Affaires Internationales Relaciones Internacionales International Affairs Affari Internazionali международные отношения
Serviços

Observatórios USCS


Observatório USCS da Educação Básica

O Observatório da Educação USCS visa contribuir para a compreensão, de forma mais ampla, da educação e das escolas da Educação Básica da região do Grande ABC Paulista. Construir conhecimento sobre as redes, os sistemas de ensino e as escolas, traçando um perfil das escolas da região, comparando com a realidade brasileira, para posteriormente realizar estudos sobre a qualidade das escolas e fazer recomendações e sugestões para a melhoria do ensino nas cidades.

Responsável: Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia

Núcleo de Justiça Restaurativa

Realizar estudos voltados às questões relacionadas à justiça restaurativa no ambiente criminal em seu caráter intersetorial, interinstitucional e interdisciplinar. Faz parte do plano de ações de convênio entre a USCS e o Tribunal de Justiça. Há grupos de estudos relacionados ao Núcleo.

Responsável: Profª. Patrícia Maria Villa Lhacer

OSP - Observatório de Segurança Pública

Mapear, diagnosticar e divulgar informações como índices criminais, estatísticas e mapeamentos. Há grupos de estudos entre os cursos de direito e psicologia.

Responsável: Prof. David Pimentel Barbosa de Siena

OIEC - Observatório de Integridade Empresarial e Compliance

O OIEC - Observatório de Integridade Empresarial e Compliance se destina ao estudo do fenômeno da INTEGRIDADE EMPRESARIAL e a necessidade de adequação das empresas que mantém relações com o Poder Público ou que integram cadeias produtivas, especialmente se relacionando com grandes empresas e multinacionais. A implantação de ferramentas de Governança e Controles Internos, aliada à Gestão de Riscos corporativos, é o objeto de estudo desse Observatório, complementado por pesquisas acadêmicas e de indicadores regionais, voltado para Pequenas e Médias Empresas da Região do ABCDMRR.

Responsável: Prof. Me. Alexandro Rudolfo de Souza Guirão

ODHUSCS - Observatório de Violação dos Direitos Humanos da Região do Grande ABC da Universidade Municipal de São Caetano do Sul

O Observatório de Violação dos Direitos Humanos da Região do ABC da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (ODHUSCS) foi criado em 2008 com a finalidade de analisar criticamente as teorias existentes sobre as diversas linhas de pesquisa voltadas à violação dos Direitos Humanos da nossa região. O principal objetivo do ODHUSCS é conscientizar o corpo docente, discente e a sociedade civil, especialmente, da Região do Grande ABC, a respeito da violação dos direitos humanos buscando estimular uma reflexão mais aprofundada sobre os princípios que envolvem tais Direitos Humanos, aproximando-os da comunidade.
Para tanto, o ODHUSCS realiza grupos de estudos (GPODHUSCS) periódicos, desde 2009, sobre decisões emitidas pelos órgãos internacionais de proteção dos direitos humanos, contrapondo-as com as decisões nacionais e atividades complementares como, por exemplo, palestras, mesa de debates, visitas, competições nacionais e internacionais de direitos humanos (Moot Competition) etc, com o intuito de fornecer a orientação para o aprofundamento e complementação do estudo e o debate de temas de direitos humanos, preparando o aluno interessado na área para a sua atuação profissional e acadêmica.

Responsável: Profª. Drª. Daniela Bucci

Observatório de Políticas Públicas, Empreendedorismo e Conjuntura - Conjuscs

Realizar o levantamento de informações e indicadores, bem como o seu tratamento analítico, qualitativo e quantitativo, de fatos da realidade do momento em áreas do mundo sócio econômico, tais como: atividade econômica, emprego, preços, finanças públicas, situação organizacional das empresas, situação contábil, comércio exterior, empreendedorismo, inovação tecnológica, entre outras.

Responsável: Prof. Jefferson José da Conceição

Clique aqui para acessar as Cartas de Conjuntura do Observatório Conjuscs.

Observatório de Educação

Contribuir para a compreensão, de forma mais ampla, da educação e das escolas da Educação Básica da região do Grande ABC Paulista. Construir conhecimento sobre as redes, os sistemas de ensino e as escolas, traçando um perfil das escolas da região, comparando com a realidade brasileira, para posteriormente realizar estudos sobre a qualidade das escolas e fazer recomendações e sugestões para a melhoria do ensino nas cidades.

Responsável: Prof. Paulo Sérgio Garcia

Índice de Poluentes Hídricos - IPH

Realizar estudos referentes à qualidade da água, principalmente, da região do Grande ABC e da cidade de São Paulo, por meio de expedições em seus reservatórios para, com isso, contribuir com informações úteis a toda a comunidade e poder público, visando o melhor aproveitamento deste recurso natural.

Responsável: Profª. Marta Marcondes

ODCC

Visa aprimorar os conhecimentos dos alunos e ex-alunos da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), por meio de realização de simpósios, palestras e discussões acerca do Direito Constitucional e da Cidadania e levar o Direito às crianças, jovens e adultos por meio de palestras efetuadas pelos alunos e ex-alunos nas escolas de ensino fundamental e médio do município e região.

Responsável: Prof. Me. Julio Cesar Hidalgo