade em áreas prioritárias, como saúde, educação, sustentabilidade ambiental, cultura, entre outras. As pesquisas devem investigar ou construir espaços de discussão e deliberação de temas políticos e sociais, capazes de viabilizar a formulação de projetos comunicacionais aplicados que atendam a demandas sociais reais e sua consequente repercussão no governo, na sociedade e na mídia. Os resultados finais podem ser implementados tanto pelos poderes constituídos como pelo terceiro setor ou por entidades como sindicatos e associações, além de empreendimentos que se realizem a partir de parcerias público-privadas. Para tanto, projetos e produtos devem ser elaborados de forma que avaliem as necessidades e tracem propostas viáveis de serem aplicadas para resolver uma questão, utilizando diferentes formas e suportes de comunicação, sejam eles tradicionais (impressos ou audiovisuais) ou que envolvam as novas mídias digitais e/ou redes de relacionamentos virtuais e que possam empregar técnicas de marketing voltadas para atividades de interesse público.


Professores da linha "Gestão da comunicação de interesse público"



Produção e recepção da informação pública


A Linha congrega estudos direcionados à prática da comunicação no campo social, com foco em processos inovadores de criação, produção, difusão e recepção de informação de interesse público. As pesquisas, oriundas de demandas sociais verdadeiras, devem auxiliar na elaboração de ações de comunicação que tenham como beneficiárias diretas a sociedade ou partes dela, levando informações à população com o intuito de gerar resultados concretos para se viver e entender melhor o mundo, com o auxílio de mecanismos e espaços de participação. O produto final a ser desenvolvido precisa necessariamente envolver uma ou mais formas e/ou processos de comunicação: da assessoria de comunicação à utilização de meios impressos e mídias inteligentes, entre elas aplicativos e plataformas transmídias e móveis, assim como as redes de relacionamento virtual. Além da criação de produtos comunicacionais, pode ser feita a avaliação do impacto junto ao público-alvo foco da intervenção, por meio de medição quantitativa e/ou qualitativa. Em todas as pesquisas devem ser observadas dimensões éticas que sejam suscitadas a partir das reflexões que envolvam a comunicação de caráter público em relação aos objetos estudados.


Professores da linha "Produção e recepção da informação pública"


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Disciplinas



Obrigatórias



Eletivas – Linha gestão da comunicação de interesse público



Eletivas – Linha produção e recepção da informação pública


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Perfil do profissional a ser formado



O curso é direcionado a: egressos da área de comunicação e áreas afins que desejam atuar no campo da comunicação de interesse público; profissionais de empresas de comunicação que desejam prestar serviço ao setor público e/ou Terceiro setor; profissionais de empresas privadas que atuam na área de comunicação ou em áreas relacionadas com o interesse público; agentes públicos, de diversas áreas, que trabalham com comunicação; professores do ensino superior da área de comunicação ou áreas afins; professores do ensino fundamental e médio; egressos da área comunicação e áreas afins que desejam ingressar na carreira docente.

O egresso do MPCOM deve estar capacitado para elaborar, executar e difundir processos e produtos inovadores de comunicação de interesse público, relacionados a diversos setores da sociedade, em empresas privadas, organizações governamentais e não governamentais. Deve ainda, estar preparado para a administração da comunicação de interesse público nos setores público e privado. Por fim, deve estar preparado para refletir de maneira crítica sobre a gestão e difusão da comunicação de interesse público, assim como sobre seu impacto na sociedade.

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Corpo Docente





Alan César Belo Angeluci

Prof. Dr. Alan César Belo Angeluci

Jornalista com Doutorado em Ciências com ênfase em Sistemas Eletrônicos pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo com período sanduíche na University of Brighton, Inglaterra. Estágio Pós Doutoral no Department of Radio-Television-Film, Moody College of Communication, University of Texas at Austin (EUA) e na Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP). Docente permanente nos Programas de Mestrado Profissional em Comunicação e em Educação. Experiência em produção jornalística para televisão.

Linha de Pesquisa: Produção e Recepção da Informação Pública

Líder de Grupo de Pesquisa do CNPq: Smart Media & Users

Interesses em pesquisa:

  • Televisão Digital
  • Novas Mídias
  • Convergências Tecnológicas
  • Relação entre tecnologias/novas mídias e indivíduos/comunidades.
  • Educação

Contato: aangeluci@uscs.edu.br

Currículo Lattes
Arquimedes Pessoni

Prof. Dr. Arquimedes Pessoni

Jornalista com Doutorado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Estágio Pós Doutoral na Faculdade de Medicina do ABC. Docente Permanente do Mestrado Profissional em Comunicação. Docente-colaborador da disciplina de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina do ABC.

Linha de Pesquisa: Produção e Recepção da Informação Pública

Líder de Grupo de Pesquisa do CNPq: Inovação em comunicação organizacional e científica

Interesses em pesquisa:

  • Comunicação e Saúde
  • Comunicação Científica
  • Comunicação organizacional
  • Assessoria de Imprensa
  • Educação

Contato: pessoni@uscs.edu.br

Currículo Lattes
Elias Estevão Goulart

Prof. Dr. Elias Estevão Goulart

Engenheiro com Doutorado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP. Estágio Pós Doutoral na University of British Columbia (Canadá). Docente Permanente do Mestrado Profissional em Comunicação e do Metrado Profissional em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Corresponsável pelo Laboratório Hipermídias (HyperLab) da USCS.
Experiência profissional na área da Engenharia e Automação, e em Educação no Ensino Médio e no Ensino Superior nos cursos de Engenharia, Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Licenciatura em Computação.

Linha de Pesquisa: Gestão da Comunicação de Interesse Público

Líder de Grupo de Pesquisa do CNPq: ETICO – Grupo de Estudos das Tecnologias da Informação e da Comunicação.

Interesses em pesquisa:

  • Comunicação Pública nas Mídias Sociais
  • Educação e Novas Mídias / Tecnologias
  • Sistemas Hipermídias

Contato: elias.goulart@uscs.edu.br

Currículo Lattes
Joao Batista Freitas Cardoso

Prof. Dr. Joao Batista Freitas Cardoso

Publicitário com Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Estágio Pós Doutoral na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Coordenador do Mestrado Profissional em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

Linha de Pesquisa: Gestão da Comunicação de Interesse Público

Líder de Grupo de Pesquisa do CNPq: O Signo Visual nas Mídias

Interesses em pesquisa:

  • Comunicação e Arte
  • Comunicação Visual
  • Semiótica Visual
  • Produção e consumo de imagens
  • Imagem e cultura

Contato: jbfcardoso@uscs.edu.br

Currículo Lattes
Marcos Sidnei Bassi

Prof. Dr. Marcos Sidnei Bassi

Cientista Político e Advogado com Doutorado em Ciências Sociais - Sociologia, pela PUC-SP. Docente colaborador do Mestrado Profissional em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Reitor da USCS (gestão 2013-2016). Experiência profissional em Administração Pública.

Linha de Pesquisa: Gestão da Comunicação de Interesse Público

Líder de Grupo de pesquisa no CNPq: não

Interesses em pesquisa:

  • Cidadania
  • Políticas Públicas
  • Comunicação para áreas Prioritárias
  • Educação

Contato: mbassi@uscs.edu.br

Currículo Lattes
Priscila Ferreira Perazz

Profa. Dra. Priscila Ferreira Perazzo

Historiadora com Doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo. Vice Coordenadora do Mestrado Profissional em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Responsável pelo Laboratório Hipermídias (HyperLab) da USCS.

Linha de Pesquisa: Gestão da Comunicação de Interesse Público

Líder de Grupo de Pesquisa do CNPq: Memórias do ABC: comunicação, memória e cultura

Interesses em pesquisa:

  • Estudos Culturais
  • Memória Social
  • Comunicação e Cultura
  • Questões de Regionalidade, Identidade e Pertencimento

Contato: priscila.perazzo@uscs.edu.br

Currículo Lattes
Regina Rossetti

Profa. Dra. Regina Rossetti

Filósofa com Doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Estágio Pós Doutoral na Universidade de São Paulo. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Editora da revista Comunicação & Inovação.

Linha de Pesquisa: Gestão da Comunicação de Interesse Público

Líder de Grupo de Pesquisa do CNPq: Pensamento e criação na comunicação

Interesses em pesquisa:

  • Comunicação no setor público: políticas públicas; ações de governabilidade; comunicação pública de interesse político; formas de comunicação do poder publico.
  • Comunicação na esfera pública
  • Inovação

Contato: rrossetti@uscs.edu.br

Currículo Lattes
Roberto Elisio dos Santos

Prof. Dr. Roberto Elisio dos Santos

Jornalista com Livre-docência em Comunicação pela ECA-USP (CJE). Estágio Pós Doutoral na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Docente Permanente do Programa de Mestrado Profissional em Comunicação, colaborador do Programa de Mestrado Profissional em Educação. Vice-coordenador do Observatório de Histórias em Quadrinhos da ECA-USP.

Linha de Pesquisa: Produção e Recepção da Informação Pública

Líder de Grupo de Pesquisa do CNPq: Gêneros Ficcionais e Cultura Midiática

Interesses em pesquisa:

  • Cultura Midiática
  • Narrativas Ficcionais
  • Transmídias
  • Histórias em Quadrinho
  • Educação

Contato: roberto.elisio@uscs.edu.br

Currículo Lattes
Silvio Augusto Minciotti

Prof. Dr. Silvio Augusto Minciotti

Administrador e consultor de Empresas com Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo. Docente Permanente do Mestrado Profissional em Comunicação e docente colaborador do Programa de Pós-Graduação em Administração, da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Ex-reitor da USCS. Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações de Emprego de São Caetano do Sul (gestão 2017-2020). Ex-presidente do IBGE e da FEPASA.

Linha de Pesquisa: Gestão da Comunicação de Interesse Público

Líder de Grupo de Pesquisa do CNPq: Aplicações não convencionais de Marketing

Interesses em pesquisa:

  • Marketing Industrial (Business to Business)
  • Marketing de Serviços
  • Gestão Estratégica de Marketing
  • Comportamento do Consumidor
  • Aplicações não Convencionais de Marketing (Marketing Social, Marketing de Cidades e Regiões, Marketing da Administração Pública, Marketing para Atividades de Interesse Público e Marketing Societal)

Contato: silvio.minciotti@uscs.edu.br

Currículo Lattes
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Coordenação

Breve

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Notícias

Breve

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Investimento



O Programa de Mestrado Profissional em Inovação na Comunicação de Interesse Público, da USCS, é pago em 24 mensalidades.

No primeiro semestre de 2017, o valor da matrícula e das respectivas mensalidades é de R$ 1.590,00 (um mil quinhentos e noventa reais)*.


Descontos especiais para ex-alunos USCS:


Egressos da USCS, em razão de sua fidelidade à Universidade, contam com o desconto nas mensalidades conforme abaixo:

*Valor válido para o 1º semestre de 2017 e passíveis de reajustes nas rematrículas.
** Descontos não incidem sobre os valores da matrícula e das rematrículas.

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Intercâmbios e parcerias do MPCOM



Pesquisadores do MPCOM desenvolvem pesquisas colaborativas com as seguintes instituições internacionais:


Dentre os convênios já firmados pela USCS, destacamos aqueles que contribuem diretamente para o desenvolvimento das pesquisas no MPCOM.

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Mais Informações



Informações na secretaria da Pós-Graduação


Horário de funcionamento: das 9h às 17h30

Tel.: 4239-3217 ou 4239-3354

E-mail: posstricto@uscs.edu.br

Rua Santo Antônio, 50 - Centro - São Caetano do Sul – SP


Referência de localização


Metrô Tamanduateí – São Paulo

Estação de Trem de São Caetano do Sul

Rodoviária de São Caetano do Sul

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