Mestrado Profissional Inovação no Ensino Superior em Saúde

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O Programa




Mestrado Profissional Inovação no Ensino Superior em Saúde



O compromisso da Universidade de São Caetano do Sul com a formação de profissionais qualificados para atender as necessidades de saúde da Região do ABC, em alinhamento com a percepção da Coordenadoria da Área de Ensino da CAPES (Documento de Área- Diretoria de Avaliação, 2013), que expressa as dificuldades da Educação Superior em nível de graduação para atender de forma satisfatória a crescente população de ingressantes em cursos nas áreas relacionadas a urgentes demandas sociais, com destaque para a saúde, apresenta nesse documento uma proposta uma proposta para a criação de um Curso de Mestrado Profissional na área de Ensino, que tem como missão contribuir para a ampliação do acesso à saúde com qualidade, por meio da formação de profissionais envolvidos nas graduações das profissões em saúde, com a produção e disseminação de conhecimento aplicável e implantação de projetos nas instituições de ensino dos participantes. Nesse sentido, o presente curso tem como público-alvo docentes e profissionais de saúde atuantes nas atividades de ensino.

Frente a um cenário de recursos financeiros insuficientes, com um crescente aumento de gastos em saúde e o envelhecimento da população brasileira, verifica-se cada vez mais a necessidade de reorganização do modelo assistencial que demanda a incorporação de novas tecnologias de educacionais que proporcionem a formação de profissionais de saúde com foco na integralidade do cuidado, para contrapor um modelo vigente na formação, orientado por conteúdos, que se reflete na fragmentação do cuidado. No campo educacional, essas necessidades se expressam por meio da expansão das Escolas Médicas com a Lei dos Mais Médicos e nas mais recentes alterações propostas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais das Graduações de Saúde, que destacam a formação de profissionais baseados em perfis de egressos para atender os principais problemas de saúde da população com um olhar integral e humanizado. Para tanto, as Diretrizes Curriculares destacam a necessidade de maior carga horária na formação em contextos de prática, principalmente na Atenção Primária à Saúde e a adoção de metodologias ativas de ensino aprendizagem com base em um currículo integrado.

Nesse sentido, o objetivo do Programa Inovação no Ensino Superior em Saúde é proporcionar a formação de profissionais diferenciados, baseado em perfil de competência que contemple a produção de conhecimento aplicável nas instituições de nível superior e nos contextos de prática para a condução de intervenções de impacto social, sanitário e educacional no âmbito do Sistema Único de Saúde.


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Área de Concentração




Inovações Educacionais em Saúde
Orientada pela Integralidade do Cuidado:



A Área de Concentração Inovações educacionais em saúde orientadas pela integralidade do cuidado pertence à área Ensino, subárea temática Ensino em Saúde. A vocação dessa área está relacionada com a necessidade de formação de profissionais qualificados para o sistema de saúde brasileiro, por meio da elaboração de currículos integrados e do planejamento e alinhamento entre as instituições formadoras de profissionais de saúde e os profissionais envolvidos no ensino atuantes nas redes de atenção à saúde, com o objetivo de ampliar o acesso ao cuidado com qualidade e segurança. Nesse sentido, espera-se produção de conhecimentos e intervenções na formação de profissionais em graduações e pós-graduações em saúde.


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Linhas de Pesquisa



Linha 1 – Currículo Integrado em Saúde:

A linha de pesquisa tem como objetivo proporcionar aos profissionais participantes o desenvolvimento de capacidades de elaborar, implantar e avaliar ações educacionais no ensino superior em saúde. Propõe uma abordagem inovadora para construção de currículos integrados, com metodologias ativas de ensino aprendizagem, estratégias de aprendizagem e sistemas de avaliação.


Linha 2 – Ensino em Saúde nos Contextos de Prática do SUS:

A linha de pesquisa tem como objetivo proporcionar aos profissionais participantes o desenvolvimento de capacidades de elaborar, implantar e avaliar projetos e ações educacionais nos contextos de prática do ensino em saúde, com a introdução de estratégias educacionais nos serviços de saúde que proporcionem integração entre universidade e rede de atenção, de forma a proporcionar melhorias tanto na formação profissional dos cursos graduação quanto na atenção à saúde da população.

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Perfil do profissional a ser formado





Para construção do perfil do egresso, o grupo de autores da proposta considerou a percepção de vários docentes das graduações de saúde que identificaram como principais problemas na formação de profissionais de saúde: falta de articulação entre ensino e serviço, ausência de formação pedagógica junto aos preceptores, desmotivação dos estudantes com o cenário de prática atenção primária, resistência dos docentes à utilização de metodologias ativas de ensino aprendizagem em currículo integrado e necessidade da reformulação dos programas à luz das propostas das recentes Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos da saúde. Para fazer frente a esses problemas foram mapeadas as capacidades necessárias para enfrentá-los.

Ao final do curso espera-se formar um profissional apto a:

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Coordenação




Prof. Dr. José Lúcio Martins Machado

Prof. Dr. José Lúcio Martins Machado



Corpo Docente



Permanente

Colaboradores

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Investimento



O Programa de Mestrado Profissional Inovação no Ensino Superior em Saúde, da USCS, é pago em 24 mensalidades.


Descontos especiais para ex-alunos USCS:


Egressos da USCS, em razão de sua fidelidade à Universidade, contam com o desconto nas mensalidades conforme abaixo:

* Descontos não incidem sobre os valores da matrícula e das rematrículas.


Descontos especiais para instituições e empresas conveniadas


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Disciplinas




Obrigatórias

Optativas


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Calendário das Aulas


ENCONTROS PRESENCIAIS (DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS) DATAS
I 07, 08 e 09/02/19
II 14, 15 e 16/03/19
III 11, 12 e 13/04/19
IV 16, 17 e 18/05/19
V 13, 14 e 15/06/19
VI 15, 16 e 17/08/19
VII 12, 13 e 14/09/19
VII 17, 18 e 19/10/19
IX 07, 08 e 09/11/19
X 05, 06 e 07/12/20
XI 13, 14 e 15/02/20
XII 12, 13 e 14/03/20

Obs.: As datas das disciplinas eletivas serão apresentadas no início das aulas em fevereiro

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Horário das Aulas




Obrigatórias

O Curso terá 12 encontros mensais de 30 hs aula para cumprimento da Carga Horária Obrigatória.


Horário das Atividades:


O Curso oferece também 4 Disciplinas optativas que poderão ser cursadas em horários não concomitantes com os horários das disciplinas obrigatórias.


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Mais Informações



Informações na secretaria da Pós-Graduação


Horários de funcionamento: das 8h30 às 12h00, das 13h00 às 17h30 e das 18h30 às 22h00

Tel.: 4227-7820 / 4227-7819 / 4227-7818

E-mail: posstricto@adm.uscs.edu.br

E-mail: mestradoedoutorado@adm.uscs.edu.br

E-mail: ana.silva@adm.uscs.edu.br


Campus Conceição

Rua Conceição, 321 - Santo Antônio - São Caetano do Sul - CEP: 09530-060

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