Relações Internacionais Relações Internacionais Relações Internacionais em inglês Relações Internacionais
Campanha Novembro Azul
Serviços

Apoio à entidades sociais


O Programa de Apoio a Entidades Sociais (PAES) tem por objetivo propiciar ao estudante a oportunidade do desenvolvimento de projetos acadêmicos com vistas à melhoria e o aprimoramento dos serviços que as entidades sociais prestam à comunidade. Assim, além de contribuir diretamente com a sociedade, o universitário também tem a oportunidade de colocar em prática o conhecimento teórico adquirido em sala de aula, desenvolvendo também uma visão crítica e expandida de mundo, o que complementa sua formação de cidadão e ser humano.

O programa está inserido na política institucional da Universidade desde o ano de 2001, sob a responsabilidade e gestão da CIDAP - Coordenadoria de Integração, Desenvolvimento e Apoio Profissional.

Em 2007 foi contemplado com dois prêmios de melhor experiência acadêmica e responsabilidade social - Prêmio Cidadania sem Fronteiras (conferido pelo Instituto de Desenvolvimento da Cidadania e pela Universidade Presbiteriana Makenzie - 1º lugar categoria cultura) e Prêmio Top Social (conferido pela ADVB - Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil).

Em 2008 foi publicada e apresentada a experiência do PAES no IX Taller Internacional de Extensión Universitária, evento integrado ao VI Congresso Internacional de Educación Superior em Havana, Cuba, também no mesmo ano no Encuentro de Universidades Latinoamericanas, realizado pela Universidad Nacional de Mar Del Plata, em Mar Del Plata, Argentina.

Em 2013 foi selecionado como experiência de êxito em extensão pela Cátedra UNESCO para Formación de Recursos Humanos para América Latina de la Universidad de Deusto - Espanha como case de Inovação Educativa no Brasil durante a conferência Innovación en tiempo de crisis: Economía, Sociedad y Educación en América Latina. Un enfoque intercultural.

A participação dos estudantes no programa está condicionada a anterior capacitação em Oficina de Empreendedorismo Social realizada uma vez a cada semestre letivo, aberta aos estudantes de todas as áreas.

Há, ainda, a possibilidade de participação como contemplado por Auxílio-Estudo, por meio do qual o estudante recebe bolsas para dedução de mensalidades, pela contrapartida do desenvolvimento de um projeto social a partir de procedimentos pré-estabelecidos.

Para acesso ao roteiro simplificado de elaboração do projeto social para se inscrever no PAES clique aqui.

Carta de apresentação do projeto para aprovação da entidade social selecionada. Clique aqui.

Para acesso ao EDITAL 2017 - 2 Semestre e ficha de inscrição para o Auxílio-Estudo clique aqui.

Descrição das datas e prazos para a participação no PAES - 2 semestre 2017:

Inscrição para participação na Oficina de Empreendedorismo Social: até 10/08

Clique aqui para fazer sua inscrição na turma 1 ou 2.

Datas de realização da Oficina de Empreendedorismo Social:

Turma 1: 12, 19, 26/08 e 02/09

Turma 2: 15, 16, 17, 22, 23, 24, 30 e 31/08

Data limite para inscrição ao Auxílio Estudo: 04/09

Período de avaliação da documentação para auxílio estudo: 05/09 e 06/09

Publicação dos contemplados por auxílio estudo: 06/09

Data limite para inscrição dos projetos (voluntários e contemplados): 11/09

Período de análise e autorização para início dos projetos: de 11/09 e 12/09

Período para a realização das atividades programadas: ((setembro, outubro e novembro) mínimo de 36 horas práticas justificadas).

Entrega dos relatórios de conclusão das atividades: 01/12