




10 semestres
Bacharelado
Matutino e Noturno
Barcelona
O curso tem como objetivo formar um profissional que compreenda todas as dimensões do saber jurídico na sociedade contemporânea. Para tanto, o aluno é incentivado ao desenvolvimento de suas habilidades, a partir de atitudes específicas e de auxílio à comunidade. Além disso, o ensino é associado à pesquisa, com ênfase nas necessidades atuais do universo jurídico.
Estágio supervisionado do 5º ao 10º semestres.
Prática jurídica por área de escolha do aluno nos 4 últimos semestres do curso.
Grupos de estudos vinculados aos observatórios do curso (Direitos Humanos; Segurança Pública; Integridade Empresarial e Compliance; Direito Constitucional e Cidadania; e Justiça restaurativa).
Audiência simuladas com profissionais, professores, alunos e egressos.
A Escola de Direito e Humanidades da Universidade Municipal de São Caetano do Sul possui professores com formação acadêmica consistente, sendo a maioria de Mestres e Doutores, com experiência no mercado de trabalho. Cada curso possui infraestrutura própria, que possibilita ao estudante os recursos necessários para se desenvolver na profissão que escolheu.
A USCS é uma instituição de ensino Municipal com mais de 50 anos de história, com independência financeira e administrativa, o que significa que não depende do repasse de verbas do poder público, e tem como objetivo focar em uma educação de qualidade. Durante sua trajetória, já formou mais de 23 mil profissionais, que ocupam posições de destaque no mercado de trabalho. Além disso, oferece uma completa e moderna infraestrutura, composta por laboratórios, bibliotecas, salas de aula com ar condicionado e equipamento multimídia, rede wi-fi e e-mail corporativo para alunos.
O curso oferece diversas alternativas de atuação profissional:
Além de atuação profissional no âmbito de:
Tem por finalidade promover a inclusão social e resgate da cidadania por meio de orientação, principalmente sobre investigação de paternidade, formalização de guarda, alimentos, tutela, curatela, obtenção de medicamentos dentre outras. É destinado a moradores de São Caetano do Sul com renda de até três salários mínimos. Para os alunos, permite uma atuação prática, conhecimentos técnicos, valores e atuação que contemple os interesses e necessidades dos atendidos, sobretudo com a utilização dos métodos adequados de solução de conflitos.
Convênio com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, tem como objetivo prestar auxílio aos cidadãos na busca de uma solução adequada de conflitos. Apesar de judicial, é pré-processual, ou seja, não é processo, mas sim convite à outra parte para tentativa de composição amigável. A conversa é conduzida por um conciliador/mediador, que ajuda os envolvidos a estabelecerem uma comunicação eficiente. Se chegarem a um acordo, o conciliador/mediador formalizará o termo de acordo e encaminhará para validação do (a) Juiz (a).
É direcionada a famílias que se encontram em reestruturação familiar, decorrente da ruptura de laços conjugais, visando distinguir a relação conjugal e a parental, ajudar na superação de eventuais dificuldades inerentes a esta fase, minimizando traumas, sobretudo para os filhos.
É o órgão de coordenação e supervisão das atividades de estágio do Curso de Direito e é formado por um coordenador e pelo conjunto dos professores de estágio. É responsável por gerir as atividades relacionadas ao exercício da prática jurídica curricular, bem como a prática profissional da advocacia. Além de regulamentar as atividades que integrarão o Estágio Supervisionado, realizar o credenciamento de escritórios de advocacia, órgãos, entidades e empresas públicas e privadas para receberem estudantes do curso de Direito, como estagiários.
É uma atividade extracurricular, realizada em Convênio com a OAB, que possibilita ao estudante a realização da inscrição como estagiário no quadro da Ordem dos Advogados do Brasil, a partir da realização de atividades práticas e estudo do Estatuto da Advocacia e do Código de Ética e Disciplina.
Coordena as atividades de iniciação científica, trabalho de curso (TC) e os grupos de estudos ligados aos observatórios do curso:
- ODHUSCS - Observatório de Violação dos Direitos Humanos da Região do ABC da Universidade Municipal de São Caetano do Sul Criado em 2008 com a finalidade de analisar criticamente as teorias existentes sobre as diversas linhas de pesquisa voltadas à violação dos Direitos Humanos da nossa região. Seu objetivo é conscientizar o corpo docente, discente e a sociedade civil da região, buscando estimular uma reflexão mais aprofundada sobre os princípios que envolvem os Direitos Humanos.
- OSP - Observatório de Segurança Pública Atua como um espaço permanente e inovador de debate, articulação e cooperação técnica para a segurança pública na Região do Grande ABC. Estrutura suas atividades em um programa de trabalho pautado na circulação de dados e de conhecimento a cerca da realidade de São Caetano do Sul e na aproximação e na construção de pontes de diálogo entre diferentes segmentos que lidam cotidianamente com o tema. Proporciona que os dados existentes sejam convertidos em insumo para as políticas públicas locais. A segurança pública é entendida como um serviço público, baseado na prevenção e na repressão qualificada, com respeito à equidade, à dignidade humana e guiado pelo respeito aos Direitos Humanos e ao Estado democrático de Direito.
Observatório de Justiça Restaurativa de São Caetano do Sul
O Observatório de Justiça Restaurativa realiza encontros mensais entre professores e alunos, contribuindo para a criação de uma nova mentalidade entre os participantes e a comunidade, visando sempre o futuro e a conscientização dos fatores que geram conflitos e violência.
Observatório de Integridade Empresarial e Compliance: tem por finalidade:
Observatório de Direito Constitucional e Cidadania Tem como objetivo colocar em prática ações que possam aprimorar os conhecimentos dos alunos da Universidade, por meio de realização de simpósios, palestras e discussões no âmbito da Universidade acerca do Direito Constitucional e da Cidadania. Além disso, é objetivo do Observatório, por meio de palestras, efetuadas pelos discentes, nas escolas de ensino fundamental e médio situadas no município, levar o Direito às crianças, jovens e adultos, despertando o interesse dos alunos e pais para os temas legais relacionados ao seu cotidiano.
Preencha o formulário abaixo e indique a preferência de contato para tirar suas dúvidas.