Affaires Internationales Relaciones Internacionales International Affairs Affari Internazionali международные отношения
Pós Stricto Sensu

Acervo de Dissertações - 2001


Autor(a) Anapatrícia Morales Vilha Di Agustini
Orientador(a) Prof. Dr. Silvio Augusto Minciotti
Título O USO DA INTERNET COMO INSTRUMENTO NO COMPOSTO DE MARKETING - UM ESTUDO DE SUAS CONSEQUÊNCIAS PELAS INDÚSTRIAS PRODUTORAS DE AUTOMÓVEIS EM UNIDADES INDUSTRIAIS NA REGIÃO DO ABC
Resumo Este trabalho privilegiou a busca do conhecimento sobre o uso da internet e seu impacto sobre o composto de marketing, tendo em vista seu potencial para conceber influências no produto, preço, promoção e distribuição de qualquer empresa que vise o mercado virtual. O estudo perseguiu como objetivo identificar a intensidade no uso da internet como um instrumento do composto de marketing, como se configuram essas ações e quais os resultados obtidos junto as empresas produtoras de automóveis na região do ABC. O primeiro capítulo apresenta uma introdução com os argumentos que delinearem a escolha do tema e do objeto de pesquisa. O segundo capítulo relata a delimitação do problema, bem como a descrição dos objetivos gerais da pesquisa. O terceiro, quarto e quinto capítulos enfocam características e aplicações da internet nos negócios, panorama da internet no Brasil, caracterização do marketing direto na internet, breve visão da literatura sobre o composto de marketing e, a identificação do uso da internet para concepção de produtos, mix promocional, canal de distribuição e impacto na formação de preços. O sexto capítulo identifica a metodologia da pesquisa. O sétimo capítulo apresenta e analisa os dados coletados no levantamento de campo. O oitavo capítulo disserta sobre as considerações finais da pesquisa. Através de uma pesquisa exploratória, foi possível observar junto as empresas produtoras de automóveis desse estudo que existe o uso da internet para atividades de concepção, promoção e distribuição de produtos em seus compostos de marketing, sendo estas atividades favorecidas pelo uso de recursos tecnológicos. O uso da internet para a atividade de formação de preço de produtos do composto de marketing encontra-se ausente para essas empresas até o momento. Porém, fica claro nesse estudo existir a intenção dessas empresas na expansão dos meios de utilização da internet como instrumento de relacionamento e venda de automóveis junto aos seus consumidores, através de investimentos para ampliação na linha de produtos para venda na rede, criação de centos de distribuição e melhoria dos processos produtivos, reforçando a idéia de que a intensidade no uso da internet se ampliará exponencialmente para os próximos anos.
Palavras-Chave Automóveis. Distribuição. Internet. Marketing. Preço. Produto. Promoção.
Ano 2001
Material Não disponível
Autor(a) André Rubens Didone
Orientador(a) Prof. Dr. Eduardo de Camargo Oliva
Título AS INDÚSTRIAS AUTOMOBILÍSTICAS E O REGIME AUTOMOTIVO COMUM - PROBELEMAS E PERSPECTIVAS
Resumo Esta dissertação descreve os problemas e perspectivas do Regime Automotivo Comum do MERCOSUL e as estratégias a serem adotadas pelas indústrias automobilísticas, montadoras, em razão das alterações que se processarão na zona de livre comércio ensejada pelo Tratado de Assunção. As empresas Ford e Fiat, tradicionais montadoras instaladas há longos anos no Brasil e na Argentina, foram escolhidas para os estudos de casos que o trabalho comporta. A dissertação foi desenvolvida pelo método de pesquisa em consonância com a natureza do problema investigado. Assim, como uma das alternativas estratégicas, a pesquisa qualitativa foi utilizada e s pesquisa no setor automotivo foi do tipo descritiva, já que possibilitou uma visão abrangente e clara deste segmento industrial. O estudo teve como referencial teórico, vários autores referidos na bibliografia consultada, buscando-se no desenvolvimento do trabalho a relação entre teoria e prática. Os resultados obtidos, segundo a pesquisa efetuada, indicaram as características operacionais das empresas objeto de estudo realizado, ficando evidenciado que essas montadoras influenciam as políticas governamentais da área segundo seus interesses comerciais, ignorando, por assim dizer, a existência de um diploma como o Regime Automotivo Comum, definindo suas políticas de atuação a partir de suas matrizes, estabelecendo linhas complementares de produção nos países integrantes do bloco regional, como é o caso do presente trabalho, Brasil e Argentina. As estratégias operacionais das empresas objeto de estudo, Ford e Fiat, se revelaram, para a pesquisa, como diretrizes oriundas de suas matrizes, objetivando resultados operacionais maximizados das vantagens competitivas que a área do MERCOSUL propicia.
Palavras-Chave Indústria Automobilísticas. Mercosul.
Ano 2001
Material Não disponível
Autor(a) David Garcia Penof
Orientador(a) Prof. Dr. Silvio Augusto Minciotti
Título IMPACTO DAS POLÍTICAS PUBLICAS NA IMPLANTAÇÃO DOS SISTEMAS DA QUALIDADE NA PEQUENA EMPRESA INDUSTRIAL METALÚRGICA DA REGIÃO DO ABC (1998/2000)
Resumo Este trabalho tem por objetivo contribuir para a identificação das dificuldades encontradas pelas pequenas empresas metalúrgicas da Região do Grande ABC, para implantação de sistemas da qualidade segundo requisitos internacionais, particularmente, as geradas pelo impacto das políticas públicas na gestão das empresas. A preocupação de identificar tais dificuldades, vem da constatação de que muitas empresas, partem para implantação de seus sistemas da qualidade, sem saber se estão aptas ou não para tal, e ainda, sem sequer ter uma noção das dificuldades que estão por vir. O texto apresenta, em seus capítulos iniciais, reflexões sobre a qualidade e a produtividade das organizações, a classificação de empresa de pequeno porte, expõe ainda, uma forma de gestão financeira voltada a qualidade e as políticas públicas que, supostamente, poderiam estar interferindo na gestão de tais empresas. Na sequência, existe um capítulo dedicado a apresentar a metodologia utilizada para desenvolvimento da pesquisa proposta, onde se procurou desenvolver, através do método comparativo, uma pesquisa exploratória qualitativa, usando os procedimentos técnicos de estudo de casos para coleta e análise dos dados. O capítulo penúltimo mostra o resultado da pesquisa, evidenciando o desconhecimento, por parte das pequenas empresas, a cerca das ações praticadas em função das políticas públicas em exercício e também sobre as dificuldades colocadas pelas empresas caso deste trabalho. Nas considerações finais, são apresentadas também, sugestões de temas para novos projetos, os quais foram oriundos do desenvolvimento desta dissertação. Espera-se que ao término da leitura desta dissertação, o leitor possa identificar as dificuldades existentes num processo de implantação, bem como de manutenção de um sistema da qualidade, segundo requisitos internacionais. Objetiva-se também que o leitor, particularmente aquele ligado à gestão empresarial, consiga então, efetuar uma avaliação mais criteriosa de sua empresa e que se prepare para atuar como facilitador do processo, prevendo e se precavendo das situações adversas que possam vir a ocorrer.
Palavras-Chave Dificuldades. Gestão e Competitividade. Pequenas Empresas. Políticas Públicas. Sistema da Qualidade.
Ano 2001
Material Não disponível
Autor(a) Jefferson José da Conceição
Orientador(a) Prof. Dr. Jeroen Johannes Klink
Título VARIÁVAS FÁBRICAS DO ABC NO OLHO DO FURACÃO: A INDÚSTRIA DE AUTOPEÇAS E A REESTRUTURAÇÃO DA CADEIA DE PRODUÇÃO AUTOMOTIVA NOS ANOS 90
Resumo O objetivo deste trabalho consiste em identificar os fatores que influenciaram na Reestruturação da indústria de autopeças instalada na região do ABC Paulista na década de 90. O parque industrial desta região constitui-se , a partir dos anos 50, em um dos núcleos de desenvolvimento capitalista do país, e por isso esteve no olho do furacão das mudanças ocorridas no período. A pesquisa, de natureza exploratória e cujas fontes de informações são do tipo documental, procura interpretar a reestruturação industrial da região por uma ótica mais ampla do que a sugerida pelo raciocínio do "custo ABC". Embora a dissertação não deixe de reconhecer a importância dos custos de produção gerados por "deseconomias" de aglomeração no ABC (elevados salários, impostos locais, restrições de infra-estrutura, preços dos terrenos e regulamentação fundiária) nas decisões locacionais das empresas, busca, alternativamente, desenvolver a hipótese de que a reestruturação do parque industrial de autopeças do ABC, nos anos 90 - que inclui fechamento de fábricas, redução de postos de trabalho e reconstrução do quadro de empresas atuantes - guardou relação com dois outros conjuntos de fatores. O primeiro conjunto refere-se à nova estratégia microeconômica das montadoras para a sua cadeia fornecedora de peças e componentes automotivos - estratégia esta que nas últimas décadas vem se difundindo em diversos países, e que abarca, entre outros, a compra e a cotação de peças em escala global; a modularização do fornecimento; a hierarquização, aproximação e redução de fornecedores. O segundo conjunto consiste nas políticas governamentais que definiram novas "regras do jogo" para a cadeia de produção automotiva nos anos 90. As medidas de liberalização das importações desde o início da década e o Regime Automotivo tiveram um acentuado impacto sobre a industria de autopeças, ao acirrar a competição das peças nacionais com as importadas, em um ambiente de políticas monetárias austeras e de ausência de políticas mais eficazes de apoio à sobrevivência e desenvolvimento da indústria nacional de autopeças. Ambos os conjuntos de fatores, micro e macroeconômicos, contribuíram também para a concentração patrimonial, desnacionalização e reorganização geográfica na indústria fornecedora de componentes e peças automotivas no país.
Palavras-Chave Desconcentração Industrial. Desenvolvimento Regional. Fornecedores de Autopeças. Indústria Automobilística. Região do ABC.
Ano 2001
Material Não disponível
Autor(a) José Carlos Cantero Puga
Orientador(a) Prof. Dr. Laércio Baptista da Silva
Título A EMPRESA DE TRABALHO TEMPORÁRIO - UMA ANÁLISE DE SUA QUALIDADE COMO NEGÓCIO
Resumo O processo de globalização está trazendo profundas transformações para as sociedades contemporâneas. O acelerado desenvolvimento tecnológico e cultural, principalmente na área da comunicação, caracteriza uma nova etapa do capitalismo, contraditória por excelência, que coloca novos desafios para o homem neste início de século. Cultura, Estado, negócios, mundo do trabalho, educação, etc., sofrem as influências de um novo paradigma. Desta forma, todo o universo, em particular o empresarial, busca novas adequações na administração de seus negócios, depois de um século da revolução industrial, onde o homem conseguiu superar seus limites de produção, chegando a uma produtividade até quarenta vezes maior que sua capacidade. Chega-se ao início do milênio com a certeza de que a tecnologia não é mais problema, e que já não traz tanta vantagem competitiva como outrora. Hoje não existem segredos tecnológicos. Os produtos podem ser fabricados em qualquer lugar do mundo, a diferentes preços e padrões de qualidade. É só o cliente pedir. Então, onde está o segredo de uma empresa competitiva? Como resposta às estas novas exigências de um mercado globalizado e de acirrada concorrência, começa a ser adotada pelas empresas desde o início dos anos 80 a inteligência competitiva. Os sistemas de inteligência competitiva estão sendo considerados como um passo a mais no desenvolvimento dos programas de qualidade d produtividade. A produção orientada para as necessidades do consumidor não é suficiente para garantir o sucesso da empresa, a monitoração da concorrência e das novas tecnologias é de fundamental importância para que a empresa possa identificar as ameaças e antecipar oportunidades que lhe permitam conquistar uma posição competitiva favorável. Diante de um mercado cada vez mais exigente requer, portanto que as empresas promovam o desenvolvimento de sua capacidade estratégica. Isto significa ampliar o horizonte de visão dos negócios, buscando compreender os diversos fenômenos que interferem no desempenho da organização, criando e desenvolvendo uma postura pró-ativa e antecipatória. Empreender em um negócio, portanto, torna-se uma tarefa bem mais difícil, para o empreendedor, que é aquela pessoa capaz de identificar uma boa oportunidade, correr riscos, enfrentar adversidades e conduzir seu negócio ao sucesso. Empreendedorismo, ao contrário do que muita gente pensa, não é um talento inato, restrito a poucos escolhidos. Trata-se de um conjunto de características que pode ser desenvolvido por qualquer pessoa. Segundo Peter Druck: "O empreendedorismo é um comportamento e não um traço de personalidade". Estar autuando em um bom negócio em si, é sempre o objetivo a ser buscado pelo empreendedor, porém nem sempre isto acontece. Mas um mau negócio em si poderá se tornar melhor em função da qualidade da administração colocada em prática pela empresa. Desta forma, não será difícil verificar que existem empreendedores atuando em bons ou maus negócios em si. Este trabalho de dissertação tem como objetivo verificar a qualidade do "negócio" chamado Empresa de Trabalho Temporário, devido suas peculiaridades que a diferenciam dos demais tipos de investimentos empresariais. Tem como sua principal matéria-prima "o homem", que, ao mesmo tempo, lhe presta serviço, mas também reivindica, solicita, faz exigências, transformando-se em um cliente. Desta forma, como este tipo de empreendedor encontra um mundo globalizado, onde conseguir vantagens competitivas se faz necessário para sua manutenção no mercado, pode atender ao mesmo tempo dois clientes, de um lado o trabalhador temporário e de outro a empresa tomadora de mão-de-obra temporária. O trabalho foi desenvolvido pelo método de pesquisa qualitativa, utilizando a técnica de entrevista em profundidade para a coleta de dados. Foram entrevistados quatro empresários do setor, que, além de atividades empresariais, dedicam-se a dirigir ou dirigiram entidades de classe, portanto, formadores de opiniões neste segmento. O referido estudo baseou-se em um referencial teórico, tendo como estrutura principal, técnicas de estratégias empresariais e a metodologia científica.
Palavras-Chave Empreendedor. Empresa de Trabalho Temporário. Qualidade do Negócio. Trabalhador Temporário. Vantagens Competitivas.
Ano 2001
Material Não disponível
Autor(a) Lideli Crepaldi
Orientador(a) Prof. Dr. Silvio Augusto Minciotti
Título A TEORIA DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR E SUA APLICAÇÃO NAS INDÚSTRIAS AUTOMOBILÍSITCAS
Resumo O estudo do comportamento do consumidor adquiriu fundamental importância para as organizações, principalmente no final do século XX, mais precisamente a partir da globalização. No Brasil, a indústria automobilística tem procurado conhecer cada vez mais seus consumidores. Estando as organizações automobilísticas inseridas no contexto da sociedade em geral, estudar o comportamento do consumidor e a importância de sua aplicação para decisões empresariais foi o propósito que nos direcionou para a realização deste estudo, levando em consideração as constantes transformações no mundo organizacional. Sendo o objeto de nossa pesquisa a teoria do comportamento do consumidor e sua aplicação automobilística, este trabalho teve como objetivo identificar que tipos de ação são desenvolvidos pelas empresas do setor automobilístico para melhor entender o processo de tomada de decisão de compras de seus consumidores. Partindo do pressuposto de que o estudo do comportamento do consumidor é importante para as decisões empresariais, realizamos uma pesquisa comparativa, de natureza qualitativa, cujo objetivo culminou num delineamento caracterizado por uma pesquisa exploratória. Efetuamos, portanto, um estudo de caso, realizando entrevistas individuais com gestores das organizações automobilísticas. Pesquisamos, em nosso estudo, as montadoras situadas na região do ABC e constatamos que ocorre a aplicação das teorias do comportamento do consumidor em suas decisões estratégicas.
Palavras-Chave Administração de Empresas. Consumidores - Comportamento. Estratégia. Indústria Automobilística. Marketing. Organizações.
Ano 2001
Material Não disponível
Autor(a) Luiz Carlos Berbel
Orientador(a) Prof. Dr. Luiz Roberto Alves
Título AVALIAÇÃO DE UMA INICIATIVA DE GESTÃO REGIONAL: O CASO MOVA
Resumo A sociedade regional do Grande ABC está em processo de constituição. Para avaliar suas iniciativas no campo econômico e Social é necessário identificar o grau de convergência já obtido entre os diversos atores que a compõem; a viabilidade de, neste momento, incorporar procedimentos gerenciais e operacionais e a solidez dos traços iniciais de uma identidade regional. Para tanto, este trabalho concentra-se em uma iniciativa regional específica: o movimento de alfabetização de jovens e adultos da Região do Grande ABC, o Mova Regional. O estudo deste caso objetivou, então, aferir a eficácia de um tipo de ação: aquela que se desenvolve no campo da educação de jovens e adultos. A vida do Mova Regional estudada corresponde ao período que compreende o momento exato da assinatura do Termo de Acordo, no âmbito da Câmara Regional do Grande ABC, em dezembro de 1997, até junho de 2000, mês em que se realizou o segundo seminário regional do movimento. A eficácia que, de forma conclusiva, se atribui ao Mova Regional relaciona-se menos à dimensão quantitativa a mais à capacidade do movimento de envolver atores de diversas origens e expectativas quanto à educação de jovens e adultos; de contribuir para o rompimento da timidez, provincianismo e clientelismo das políticas públicas municipais da região; de defender, propagar e lutar para a manutenção de princípios caros à história da educação popular do país e de estar aberto para que o debate teórico acerca da viabilidade de iniciativas regionais tenha o Mova Regional como um caso emblemático. O conhecimento do movimento neste momento inicial exigiu uma pesquisa de níveis exploratório e descritivo. Não há hipóteses iniciais quanto à eficácia do movimento. Optou-se pela descrição de sua vida, alicerçando-se em um quadro de referência teórico eixado em duas vertentes: a regionalidade e a alfabetização de jovens e adultos. Os tipos de pesquisas empregados foram: pesquisa bibliográfica, para completar o caráter exploratório, característico da formação da base teórica e pesquisa documental e de campo, com o objetivo de desvendar a execução do projeto educacional subjacente ao Mova Regional. A pesquisa de campo constitui-se de observações simples e participantes de eventos programados pelo movimento e de entrevistas informais, pautadas e as realizadas através de questionários com perguntas padronizadas. Foram entrevistados os coordenadores e assessores da coordenação do movimento, representantes das prefeituras parceiras, educadores populares e alfabetizandos. O Mova Regional remete-se à experiência de educação de jovens e adultos implementada na Capital de São Paulo, no início da década de 1990, coordenada pelo professor Paulo Freire. Dela, o Mova Regional resgata alguns de seus elementos constitutivos essenciais, mas afasta-se em outros aspectos por se inserir em outro contexto histórico. Do extenso painel descritivo resultante desta pesquisa ressalta-se esta expansão contraditória do movimento na região. Foi eficaz neste período inicial, à luz dos parâmetros explicitados. As tendências de sua evolução, no entanto, demandam novas investigações científicas para as quais se procurou contribuir.
Palavras-Chave Alfabetização. Desenvolvimento e Educação. Movimento. Política. Regionalidade.
Ano 2001
Material Não disponível
Autor(a) Mauri José Guerra
Orientador(a) Prof. Dr. René Henrique Götz Licht
Título VARIÁVEIS COMPORTAMENTAIS E A ELABORAÇÃO DE UM PLANO DIRETOR PARA A IMPLANTAÇÃO DE UM PROCESSO DA QUALIDADE
Resumo A proposta deste trabalho é compor um perfil gerencial comportamental de uma empresa que pretende implantar um processo de qualidade total, como parte de um processo de excelência organizacional. Sob o ponto de vista teórico, a abordagem utilizada fundamentou-se, parte na conceituação e na implantação de um processo de qualidade, parte num conjunto de habilidades comportamentais que incluem filosofias e estilos gerenciais, gerenciamento do poder, relacionamento interpessoal e fatores motivacionais. Embora o enfoque deste trabalho esteja voltado para uma única empresa, será possível utilizar, dentro de suas limitações, os conceitos empregados para outras empresas, com os mesmos ou outros objetivos.
Palavras-Chave Fatores Motivacionais. Gerenciamento do Poder. Relacionamento Interpessoal.
Ano 2001
Material Não disponível
Autor(a) Paulo Egídio Teixeira
Orientador(a) Profª. Drª. Nádia Somekh
Título IMPOSTO PREDIAL E TERRITORIAL URBANO NO ABC: INSTRUMENTO DE JUSTIÇA SOCIAL?
Resumo O presente trabalho trata da cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e taxas de serviços na Região do ABC - São Paulo. Após fazer uma retrospectiva das alterações nas formas de lançamentos dos referidos tributos a partir da Constituição de 1988, apresenta os atuais procedimentos de cobrança em cada município. Realça as agruras pelas quais passaram os executivos municipais em virtude dos desencontros entre as interpretações dadas por eles e pela Suprema Corte do país quanto à possibilidade de instituição do IPTU progressivo prevista no texto constitucional. No transcorrer do trabalho foi aprovada uma Emenda Constitucional que pões fim às discussões sobre a possibilidade de aplicação da progressividade das alíquotas IPTU. A nova orientação implementada na Carta Magna é cristalina. Não há dúvidas quanto à intenção dos Deputados e Senadores. Está absolutamente autorizada a aplicação de alíquotas progressivas ao IPTU. A mudança constitucional veio a bom tempo para congregar com o objetivo do presente trabalho. O eixo principal é demonstrar qual a proporcionalidade do valor do IPTU e das taxas na renda das famílias. Para tanto, foram analisados relatórios de pesquisa domiciliar que constam a renda familiar e o respectivo montante do valor pago com o IPTU e taxas. O cruzamento dos dados indicou a existência de regressividade na cobrança dos tributos nas três cidades da Região. Quanto menos a renda familiar, maior o percentual desta renda é disponibilizada com o pagamento dos tributos. Identificada a regressividade, são propostas alternativas para sua redução ou eliminação. Muitas das sugestões estão em vigor nas prefeituras. Ocorre que, cada uma, trilhou seu próprio caminho. É o momento de unir idéias e caminhar juntos para a construção de uma sociedade mais justa.
Palavras-Chave Imposto. IPTU. Progressividade. Tributo. Taxa.
Ano 2001
Material Não disponível