Mestrado Profissional em Comunicação (MPCOM)

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O Programa


PPGCOM - Programa de Pós-Graduação em Comunicação

O Mestrado Profissional em Inovação na Comunicação de Interesse Público (MPCOM) resulta da experiência e resultados obtidos em oito anos de funcionamento do stricto sensu em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e sua implantação se fundamenta na natureza da própria USCS que, como autarquia municipal, está vocacionada à formação profissional e produção de conhecimento de interesse social. Nesse sentido, as pesquisas desenvolvidas no MPCOM devem servir à gestão estratégica e processos de produção de organizações públicas e privadas, assim como à disseminação do senso de cidadania e responsabilidade social, destinados ao desenvolvimento das comunidades, tendo como preocupação as questões de inovação que impactam essas comunidades ou grupos sociais. Comunicação de interesse público, sob esse ponto de vista, ultrapassa a ideia de comunicação governamental, incluindo o âmbito privado, estatal e o terceiro setor.

Os resultados das pesquisas podem ocorrer por meio do desenvolvimento de: (1) planos de comunicação, manuais, apostilas, vídeos, entre outras formas de comunicações que visem orientar a implantação de modelo de gestão de comunicação em áreas de interesse público (educação, saúde, meio ambiente, sustentabilidade etc.); (2) produtos de comunicação (vídeos, revistas, aplicativos, murais, encenações etc.) que sirvam para a difusão de informação, formação complementar ou conscientização da comunidade sobre temas de interesse público.

Ao envolver ações práticas e científicas advindas de diferentes áreas de conhecimento, o curso objetiva: elaborar projetos de comunicação inovadores para a intervenção social viáveis de serem implantados seja no âmbito da governança, da relação público-privado ou das organizações de cunho social; Desenvolver competências para gerir formas de comunicação originais para disseminar as informações importantes para uma sociedade, região ou grupo social; Oferecer subsídios para o uso das tecnologias e sistemas da comunicação visando à divulgação da informação de caráter público, do conhecimento e de dados úteis para a sociedade ou para organizações.

O mestrado profissional é uma modalidade de pós-graduação stricto sensu, em nível de mestrado, que busca a capacitação de profissionais, nas diversas áreas do conhecimento, mediante o estudo de técnicas, processos, ou temáticas que atendam a alguma demanda do mercado de trabalho. A titulação do mestrado profissional possui o mesmo nível e valor do mestrado acadêmico stricto sensu tradicional, e o aluno titulado no curso está habilitado a seguir na carreira acadêmica em qualquer programa de Doutorado Stricto Sensu ou ser um profissional mestre com formação não exclusivamente acadêmica.

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Área de concentração

Inovação na gestão e produção da comunicação de interesse público

A área de concentração engloba investigações sobre a comunicação que atenda ao interesse público cujos aspectos de inovação sejam presentes. As inovações podem ser propostas nos trabalhos como formas de atuação e intervenção na sociedade ou em um determinado grupo; podem se encontrar no próprio objeto de estudo; ou elas podem estar presentes em um produto desenvolvido pelo mestrando para atender a uma demanda em uma área específica. As pesquisas a serem desenvolvidas no MPCOM devem conduzir a intervenções e, por meio de reflexões e análises dos aspectos de inovação, produzir conhecimento na área da Comunicação considerando as consequências dessas transformações na dinâmica das relações sociais, das comunidades, no uso das tecnologias, na cultura midiática e nas linguagens, gêneros e formatos de seus produtos. A inovação, nesse contexto, é pensada como ideia, prática ou objeto e tanto se enfatiza quem e o que se inova, como suas implicações socioculturais.

O conceito de Comunicação de Interesse Público, por sua vez, transcende a comunicação governamental, incluindo o universo estatal, o privado e o terceiro setor. Dessa forma, o MPCOM objetiva investigar, por meio de prospecção, análise, discussão e interpretação dos processos e produtos de comunicação, aspectos de inovação em objetos comunicacionais que tenham como beneficiário direto a sociedade.


Linhas de Pesquisa



Gestão da comunicação de interesse público


Esta Linha reúne estudos voltados para a elaboração e gestão de planos e projetos de comunicação de interesse público para atender às demandas da sociedade em áreas prioritárias, como saúde, educação, sustentabilidade ambiental, cultura, entre outras. As pesquisas devem investigar ou construir espaços de discussão e deliberação de temas políticos e sociais, capazes de viabilizar a formulação de projetos comunicacionais aplicados que atendam a demandas sociais reais e sua consequente repercussão no governo, na sociedade e na mídia. Os resultados finais podem ser implementados tanto pelos poderes constituídos como pelo terceiro setor ou por entidades como sindicatos e associações, além de empreendimentos que se realizem a partir de parcerias público-privadas. Para tanto, projetos e produtos devem ser elaborados de forma que avaliem as necessidades e tracem propostas viáveis de serem aplicadas para resolver uma questão, utilizando diferentes formas e suportes de comunicação, sejam eles tradicionais (impressos ou audiovisuais) ou que envolvam as novas mídias digitais e/ou redes de relacionamentos virtuais e que possam empregar técnicas de marketing voltadas para atividades de interesse público.


Professores da linha "Gestão da comunicação de interesse público"



Produção e recepção da informação pública


A Linha congrega estudos direcionados à prática da comunicação no campo social, com foco em processos inovadores de criação, produção, difusão e recepção de informação de interesse público. As pesquisas, oriundas de demandas sociais verdadeiras, devem auxiliar na elaboração de ações de comunicação que tenham como beneficiárias diretas a sociedade ou partes dela, levando informações à população com o intuito de gerar resultados concretos para se viver e entender melhor o mundo, com o auxílio de mecanismos e espaços de participação. O produto final a ser desenvolvido precisa necessariamente envolver uma ou mais formas e/ou processos de comunicação: da assessoria de comunicação à utilização de meios impressos e mídias inteligentes, entre elas aplicativos e plataformas transmídias e móveis, assim como as redes de relacionamento virtual. Além da criação de produtos comunicacionais, pode ser feita a avaliação do impacto junto ao público-alvo foco da intervenção, por meio de medição quantitativa e/ou qualitativa. Em todas as pesquisas devem ser observadas dimensões éticas que sejam suscitadas a partir das reflexões que envolvam a comunicação de caráter público em relação aos objetos estudados.


Professores da linha "Produção e recepção da informação pública"


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Perfil do profissional a ser formado




O curso é direcionado a: egressos da área de comunicação e áreas afins que desejam atuar no campo da comunicação de interesse público; profissionais de empresas de comunicação que desejam prestar serviço ao setor público e/ou Terceiro setor; profissionais de empresas privadas que atuam na área de comunicação ou em áreas relacionadas com o interesse público; agentes públicos, de diversas áreas, que trabalham com comunicação; professores do ensino superior da área de comunicação ou áreas afins; professores do ensino fundamental e médio; egressos da área comunicação e áreas afins que desejam ingressar na carreira docente.

O egresso do MPCOM deve estar capacitado para elaborar, executar e difundir processos e produtos inovadores de comunicação de interesse público, relacionados a diversos setores da sociedade, em empresas privadas, organizações governamentais e não governamentais. Deve ainda, estar preparado para a administração da comunicação de interesse público nos setores público e privado. Por fim, deve estar preparado para refletir de maneira crítica sobre a gestão e difusão da comunicação de interesse público, assim como sobre seu impacto na sociedade.

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Coordenação




Endereço da Coordenação: Campus Barcelona (Av.: Goiás, 3.400 – SCS – Anexo A)

Joao Batista Freitas Cardoso

Prof. Dr. Joao Batista Freitas Cardoso

Publicitário com Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Estágio Pós Doutoral na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Coordenador do Mestrado Profissional em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

Linha de Pesquisa: Gestão da Comunicação de Interesse Público

Líder de Grupo de Pesquisa do CNPq: O Signo Visual nas Mídias

Interesses em pesquisa:

  • Semiótica Visual
  • Linguagens Midiáticas
  • Linguagens Urbanas
  • Narrativas Ficcionais
  • Comunicação de Interesse Público

Fone: 4239-3371

Contato: jbfcardoso@uscs.edu.br

Currículo Lattes

Priscila Ferreira Perazz

Profa. Dra. Priscila Ferreira Perazzo

Historiadora com Doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo. Vice Coordenadora do Mestrado Profissional em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Responsável pelo Laboratório Hipermídias (HyperLab) da USCS.

Linha de Pesquisa: Gestão da Comunicação de Interesse Público

Líder de Grupo de Pesquisa do CNPq: Memórias do ABC: comunicação, memória e cultura

Interesses em pesquisa:

  • Estudos Culturais
  • Memória Social
  • Comunicação e Cultura
  • Questões de Regionalidade, Identidade e Pertencimento

Fone: 4239-3371

Contato: priscila.perazzo@uscs.edu.br

Currículo Lattes


Corpo Docente





Alan César Belo Angeluci

Prof. Dr. Alan César Belo Angeluci

Jornalista com Doutorado em Ciências com ênfase em Sistemas Eletrônicos pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo com período sanduíche na University of Brighton, Inglaterra. Estágio Pós Doutoral no Department of Radio-Television-Film, Moody College of Communication, University of Texas at Austin (EUA) e na Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP). Docente permanente nos Programas de Mestrado Profissional em Comunicação e em Educação. Experiência em produção jornalística para televisão.

Linha de Pesquisa: Produção e Recepção da Informação Pública

Líder de Grupo de Pesquisa do CNPq: Smart Media & Users

Interesses em pesquisa:

  • Cultura Digital
  • Novas Mídias
  • Jornalismo de Dados
  • Métricas para Redes Sociais
  • Literacias

Contato: aangeluci@uscs.edu.br

Currículo Lattes
Arquimedes Pessoni

Prof. Dr. Arquimedes Pessoni

Jornalista com Doutorado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Estágio Pós Doutoral na Faculdade de Medicina do ABC. Docente Permanente do Mestrado Profissional em Comunicação. Docente-colaborador da disciplina de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina do ABC.

Linha de Pesquisa: Produção e Recepção da Informação Pública

Líder de Grupo de Pesquisa do CNPq: Inovação em comunicação organizacional e científica

Interesses em pesquisa:

  • Comunicação e Saúde
  • Comunicação Científica
  • Comunicação organizacional
  • Assessoria de Imprensa
  • Educação

Contato: pessoni@uscs.edu.br

Currículo Lattes
Elias Estevão Goulart

Prof. Dr. Elias Estevão Goulart

Engenheiro com Doutorado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP. Estágio Pós Doutoral na University of British Columbia (Canadá). Docente Permanente do Mestrado Profissional em Comunicação e do Metrado Profissional em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Corresponsável pelo Laboratório Hipermídias (HyperLab) da USCS.
Experiência profissional na área da Engenharia e Automação, e em Educação no Ensino Médio e no Ensino Superior nos cursos de Engenharia, Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Licenciatura em Computação.

Linha de Pesquisa: Gestão da Comunicação de Interesse Público

Líder de Grupo de Pesquisa do CNPq: ETICO – Grupo de Estudos das Tecnologias da Informação e da Comunicação.

Interesses em pesquisa:

  • Comunicação Pública nas Mídias Sociais
  • Educação e Novas Mídias / Tecnologias
  • Sistemas Hipermídias

Contato: elias.goulart@uscs.edu.br

Currículo Lattes
Marcos Sidnei Bassi

Prof. Dr. Marcos Sidnei Bassi

Cientista Político e Advogado com Doutorado em Ciências Sociais - Sociologia, pela PUC-SP. Docente colaborador do Mestrado Profissional em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Reitor da USCS (gestão 2017-2020). Experiência profissional em Administração Pública.

Linha de Pesquisa: Gestão da Comunicação de Interesse Público

Líder de Grupo de pesquisa no CNPq: não

Interesses em pesquisa:

  • Cidadania
  • Políticas Públicas
  • Comunicação para áreas Prioritárias
  • Educação

Contato: mbassi@uscs.edu.br

Currículo Lattes
Rebeca Nunes Guedes de Oliveira

Profa. Dra. Rebeca Nunes Guedes de Oliveira

Enfermeira, com Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Estágio Pós-doutoral pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Linha de Pesquisa: Produção e Recepção da Informação Pública

Líder de Grupo de Pesquisa do CNPq: Pensamento e criação na comunicação

Interesses em pesquisa:

  • Estudos de Gênero
  • Violência e Sociedade
  • Saúde e Comunicação de Interesse Público
  • Jogos, Comunicação e Educação em Saúde

Contato: rebeca.oliveira@uscs.edu.br

Currículo Lattes
Regina Rossetti

Profa. Dra. Regina Rossetti

Filósofa com Doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Estágio Pós Doutoral na Universidade de São Paulo. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Editora da revista Comunicação & Inovação.

Linha de Pesquisa: Gestão da Comunicação de Interesse Público

Líder de Grupo de Pesquisa do CNPq: Pensamento e criação na comunicação

Interesses em pesquisa:

  • Comunicação Pública de Interesse Público
  • Comunicação no Terceiro Setor
  • Comunicação na Esfera Pública
  • Jornalismo de Interesse Público
  • Inovação

Contato: rrossetti@uscs.edu.br

Currículo Lattes
Silvio Augusto Minciotti

Prof. Dr. Silvio Augusto Minciotti

Administrador e consultor de Empresas com Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo. Docente Permanente do Mestrado Profissional em Comunicação e docente colaborador do Programa de Pós-Graduação em Administração, da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Ex-reitor da USCS. Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações de Emprego de São Caetano do Sul (gestão 2017-2020). Ex-presidente do IBGE e da FEPASA.

Linha de Pesquisa: Gestão da Comunicação de Interesse Público

Líder de Grupo de Pesquisa do CNPq: Aplicações não convencionais de Marketing

Interesses em pesquisa:

  • Marketing Industrial (Business to Business)
  • Marketing de Serviços
  • Gestão Estratégica de Marketing
  • Comportamento do Consumidor
  • Aplicações não Convencionais de Marketing (Marketing Social, Marketing de Cidades e Regiões, Marketing da Administração Pública, Marketing para Atividades de Interesse Público e Marketing Societal)

Contato: silvio.minciotti@uscs.edu.br

Currículo Lattes
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Investimento



O Programa de Mestrado Profissional em Inovação na Comunicação de Interesse Público, da USCS, é pago em 24 mensalidades.

No segundo semestre de 2017, o valor da matrícula e das respectivas mensalidades é de R$ 1.590,00 (um mil quinhentos e noventa reais)*.


Descontos especiais para ex-alunos USCS:


Egressos da USCS, em razão de sua fidelidade à Universidade, contam com o desconto nas mensalidades conforme abaixo:

* Valor válido para o 2º semestre de 2017 e passíveis de reajustes nas rematrículas.
** Descontos não incidem sobre os valores da matrícula e das rematrículas.


Descontos especiais para instituições e empresas conveniadas


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Disciplinas



Obrigatórias



Eletivas – Linha gestão da comunicação de interesse público



Eletivas – Linha produção e recepção da informação pública



Horário das Aulas


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Notícias e Vídeos




Todas as notícias do PPGCOM

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Pesquisas em Desenvolvimento




PROFESSOR
TEMA
Prof. Dr. Alan César Belo Angeluci Phubbing: repensando o deslocamento de mídia, as tensões entre as mídias móveis e a interação face-a-face (CNPq Universal 2016 - Processo 424802/2016-3)
Dr. Arquimedes Pessoni Aportes teóricos sobre comunicação de interesse público na produção bibliográfica comercial, dissertações e teses
Dr. Elias Estevão Goulart SCALA PROJECT - Serviços em aprendizagem móvel escalável para mercados globais (Parceria com University of Haaga-Helia, Finlândia)
Dr. João Batista Freitas Cardoso Personagem de HQ e Discursos Sociais (FAPESP: 2016/24486-8)
Dra. Priscila Ferreira Perazzo Construcción de las memorias de migrantes mexicanos braceros en Colima (México) y migrantes de cultura alemã no ABC Paulista (SP-Brasil) – Parceria com Universidad de Colima, México
Dra. Regina Rossetti Comunicação de interesse público e inovação na esfera pública
Dr. Sílvio Augusto Minciotti Aplicações não Convencionais de Marketing





MESTRANDOS
TEMA
Ana Paula Oliveira Jornalismo de dados: competências e habilidades na formação profissional
Claudio Antonio Fernandes Memória do teatro santista a partir das críticas publicadas no Jornal A Tribuna de Santos, no período de 1987 até 1995
Geraldo Ferreira da Silva O princípio da publicidade na OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público
Juarez Alexandre da Silva Cultura dos refugiados sírios em São Paulo
Paula Belini Pitondo Grupo Mulheres do Brasil: um exemplo brasileiro de Esfera Pública
Regiane Maria da Silva Bianchini Cidade 4.0 – Caso de S.Caetano do Sul
Samuel Gomes Carvalho Ações inovadoras de comunicação para Redução de Danos em ambientes festivos
Sandra Cristina C. dos Santos TV Web nas Escolas
Sérgio Correa Comunicação Inovadora no Sinpro
Silvia Carvalho da Conceição Comportamento de jovens da baixada santista em redes sociais
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Intercâmbios e parcerias do MPCOM



Pesquisadores do MPCOM desenvolvem pesquisas colaborativas com as seguintes instituições internacionais:


Dentre os convênios já firmados pela USCS, destacamos aqueles que contribuem diretamente para o desenvolvimento das pesquisas no MPCOM.

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Histórico Stricto Comunicação USCS



MESTRADO EM COMUNICAÇÃO E INOVAÇÃO

RECOMENDADO PELA CAPES EM 2008

NOTA 4 NA AVALIAÇÃO QUADRIENAL 2013-2016



O Stricto Sensu em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (PPGCOM-USCS) tem suas origens em dois núcleos de pesquisadores da universidade: o Núcleo de Estudos de Comunicação e Inovação (NECI), constituído em 2005 por oito pesquisadores doutores que desenvolveram as primeiras reflexões e pesquisas sobre a área de concentração do que se tornaria o futuro programa; e o Núcleo de Pesquisadores Memórias do ABC, criado em 2003 como um grupo de pesquisas e estudos sobre memória, história oral e comunicação, que abarcava investigações sobre as mídias, a sociedade e a cultura da região do ABC paulista. Muitos desses professores ainda compõe o corpo docente do Mestrado Profissional em Inovação na Comunicação de Interesse Público.

Além dos dois núcleos iniciais, outra base para a criação do Programa foi um periódico científico ligado à graduação em Comunicação editado pela Universidade desde 2000 com o título “IMES Comunicação”. A partir da criação do NECI, a publicação passou a se chamar “Comunicação & Inovação” (ISSN 2178-0145), título que ostenta até hoje – atualmente está classificada no estrato B1, da Área de Avaliação em Ciências Sociais Aplicadas 1 do Qualis Periódicos.

A proposta do PPGCOM-USCS foi aprovada em 2008, pela CAPES, conforme ofício n° 057-4/2008/CTC/CAA II/CGAA/DAV, de 1º de agosto de 2008. A área de concentração do Programa, “Comunicação e Inovação”, englobava investigações sobre processos comunicacionais e produtos midiáticos cujos aspectos de inovação são relevantes.

Na avaliação trienal do período 2010-2012, em vários quesitos, o PPGCOM foi bem avaliado, tendo, inclusive, recebido o conceito “Muito Bom” no item “Produção Intelectual”, o de maior peso no total da nota. Até março de 2017 formou mais de 100 mestres. Os resultados finais das pesquisas foram publicados em periódicos indexados no sistema Qualis, sendo a maioria deles em revistas de alto impacto.

No final de 2013, o PPGCOM-USCS lançou duas séries de e-books, investindo no formato digital de acesso livre que se consolida como importante ferramenta de divulgação do conhecimento e indicação de solidariedade. Uma série chama-se Comunicação & Inovação, com sete títulos editados, e a outra é intitulada Memórias do ABC. Para ambas as séries foram compostos conselhos editoriais com pesquisadores nacionais e estrangeiros, sendo a maioria dos títulos editada pela EDIPUCRS.

Entre os eventos organizados pelo programa estão o Colóquio de Comunicação e Inovação, que teve sua primeira edição em 2006 e as seguintes em 2008, 2010, 2012, 2014 e 2015. O evento apresenta-se como uma ação que visa promover diálogo entre docentes, discentes e pesquisadores convidados.

Em parceria com a Universidad de Colima (México), Fundação Pró-Memória de S. Caetano do Sul, POSCOM-UMESP e PPGCOM-UNIP, o programa realizou, em 2015, o Simpósio Internacional “Comunicação e Cultura: aproximações com Memória e História Oral”, e na Universidad de Colima, em 2016, o II Simpósio Internacional.

Outro destaque na produção científica e técnica do corpo docente do PPGCOM, que compõe parte do novo curso, é a participação em importantes congressos de comunicação e de áreas afins, nacionais e internacionais, apresentando resultados de suas investigações. Destacamos as participações nos encontros nacionais da COMPÓS, em congressos da INTERCOM e em eventos internacionais, como as Jornadas Internacionais de Quadrinhos, os congressos da ALAIC, da ICA, da IASPM-AL e AIMCR. Alguns docentes atuam na coordenação de Grupos de Trabalho (GT) desses congressos e diretorias de associações nacionais e internacionais.

Praticamente todos os professores do PPGCOM são líderes de Grupos de Pesquisa (GP) e realizam periodicamente encontros intergrupos, em colaboração com pesquisadores e grupos de pesquisas de outras instituições.

Em setembro de 2017 o Mestrado em Comunicação e Inovação da USCS teve sua nota elevada a 4 pela CAPES. A nota é referente a quadrienal do período 2013-2016 e confirma o alto nível de qualidade das pesquisas, eventos e produtos promovidos por professores e alunos do stricto sensu em Comunicação da USCS. A comprovada experiência do Mestrado Acadêmico em Comunicação, agora reconhecida pela CAPES, serviu como base para o desenvolvimento do Mestrado Profissional em Inovação na Comunicação de Interesse Público, que foi recomendado pela CAPES em dezembro de 2016.

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