Affaires Internationales Relaciones Internacionales International Affairs Affari Internazionali международные отношения
Cursos de Graduação
Todos os Cursos

Escola de Direito

Direito

Duração do curso

Duração

10 semestres

Tipo de formação do curso

Formação

Bacharelado

Horário do curso

Período

Matutino e Noturno

Campus do curso

Campus

Barcelona

O curso de Direito

O curso tem como objetivo formar um profissional que estude, reflita, critique e compreenda todas as dimensões do saber jurídico na sociedade contemporânea. Para isso, o estudante é incentivado a desenvolver suas habilidades, a partir de competências e que também auxiliam à comunidade. Além disso, o ensino é integrado e pesquisa com ênfase nas necessidades atuais do universo jurídico.

Curso de Direito - USCS

Diferenciais

1

Estágio Supervisionado: Do 5º ao 10º semestre o estudante realiza uma série de atividades já voltadas para o exercício da advocacia, observando-a, experimentando-a para bem ingressar no mercado de trabalho.

2

Prática Jurídica: Nos 4 últimos semestres do curso o estudante escolhe a área que pretende atuar e aprende a peticionar preparando-se para o exercício da profissão.

3

Observatórios Jurídicos: Aprofunde e aprimore os estudos efetivados, refletindo sobre atualidades nos observatórios de Direitos Humanos, Segurança Pública, Integridade Empresarial e Compliance, Direito Constitucional e Cidadania e Justiça e Justiça Restaurativa.

4

Audiências Simuladas e Palestras: participe ou assista as audiências simuladas com Profissionais da área jurídica, Professores, alunos e egressos, estude casos de relevo e faça a diferença.

Curso de Direito USCS - 4 estrelas

A Escola de Direito

A Escola de Direito e da Universidade Municipal de São Caetano do Sul possui Professores com formação acadêmica vasta, sendo a grande maioria Mestres e Doutores, com experiência no mercado de trabalho. Cada curso possui infraestrutura própria, que possibilita e oferece ao estudante os recursos necessários para se conhecer e se desenvolver na profissão escolhida.

Curso de Direito - USCS

Por que a USCS

A USCS é uma instituição de ensino Municipal com mais de 50 anos de história, uma autarquia municipal, com independência financeira e administrativa, o que significa que não depende mais do repasse de verbas do poder público, e tem como objetivo formar um profissional de excelência oferecendo uma educação de qualidade. Durante sua história ou existência a USCS já formou mais de 23 mil profissionais, que ocupam posições de destaque no mercado de trabalho. Além disso, oferece uma completa e moderna infraestrutura, composta por laboratórios, bibliotecas, salas de aula com ar condicionado e equipamento multimídia, rede wi-fi e e-mail corporativo para alunos.

Mercado de Trabalho

O curso oferece diversas alternativas de atuação profissional:

  • Advogado
  • Defensor Público
  • Assessor Jurídico
  • Delegado de Polícia
  • Ministério Público Federal e Estadual
  • Defensoria Pública
  • Consultor Jurídico
  • Procurador do Estado Federal e Estadual
  • Procurador da Fazenda Nacional
  • Procurador do Município
  • Advocacia Geral da União
  • Magistratura Federal e Estadual
  • Parecerista na Área Jurídica

Além de atuação profissional no âmbito de:

  • Direito Civil
  • Direito do Consumidor
  • Mediação empresarial e familiar
  • Propriedade Intelectual
  • Falência e Recuperação de Empresas
  • Direito Eletrônico
  • Direito Ambiental
  • Biodireito
  • Direito Bancário
  • Direito de Concorrência
  • Direito Constitucional
  • Direito Penal
  • Direito Administrativo
  • Direito do Trabalho
  • Direito Previdenciário

Núcleos e Convênios:

NPJ – Núcleo de Práticas Jurídicas:

É o órgão de coordenação e supervisão das atividades de estágio supervisionado do Curso de Direito e é organizado ou estruturado por um coordenador e pelo conjunto dos professores de práticas jurídicas.

É responsável também por gerir as atividades relacionadas ao exercício da prática jurídica curricular, bem como a prática profissional da advocacia. Regulamenta as atividades que integrarão o Estágio Supervisionado, realizar o credenciamento de escritórios de advocacia, órgãos, entidades e empresas públicas e privadas para receberem estudantes do curso de Direito, como estagiários.

Curso de Direito - USCS
Curso de Direito - USCS

CEPA - Curso de Estágio Profissional de Advocacia:

É atividade extracurricular, realizada em Convênio com a OAB, que possibilita ao estudante a realização da inscrição como estagiário no quadro da Ordem do Advogados do Brasil, a partir da realização de atividades práticas e estudo do Estatuto da Advocacia e do Código de Ética e Disciplina.

São oferecidos dois módulos: prática em Direito Empresarial e prática em Direito Criminal.

Observatório de Direito Constitucional e Cidadania:

Tem como objetivo colocar em prática ações que possam aprimorar os conhecimentos dos alunos da Universidade por meio de realização de simpósios, palestras e discussões no âmbito da Universidade acerca do Direito Constitucional e da Cidadania.

Além disso, é objetivo do Observatório, por meio de palestras, efetuadas pelos discentes, nas escolas de ensino fundamental e médio situadas no município, levar o Direito às crianças, jovens e adultos, despertando o interesse dos alunos e pais para os temas legais relacionados ao seu cotidiano.

Curso de Direito - USCS
Curso de Direito - USCS

Estágio

A Universidade preocupada na inserção do estudante no mercado de trabalho, em estimular a experiência profissional e até visando o convívio dos estudantes com os Profissionais do Direito estabelece convênios com instituições públicas como a Procuradoria do Município de São Bernardo do Campo; Ministério Público Federal; Ministério Público Estadual e Ministério Público Militar. Possui também estreita ligação com a OAB de São Caetano do Sul.

NAJ - Núcleo de Assistência Jurídica em Convênio com a Defensoria Pública do Estado

O Convênio entre a USCS e a Defensoria Pública do Estado, tem por finalidade a prestação de serviços à população economicamente hipossuficiente, envolvendo apoio à assistência jurídica gratuita nas áreas cível, família, infância e juventude cível, curadorias especiais e atuação nos plantões dos Juizados Especiais Cível e Criminal e oitiva informal junto à Vara da Infância e Juventude, na Comarca de São Caetano do Sul/SP.

É destinado aos moradores de São Caetano do Sul com renda familiar de até três salários mínimos.

Permite a atuação dos alunos na prática, aplicando conhecimentos técnicos e valores, no atendimento das necessidades dos usuários, priorizando a utilização de meios adequados de solução de conflitos.

Curso de Direito - USCS

Oficina de Parentalidade

Por meio de parceria firmada entre a USCS e o Tribunal de Justiça de São Paulo, são realizadas oficinas de pais e filhos, destinadas a pessoas que se encontram em reestruturação familiar decorrente da ruptura de laços conjugais.

Visa a sensibilização da distinção entre relação conjugal e a parental, ajudando a restabelecer uma relação parental saudável e a minimizar práticas de alienação parental.

Curso de Direito - USCS
Curso de Direito - USCS

Assistência Jurídica

A USCS coloca à disposição da comunidade, o serviço de assistência jurídica gratuita, por meio do NAJ - Núcleo de Assistência Jurídica em Convênio com a Defensoria Pública do Estado de São Paulo.

O Núcleo presta auxílio jurídico aos munícipes economicamente hipossuficientes, com renda familiar comprovada de até 3 (três) salários mínimos.

O atendimento é realizado nas áreas cível e de família, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h00, e das 13h30 às 17h00 no Campus Barcelona, Prédio A, Anexo A, localizado na Av. Goiás n° 3.400, Barcelona, São Caetano do Sul - SP.

Para mais informações sobre os documentos necessários acesse: https://sites.google.com/online.uscs.edu.br/naj

Telefone: (11) 4239-3365

E-mail: naj@online.uscs.edu.br

CEJUSC - Centro Jurídico de Solução de Conflitos e Cidadania

Tornar a solução de litígios mais ágil por meio do diálogo, buscando uma composição amigável entre as partes. Este é o papel do CEJUSC de São Caetano do Sul, que funciona no Campus Barcelona, Prédio A, Anexo A, localizado na Av. Goiás n° 3.400, Barcelona, São Caetano do Sul - SP.

O CEJUSC atende casos de Direito de Família (divórcio, guarda de filhos, regime de visitas, pensão alimentícia), Direito do Consumidor (situações que envolvam bancos, empresas de telefonia, prestadores de serviços, lojas, comércios etc) além de outros assuntos como acidente de trânsito, locação, cobrança, questões de vizinhança, dentre outros.  O atendimento é realizado a todos os munícipes independente de renda ou patrimônio, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h00, presencialmente, pelo telefone 4239-3366 ou pelo e-mail:

cejusc.saocaetano@tjsp.jus.br

Curso de Direito - USCS
Curso de Direito - USCS

ODHUSCS - Observatório de Violação dos Direitos Humanos da Região do ABC da Universidade de São Caetano do Sul

Criado em 2008 com a finalidade de analisar criticamente as teorias existentes sobre as diversas linhas de pesquisa voltadas à violação dos Direitos Humanos da nossa região.

Seu objetivo é conscientizar o corpo docente, discente e a sociedade civil da região, buscando estimular uma reflexão mais aprofundada sobre os princípios que envolvem os Direitos Humanos. Para tanto, o ODHUSCS promove grupos de estudos de casos analisados pelas cortes internacionais de direitos humanos, pesquisas, minicursos, palestras e simulados envolvendo o corpo discente, docente e a comunidade em suas atividades.

Observatório de Justiça Restaurativa de São Caetano do Sul

A Universidade Municipal de São Caetano do Sul prima, em seu Plano Pedagógico de Curso, pela formação de um discente apto a manejar novas formas de solução de conflitos, que não visem a judicialização e soluções tradicionais impostas pelo sistema de Justiça, inclusive com a existência de disciplinas específicas em seu currículo e a existência de parcerias com o Poder Judiciário, como a implementação do Núcleo de Justiça Restaurativa de São Caetano do Sul.

Em relação à atividade acadêmica, a cada semestre, a Coordenação do Observatório de Justiça Restaurativa publica edital próprio, juntamente com a Coordenação do curso de Direito, para o chamamento de docentes e discentes interessados em integrar o grupo de estudos, tendo como objetivos:

  • ● Compreender o conceito polissêmico de Justiça Restaurativa;
  • ● Conhecer e caracterizar a legislação interna e tratados internacionais relacionados à Justiça Restaurativa, especificamente na área da Infância e Juventude;
  • ● Compreender o significado do conceito “multiportas” e sua importância para o sistema de justiça criminal;
  • ● Compreender a importância da implantação e implementação de políticas públicas de Justiça Restaurativa para o sistema de Justiça Criminal;
  • ● Compreender as relações estabelecidas entre Justiça Restaurativa, Segurança Pública e Direitos Humanos e outras áreas do conhecimento.
Curso de Direito - USCS
Curso de Direito - USCS

Observatório de Integridade Empresarial e Compliance

Observatório de Integridade Empresarial e Compliance tem por finalidade a promoção e a integração da Universidade, através dos Alunos Observadores participantes dos ciclos do programa, com a comunidade empresarial do Grande ABC. Dessa forma, a Universidade atua como polo irradiador de cultura de Integridade Empresarial e Compliance para Empresas de Pequeno e Médio Porte e Empresas Familiares da região.

Além disso, o OIEC incentiva a cultura de INTEGRIDADE EMPRESARIAL, estudos, pesquisas, debates, reuniões, treinamentos, com vistas à produção acadêmica, bem como o desenvolvimento de pesquisas de indicadores de Programas de Integridade e Compliance, como subsídio para elaboração de artigos científicos supervisionados e notas técnicas visando a publicação em repositórios da USCS ou de outras entidades.

Informações

Perguntas frequentes

A partir de qual ano o aluno do Direito pode obter carteira de estagiário da OAB?

Se cursar e for aprovado no CEPA, nosso curso de estágio profissional de advocacia, poderá obtê-la a partir do quarto ano ou sétimo semestre.

Quando o aluno pode se inscrever no exame da OAB?

No último ano do curso, ou seja, nono ou décimo semestre.

O estágio externo é obrigatório no curso de Direito?

Não, o estágio externo não é obrigatório no curso de Direito, mas o estágio supervisionado é. Na USCS, o aluno cumpre a exigência legal na própria universidade, do quinto ao décimo semestre, assistindo e realizando audiências simuladas e outras atividades práticas.

Ainda com dúvidas?

Preencha o formulário abaixo e indique a preferência de contato para tirar suas dúvidas.

;