Affaires Internationales Relaciones Internacionales International Affairs Affari Internazionali международные отношения
Pós Stricto Sensu

Acervo de Dissertações - 2004


Autor(a) Andréa Montoro Flaith
Orientador(a) Prof. Dr. Rubens Janny Teixeira
Título PLANEJAMENTO FINANCEIRO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS
Resumo Neste trabalho desenvolveu-se um estudo sobre planejamento financeiro para o mercado de construção civil, mais especificamente para o setor de edificações. O mercado de construção civil tem uma grande participação no PIB do Brasil, assim ele é bases para o desenvolvimento do país, apesar de sua importãncia ele é carente de estudos específicos que auxiliem o crescimento das empresas que atuam nesse mercado. O mercado de construção de edifícios tem sofrido muitas mudanças: aumento de competitividade pela entrada de empresas estrangeiras no mercado brasileiro, dificuldades de financiamento, aumento das exigências dos clientes, diversificação de materiais e de processos construtivos, mudanças na legislação, entre outras. Dessa forma, as empresas desse setor estão buscando mudar suas posturas administrativas e gerenciais para reduzir custos e otimizar processos construtivos, aumentando a competitividade. Nesse cenário, o planejamento financeiro precisa ser aprimorado, uma vez que os recursos financeiros estão escassos e as margens de lucros pequenas, assim uma decisão sobre um investimento inadequada pode comprometer a continuidade da empresa. Dessa forma, esse trabalho tem como objetivo mostrar como o planejamento de uma empresa atuante nesse mercado é feito, identificando as técnicas de gestão de fluxo de caixa por ela usadas, posteriormente essas técnicas devem ser comparadas com as indicadas por autores relevantes dessa área do conhecimento. O objetivo dessa pesquisa deve ser alcançado através de um estudo de caso e, deve-se concluir se essas técnicas são adequadas ou não e como a administração financeira adequada pode contribuir para o aumento da lucratividade da empresa.
Palavras-Chave Mercado de Construção Civil. Setor de Edificações.
Ano 2004
Material Não disponível
Autor(a) José Antonio Meire
Orientador(a) Prof. Dr. Rubens Janny Teixeira
Título MINIMIZAÇÃO DE CUSTOS E ESTRATÉGIA DE COMPETITIVIDADE: UM ESTUDO DE CASO NO MERCADO BRASILEIRO DE AUTOPEÇAS E PEÇAS TERMOPLÁSTICAS
Resumo Neste estudo estão presentes teorias sobre o tema estratégia de competitividade sob a visão de custos considerando a cadeia produtiva. As descrições basearam-se em especialistas no assunto com o objetivo de focar o tema tecnicamente. Consta do tema um referencial conceitual sobre as metodologias de custeio existentes (RKW, variável, ABC, Padrão, UEP) assim como os instrumentos auxiliares para reduzir custos entre os quais EAV, CCQ, Balanced Scorecard, programa Seis Sigma, Break-even Point, Kaizen. A cadeia automotiva é abordada de seu início na região do ABC em 1950, até o momento atual, com as considerações necessárias para uma reflexão mais abrangente. O trabalho, encerra-se com um estudo de caso único efetuado em uma empresa fornecedora de peças e autopeças termoplásticas denominada Eldorado Indústrias Plásticas LTDA.
Palavras-Chave Cadeia Automotiva. Custos. Estratégia de Competitividade.
Ano 2004
Material Não disponível
Autor(a) Luis Antonio Braziel
Orientador(a) Prof. Dr. René Henrique Götz Licht
Título AUTONOMIA, COMUNICAÇÃO E NEGOCIAÇÃO: PROJETO E OPERAÇÃO DE GRUPO, SEMI-AUTÔNOMO EM ÁREA DE APOIO À PRODUÇÃOI NA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICAQ DA REGIÃO DO GRANDE ABC
Resumo O objetivo geral do presente estudo é caracterizar a forma de organização dos Grupos Semi-Autônomos de uma área de apoio à produção de uma empresa automobilística situada na região do Grande ABC. Realizou-se um estudo de caso intrínseco no Laboratório de Calibração, utilizando-se diversas fontes de evidências na coleta de dados, os quais foram organizados e discutidos a partir do referencial teórico. O estudo revelou que os membros dos GSAs apresentam maiores níveis de autonomia nas atividades operacionais, o que não ocorre nas atividades administrativas. Nesse tipo de atividade predomina a presença hierárquica do líder da célula, indicando que a autonomia dos membros e monitores dos GSAs estudados é claramente limitada. As informações disponíveis são consideradas suficientes para o desempenho das atividades, e as reuniões para repasse de informações, avaliação de resultados e negociações parecem acontecer periodicamente. Contudo, o processo de comunicação e a disseminação das informações são centralizados no líder da célula. Os GSAs foram implementados por meio de negociação entre empresa e sindicato, evidenciando que essa forma de organizar o trabalho tende a inserir os trabalhadores no processo de inovação e transformação das suas áreas de trabalho e, portanto, nas estratégias de competitividade empresarial na região do Grande ABC.
Palavras-Chave Áreas de Apoio. Grupos Semi-Autônomos. Trabalho em Grupo.
Ano 2004
Material Visualizar Material
Autor(a) Luiz Soares da Cruz
Orientador(a) Prof. Dr. Jeroen Johannes Klink
Título POLÍTICAS PÚBLICAS E CIDADE ACESSÍVEL (SANTO ANDRÉ E AS POLÍTICAS VOLTADAS ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA)
Resumo A pesquisa tem por objetivo identificar as políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência na cidade de Santo André, no sentido da construção de uma cidade acessível. Através das entrevistas verificou-se que as políticas adotadas apresentaram-se dentro de uma política geral da administração, como um processo de inclusão social e cidadania. A construção das políticas, voltadas às pessoas com deficiência iniciou-se em 1997 com a criação da Secretaria de Cidadania e Ação Social e respectivas assessorias de direitos, da mulher, da terceira idade e, particularmente, das pessoas com deficiência. Na gestão posterior, esse trabalho ficou vinculado à Secretaria de Participação e Cidadania no Departamento de Defesa de Direitos da Cidadania. Com base num diagnóstico elaborado preliminarmente sobre a situação da deficiência no município foi possível desenvolver políticas nesse âmbito. Avançou-se na perspectiva da formulação de políticas de participação e inclusão social das pessoas com deficiência, através de debates, palestras, fóruns de decisão construídos pelo governo municipal, como por exemplo, o Orçamento Participativo. A política desenvolvida na cidade de Santo André, embora não pretenda ser modelo, não deixa de ser uma referência às outras cidades da região e com certeza do país, no sentido de que uma cidade acessível é possível de ser construída.
Palavras-Chave Política Pública. Deficiência. Acessibilidade. Cidade Acessível.
Ano 2004
Material Visualizar Material
Autor(a) Marli Puertas Popolin Rossi
Orientador(a) Prof. Dr. Roberto Elísio dos Santos
Título A INSERÇÃO DA ASSESSORIA DE EMPRENSA NA INDUSTRIA AUTOMOBILÍSTICA DO ABC
Resumo Este trabalho visa verificar o papel e o perfil da assessoria de imprensa nas montadoras de automóveis do Grande ABC. Foram analisadas as estruturas do departamento de assessoria de imprensa da Ford do Brasil, da General Motors do Brasil e da Volkswagen do Brasil. Procurou-se também verificar as principais atividades desenvolvidas por essa área, sua postura diante de situações de crise e o futuro da assessoria de imprensa.
Palavras-Chave Assessoria de Imprensa. Comunicação Empresarial e Planejamento.
Ano 2004
Material Visualizar Material
Autor(a) Nilson Gessoni Sapata Aguilar Ferreira
Orientador(a) Prof. Dr. Marco Antonio Pinheiro da Silveira
Título IMPACTOS DA INFORMATIZAÇÃO NA GESTÃO DE SUPERMERCADOS
Resumo Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada em 27 supermercados de diferentes portes, na qual se buscou avaliar os impactos da informatização na gestão destes estabelecimentos. O setor de comércio, e particularmente os supermercados, realizam investimentos em tecnologia da informação (TI) inferiores aos dos setores da indústria e de serviços. O método de pesquisa utilizado foi o de levantamento, e os principais aspectos investigados foram: estrutura de TI predominante, projetos de TI mais importantes, fatores críticos de sucesso (FCS) para projetos de TI e impactos da informatização nas operações dos supermercados. A análise se baseou na percepção dos gerentes com relação a estes aspectos. Observou-se que os supermercados de porte médio em geral possuem rede cliente/ servidor como estrutura de TI, enquanto nos de grande porte predomina mainframe. O projeto de TI considerado mais importante entre os estabelecimentos pesquisados foi o PDV (Ponto de Venda), seguido pelo TEF (Transferência Eletrônica de Fundos) e depois EDI (Electronic Data Interchange). Os FCS de maior importância, segundo os entrevistados, são o ?apoio da alta gerência?, e ?integração entre as áreas da empresa?. Finalmente, constatou-se que no estágio atual de informatização destes supermercados o principal impacto percebido pelos gerentes é a maior agilidade no atendimento ao cliente.
Palavras-Chave Impactos da Informatização. Tecnologia da Informação.
Ano 2004
Material Visualizar Material
Autor(a) Roberto Gondo Macedo
Orientador(a) Prof. Dr. Antonio Carlos Gil
Título PRÁTICA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL NA REGIÃO DO GRANDE ABC: O CASO DE NADAI ALIMENTAÇÃO
Resumo Este trabalho busca elucidar os conceitos de aplicabilidade da Responsabilidade Social (RS) nas empresas, principalmente na região do ABC paulista, cuja relevância se apresenta por ser uma região de grande histórico industrial e atualmente situa-se como um modelo de integração terciária. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória com estudo de caso intrínseco, sendo a empresa escolhida, DE NADAI Alimentação, empresa esta que apresenta grande repercussão nacional por sua certificação em RS e, sobretudo por sua atuação na região. O trabalho analisa o processo de implantação e desenvolvimento de práticas da RS na empresa, suas contribuições para a comunidade, bem como, identificar limitações e implicações dessas práticas, com o desenvolvimento da sociedade regional. Foi implantado um questionário sobre clima organizacional, com o intuito de demonstrar a eficácia da certificação interna e também descrever a interação dos funcionários na DE NADAI. O resultado obtido demonstra que, apesar dos padrões de certificação estarem sendo cumpridos e os índices de satisfação dos funcionários altos, muitos pontos ainda devem ser aprimorados, visando uma maior integração com o processo de aplicabilidade em RS.
Palavras-Chave Corporativismo. Regionalidade. Responsabilidade Social.
Ano 2004
Material Visualizar Material
Autor(a) Ruy Alexandre Morel Barbosa
Orientador(a) Prof. Dr. Sergio Crispim
Título ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS DAS PRINCIPAIS EMPRESAS DE ALUMÍNIO NO BRASIL ENTRE 1990 E 2003
Resumo O objetivo deste trabalho é discutir e entender as estratégias implementadas pelas empresas ao longo do seu ciclo de vida. O cenário utilizado para o desenvolvimento deste estudo foi a indústria do alumínio no Brasil, no período de 1990 a 2003, com ênfase nas principais empresas do setor: ALCAN, ALCOA e CBA. O alumínio é um metal relativamente novo, se for considerada a sua utilização em escala industrial, que data do final do século XIX. As indústrias se estabeleceram e começaram a explorar o mercado brasileiro a partir de 1940, portanto, há apenas meio século. Apesar disso, esta indústria é extremamente representativa: o país é o sexto maior produtor mundial, possuindo a terceira maior reserva de bauxita. As três empresas que lideram o mercado nacional iniciaram a década de 90 com estratégias distintas e excludentes, em situações extremamente diferentes com relação ao perfil de seus negócios e aos resultados apresentados. Para garantir a sobrevivência do negócio no Brasil que, durante este período, pôs em prática vários planos econômicos e experimentou crises, além do alinhamento imposto ao mercado pelo processo de globalização, estas empresas tiveram que mudar suas estratégias e se adaptar. Apesar de competirem pelos mesmos mercados e apresentarem números imponentes, as atuações das empresas ? ALCAN, ALCOA e CBA ? que serão objeto deste estudo, estão sendo traçadas por marcantes diferenças estratégicas. A ALCAN caracterizava-se por um grau de diversificação entre moderado e elevado relacionado restrito, sendo que promoveu entre os anos de 1993 e 1996 uma reestruturação em que reposicionou seus negócios para o foco na cadeia de valor de laminados. A ALCOA caracterizava-se por um grau de diversificação muito elevado não relacionado sendo que, a partir do ano de 1996, iniciou um processo de seleção dos negócios com foco na cadeia de valor do alumínio. Este processo ainda se encontra em andamento. A CBA caracterizava-se por um baixo grau de diversificação dominada pelo alumínio primário. Durante o período estudado, manteve a determinação de investir da mesma forma, mantendo a mesma estratégia de liderança no custo total. Das três empresas estudadas, a CBA foi a que apresentou os melhores resultados, com movimentos suaves e consistentes ao longo de todo o período, o que demonstrou ser uma estratégia mais acertada para empresas com este perfil.
Palavras-Chave Estratégia de Negócios.
Ano 2004
Material Não disponível
Autor(a) Vera Lucia Filippelli Garcia
Orientador(a) Prof. Dr. Sergio Crispim
Título GESTÃO FINANCEIRA NA MICRO E PEQUENA EMPRESA
Resumo A despeito da quantidade de pequenos negócios que são abertos e fechados num período inferior a cinco anos é crescente o desejo de abrir um negócio próprio, começar uma nova atividade, em particular nas pessoas dispensadas de suas atividades nas empresas de grande porte. Fatores externos à pequena empresa, que afetam de forma negativa o seu desempenho, talvez tivessem seus efeitos minimizados se o seu proprietário / gerente tratasse as questões do dia-a-dia de maneira sistematizada e constante, como recomendam os estudiosos da gestão empresarial. Em particular a gestão financeira, uma vez que os fatores financeiros estão entre as causas do fechamento das empresas. A proposta deste trabalho não foi conhecer os resultados numéricos das empresas pesquisas, mas sim confrontar os procedimentos encontrados e os recomendados, conforme apresentados no referencial conceitual. A pesquisa foi realizada em quatro empresas da região do ABC, com mais de um ano e menos de quatro anos de existência, focando assim a fase considerada crítica na sobrevivência das empresas. O estudo de caso foi o procedimento adotado para a coleta de dados desta pesquisa que teve um caráter descritivo. O principal objetivo foi identificar as práticas adotadas pelos gestores financeiros, suas características e as características das empresas que participaram da pesquisa.
Palavras-Chave Gestão Financeira. Micro Empresa.
Ano 2004
Material Visualizar Material