Affaires Internationales Relaciones Internacionales International Affairs Affari Internazionali международные отношения
Pós Stricto Sensu

Acervo de Dissertações - 2003


Autor(a) Abel Dias Garcia
Orientador(a) Prof. Dr. Jeroen Johannes Klink
Título MICROCRÉDITO: UMA POLÍTICA PÚBLICA DE GERAÇÃO DE TRABALHO E RENDA, O CASO DO BANCO DO POVO CRÉDITO SOLIDÁRIO
Resumo O objetivo deste trabalho é analisar alguns entraves à expansão do microcrédito no país. Foi realizado levantamento empírico de dois programas de microcrédito em âmbito internacional, o Grameen Bank do Bangladesh e o Bancosol da Bolívia, algumas experiências nacionais, ressaltando suas características institucionais, metodologias operacionais e indicadores de eficiência e desempenho. Foi estudado o caso de Santo andrém o Banco do Povo Crédito Solidário. Adotamos dois referenciais de análise, "assimetria de informações" e "marco regulatório", que como se contatou, ao longo do trabalho, são dois sérios entraves à expansão do microcrédito no país em geral e em Santo André, particularmente.
Palavras-Chave Assimetria de Informações. Banco do Povo Crédito Solidário. Desenvolvimento Local. Marco Regulatório. Microcrédito. Microfinanças. Região do ABC. Santo André.
Ano 2003
Material Não disponível
Autor(a) André Bezerra da Silva
Orientador(a) Prof. Dr. Sergio Crispim
Título OS DESAFIOS COMPETITIVOS NO SETOR DE AVIAÇÃO COMERCIAL E O CASO DA GOL LINHAS AÉREAS
Resumo O propósito deste estudo é analisar o setor de aviação comercial enfocando sua dinâmica competitiva e particularmente o caso da empresa Gol Linhas Aéreas e seu modelo de negócios. Trata-se de uma análise da situação do setor de aviação comercial, sua trajetória histórica . Fatores que geraram mudanças, estratégias adotadas e resultados obtidos por suas empresas. A investigação contempla um estudo de caso da empresa brasileira Gol Linhas Aéreas, presente no mercado desde janeiro de 2001 com um modelo de negócios muito competitivo, inédito no País, estruturado em baixos custos e baixas tarifas. De acordo com a natureza do estudo e os objetivos propostos, optou-se por seu desenvolvimento estruturado em pesquisa exploratória, com delineamento em estudo de caso. Foram verificados os elevados custos fixos e a concorrência acirrada entre suas empresas como os principais desafios competitivos do setor.
Palavras-Chave Aviação Comercial. Baixo Custo e Baixas Tarifas. Competitividade. Desregulamentação. Estratégia. Globalização.
Ano 2003
Material Não disponível
Autor(a) Anselmo Carrera Maia
Orientador(a) Prof. Dr. Antonio Carlos Gil
Título ADMINSTRADORES DE HOSPITAIS DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO: FORMAÇÃO, COMPETÊNCIAS E CONHECIMENTO DO NEGÓCIO
Resumo Este estudo teve por objetivo descrever as características profissionais do administrador hospitalar, verificar a existência de relação entre formação e especialização do administrador hospitalar e o faturamento, porte, modelo de propriedade e finalidade do capital da empresa. A pesquisa baseou-se em um estudo de campo, cujos dados foram obtidos por meio de uma amostra de 87 hospitais públicos e privados do Município de São Paulo. Como instrumento de medida, utilizou-se um questionário auto-aplicado, com questões elaboradas pautadas em um estudo exploratório. Foram feitas, também, entrevistas com proprietários de hospitais e selecionadores de executivos. Os resultados indicaram que pouco mais da metade dos executivos tem curso de especialização, a maioria é formados em medicina, e está no comando de suas unidades a menos de cinco anos. Os executivos dos hospitais municipais estão no comando de suas unidades a menos de três anos e sua maior parte é constituída de homens. Os hospitais com um nível maior de faturamento são aqueles que têm os executivos com maior nível de qualificação. O Centro Universitário São Camilo formou um quarto desses executivos que estão no comando dos hospitais.
Palavras-Chave Administração Hospitalar. Competências Desenvolvidas. Especialização. Formação do Administrador.
Ano 2003
Material Não disponível
Autor(a) Celso Antunes Horta
Orientador(a) Prof. Dr. Jeroen Johannes Klink
Título O BRAÇO "DIREITO" DO GRANDE ABC - UM ESTUDO DE CASO DO DIÁRIO DO GRANDE ABC E SUA INSERÇÃO NA REGIONALIDADE E NOS CONFLITOS DAS RELAÇÕES DE TRABALHO
Resumo A relação entre a mídia e as instituições sociais em territórios atingidos pela crise e por processos de reestruturação e revitalização é o tema central desta dissertação. Tomou-se a Região do Grande ABC como estudo de caso. Nesta Região, onde se situa um dos mais importantes complexos industriais do Brasil, convivem instituições tradicionais e reconhecidas por seu peso econômico, social e político como a Volkswagem, o Sindicato dos /Metalúrgicos e o Diário do Grande ABC. Com base em conceitos gramscianos do papel da comunicação na disputa permanente entre a hegemonia e a contra-hegemonia, e do recursos à dialética como método de conhecimento, a pesquisa analisa um momento concreto em que estes três personagens se envolvem em conflito de relações do trabalho ocorrido em 2001 e o modo como ele foi representado na mídia. O estudo busca entender melhor o papel da imprensa e dos aspectos subjetivos que envolvem a formação de blocos políticos interessados no fortalecimento da regionalidade, a partir de uma visão de desenvolvimento democrático e auto-sustentável. Procura também entender o jogo de interesses e contradições que se colocam diante deveres protagonistas, em especial da mídia, que ocupa posição central na sociedade contemporânea.
Palavras-Chave Comunicação. Hegemonia. Mídia. Reestruração Produtiva. Região do Grande ABC. Regionalidade. Sindicalismo.
Ano 2003
Material Não disponível
Autor(a) Cláudia de Britto Madureira
Orientador(a) Prof. Dr. Silvio Augusto Minciotti
Título ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO EM ORGANIZAÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS: UM ESTUDO DE CASO DO SENAI-SP
Resumo A presente pesquisa enfocou a orientação para o mercado em organização sem fins lucrativos com base no modelo utilizado em empresas lucrativas, modelo este proposto por George S. Day. O estudo teve como objetivo avaliar o grau de orientação para o mercado de uma organização sem fins lucrativos por meio da aplicação do modelo proposto por Day para as empresas lucrativas. Para a consecução do objetivo, realizou-se um estudo de caso em Prestadora de Serviços Educacionais, Técnicos e Tecnológicos - SENAI - SP. Aplicou-se um questionário de acordo com o modelo proposto por Day: Cultura Organizacional, Capacidade de Sentir o Mercado, Capacidade de Relacionamento com o Mercado, Visão Estratégica e Estrutura Organizacional. Participaram deste estudo noventa e um sujeitos. Na sede do Departamento Regional de São Paulo, participaram as Diretorias Corporativas e a Diretoria Técnica, com suas respectivas Gerências e Supervisões, por estarem diretamente envolvidas com a definição, implantação e avaliação de políticas voltadas à Prestação de Serviços Educacionais, Técnicos e Tecnológicos. Nas unidades escolares participaram Diretores, Agentes de Treinamento e os responsáveis pela Formação Continuada, por serem profissionais que se relacionam diretamente com os clientes e mercados, de acordo com as políticas determinadas pela sede. Os resultados indicaram que, dos cinco fatores considerados para efeito do estudo de orientação para o mercado, apenas o fator referente à Capacidade de Relacionamento com o Mercado apresentou o desenvolvimento de boas práticas de orientação para o mercado. Os demais fatores demonstraram baixa orientação. O estudo ainda revelou que os fatores utilizados para avaliar o grau de orientação para o mercado em empresas lucrativas também podem ser utilizados em organizações sem fins lucrativos, bastando pequenas adaptações, como, por exemplo, lucratividade para a captação de receitas próprias. Com base nos resultados do estudo, são apresentadas sugestões para o encaminhamento de futuras pesquisas envolvendo a utilização do modelo de orientação para o mercado de empresas lucrativas às que não visam ao lucro. Finalmente, também são apresentadas sugestões ao SENAI - SP com vistas ao aproveitamento do estudo para a melhoria da orientação para o mercado da área de Prestação de Serviços Educacionais, Técnicos e Tecnológicos.
Palavras-Chave Prestadora de Serviços Educacionais. Técnicos e Tecnológicos - SENAI - SP.
Ano 2003
Material Não disponível
Autor(a) José Ricardo Pedro
Orientador(a) Prof. Dr. Eduardo de Camargo Oliva
Título PROCESSOS DE AVALIAÇÃO DAS COOPERATIVAS DE SERVIÇOS EM ORGANIZAÇÕES HOSPITALARES DA GRANDE SÃO PAULO
Resumo O presente trabalho teve por objetivo identificar se os hospitais privados promovem avaliação em relação ao trabalho desempenhado pelas Cooperativas de Serviços. A natureza do estudo realizado foi e cunho descritivo e qualitativo, sendo que o método utilizado foi o estudo de caso, o que possibilitou o aprofundamento em relação ao processo de investigação e conhecimento dos referidos hospitais. Os resultados sugerem que, muito embora, na maioria das vezes, não ocorrem avaliações devidamente formalizadas, os hospitais possuem um sistema próprio, particular, que lhes permite entender, compreender e mensurar o desempenho dos funcionários terceirizados.
Palavras-Chave Avaliação. Cooperativas de Serviços. Hospitais. Terceirização.
Ano 2003
Material Não disponível
Autor(a) Leandro Garbelotti
Orientador(a) Prof. Dr. Sergio Crispim
Título GESTÃO DO FUTEBOL: O GRANDE DESAFIO DO FUTEBOL BRASILEIRO
Resumo A gestão do futebol brasileiro, principalmente por parte dos clubes, encontra-se em um momento de vários desafios, seja no ambiente interno ou externo, objeto de estudo deste trabalho. Pretende-se com esta pesquisa enunciar e descrever uma série de fatores que influenciam o contexto organizacional do futebol. Nesse sentido, são analisados temas considerados de fundamental importância para o desenvolvimento do futebol, como modernização e profissionalização administrativa dos clubes; exploração de fontes alternativas de receitas, como o licenciamento e melhor utilização dos estádios, melhoria dos serviços prestados aos torcedores; aprimoramento legislativo e narrativo do futebol, entre outros. Adicionalmente, são descritos alguns referenciais internacionais em termos de experiências de gestão bem-sucedidas, casos da NBA (National Basketball League) e NFL (National Football League), além dos modelos adotados pelos principais times de futebol da Itália, Espanha e Inglaterra. A abordagem desses temas é fundamentada em análise da bibliografia disponível e em pesquisa realizada sob a forma de entrevistas com eminentes profissionais que atuam em diferentes segmentos do ambiente esportivo, como Juca Kfouri, Wanderlei Nogueira, Marco Aurélio Klein e José Carlos Brunoro. Concluiu-se que os diferentes modelos de gestão no futebol deveriam ser orientados pela qualidade em diferentes níveis: organizacional (administração, calendários, regulamentos, licenciamento e outros) estrutura física (estádios, centros de treinamento e outros ) e serviços (acomodações nos estádios, ingressos, estacionamento, horários dos jogos, lanchonetes, banheiros e outros) ao consumidor do futebol: o torcedor.
Palavras-Chave Arenas Esportivas. Gestão do Futebol. Legislação Esportiva. Licenciamento. Marketing Esportivo.
Ano 2003
Material Não disponível
Autor(a) Marilda de Oliveira Lemos
Orientador(a) Profª. Drª. Carla Cristina Garcia
Título ENTRE NÓS: UM ESTUDO SOBRE A CASA-ABRIGO REGIONAL DO ABC PARA MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA
Resumo É nas relações conjugais que muitas mulheres vivem situações de violência. Submetem-se a longos períodos de agressões e ameaças de morte por medo, insegurança, dependência econômica, convicção religiosa ou co-dependência. Os dados da Região do Grande ABC apontam para um aumento do número de registros feitos nas Delegacias de Defesa da Mulher. A violência doméstica cometida contra mulheres não tem origem no alcoolismo, drogadição ou pobreza, mas é expressão da dominação patriarcal. Por reivindicação do movimento feminista esse tipo de violência, na década de oitenta, passou a ser reconhecido como um problema social e algumas ações políticas foram implantadas no sentido de atender a essa questão.A Lei 9.099/95 criada para agilizar os processos criminais revelou-se ineficaz. Seu conteúdo é considerado despenalizante, o que fortalece e legitima a ação do agressor. Da mesma forma as DDMs não atendem as necessidades das mulheres que procuram tal serviço. Apesar dos esforços que vêm sendo feitos na Região do Grande ABC para dar visibilidade à problemática, as ações governamentais ainda ensaiam respostas em termos de políticas públicas. A Casa-Abrigo Regional do ABC, mantida pelos municípios de Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Santo André foi criada para atender mulheres em situação de risco de vida. Inaugurada em junho de 2000, ainda busca reconhecimento político dos governos municipais e organismos regionais. Para responder adequadamente à proposta de erradicação da violência contra a mulher, se faz necessário a elaboração de um projeto de desabrigamento das mulheres usuárias da Casa.
Palavras-Chave Casa-Abrigo. Regionalidade. Violência Contra a Mulher.
Ano 2003
Material Não disponível
Autor(a) Odeir Rizo
Orientador(a) Prof. Dr. Eduardo de Camargo Oliva
Título AS MUDANÇAS QUE OCORRERAM NOS SISTEMAS DE AUTORIDADE, RESPONSABILIDADE E COMUNICAÇÃO EM, VIRTUDE DA IMPLATAÇÃO DA ISO 14001
Resumo Este estudo está voltado para as transformações nos sistemas de autoridade, responsabilidade e comunicação que ocorreram em empresas do setor de autopeças da região da Grande São Paulo, em função da adoção das Normas ISSO 14001 como forma de gestão ambiental. As Normas ISO14001 têm sido aceitas como padrão de gerenciamento ambiental que, ao adotá-las, a empresa adquire a facilidade de cumprir as exigências das leis ambientais. Os objetivos propostos foram verificar e alisar a descentralização da autoridade, a decisão das responsabilidades em múltiplos departamentos e quais foram os instrumentos de comunicação interna e externa utilizados nessas empresas em função da adoção das Normas ISSO 14001. A metodologia adotada foi o estudo de casos, realizado em três empresas, sendo que a técnica de análise utilizada foi a de cruzamento dos dados colhidos nas empresas pesquisadas tendo como base um referencial teórico definido. Os resultados encontrados apontam para a descentralização da autoridade no sentido das decisões fluírem com maior rapidez em função do sistema implantado; as responsabilidade foram distribuídas em vários departamentos para facilitar o gerenciamento eficaz e foram verificados várias formas de comunicação, cada uma dentro das necessidades e interesse de cada empresa.
Palavras-Chave Empresas do Setor de Autopeças da Região da Grande São Paulo. Normas ISO 14001.
Ano 2003
Material Não disponível
Autor(a) Paulo Sergio Furlan Braga
Orientador(a) Prof. Dr. Rubens Janny Teixeira
Título A CONTRIBUIÇÃO DO CAPITAL INTELECTUAL PARA O FORTALECIMENTO DAS MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE PARA OBTENÇÃO DE CRÉDITO JUNTO AS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS
Resumo O objetivo deste trabalho consiste em identificar a contribuição do capital intelectual para o fortalecimento das microempresas e empresas de pequeno porte para obtenção de crédito junto a instituições financeiras. A dissertação aborda o uso de Capital Intelectual como instrumentos de captação e coleta de recursos financeiros, no mercado financeiro. Busca verificar a importância do Capital Intelectual para o compartilhamento das informações no interior das organizações e instrumento de alimentação das Instituições Financeiras - IF. Para tanto, realiza, inicialmente, a revisão dos conceitos de Capital Intelectual, conceituação de crédito, e contabilidade. Na sequência, os conceitos de Capital Intelectual (CI) e o processo de transformação de informações para concessão de crédito nas instituições financeiras (IF). O mercado empresarial tem sofrido, nos últimos anos, profundas modificações decorrentes, sobretudo, de fatores como a globalização, a competitividade, os avanços tecnológicos e o novo perfil das IF, mais exigente e com menos tendência a emprestar valores com taxas atrativas. Diante de tais circunstâncias, são exigidos esforços para a concessão de créditos. Alguns desafios devem ser enfrentados como: a intangibilidade dos serviços (serviço como "experiência" não mensurável), deficiências no treinamento dos funcionários, a limitada ou ainda inexistente análise do Plano de Negócios ou visão de mercado futuro, a falta de interesse ou comprometimento dos dirigentes da empresa com seus clientes e, enfim a precária consciência organizacional sobre o papel definitivo do cliente no sucesso ou fracasso dos negócios destas organizações em relação a produtos ou serviços. Considerando a relevância deste trabalho, na qual está envolvido o mercado de micros e pequenos empresários, este trabalho tem por objetivo despertar a atenção para uma análise não mensurável em Balanço ou informações gerenciais por parte do empresário, mas aplicado e analisado pelas agências bancárias, para avaliação e análise do desempenho dos processos envolvidos na concessão de crédito, partindo da coleta de dados sobre a empresa e dos bancos, da entrevista com presidentes, diretores e gerentes de bancos e associações comerciais. Neste modelo é colocado em evidência o acesso às percepções destes funcionários, através das quais mensura-se o desempenho dos processos envolvidos, identificando falhas e limitações em sua qualidade. A partir desta identificação são então definidas, por prioridade, as oportunidades de melhoria para que venham sobre tudo contribuir na criação de créditos realmente voltados para a satisfação dos empresários, com uma análise mensurável do intangível, ao invés de garantias reais como acontece no mercado hoje.
Palavras-Chave Capital Intelectual. Crédito. Instituições Financeiras. Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. Plano de Negócios.
Ano 2003
Material Não disponível
Autor(a) Raul Jaime Brabo
Orientador(a) Prof. Dr. René Henrique Götz Licht
Título O IMPACTO DO FUNDEF NA ESFERA MUNICIPAL: UM ESTUDO SOBRE O MODELO DE DESCENTRALÇIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM SANTO ANDRÉ
Resumo Este trabalho estabelece uma ponte entre a Administração e a Musicoterapia, por meio de uma pesquisa com características de experimento, para verificar a influência da audição musical nas respostas a dilemas morais. O pressuposto é que a resposta a dilemas morais é influenciada pelo estímulo musical. Ao responder a um dilema moral, o indivíduo demonstra o resultado de sua elaboração mental, revelando seu processo de julgamento moral e de tomada de decisão. A pesquisa empregou a audição musical nesse processo, alternando o estímulo, entre dois selecionados, para os grupos que se submeteram ao experimento. O dilema moral foi sempre o mesmo. Como resultado, a pesquisa verificou que a resposta a dilemas morais é influenciada pela audição musical, quando considerada a variável idade.
Palavras-Chave Audição Musical. Dilemas Morais. Ética. Gestão de Pessoas. Julgamento Moral. Musicoterapia.
Ano 2003
Material Não disponível
Autor(a) Renato Moreira Toledo
Orientador(a) Prof. Dr. Sergio Crispim
Título O MODELO DE CONSÓRCIO MODULAR FACE AOS DESAFIOS COMPETITIVOS NO SETOR AUTOMOBILÍSTICO: UM ESTUDO DE CASO NO MERCADO BRASILEIRO DE VEÍCULOS COMERCIAIS
Resumo Este trabalho tem como objetivo discutir e caracterizar, dentro do quadro de reestruturação do setor automotivo, o arranjo produtivo de consórcio modular, que se originou na indústria automobilística brasileira em meados da década de 90. Consiste numa nova forma de relacionamento entre montadora e fornecedores do primeiro nível da cadeia de fornecimento, onde todas as atividades produtivas, inclusive a montagem dos veículos, são executadas por sete fornecedores/parceiros que operam de forma conjunta e integrada, sob o mesmo "teto" e supervisão da montadora. Buscou-se, nesta pesquisa, descrever o fenômeno da desverticalização desta indústria, que originou novas formas de relacionamento na cadeia de suprimentos, a partir de estratégias competitivas adotadas no processo de reestruturação do setor automotivo, identificando as vantagens e desvantagens apresentadas na adoção de tal arranjo e sua tendência no contexto automobilístico brasileiro e mundial. O setor é marcado pelo paradigma de "produção enxuta", onde, em particular, o relacionamento montadora-fornecedor passa a ganhar total relevância estratégica na obtenção de flexibilidade, qualidade e menores custos nos processos produtivos. Este estudo de caso fornece algumas evidências que permitem destacar algumas conclusões: A desintegração vertical de processos é apresentada atualmente como fundamental para vantagem competitiva das empresas, sendo uma ação geral que, uma vez adotada, leva a novas formas de relacionamento entre empresas e seus fornecedores; Estas novas formas de relacionamento fazem com que as cadeias de fornecimento passem a ser estruturadas por meio de vínculos de cooperação contratual, em contraposição à estruturação vertical por meio de vínculos de cooperação hegemônica; O arranjo produtivo de consórcio modular surge em função de uma necessidade competitiva estratégica de minimização de custos e maximização de flexibilidade e qualidade do processo produtivo, possibilitando que a montadora obtenha vantagens competitivas de curto prazo, e seus fornecedores no médio e longo prazo; A relação de forças entre montadora e seus fornecedores tem se tornado menos conflitiva, uma vez que o poder da montadora na cadeia produtiva é de soberania. É a montadora quem coordena e define toda a operação do arranjo; Os fornecedores diretos à montadora são restritos, em sua maioria, a empresas multinacionais, em função de características técnicas e econômicas que se sobrepõem aos fornecedores nacionais deslocados a posições inferiores na cadeia produtiva. E, finalmente, o arranjo produtivo de consórcio modular se apresenta ao meio competitivo do setor, como uma forma viável de se organizar e gerir a cadeia produtiva e com grande potencial competitivo. Como suporte, apresenta-se uma revisão das principais políticas estratégicas globais adotados pela indústria automobilística nos anos 90, relativas às questões conceituais de relacionamento na cadeia de fornecimento e de desintegração vertical de processos. Portanto, buscou-se descrever as vantagens/desvantagens surgidas na aplicação deste arranjo produtivo e, contribuir de tal forma, para que este conceito possa ou não ser encarado como um modelo a ser seguido e ser considerado como uma visão expandida, atualizada e, sobretudo holística da gestão da cadeia de suprimentos deste setor.
Palavras-Chave Consórcio Modular. Gestão da Cadeia de Suprimentos. Indústria Automobilística.
Ano 2003
Material Não disponível
Autor(a) René Lopes
Orientador(a) Prof. Dr. Sergio Crispim
Título ARRANJOS PRODUTIVOS NO SETOR BRASILEIRO DE PAPEL E CELULOSE
Resumo Esta dissertação analisou como operam os arranjos produtivos no setor brasileiro de papel e celulose, por meio de estudo de caso envolvendo duas das principais empresas brasileiras do setor: Aracruz Celulose S/A e Votorantim Celulose e Papel S/A. O estudo teve como objetivo entender como operam esses arranjos produtivos e conhecer sua cadeia de valor, sob o enfoque da competitividade, inovação e gestão do meio ambiente. As indústrias do setor caracterizam-se pela elevada concentração produtiva, por grandes investimentos, padronização de produtos e pela diminuição dos custos de transporte, visando à busca da competitividade em preço e qualidade do produto. Seu principal produto é uma commoditie industrial, a celulose, que é o principal insumo na fabricação do papel. A cadeia produtiva do papel e celulose é composta por: setor florestal, da produção de celulose e de papel. O arranjo produtivo é verticalizado, com as empresas concentrando seus recursos em atividades de produção, terceirizando muitas das demais atividades. Nos últimos anos os investimentos foram na construção de novas plantas industriais visando o aumento de produção, na infraestrutura, na região ambiental e em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e matéria-prima. Caracterizam-se por serem produtoras mundiais de celulose de mais baixo custo, o que permite a possibilidade de enfrentar as retrações internacionais de preço e ainda manter a competitividade.
Palavras-Chave Arranjos Produtivos no Setor Brasileiro de Papel e Celulose. Empresas Brasileiras: Aracruz Celulose S/A e Votorantim Celulose e Papel S/A.
Ano 2003
Material Não disponível
Autor(a) Ronaldo Tadeu Ávila de Paula
Orientador(a) Prof. Dr. Antonio Carlos Gil
Título UM CLUSTER EMBRIONÁRIO: UM ESTUDO DO SETOR DE PLÁTICO NA REGIÃO DO GRANDE ABC
Resumo Este trabalho procura descrever o setor plástico no Grande ABC, a partir de uma abordagem teórica à luz das discussões contemporâneas sobre os novos arranjos produtivos territoriais, do tipo clusters. Busca-se, a partir de pesquisa diretamente realizada com 97 empresas (de um total estimado de 320 empresas, que corresponde ao universo do setor na região), identificar a existência de elementos vinculados à noção de eficiência coletiva. Entende-se que, não obstante a conformação de algumas características típicas de um cluster - como aglomeração espacial, participação em cadeias produtivas homogêneas e esforços de associação e cooperação entre as empresas e entre estas e o setor público - este setor ainda se constitui um cluster em formação na região do ABC.
Palavras-Chave Aglomeração. Cluster. Cooperação. Indústria de Plástico. Pequena Empresa. Região do ABC.
Ano 2003
Material Não disponível
Autor(a) Thiago Aguiar Freire Silva
Orientador(a) Profª. Drª. Priscila Ferreira Perazzo
Título A GESTÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL: AS VOZES CRÍTICAS E O PROJETO NA EXPERIÊNCIA DE DIAMANTINA
Resumo De natureza exploratória, esta pesquisa busca compreender as relações entre gestão, cidade, memória e patrimônio. Nesse sentido, o objetivo aqui é entender de que forma a política cultural da cidade de Diamantina, Minas Gerais - na dimensão do projeto e da atuação do poder público - é percebida e avaliada por atores locais que possuam representatividade cultural ou institucional. Entende-se por atores representativos, o que aqui se chamará de segmento cultural da sociedade, composto por personalidades da sociedade civil organizada, do comércio, da vida cultural e intelectual locais e da institucionalidade político-administrativa. Este trabalho é permeado pela interdisciplinaridade, tendo sido utilizados conceitos e discussões de autores da área da Geografia (Milton Santos), da História (Jacques Lê Goff), Comunicação (Luiz Roberto Alves) e da Administração (Renée Bedard). Também estão presentes no trabalho discussões sobre o "novo regionalismo", a partir da ótica de suas duas vertentes: a globalista que defende uma política regional de inserção no mundo globalizado e a regionalista, defensora do desenvolvimento local endógeno. Somando-se um exame histórico da questão da política cultural no Brasil aos depoimentos dirigidos e documentos relacionados à política cultural em Diamantina, pretende-se refletir sobre como construir uma gestão e uma política cultural - sobretudo no que se refere ao Patrimônio Cultural - pautada na democracia e na participação da comunidade como meio privilegiado para o desenvolvimento do local.
Palavras-Chave Cidade. Espaço Social. Gestão. Memória e Política Cultural. Patrimônio Cultural.
Ano 2003
Material Não disponível
Autor(a) Valter Mazini
Orientador(a) Prof. Dr. Eduardo de Camargo Oliva
Título O PAPEL DA LIDERANÇA NA COMPETITIVIDADE ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE CASO
Resumo Para enfrentar os desafios que lhes são impostos pela turbulência ambiental, as empresas vêm desenvolvendo meios voltados ao aproveitamento de oportunidades, cada vez mais escassas e de difícil identificação, diante da concorrência do mercado. As empresas precisam utilizar-se de uma administração estratégica como meio de sobrevivência. Como o desempenho organizacional depende do comportamento dos indivíduos é a liderança que desenvolve a perspectiva, as estruturas e os sistemas para a consecução dos objetivos estratégicos. Este estudo tem como objetivo geral, identificar o papel da liderança, através de suas ações e comportamentos, na recuperação da competitividade organizacional. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, realizado na Ford Brasil, e para coleta de dados optou-se pela entrevista, análise de documentos e a observação. O trabalho inicia com uma revisão bibliográfica acerca das principais idéias sobre Competitividade, Liderança e Mudanças organizacionais, visando formar um referencial teórico, para posterior análise em relação aos dados colhidos na empresa pesquisada. Os resultados encontrados apontam para a existência de formulação de estratégias competitivas, sob a condução de uma liderança visionária e de comando inspirador, perseguindo objetivos de crescimento e de real diferenciação.
Palavras-Chave Competitividade. Ford Brasil. Liderança. Mudanças Organizacionais.
Ano 2003
Material Não disponível
Autor(a) Zeíra Mara Camargo
Orientador(a) Prof. Dr. Luis Paulo Bresciani
Título O SINDICATO DOS METALÚRGICOS DO ABC E AS AÇÕES REGIONAIS NA DÉCADA DE 90
Resumo A presente dissertação tem a finalidade de descrever a atuação do sindicato dos metalúrgicos do abc no processo de constituição de estruturas e políticas públicas regionais. O estudo busca inicialmente mostrar as etapas da mudança do sindicalismo brasileiro, na qual teve forte influência a partir das lutas e conquistas da categoria desde o final da década de 70. Os componentes macroeconômicos, que atingiram de forma drástica os trabalhadores metalúrgicos do ABC na década de 90, por sua vez, também modificaram as condições estruturais da região. A partir de modelos cooperativos europeus em prol do desenvolvimento econômico regional, da capacidade propositiva do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC em amplas negociações do ambiente produtivo e de seu papel de vanguarda nas demandas sociais, a referida entidade, outros sindicatos cutistas, governos locais e importantes instituições da sociedade civil desenvolveram um modo específico de se fazer gestão pública na busca da revitalização econômica do ABC. No centro deste trabalho, lideranças dos mais diversos segmentos avaliam o envolvimento e a atuação dos sindicatos, em especial a ação pioneira do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, durante o processo de configuração de uma instituição regional.
Palavras-Chave Câmara Regional do Grande ABC. Desenvolvimento Econômico Regional. Institucionalidade Regional. "Novo Sindicalismo". Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.
Ano 2003
Material Não disponível