Affaires Internationales Relaciones Internacionales International Affairs Affari Internazionali международные отношения
Pós Stricto Sensu

Acervo de Dissertações - 2005


Autor(a) Ademir Lamenza
Orientador(a) Prof. Dr. Luis Paulo Bresciani
Título AS MUDANÇAS NA ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO NA INDÚSTRIA GRÁFICA DO GRANDE ABC: UM ESTUDO SOBRE O SEGMENTO "OFF SET"
Resumo O presente trabalho tem por objetivo caracterizar a indústria gráfica do ponto de vista da gestão, tecnologia, inovação e competição. A economia ao longo de sua história foi marcante por alguma situação peculiar que a caracterizasse. Em particular a partir da década de 1960 acompanhamos o crescimento em larga escala na região do Grande ABC onde, a indústria automobilística e seus fornecedores necessitaram de maior estrutura e apoio para as suas operações, provocando alterações nos modos de atuação das empresas industriais no país. Nessa mesma direção pelas necessidades criadas à época, a indústria gráfica na região do ABC também teve seu crescimento para atender a demanda e, criando o caráter da regionalidade e se fortalecendo economicamente. Entretanto a partir da década de 1980 com as crises econômicas e a abertura de mercado, houve uma redução nos postos de trabalho, mas as empresas também alteraram as formas de produzir. O trabalho de campo foi apoiado num referencial teórico baseado na revisão bibliográfica e um roteiro de entrevistas que orientou a coleta de dados. Na presente pesquisa foram realizadas entrevistas com os sujeitos relacionados e verificação de documentos. A análise realizada buscou confrontar os dados coletados e sistematizados com o quadro conceitual utilizado para a elaboração da pesquisa, possibilitando apurar as principais transformações verificadas no segmento estudado, bem como oferecendo embasamento para a tomada de decisão dos atores econômicos envolvidos com o desenvolvimento da indústria gráfica no Grande ABC.
Palavras-Chave Indústria Gráfica. Gestão. Inovação e Regionalidade.
Ano 2005
Material Visualizar Material
Autor(a) André Luiz de Aquino
Orientador(a) Prof. Dr. Luis Paulo Bresciani
Título ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS: A FORMAÇÃO DO PÓLO BRASILEIRO DO COSMÉTICO EM DIADEMA
Resumo Diante da discussão sobre a reorganização das atividades industriais regionais em torno de Arranjos Produtivos Locais, surgiu o interesse para realização do presente estudo. O objetivo é explorar a forma como se configurou o Arranjo Produtivo Local, objeto da presente pesquisa. Temos por objetivo contribuir para a discussão sobre a reorganização produtiva industrial nacional, através da avaliação do processo de formação de um Arranjo Produtivo Local, localizado em um município urbano com alta concentração demográfica. Trata-se de um Arranjo Produtivo Local das industriais que exploram um segmento de produtos de consumo, dinâmico e pujante - o setor de cosméticos. O estudo apresenta a articulação dos atores regionais em tornode objetivos convergentes, descrevendo o protagonismo pelo poder público local, na identificação da vocação econômica municipal, no levantamento das necessidades das industriais locais e no aproveitamento das oportunidades identificadas. Também, são relatadas as dificuldades encontradas para a formação do Arranjo Produtivo Local, assim como, as ações que foram implementadas para que fosse iniciada a integração dos atores.
Palavras-Chave Arranjo Produtivo Local. Setor de Cosméticos.
Ano 2005
Material Não disponível
Autor(a) Antonio Nelso Ribeiro
Orientador(a) Prof. Dr. Jeroen Johannes Klink
Título LIMITES E POTENCIALIDADES PARA EXPORTAÇÕES DE MICROS E PEQUENAS EMPRESAS
Resumo Este trabalho de pesquisa teve como objetivo principal analisar os limites e as potencialidades para exportações de micro e pequenas empresas na região do Grande ABC, na percepção de três grupos de atores, aqui denominados: Agentes universitários, Agentes de Segmentos Empresariais e Agentes de Órgãos de Apoio. O projeto também contemplou o ambiente de pesquisa proporcionado pelo projeto universitário denominado "ExportABC", do Centro Universitário de Santo André UNIA. Desta forma, num primeiro momento foram apresentados os conceitos fundamentais de cooperação entre empresas, cluters e arranjos produtivos locais e dos conceitos sobre região, regionalismo e regionalidade, bem como do desenvolvimento local integrado e sustentável. A pesquisa exploratória envolvendo os sujeitos que fizeram parte desta dissertação foi realizada na região do Grande ABC, contando com a participação de grupos de alunos do UNIA que desenvolveram trabalhos de prospecção com os segmentos empresariais previstos no projeto. A metodologia científica foi devidamente observada em todos os aspectos que se fizeram necessários para o desenvolvimento dos trabalhos, principalmente na coleta de dados através da prospecção de segmentos empresariais, entrevistas e questionários, previstos na pesquisa, os quais foram analisados em confronto com o referencial conceitual e os objetivos apresentados no início dos trabalhos. Desta forma, ao final as conclusões apresentadas caracterizaram-se em proporcionar uma maior familiaridade com o fenômeno pesquisa focando os "Limites e Potencialidades para Exportações de Micros e Pequenas Empresas do Grande ABC", na percepção dos Agentes Universitários, Agentes de Segmentos Empresariais e Agentes de Segmentos Empresariais e Agentes de Órgãos de Apoio. Ao mesmo tempo, apresenta formulação de hipóteses para continuidade dos estudos.
Palavras-Chave Exportações. Região do Grande ABC.
Ano 2005
Material Não disponível
Autor(a) Bárbara Regina Lopes Costa
Orientador(a) Prof. Dr. Gino Giacomini Filho
Título SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR (SAC) E A COMUNICAÇÃO DE MARKETING
Resumo Este estudo exploratório tem como objetivo identificar como estão sendo utilizadas as informações do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) na comunicação de marketing, que aqui está representado pelo segmento alimentício. Para atender ao objetivo, foi necessário, primeiramente, conhecer a evolução do conceito de marketing, da defesa do consumidor e do SAC, mediante uma revisão bibliográfica. Foram analisadas a opinião e a experiência de sete especialistas em SAC e a prática de três empresas na condução de sues SACs, permitindo assim apurar como as atividades organizacionais de marketing e comunicação se compõem com os SACs. O resultado permite concluir que o SAC é um excelente instrumento estratégico, com potencial de alimentar todas as ações empresariais, inclusive as ações de comunicação de marketing; no entanto, algumas empresas utilizam de forma tímida, as informações do SAC na comunicação de marketing.
Palavras-Chave Comunicação Social e Gestão Empresarial. Marketing. SAC.
Ano 2005
Material Visualizar Material
Autor(a) Cynthia Hisako Sakaguchi Ito
Orientador(a) Prof. Dr. Sergio Crispim
Título IMPORTÂNCIA CRESCENTE DAS ALIANÇAS ESTRATÉGIAS NO AMBIENTE COMPETITIVO ATUAL - CASO: JOINT VENTURE LG. PHILIPS DISPLAYS
Resumo Os objetivos desta dissertação são: identificar os fatores que levaram as empresas LG e Philips a constituírem uma joint venture; descrever a estratégia e o processo de formação da joint venture e verificar os resultados obtidos pela joint venture desde sua formação, assim como revisar conceitos e analisar o mercado competitivo atual. No atual ambiente competitivo globalizado, as empresas são levadas, cada vez mais, a estabelecer redes de relacionamentos estratégicos para complementar seus recursos de forma a atender às renovadas exigências dos consumidores e manterem-se competitivas no mercado. Uma das mais importantes respostas a essas condições competitivas de mercado tem surgido de colaboração e parceria com outras empresas, como um elemento do processo de direcionamento ao mercado. Na última década, houve uma considerável ampliação, no cenário internacional, dos processos de fusões e aquisições, assim como alianças estratégicas e parcerias. Entre eles o de associação entre empresas, conhecido também como joint venture. Apesar da crescente popularidade, as joint ventures tornaram-se uma forma de organização muito complexa e problemática. Em um estudo sobre joint venture formadas entre 1924 e 1985, Harrigan constatou que apenas 46% tiveram êxito. Nesse contexto, a LG.Philips Displays mostra-se um estudo de caso interessante, mesmo porque é uma empresa que se originou de outras duas de culturas diferentes. A LG é uma empresa de origem coreana e cultura oriental enquanto a Philips é de origem holandesa e cultura ocidental. A estrutura da dissertação que se segue está organizada na fundamentação conceitual do contexto atual do mercado e suas exigências, da cultura organizacional e também dos modelos de fusões, aquisições e alianças estratégicas, no estudo do contexto histórico das duas organizações antes e depois da formação da joint venture, motivações para a associação, aspectos culturais da LG.Philips Displays, e conclusões finais.
Palavras-Chave Empresas LG e Philips. Joint Venture.
Ano 2005
Material Visualizar Material
Autor(a) Daniel Moraes de Campos
Orientador(a) Prof. Dr. Silvio Augusto Minciotti
Título A ANÁLISE DO VALOR PERCEBIDO PELO CLIENTE COMO FERRAMENTA PARA A FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS
Resumo O objetivo deste trabalho é identificar os atributos formadores do valor percebido pelo cliente e a sua contribuição para a formulação de estratégias competitivas. O tema é relevante e atual no contexto da competitividade empresarial e do pensamento do marketing estratégico. O conhecimento dos componentes do valor percebido pelo cliente, em produtos e serviços, permite à empresa formular estratégias baseadas nesses atributos de valor, favorecendo a obtenção de vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes. Neste trabalho serão explorados conceitos de valor segundo várias ciências e a teoria de valor percebido, expresso por autores como Zeithaml (1988), Woodruff (1997) e Chang & Wildt (1994) que dão suporte ao uso do método estatístico da conjoint analysys como ferramenta para análise do valor -percebido pelos clientes.
Palavras-Chave Competitividade. Estratégia. Valor Percebido. Vantagem Competitiva.
Ano 2005
Material Visualizar Material
Autor(a) Edson Coutinho da Silva
Orientador(a) Prof. Dr. Silvio Augusto Minciotti
Título A APLICAÇÃO DO MARKETING SOCIAL AO PLANEJAMENTO ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE
Resumo Esta dissertação aborda a aplicação do marketing Social na gestão pública e visa identificar quais as suas estratégias e práticas que estão presentes nas atividades vinculadas ao planejamento e à implementação das políticas públicas de saúde da Região do ABC Paulista e avaliar suas efetividades. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, a aprtir de um estudo de casos múltiplos, utilizando um instrumento de avaliação dos estágios das atividades do marketing social desenvolvido por Weinreich (1999), que foi adaptado à necessidades e peculiaridades do trabalho. Os resultados indicam que, dos quatro estágios nos quais se dividem as atividades de Marketing Social, conforme parâmetro adotado - planejamento, pré-teste, implementação e avaliação - as estratégias e as práticas relacionadas à implementação são adotadas pelos três municípios; já o pré-teste não é adotado por nenhum deles; e, finalmente, o planejamento e avaliação foram observados como completa aplicação apenas no município de São Caetano do Sul. Observou-se, também, que dos quatro tipos de mudanças sociais propostos por Kotler (1978) - cognitiva, de ação, de comportamento e de valor - em Santo André e São Bernardo do Campo apenas as mudanças cognitiva e de ação são utilizadas, ainda que parcialmente, de ações de Marketing; em São Caetano do Sul, além dessas duas já citadas, notou-se que ações objetivando mudanças de comportamento, também adotavam práticas de Marketing. A mudança de valor não foi detectada em nenhum deles.
Palavras-Chave Marketing Social. Mudança Social e Saúde Pública.
Ano 2005
Material Visualizar Material
Autor(a) Expedito Nunes
Orientador(a) Prof. Dr. Antonio Carlos Gil
Título O FÓRUM DA CIDADANIA DO GRANDE ABC
Resumo O fenômeno da globalização tem se manifestado em inúmeros momentos da história, mas é com o fim da Guerra Fria, em 1989, que ocorre a intensificação do volume das relações transnacionais com a migração dos fluxos de capitais de uma parte a outra do planeta, facilitada pelo avanço das tecnologias de comunicação, na busca por melhor remuneração. Procurando reduzir os efeitos dessa globalização, que tem provocado efeitos sociais e econômicos indesejáveis, as populações têm criado mecanismos de reação a esses efeitos. Surgem movimentos que buscam a (re)valorização do local e do regional, fazendo um contraponto às teorias que preconizam o fim do Estado-nação. A Região do Grande ABC, um conglomerado de sete municípios a sudeste da Região Metropolitana de São Paulo, desenvolveu-se a partir dos anos 50 ao abrigar grandes montadoras de automóveis e suas fornecedoras de autopeças, que praticavam um modelo de produção no modelo fordista, o que a fez sofrer fortemente os efeitos negativos da globalização, gerando um grande passivo ambiental, social e econômico. Para buscar resposta a esses problemas, criou-se na região, em 1990, o Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia do Tamanduatey e Billings, composto pelos prefeitos dos sete municípios da região, cujo principal objetivo era encontrar solução para a destinação dos resíduos sólidos e a degradação ambiental observada nas áreas de mananciais. A redução das suas ações a partir das eleições municipais de 1992 levou a uma reação da sociedade civil regional que se articulou, em 1994, em torno do movimento "Vote no Grande ABC", visando a eleição de parlamentares comprometidos com a região. A edição da "Carta do ABC" em 1994 apresenta os fundamentos e objetivos do "Fórum da Cidadania do Grande ABC", que foi formalizado em 1995 como uma aglutinação de entidades civis, ímpar na história recente regional, composto por representantes dos seguintes segmentos sociais: indústria, comércio, serviços, sindicatos, profissionais liberais e movimentos populares, através das suas entidades representativas. Essa articulação deu um grande impulso para o resgate do sentimento de regionalidade da sociedade civil local e, com o apoio da imprensa regional, o Fórum desenvolveu inúmeras ações em prol da cidadania na região, chegando a congregar em torno de 120 entidades. A "participação cidadã" gerou um grande volume de ações como debates, seminários, workshops, encontros, artigos na imprensa e deu uma grande visibilidade ao Fórum, dentro e fora da região, tornando-o um ator fundamental na discussão das questões regionais. Uma dessas ações levou à criação da "Câmara Regional do ABC", uma instância política que incorpora representantes do governo do Estado, das prefeituras locais, das câmaras de vereadores, deputados eleitos pela região, dos sindicatos, das universidades, dos empresários e do Fórum. A Câmara Regional, contudo, atrai para si as atenções das lideranças locais e o Fórum passa a experimentar uma curva de declínio da sua representatividade inicial, perdendo importância no arranjo institucional regional, sofrendo o abandono das suas principais lideranças do início do movimento. No intuito de registrar, analisar e compreender esses fatos em torno do Fórum da Cidadania do Grande ABC é que se empreendeu a presente pesquisa.
Palavras-Chave Cidadania. Fórum. Novo Regionalismo. Participação Cidadã. Sociedade Civil.
Ano 2005
Material Visualizar Material
Autor(a) Fulvio Cristofoli
Orientador(a) Prof. Dr. Marco Antonio Pinheiro da Silveira
Título CONTRIBUIÇÕES OBTIDAS COM A IMPLANTAÇÃO DE UM WEB SITE DE COMÉRCIO ELETRÔNICO: UM ESTUDO NO SETOR DE TRANSPORTE DE ENCOMENDAS
Resumo Esta pesquisa consiste num estudo sobre as contribuições obtidas com a implantação de um web site de comércio eletrônico, realizado em empresas de entrega de encomendas. O método de pesquisa utilizado foi o de estudo de múltiplos casos. O instrumento de pesquisa adotado subdividiu-se em: simulação e análise dos web sites, entrevistas com gerentes das empresas e entrevistas com clientes usuários dos web sites, e sua elaboração teve como base modelos apresentados na literatura, que identificam recursos que podem ser disponibilizados num web site de comércio eletrônico, especialmente os modelos de Angehrn (1997) e Diniz (2000). O estudo foi realizado em oito empresas, e conclui que: Ainda é baixa a disponibilização de transação e relacionamento com clientes em seus web sites, segundo o que é apresentado nos modelos teóricos; Apesar disso, os gerentes das empresas e clientes têm um nível de satisfação alto com os web sites. Mas os primeiros apontam para a necessidade de serem melhorados. Observou-se que tanto gerentes quanto os clientes usuários desconhecem o que um web site realmente pode oferecer em questões de transação, relacionamento e usabilidade. O estudo concluiu que empresas e clientes identificam as contribuições do web site, e que clientes consideram este um elemento determinante na escolha da empresa fornecedora do serviço. Porém observou-se que esta ferramenta pode ter papel mais relevante. O indicador é que a empresa líder de mercado no setor de transportes não possui o web site mais bem elaborado. Os web sites melhor avaliados na análise foram o de duas empresas multinacionais.
Palavras-Chave Análise dos Web Sites. Contribuições do Comércio Eletrônico. E-commerce. Percepção dos Usuários. Vantagem Competitiva.
Ano 2005
Material Visualizar Material
Autor(a) Heleni Barreiro Fernandes de Paiva Lino
Orientador(a) Profª. Drª. Priscila Ferreira Perazzo
Título A GUARDA MUNICIPAL DE SANTO ANDRÉ E A AMPLIAÇÃO DE SUAS ATRIBUIÇÕES
Resumo A oferta de uma segurança pública democrática que atenda aos imperativos das atuais formas de exercício da cidadania, vem trazendo para o poder local a consciência de que uma parte expressiva dos instrumentos úteis e indispensáveis ao provimento da segurança pública estão sobre o controle do município, tendo a guarda municipal papel preponderante nas ações de segurança pública. A proposta desse trabalho é verificar a Guarda Civil Municipal de Santo André, denominação civil acrescida à corporação no ano de 2001, por meio da percepção de seus agentes, do poder local, e, suas relações com a Polícia Militar do Estado de São Paulo. Com suas atividades limitadas, ainda que propostas de ampliação estejam em discussão, as Guardas Municipais terminam por experimentar identificação com os modelos vigentes de polícia, e, com a cultura prevalecente. Nesse sentido, a pesquisa pretendeu aprofundar o conhecimento da realidade existente na Guarda Civil Municipal de Santo André, e trazer à tona a diversidade entre a identidade instituída e a identidade instituinte, seu despreparo para o exercício de novas atribuições, as incertezas do gestor local sobre as atuais e futuras funções da corporação em face das formulações pretendidas pelo Sistema Único de Segurança Pública.
Palavras-Chave Gestão das Cidades. Guarda Municipal. Segurança Pública.
Ano 2005
Material Visualizar Material
Autor(a) Ivete Garcia
Orientador(a) Prof. Dr. Luis Paulo Bresciani
Título AS OPERÁRIAS DO ABC REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA, RELAÇÕES DE GÊNERO E PARTICIPAÇÃO SINDICAL FEMININA NOS ANOS 1990
Resumo O estudo apresenta as características da participação política das mulheres no movimento sindical e investiga sua participação nas instâncias de organização e direção com foco em três categorias do ramo profissional: Metalúrgico, químico e de vestuário. A escolha da Região do Grande ABC como cenário da pesquisa se justifica pelo seu peso econômico e político - berço do "novo sindicalismo" e de movimentos sociais que contribuíram no processo de redemocratização do País. Procuramos identificar as possibilidades e os limites do debate das relações de gênero e sua articulação com as propostas do movimento de mulheres e com o feminismo no interior dos sindicatos. Pesquisamos também as cláusulas dos acordos coletivos, as reivindicações das trabalhadoras e as estratégias de ampliação da participação feminina no movimento sindical. O pano de fundo desta pesquisa são as transformações no mundo do trabalho mediante a reestruturação e as mudanças nos processos de trabalho e suas consequências para o trabalho feminino. Partindo de bases teóricas, dados estatísticos e documentais e de um diálogo com as experiências de lideranças sindicais que vivenciaram esse processo, a pesquisa enfoca, portanto, a inter-relação entre os novos modelos produtivos e as relações de gênero na conquista de novos direitos no mundo do trabalho.
Palavras-Chave Região do Grande ABC. Relações de Gênero.
Ano 2005
Material Visualizar Material
Autor(a) Marco Moretto Neto
Orientador(a) Prof. Dr. Jeroen Johannes Klink
Título PROTAGONISMO COMUNITÁRIO EM PARANAPIACABA: O IMPACTO DAS AÇÕES GOVERNAMENTAIS NO DESENVOLVIMENTO SÓCIO-ECONÔMICO-COMUNITÁRIO DA VILA DE PARANAPIACABA NO PERÍODO DE 2001 A 2004
Resumo A instalação de uma unidade administrativa local e a compra de parte da Vila de Paranapiacaba pela Prefeitura Municipal de Santo André, mudaram os paradigmas de gestão pública local. A proposta de implantação de um plano de desenvolvimento turístico com responsabilidade social na Vila de Paranapiacaba, contornando a situação sócio-política-econômica e estrutural desfavorável instalada quando a administração municipal comprou a Vila em 2002, indicaram a possibilidade de reconversão econômica com inclusão social. Esta pesquisa apresenta os indicadores sociais, econômicos e comunitários atuais comparando-os com dados anteriores ao ano de 2001 e indica as dificuldades e as mudanças que ocorreram neste curto período, que se refletem no comportamento da população, na preservação das culturas locais, no desenvolvimento de processos de participação, na introdução e prática de novas formas de inserção social, no engajamento das pessoas no processo, no incentivo à iniciativa de auto-sustentação e adoção de comportamentos responsáveis e éticos, na garantia de usos sustentáveis de áreas naturais e de proteção das culturas locais e na auto-geração de renda e emprego.
Palavras-Chave Desenvolvimento Sócio-Econômico. Participação Popular. Poder Local. Protagonismo Comunitário. Turismo.
Ano 2005
Material Visualizar Material
Autor(a) Margarete Bonaldi Ascencio Cansado
Orientador(a) Prof. Dr. Gino Giacomini Filho
Título A GESTÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO FACE À DIVERSIFICAÇÃO DE SUA OFERTA NO BRASIL
Resumo Esta dissertação aborda a gestão das instituições de ensino superior (IES) na Região do Grande ABC no que se refere aos cursos de graduação e vista a identificar procedimentos adotados por essas instituições em relação à oferta diversificada desses cursos, previstos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória, a partir de estudos de casos múltiplos, contemplando a avaliação de três coordenadores de cursos de instituições de ensino superior daquela região, bem como de três especialistas sobre o tema abordado. Os resultados obtidos com a pesquisa permitem concluir que a gestão dos cursos de graduação encontra-se em fase de adaptação à LDB, e que fatores como duração, preço, comunicação e qualidade do produto educacional influenciam a oferta desses cursos pelas instituições de ensino superior, o que pode trazer impactos no mercado e públicos atendidos pelas IES.
Palavras-Chave Gestão das Instituições de Ensino Superior. Gestão dos Cursos de Graduação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB.
Ano 2005
Material Visualizar Material
Autor(a) Maria Aparecida de Carvalho
Orientador(a) Profª. Drª. Priscila Ferreira Perazzo
Título PERFIL DEMOGRÁFICO INTRA-URBANO DE SÃO CAETANO DO SUL: UMA FERRAMENTA DE GESTÃO
Resumo Este estudo surge da necessidade de demonstrar que as análises tradicionais com base nos resultados gerais dos municípios tornam artificialmente invisíveis as desigualdades e disparidades socioeconômicas existentes no interior dos municípios. Nesse sentido, esta pesquisa procura aprofundar o conhecimento da realidade das Áreas de Ponderação de São Caetano do Sul e trazer à tona a diversidade, também presente no município com melhor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) do Brasil. Não se pretende formular soluções ou propostas, senão fornecer subsídios e informações socioeconômicas como ferramenta para a elaboração e gestão de políticas públicas municipais.
Palavras-Chave Demografia. Ferramenta de Gestão. Gestão das Cidades. Perfil Intra-urbano. Planejamento Urbano.
Ano 2005
Material Visualizar Material
Autor(a) Mario Maurici de Lima Morais
Orientador(a) Prof. Dr. Jeroen Johannes Klink
Título A GESTÃO PÚBLICA E A TRANFORMAÇÃO DA AUTO-IMAGEM DA COMUNIDADE: ESTUDOS DE CASO DE SANTO ANDRÉ(SP) 1997/2000
Resumo A proposta deste trabalho é discutir as possibilidades de ação da administração pública sobre a auto-imagem de uma cidade, a partir da evocação de representações presentes no imaginário coletivo mediante a política urbana implementada no Município e as ações de comunicação do governo municipal. Tais possibilidades são debatidas a partir da experiência de Santo André (SP), durante os anos 1997/2000, quando foi governada pela segunda vez pelo prefeito Celso Daniel. O ponto de partida é uma pesquisa qualitativa sobre o imaginário coletivo andreense, realizada em 1997, quando a cidade projetava uma auto-imagem de cidade sem rumo, parada no tempo. Seus resultados são comparados, posteriormente, à auto-imagem andreense aferida em uma pesquisa realizada no início de 2001, procurando identificar que ações desenvolvidas pela gestão municipal contribuíram para a transformação verificada. Após esse levantamento e análise, o estudo sugere a formulação de hipóteses sobre como o poder público - partindo da evocação de símbolos presentes no imaginário de uma comunidade - pode agir para transformar sua auto-imagem, utilizando-se dos veículos de comunicação, das dimensões mediáticas da própria política urbana ou, ainda, da ação mobilizadora que evoca o patriotismo urbano da população.
Palavras-Chave Comunicação Pública. Imaginário Coletivo.
Ano 2005
Material Visualizar Material
Autor(a) Maristela Leda Landi dos Santos
Orientador(a) Prof. Dr. Luis Paulo Bresciani
Título O PERFIL DO EMPREGO NO SETOR PETROQUÍMICO DO GRANDE ABC: UM ESTUDO SOBRE OS ANOS 90
Resumo O processo de modernização e reestruturação produtiva, caracterizado pela automação microeletrônica e de novos modelos e práticas organizacionais (em termos da gestão da produção e do trabalho), está alterando os padrões de emprego industrial, sugerindo sistemáticas transformações na sua estrutura. Procurando ampliar o entendimento de tal questão, este estudo analisa a estrutura do emprego operacional na indústria petroquímica do Grande ABC. A investigação esteve baseada em consultas ao banco de dados do Ministério do Trabalho e do Emprego, a RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), no período de 1986/2002 e em estudo de caso envolvendo três empresas do Pólo Petroquímico do Grande ABC. Como resultado do estudo é possível identificar uma dinâmica de emprego que se diferencia no decorrer do período, o que nos leva a falar sobre a mudança do perfil do trabalhador. Identificamos uma redução acentuada entre os trabalhadores do grupo operacional, o que sugere maior intensificação do processo de reestruturação industrial. Outro aspecto que merece destaque é a transição da concentração da força de trabalho das faixas de menor escolaridade para faixas de maior grau de educação formal. A variável idade revela certo "envelhecimento" da força de trabalho, constatação convergente com as tendências relativas ao tempo de serviço, ou seja, maior estabilidade de emprego. A análise de sexo revela que o setor petroquímico mantém-se eminentemente masculino, semelhante aos padrões da década de 1980, e que as oportunidades de emprego para as mulheres migraram das grandes empresas para as de menor porte, indicando uma precarização do trabalho feminino. Quanto às empresas, a pesquisa converge para o cenário onde o operador limitado, de trabalho fragmentado e pouco discernimento, típico do modelo taylorista/fordista de organização da produção deixa de ser funcional para os objetivos gerenciais, dentro da nova etapa aberta com a recente aceleração do progresso técnico. Com o avanço da automação programável, o trabalho direto nas maiores empresas da cadeia petroquímica assume um caráter mais complexo, com maior ênfase no monitoramento, passando a exigir do trabalhador maior capacidade de abstração, decisão, comunicação e um maior grau de responsabilidade. Entretanto, uma parcela significativa dos trabalhadores da indústria petroquímica empreendeu um percurso, que longe de se caracterizar pela sobrevivência, foi marcado pelo desligamento do mundo do trabalho, registrado e protegido, da moderna indústria petroquímica.
Palavras-Chave Processo de Modernização. RAIS. Reestruturação Produtiva.
Ano 2005
Material Visualizar Material
Autor(a) Paula Valéria M. M. Sgarbi
Orientador(a) Prof. Dr. Eduardo de Camargo Oliva
Título RETORNO DO INVESTIMENTO EM TREINAMENTO: UMA ABORDAGEM DE MÚLTIPLOS CASOS
Resumo O ROI em treinamento é apresentado no modelo de avaliação em níveis, proposto por Phillips, como sendo o 5º nível das etapas de avaliação que compreendem outros níveis como: reação, aprendizagem, comportamento e resultados empresariais. Esta pesquisa tem como foco o ROI em treinamento operacional, gerencial / executivo e de vendas, buscando respostas em relação ao tratamento dado pelas empresas participantes da pesquisa à questão do ROI, nos diferentes tipos de treinamento. Foi realizada uma revisão da literatura sobre três métodos de avaliação em níveis, sendo adotado o modelo teórico de Phillips (2003), nesta dissertação. A intenção era investigar "como e porque" as empresas realizam o ROI nos diferentes tipos de treinamento. O objeto desta dissertação foram três empresas: duas delas situadas no Estado de São Paulo e outra, NO Estado do rio de janeiro. Optou-se em realizar um estudo de múltiplos casos, que possibilitou um aprofundamento da pesquisadora no objeto. Foram realizadas entrevistas nas empresas e análise de documentos - quando existentes -, pelas quais a pesquisadora pôde concluir, após tabulação e análise dos dados, que apenas uma das empresas participantes realiza o ROI em sua plenitude.
Palavras-Chave Retorno do Investimento. Sistemas de Avaliação. Treinamento.
Ano 2005
Material Visualizar Material
Autor(a) Rosemeire Bento Simões
Orientador(a) Prof. Dr. Antonio Carlos Gil
Título O BAIRRO PROSPERIDADE NO CONTEXTO DA REGIONALIDADE
Resumo O presente trabalho tem por objetivo caracterizar o Bairro Prosperidade do ponto de vista econômico, verificar a percepção dos seus moradores acerca das mudanças que se processam no município de São Caetano do Sul e na Região do Grande ABC, bem como a presença de sentimento de regionalidade em relação ao Grande ABC. Para tanto, a pesquisa caracteriza-se como um levantamento por ser o delineamento mais apropriado para o alcance dos objetivos propostos. As técnicas utilizadas foram o levantamento bibliográfico e documental, o formulário, as entrevistas e a observação. A pesquisa permitiu verificar que o Bairro Prosperidade tem uma especificidade que o difere dos demais bairros de São Caetano do Sul, assim como seu perfil destoa do da Região do Grande ABC por demonstrar uma intensidade na produção de novos espaços fabris. Outros fatores que compõem essa diversidade são: a posição geográfica do bairro, a ligação afetiva que o morador tem com ele e a dinâmica social decorrente dela. A síntese desses fatores influenciam diretamente o sentimento de regionalidade do morador, que a pesquisa demonstrou ser pouco expressivo.
Palavras-Chave Caracterização de Bairro. Sentimento de Regionalidade.
Ano 2005
Material Visualizar Material
Autor(a) Sandra Rodrigues Gaspar
Orientador(a) Prof. Dr. Jeroen Johannes Klink
Título INTEGRAÇÃO REGIONAL E GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS: O PLANO DA BACIA DO ALTO TIETÊ E OS ORGANIZACIONAIS DE ARTICULAÇÕES REGIONAL DO GRANDE ABC
Resumo Este estudo foi realizado com o objetivo de verificar qual a contribuição dos organismos de articulação regional do Grande ABC (Câmara Regional do Grande ABC, Consórcio Intermunicipal das Bacias do Alto Tamanduateí e Billings e Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC), no período de 2003 e 2004, para a implementação do Plano da Bacia do Alto Tietê - PBAT, um dos instrumentos do Sistema de Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo. Trata-se de uma pesquisa de cunho exploratório, caracterizada como estudo de caso. A gestão dos recursos hídricos na região do Grande ABC foi o caso estudado. O recorte cronológico compreendeu o período de 2003 e 2004. A pesquisa teve como objetivos identificar as ações dos organismos regionais acima citados relacionadas ao Plano da Bacia do Alto Tietê e suas contribuições para a implementação deste plano da região do ABC Paulista. Concluiu-se que tais contribuições não foram significativas para a implementação do PBAT na região do Grande ABC face à própria aplicabilidade do plano na região e à fragilidade da articulação interinstitucional entre organismos regionais e os órgãos do sistema de gerenciamento dos recursos hídricos.
Palavras-Chave Gestão de Recursos Hídricos. Plano da Bacia do Alto Tietê.
Ano 2005
Material Visualizar Material
Autor(a) Valdivo José Begali
Orientador(a) Prof. Dr. René Henrique Götz Licht
Título A FORMAÇÃO DO EMPREENDEDOR POR ESCOLAS DE ADMINSITRAÇÃO: REALIDADE OU RÓTULO?
Resumo A dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa exploratória qualitativa cobrindo o uso de técnicas pedagógicas voltadas a desenvolver as dimensões atitudinal e comportamental no ensino do empreendedorismo na Região do ABC. Primeiramente, uma revisão bibliográfica é apresentada sobre (a) as constatações de David C. McClelland (1961, 1987) sobre a efetividade do Treinamento de Motivação para Realização (TMR) e (b) o uso de outras técnicas pedagógicas identificadas em papers acadêmicos, em inglês, disponíveis nos bancos de dados Proquest, Ebsco e Google Scholar (período da pesquisa: de agosto de 2004 a agosto de 2005). Numa segunda etapa, são apresentados os resultados de pesquisa de campo envolvendo cinco escolas de graduação em administração da Região do ABC objetivando identificar quais técnicas pedagógicas são usadas para desenvolver as dimensões atitudinal e comportamental dos alunos. Os resultados revelam que as escolas de Administração da Região do ABC não utilizam nenhuma dessas técnicas. Sinalizando alheamento em relação à necessidade de a Região formar empreendedores, todos ou a maioria dos coordenadores envolvidos demonstraram: (a) não conhecer nenhuma das técnicas pedagógicas concebidas para desenvolver as dimensões atitudinais e comportamentais de empreendedores; (b) não sentir a falta de docentes de empreendedorismo, contrariando a expressiva inquietude que existe na Europa e nos Estados Unidos em relação ao tema; e (c) não conhecer a existência do programa "Jovens Empreendedores", desenhado para treinar docentes e discentes nas técnicas motivacionais mencionadas. A dissertação termina concluindo que os indícios empíricos permitem afirmar que, numa avaliação generosa, o ensino do empreendedorismo nas escolas de graduação em Administração pesquisadas na Região do ABC é incipiente e pondo em dúvida se o aluno desse curso terá uma visão realística do que é requerido para ser um empreendedor bem-sucedido.
Palavras-Chave Dimensões Atitudinais e Comportamentais. Empreendedorismo. Ensino. Pedagogia Empreendedora.
Ano 2005
Material Visualizar Material
Autor(a) Vera Lucia de Carvalho
Orientador(a) Prof. Dr. Eduardo de Camargo Oliva
Título PREVENÇÃO A FRAUDES EM EMPRESAS INDUSTRIAIS DE AUTOPEÇAS NA REGIÃO DO GRANDE ABC
Resumo Nos últimos anos, os casos de fraudes muito têm ocupado os meios de comunicação. Vários motivos podem ser mencionados como causa. Um deles pode ser o fato de que com a globalização e pelo avanço tecnológico, as mudanças nas empresas ocorrem com muita rapidez e os controles internos tendem a não acompanharem a mesma velocidade, promovendo o enfraquecimento dos mesmos e contribuindo para aumentar a prática de atos ilícitos. Por outro lado, o avanço tecnológico contribui para a informatização, possibilitando melhoria para a detecção das fraudes. Esta pesquisa procurou identificar se as empresas de autopeças da Região do Grande ABC Paulista se utilizam de procedimentos e métodos com objetivo de prevenção e detecção de fraudes. Fundamentado nesse propósito, foram efetuadas entrevistas com as diversas empresas da região através de questionário que pudesse perceber a preocupação dispensada pelas empresas sobre o assunto proposto. Como resultado, foi verificado que são utilizados de alguns controles internos, porém, o assunto fraude ainda não é tratado com a transparência e cuidados necessários. Neste contexto, foi comentado e mostrado que o evento fraude deve ser tratado como risco inerente ao negócio e que devem ser identificados e implementados mecanismos para a sua prevenção e detecção. Foram mostrados alguns procedimentos como um canal exclusivo para denúncias e também a importância do Manual de Código de Ética para contribuição na prevenção de ocorrência de fraudes. Finalmente, esperamos que esta dissertação concorra para a conscientização dos empresários da importância em alertar os empregados e todos colaboradores externos de que estão atentos com relação à prevenção, à detecção e à punição em casos de ocorrências de fraudes e assim colabore para melhoria da competitividade e sustentabilidade das empresas.
Palavras-Chave Conivência. Controle Interno. Fraude. Prevenção.
Ano 2005
Material Visualizar Material
Autor(a) Vitor da Silva Bittencourt
Orientador(a) Prof. Dr. Silvio Augusto Minciotti
Título AÇÕES DE COMUNICAÇÃO PARA A PRÁTICA DO MARKETING EDUCACIONAL: UM ESTUDO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NA REGIÃO DO GRANDE ABC
Resumo Esta dissertação analisou como são realizadas as ações de comunicação e promoção nas trinta e duas Instituições de ensino Superior (IES) situadas na Região do Grande ABC. A pesquisa concentrou-se na apuração das informações concernentes as atividades de marketing desenvolvidas pelas IES para a captação de alunos para os cursos de graduação, sequências e tecnológicos no processo seletivo realizado em 2004/2005. O estudo teve como objetivo identificar, descrever e analisar como os gestores utilizam as ferramentas de promoção para a prática do marketing educacional. A Região do Grande ABC apresenta uma concentração de estabelecimentos de ensino superior, causando uma forte concorrência entre as instituições sejam publicadas ou privadas, além do que estão situadas muito próximas da capital, concorrendo com várias instituições. Existem muitas vagas disponibilizadas nas IES que não são preenchidas por uma série de fatores. A prática do marketing educacional apresenta-se como uma ferramenta de gestão útil e necessária para que as IES possam atingir os seus objetivos e melhorar a eficiência de suas campanhas. Os resultados obtidos com a pesquisa indicam que algumas instituições estão mais orientadas para a prática do que marketing educacional e com isso têm um desempenho superior na atração de candidatos das instituições conforme a organização acadêmica, e que as instituições privadas detêm a maior parcela das matrículas na região.
Palavras-Chave Comunicação. Marketing Educacional. Promoção.
Ano 2005
Material Visualizar Material
Autor(a) Wanderley Barbosa de Freitas
Orientador(a) Prof. Dr. Sergio Crispim
Título AS TEORIAS DO CAOS E DA COMPLEXIDADE NA GESTÃO ESTRATÉGICA
Resumo O principal desafio para as organizações tem sido a tentativa de acompanhar a dinâmica de seus ambientes, o que, frequentemente, é mal-sucedido. A dificuldade se deve a dois fatores: primeiro, as organizações estão sempre procurando condições de funcionamento que levam a estabilidade e regularidade, acreditando que o êxito de um negócio depende do equilíbrio através da adaptação às mudanças do ambiente; segundo, acredita-se também que as decisões e ações conduzam aos resultados previstos. O que a ciência contemporânea vem demonstrando, através das Teorias do Caos e da Complexidade, é que tanto o equilíbrio quanto a previsibilidade são exceção e não regra, válidos apenas num estreito âmbito das nossas experiências. A vida organizacional é um fenômeno complexo, instável e imprevisível, e, portanto, deve ser tratado sob uma perspectiva condizente com esta realidade.
Palavras-Chave Administração. Gestão estratégica. Teoria do Caos. Teoria da Complexidade.
Ano 2005
Material Visualizar Material