Affaires Internationales Relaciones Internacionales International Affairs Affari Internazionali международные отношения
Campanha Outubro Rosa
Serviços

Observatórios USCS


Núcleo de Justiça Restaurativa

Realizar estudos voltados às questões relacionadas à justiça restaurativa no ambiente criminal em seu caráter intersetorial, interinstitucional e interdisciplinar. Faz parte do plano de ações de convênio entre a USCS e o Tribunal de Justiça. Há grupos de estudos relacionados ao Núcleo.
Responsável: Profª. Patrícia Maria Villa Lhacer

Observatório de Segurança Pública - OSP

Mapear, diagnosticar e divulgar informações como índices criminais, estatísticas e mapeamentos. Há grupos de estudos entre os cursos de direito e psicologia.
Responsável: Prof. David Pimentel Barbosa de Siena

Observatório de Integridade Empresarial e Compliance

Visa capacitar alunos para que possam identificar o grau de maturidade das empresas da região em busca de sua integridade empresarial. Se há condição de firmarem contratos com o poder público. Irão produzir relatórios sobre as pesquisas de campo. No futuro, espera-se criar o Núcleo de Integração Empresarial e Compliance. Terão grupo de estudos entre a escola de negócios e de direito.
Responsável: Alexandro R. S. Guirão

Observatório de Direitos Humanos - Odhuscs

Objetiva analisar criticamente as teorias existentes sobre as diversas linhas de pesquisa voltadas à violação dos Direitos Humanos da região do Grande ABC.
Responsável: Profª. Daniela Bucci

Observatório de Políticas Públicas, Empreendedorismo e Conjuntura - Conjuscs

Realizar o levantamento de informações e indicadores, bem como o seu tratamento analítico, qualitativo e quantitativo, de fatos da realidade do momento em áreas do mundo sócio econômico, tais como: atividade econômica, emprego, preços, finanças públicas, situação organizacional das empresas, situação contábil, comércio exterior, empreendedorismo, inovação tecnológica, entre outras.
Responsável: Prof. Jefferson José da Conceição

Observatório de Educação

Contribuir para a compreensão, de forma mais ampla, da educação e das escolas da Educação Básica da região do Grande ABC Paulista. Construir conhecimento sobre as redes, os sistemas de ensino e as escolas, traçando um perfil das escolas da região, comparando com a realidade brasileira, para posteriormente realizar estudos sobre a qualidade das escolas e fazer recomendações e sugestões para a melhoria do ensino nas cidades.
Responsável: Prof. Paulo Sérgio Garcia

Índice de Poluentes Hídricos - IPH

Realizar estudos referentes à qualidade da água, principalmente, da região do Grande ABC e da cidade de São Paulo, por meio de expedições em seus reservatórios para, com isso, contribuir com informações úteis a toda a comunidade e poder público, visando o melhor aproveitamento deste recurso natural.
Responsável: Profª. Marta Marcondes