Affaires Internationales Relaciones Internacionales International Affairs Affari Internazionali международные отношения
Pós Stricto Sensu

Acervo de Dissertações - 2011


Autor(a) Clóvis José Ramos Ferraro
Orientador(a) Prof. Dr. Luís Paulo Bresciani
Título A INTEGRAÇÃO DO SISTEMA DE TRANSPORTE PÚBLICO DE PASSAGEIROS NA REGIÃO DO GRANDE ABC: OPORTUNIDADES E OBSTÁCULOS
Resumo A pesquisa que deu origem à presente dissertação teve como objetivo identificar fatores que podem favorecer ou atuar como barreiras contra a integração do sistema de transportes público de passageiros do Grande ABC. O processo de coesão dos diversos tipos de modais surgiu como parte da solução para a crise de mobilidade enfrentada pelas regiões metropolitanas em todo o mundo, e contribui para a redução das externalidades decorrentes. A pesquisa foi desenvolvida a partir do referencial bibliográfico sobre o tema, que permitiu identificar os principais conceitos, teorias e estado da arte; a metodologia conduziu ao estudo de experiências de integração regional existentes no Brasil e no exterior. Foram realizadas também uma pesquisa baseada no método Delphi, com especialistas do setor de transportes públicos, e uma entrevista semiestruturada com a coordenadora do Grupo de Trabalho Mobilidade do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. Além de identificar os fatores e barreiras mencionados, os resultados encontrados nesta pesquisa permitem concluir que, para o processo de integração obter significativos avanços no modelo de gestão de transportes público de passageiros e na qualidade dos serviços prestados, a solução regional deve contemplar os modais de transportes não motorizados, individuais e coletivos. É necessário que seja construído um modelo sistêmico que se oriente pelas inter-relações existentes entre gestão da demanda e oferta de transportes, políticas de uso do solo e planejamento regional integrado.
Palavras-Chave Consórcios Públicos. Integração Regional. Transporte Público.
Ano 2011
Material Visualizar Material
Autor(a) Elisa Botelho de Souza
Orientador(a) Prof. Dr. Antônio Carlos Gil
Título IDENTIDADE REGIONAL NO CLUSTER COMERCIAL DA RUA OSCAR FREIRE
Resumo A presente pesquisa teve como objetivo analisar o processo de construção da regionalidade no cluster comercial da Rua Oscar Freire e seus arredores. Trata-se de um estudo exploratório fundamentado na revisão da literatura, análise de material documental, entrevista, depoimentos e observação dos atores regionais. Por se tratar de uma rua de comércio de luxo, o referencial teórico desta pesquisa abordou os conceitos de luxo, e revisão da literatura publicada sobre o tema no Brasil na última década. Por ser considerado um cluster comercial, foram estudados os conceitos de clusters e sua formação. O conceito de regionalidade foi fundamentado em Ansi Paasi. Os resultados considerados indicam a existência de uma Identidade Regional no cluster comercial da Rua Oscar Freire. Para os atores entrevistados, há uma consciência regional, o que torna possível considerar o cluster comercial como sendo uma Região, do ponto de vista sócio-construtivista proposto por Paasi.
Palavras-Chave Cluster Comercial. Luxo. Região da Rua Oscar Freire. Regionalidade.
Ano 2011
Material Visualizar Material
Autor(a) Fernanda Longhini Ferreira
Orientador(a) Profª. Drª. Raquel da Silva Pereira
Título ANÁLISE DOS INDICADORES MUNICIPAIS DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL UTILIZADOS NO GRANDE ABC
Resumo O ser humano tem causado, ao longo de sua existência, uma série de mudanças no ambiente natural e no uso de recursos naturais, afetando positivamente e de modo negativo na qualidade de vida da população. Porém, nos últimos anos vem se observando uma mudança de postura quanto às questões ambientais e a finitude dos recursos, melhorias no desenvolvimento de tecnologias limpas, e instrumentos de regulação tais como políticas públicas, legislações, de modo a estabelecer um melhor controle sobre as ações humanas no ambiente. Neste sentido, o desenvolvimento sustentável vem contribuindo com bases técnicas e científicas aliando as dimensões social, econômica, cultural, educacional e ambiental, buscando atender às demandas da sociedade, com as potencialidades do meio ambiente, necessitando de instrumentos de aferição e mensuração, denominados de indicadores de sustentabilidade. Esta pesquisa tem por objetivo principal avaliar os indicadores de sustentabilidade ambiental existentes nas prefeituras do Grande ABC Paulista, como ferramenta de gestão pública, caracterizando-se como uma pesquisa descritiva, cuja metodologia baseou-se em pesquisa bibliográfica e documental, além de entrevistas com chefes das pastas ambientais das prefeituras da Região do Grande ABC Paulista, com roteiros semi-estruturados. Os resultados apontam para uma evolução no quadro ambiental das sete cidades que compõem a região, principalmente depois do programa instituído pelo Governo do Estado de São Paulo, Protocolo Município VerdeAzul, que visa a sustentabilidade e qualidade ambiental das cidades do Estado de São Paulo, a partir de requisitos pré-estabelecidos, e pela descentralização e autonomia dos municípios para gerirem seus próprios recursos.
Palavras-Chave Gestão Ambiental. Indicadores de Sustentabilidade. Região do Grande ABC Paulista.
Ano 2011
Material Visualizar Material
Autor(a) Iderlan Charles Soares
Orientador(a) Profª. Drª. Ana Cristina de Faria
Título A GESTÃO DE CUSTOS INTERORGANIZACIONAIS E A CONTABILIDADE DE LIVROS ABERTOS EM UMA MONTADORA DE VEÍCULOS AUTOMOTORES NA REGIÃO DO GRANDE ABC
Resumo A indústria automobilística mundial sempre foi marcada por um pequeno grupo de montadoras e pelo grande número de empresas fornecedoras de peças com contratos de longo prazo e relações superficiais entre fornecedores e montadoras. Hoje, esta relação mudou muito e ocorre intenso compartilhamento de informações em toda a Cadeia de Suprimentos (CS) das empresas do setor. Diante disso, faz-se necessário que as organizações definam estratégias de gestão de custos nos relacionamentos interorganizacionais. A Gestão Estratégica de Custos (GEC) não se resume, simplesmente, às ações que busquem redução de custos individuais, mas sim ações que busquem melhorar a vantagem competitiva das empresas e CS em termos amplos. A Gestão de Custos Interorganizacionais (GCI), nesse contexto, desenvolve Gestão Estratégica de Custos focada na minimização de custos, criando vantagens competitivas frente às cadeias concorrentes. Sua prática ocorre, habitualmente, com o auxílio da Contabilidade de Livros Abertos (CLA). O objetivo geral deste trabalho é verificar como está sendo praticada a Gestão de Custos Interorganizacionais (GCI) e a Contabilidade dos Livros Abertos (CLA) em uma montadora de veículos automotores na região do Grande ABC. Foi utilizada metodologia sustentada em uma base de dados de natureza qualitativa, por meio de estudo exploratório em uma montadora localizada no Grande ABC. Considerando o caráter exploratório desta pesquisa, optou-se pelo desenvolvimento de um estudo de caso. Além da observação direta em visita à planta da montadora no Grande ABC, foram entrevistados gestores das áreas de Suprimentos, Pesquisa e Desenvolvimento, Engenharia de Qualidade de Fornecedores, Logística e Finanças. Ao lado da GCI, a CLA busca a redução de custos, aumento da rentabilidade e o compartilhamento dos ganhos adicionais entre as empresas que compõem a cadeia. Na montadora pesquisada, por meio de observação direta e das entrevistas realizadas, pode-se contatar que, com base nos fatores condicionantes (produto, componentes, níveis de relacionamento, tipo de cadeia e mecanismos), há prática da GCI e da CLA, tanto na fase da Pesquisa e Desenvolvimento, quanto na fase da produção, focadas na redução de custos e melhoria contínua dos processos e produtos. Os resultados obtidos na pesquisa evidenciam que a prática da GCI e da CLA torna os relacionamentos entre a montadora e fornecedores mais rentáveis e duradouros. A GCI e a CLA tronam-se ferramentas capazes de gerar benefícios a toda cadeia, e definitivamente devem ser incluídas na gestão estratégica das empresas.
Palavras-Chave Contabilidade de Livros Abertos. Gestão de Custos Interorganizacionais. Indústria Automobilística. Relacionamentos Interorganizacionais.
Ano 2011
Material Visualizar Material
Autor(a) João Abinajm Filho
Orientador(a) Profª. Drª. Ana Cristina de Faria
Título CONFIANÇA, COMPROMETIMENTO E EFEITO CHICOTE NA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS AUTOMOTIVA
Resumo A Cadeia de Suprimentos da indústria automotiva é uma das mais globalizadas e competitivas do mundo. Por esta razão, sempre esteve à frente na implantação de processos inovadores, tanto em tecnologia, processos, e principalmente, quanto à gestão dos negócios. Com o objetivo de aumentar o foco no "core business" e reduzir custos, as montadoras têm continuadamente terceirizado processos, o que definitivamente alterou a arquitetura da CS tradicional, tipicamente vertical nas décadas anteriores, para o formato modular. Por outro lado, a arquitetura modular requer relacionamentos mais próximos entre os atores da CS; parceria, compartilhamento das informações, confiança e comprometimento, e naturalmente as ferramentas para fazer tudo isso factível e eficiente. Entretanto, apesar das necessidades requeridas desta nova arquitetura da CS, nem todas as montadoras estão suficientemente prontas para a gestão do compartilhamento da informação com seus fornecedores, podendo gerar os danos do Efeito Chicote. As Metodologias aplicadas na Pesquisa foram; Pesquisa Bibliográfica, Pesquisa Bibliométrica e Pesquisa de Campo ou Levantamento (Survey). Conforme evidenciado nas pesquisas de campo e bibliográfica, a Confiança na CS automotivas e a adoção de medidas contra o Efeito Chicote modificam-se de acordo com a montadora. No Brasil o fraco compartilhamento de informações e a desconfiança entre autopeças e montadoras verificaram-se inclusive entre relacionamentos ais intensos de montadoras e fornecedores, que envolviam grande número de itens comercializados e a alta frequência de entrega de materiais, processos que requerem forte parceria. No ranking das 5 montadoras avaliadas; Fiat, GM, Honda, Toyota e VW, a melhor colocação foi da GM, totalizando 2103 pontos, entre 3240 possíveis, desempenho 35% aquém do ideal. Avaliar o desempenho de fornecedores e clientes de uma CS é avaliar a própria CS como um todo. Envolve diversos atores, parâmetros e análises conforme os estudos dos autores aqui referenciados, entretanto dependerá principalmente da visão dos atores que se integram intrinsicamente em fluxos e processos logísticos, tecnologias, percepções da qualidade e necessidades do mercado. O segmento automotivo brasileiro necessita padronizar a avaliação dos processos logísticos para torna-lo mais justos e coerentes, tanto para os fornecedores como para as montadoras para aperfeiçoar a CS como um todo, e assim estabelecer um sério e real do processo de parceria colaborativa.
Palavras-Chave Cadeia de Suprimentos. Comprometimento. Confiança. Efeito Chicote. Indústria Automobilística.
Ano 2011
Material Visualizar Material
Autor(a) José Carlos Coelho Niero
Orientador(a) Prof. Dr. Leonel Mazzali
Título GESTÃO DAS RELAÇÕES INTERGOVERNAMENTAIS: FATORES CONDICIONANTES DA PROPENSÃO A COOPERAR POR PARTE DOS GOVERNOS LOCAIS
Resumo Este trabalho tem como foco a identificação dos fatores que tem potencial de influenciar a decisão de cooperar por parte dos governos locais. Apoiando-se em Feiock (2007) em sua abordagem denominada Ação Coletiva Institucional, a qual coloca como ênfase nos fatores envolvidos, em particular, naqueles associados às características econômicas, fiscais, demográficas e geográficas das comunidades. O objeto de estudo são 644 municípios do Estado de São Paulo. Ressalta-se que para identificação dos objetivos utilizou-se como variável dependente a intenção ou não de cooperar e, como variáveis independentes o porte do município (população), receita tributária municipal per capita, PIB per capita, dívida fundada municipal per capita, receitas de transferências intergovernamentais per capita, vínculo empregatício na indústria e, o município pertencer ou não a um aglomerado urbano. Na análise dos dados utilizou-se a técnica de regressão logística para acordos de desenvolvimento; o teste de Mann-Whitney para acordos de saúde. Salienta-se as diferenças entre os tipos de acordo, mais especificamente desenvolvimento e saúde. O primeiro predomina em aglomerados urbanos, maior porte dos municípios e PIB per capita elevado. O segundo em municípios de pequeno porte, baixo PIB e receita tributária per capita e com elevada dependência de transferências intergovernamentais. O estudo, ainda, aprofundou a análise da importância da hierarquização entre os municípios na constituição dos acordos de cooperação, deixando evidente que a sua importância para a concretização dos acordos. Ao final são propostas direções para trabalhos futuros, abordando a conformação dos acordos e a relação entre os parceiros.
Palavras-Chave Ação Coletiva Institucional. Acordos de Cooperação Intermunicipais. Aglomerados Urbanos. Barreiras à Cooperação. Interesse a Cooperar.
Ano 2011
Material Visualizar Material
Autor(a) José Carlos Garé
Orientador(a) Profª. Drª. Raquel da Silva Pereira
Título CONTRIBUIÇÕES DA CONSTRUÇÃO CIVIL BRASILEIRA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Resumo O crescente interesse e conscientização da questão da sustentabilidade despertaram a motivação para o estudo em um setor que tem sido apontado como de grande relevância para a transformação do meio ambiente: a construção civil. A potencialização desse interesse ensejou uma nova situação, caracterizada por diversas qualificações denominadas "construção verde" ou "construção sustentável". O conjunto de práticas e procedimentos preconizados na construção sustentável, certificada ou não, introduziu uma nova realidade no setor da construção civil para fins comerciais. Assim, esta dissertação tem por objetivo identificar os requisitos que levam à certificação; identificar produtos e processos necessários à gestão e ao gestor de construções sustentáveis e alterações nos processos de gestão de obras, identificando igualmente os impactos na concepção de projetos e nos custos dos empreendimentos. O referencial teórico evidenciou que o setor da construção civil é grande consumidor de recursos naturais e energéticos, além de gerador de muitos resíduos, e sua importância na transformação do meio ambiente cresce e preocupa sempre mais. A adoção de novas práticas construtivas para construções consideradas sustentáveis e denominadas "verdes" poderá minimizar os impactos gerados. Neste trabalho, optou-se por usar a pesquisa exploratória quanto aos fins, por tratar-se de área de pouco conhecimento acumulado; quanto ao meio, é bibliográfica, uma vez que constitui um estudo sistematizado desenvolvido com base em material publicado, acrescido de entrevistas na pesquisa de campo. Os objetivos específicos foram atingidos de maneira satisfatória. A inovação de tais práticas ainda não permite uma avaliação mais acurada dos novos procedimentos adotados, tendo em vista o pouco tempo de implantação. Este trabalho, estudo introdutório fundamental à compreensão do tema, convida a estudos complementares mais abrangentes dada a importância do tema, seja no aspecto ambiental, social ou econômico.
Palavras-Chave Construção Civil. Contribuições da Construção Civil. Desenvolvimento Sustentável. Sustentabilidade.
Ano 2011
Material Visualizar Material
Autor(a) José de Assis Pereira
Orientador(a) Profª. Drª. Ana Cristina de Faria
Título AVALIAÇÃO DO ENSINO SOBRE GESTÃO DE CADEIAS DE SUPRIMENTOS NOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA NA REGIÃO DA GRANDE SÃO PAULO
Resumo Este trabalho tem como objetivo avaliar se os conteúdos sobre Gestão de Cadeias de Suprimentos ministrados nos cursos de Tecnologia em Logística nas IES da Grande São Paulo atendem as demandas do mercado de trabalho. Inicia-se, apresentando os conceitos e definições da Logísticas, bem como sobre a Gestão de Cadeias de Suprimentos, em que é estudada a evolução do pensamento na área. Em seguida uma breve retrospectiva histórica da Evolução Profissional e dos Cursos de Formação de Tecnólogos no Brasil, a fim de viabilizar a compreensão da formação de Tecnólogos, em um Curso Superior de Tecnologia em Logística. Por meio de uma pesquisa documental, buscou-se conhecer as IES localizadas na região metropolitana da Grande São Paulo e das ofertas de empregos oferecidas em site de recolocação, que procuravam profissionais com conhecimentos em logísticas, nesta região, em que foram identificados os conhecimentos técnicos exigidos nessas vagas. Na investigação, procurou-se identificar o perfil dos sujeitos (coordenadores, professores e alunos), e analisar as percepções destes, sobre a intensidade dos conteúdos oferecidos, que são os conhecimentos técnicos exigidos, pelo mercado de trabalho, no curso pesquisado. Por meio de tratamento estatístico, a análise das percepções constatou-se que existe uma convergência entre 22 conhecimentos técnicos exigidos, e apenas 2 são divergentes, na opinião dos respondentes. No desenho de um ranking, dasexigências do mercado, constatou-se neste estudo um descompasso entre as percepções dos sujeitos quanto a hierarquia dos conteúdos exigidos pelo mercado. Pode-se afirmar que o curso investigado nas IES, alinha-se com as necessidades do mercado de trabalho, e finalmente, recomenda-se que as IES que ofereçam cursos de Tecnologia, procurem identificar junto ao mercado, os conhecimentos, habilidades e competências mais valorizadas, no momento do planejamento desses cursos.
Palavras-Chave Curso Superior. Educação Profissional. Logística e Gestão de Cadeias de Suprimentos. Tecnologia em Logística.
Ano 2011
Material Visualizar Material
Autor(a) Laerte Gil Nicaretta Oliani
Orientador(a) Prof. Dr. George Bedinelli Rossi
Título UM ESTUDO SOBRE OS FATORES DE ATRATIVIDADE QUE INFLUENCIAM NA ESCOLHA DE UM DESTINO TURÍSTICO
Resumo O objetivo deste trabalho constituiu em analisar os fatores de atratividade dos destinos turísticos de lazer que influenciam na escolha do consumidor turístico e seu grau de importância na competitividade do destino enquanto atividade econômica. Neste estudo adotou-se um modelo construído com base em uma análise situacional detalhada, levando em consideração diferentes aspectos relacionados com oferta e demanda que compõem as dimensões da atividade turística, como infra-estrutura, potencial turístico, fatores geográficos, clima, economia, recursos ambientais e culturais, políticas públicas e sustentabilidade, baseando-se nos 14 pilares de competitividade que compõem Índice de Competitividade Turística do Fórum Mundial Econômico (WEF). Para o alcance dos objetivos propostos, foi realizado um estudo de natureza quantitativa compreendendo a aplicação de um roteiro estruturado, enviados por internet, para uma amostra de clientes de agencias e operadoras de turismo do Estado de São Paulo, objetivando identificar os possíveis fatores de atratividade e seu grau de importância.
Palavras-Chave Atratividade Turística. Cluster Turístico. Índice de Competitividade Turística. Turismo.
Ano 2011
Material Visualizar Material
Autor(a) Marco Antonio Nogueira
Orientador(a) Prof. Dr. Sérgio Feliciano Crispim
Título ANÁLISE ESTRUTURAL DO SETOR DE TELEFONIA CELULAR NA CIDADE DE SÃO PAULO À LUZ DO MODELO DE CONCORRÊNCIA AMPLIADA DE MICHAEL E. PORTER
Resumo A análise e a compreensão da estrutura de uma indústria mostram as raízes de sua lucratividade proporcionando uma melhor visão do setor para que seus operadores possam se antecipar à concorrência bem como influenciá-la ao longo do tempo. Neste sentido, o objetivo deste trabalho, é investigar e analisar a estrutura da indústria de telefonia móvel da cidade de São Paulo, no período de 2007 a 2010, à luz do modelo de concorrência ampliada de Michael Porter. Promoveu-se para a análise da estrutura do setor, um estudo exploratório baseado em referencial teórico clássico sobre estratégia competitiva, buscando-se dados secundários para o conhecimento das influências externas que atuam sobre as forças competitivas descritas por Michael Porter. Este trabalho foi complementado por um estudo qualitativo por meio de Análise de Conteúdo do tipo Temático - Categorial das entrevistas semiestruturadas com profissionais da indústria de telefonia. Como resultado do trabalho, após o estudo e interpretação das forças e pela análise das entrevistas, foram conseguidas as informações necessárias com as quais foi possível a identificação de uma alta rivalidade entre os concorrentes desta indústria e um alto poder de negociação entre seus fornecedores, bem como uma baixa ameaça dos substitutos do setor assim como um baixo poder de negociação dos clientes desta indústria. Foram também identificados os fatores mais relevantes que influenciam essas forças, bem como o posicionamento das operadoras de telefonia móvel na indústria.
Palavras-Chave Estrutura Setorial. Forças Competitivas. Telefonia Móvel.
Ano 2011
Material Visualizar Material
Autor(a) Nelson Corrêa de Oliveira Júnior
Orientador(a) Profª. Drª. Raquel da Silva Pereira
Título DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL NOGRANDE ABCPAULISTA:ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES DE UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA BRASILEIRA
Resumo Este trabalho proporcionou uma reflexão acerca das contribuições dos planos de desenvolvimento regional sustentável (DRS) do Banco do Brasil (BB) à região do Grande ABC por meio da análise dos planos disponibilizados pela instituição em documentos e website, bem como pelas entrevistas realizadas junto aos stakeholders dos planos. Procedeu-se à pesquisa bibliográfica onde os conceitos de desenvolvimento, desenvolvimento regional, desenvolvimento sustentável e desenvolvimento regional sustentável são discutidos e detalhados. Em seguida, procedeu-se à pesquisa documental, a qual permitiu uma verificação acerca dos dados dos planos no país e na região do Grande ABC, bem como forneceu subsídios à definição dos stakeholders entrevistados na pesquisa. A metodologia adotada foi a pesquisa exploratória cujo objetivo concentra-se na melhor compreensão e familiarização do pesquisador com o assunto tratado. Verificou-se que os planos DRS na região do Grande ABC ainda carecem de novas parcerias e ações que possam alavancar seu desenvolvimento; a necessidade de um maior acompanhamento, controle e disseminação dos conceitos de DRS por parte do Banco do Brasil; percebeu-se a preocupação em se estabelecer parcerias estratégicas, porém ainda sem a participação da academia de forma mais constante; por fim, entende-se que o Desenvolvimento Regional Sustentável do Banco do Brasilna região do Grande ABC, quanto às suas contribuições sociais, ambientais culturais e econômicas ainda não pode ser considerada uma iniciativa que possua impactos expressivos, mas trata-se de uma forma de se buscar meios e parcerias para a formulação de iniciativas locais e regionais de desenvolvimento.
Palavras-Chave Banco do Brasil. Desenvolvimento Regional Sustentável. Grande ABC Paulista.
Ano 2011
Material Visualizar Material
Autor(a) Odair Gomes Salles
Orientador(a) Prof. Dr. Mauro Neves Garcia
Título COMPORTAMENTO DA CONSUMIDORA DE BAIXA RENDA NA COMPRA DE VESTUÁRIO EM LOJAS DE RUA
Resumo Obter sucesso no mercado de baixa renda requer que as lojas consigam conciliar as diversas necessidades e expectativas das consumidoras. Esse estudo teve como objetivos caracterizar as expectativas das consumidoras de baixa renda em relação ao atendimento durante o processo de compra de roupas no varejo na Rua Oriente; conhecer a opinião das consumidoras sobre como deve ser um bom atendimento; identificar os aspectos que as consumidoras consideram inadequados nos vendedores e que gostariam que fossem modificados. Para tal, realizou-se uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa com entrevistas em profundidade. A amostra foi não-probabilística por interceptação das respondentes nas saídas das lojas. Os resultados mostraram que os vendedores precisam ser mais educados, permitindo que a cliente sinta-se mais à vontade; os vendedores não estimulam a empatia e são apontados como: ignorantes, antipáticos e grosseiros; precisam ser profissionais, prestativos e úteis. As consumidoras de baixa renda mostram-se preocupadas com a pressão exercida pelos vendedores para "empurrar" os produtos, porém querem ser informadas quando solicitarem ajuda ao vendedor; o efeito negativo da indução acaba levando as clientes a fugirem da loja e desistirem da compra naquele ponto de venda. Os resultados também apontaram que o prejulgamento da cliente pelos vendedores é muito mal visto pelas consumidoras. Elas também querem ter privacidade e espelham tal atitude quando enfatizam a liberdade de escolha e a preferência por escolher e não ser forçada ou persuadida pelos vendedores. A educação do vendedor é considerada o ponto vital, além da cordialidade, simpatia e amabilidade. O atendimento dispensado pelo vendedor das lojas da Rua Oriente, influencia significativamente a opinião das consumidoras em relação à loja, podendo ser um fator determinante tanto do seu retorno quanto da não recomendação do ponto de venda para outras pessoas. Em síntese, o estudo chamou a atenção para pontos cruciais destacados pelas consumidoras de baixa renda, ou seja, liberdade de escolha, informação quando solicitada, opinião sincera, não ser seguida pelo vendedor como se este desconfiasse da cliente, ser educado e profissional. Além desses aspectos, deve-se ressaltar a importância dada ao prejulgamento, atitude totalmente desaprovada pelas consumidoras. O estudo sugere a realização de novas pesquisas, com amostras maiores, selecionadas por critérios probabilísticos, o que possibilitará a obtenção de resultados provavelmente mais abrangentes e representativos desse segmento de mercado, especialmente no que diz respeito ao comportamento da consumidora de baixa renda na compra de vestuário em lojas de rua.
Palavras-Chave Comportamento da Consumidora. Consumidora de baixa renda. Varejo. Vestuário.
Ano 2011
Material Visualizar Material
Autor(a) Paulo Sérgio Lopes Ruiz
Orientador(a) Profª. Drª. Ana Cristina de Faria
Título RECOF - REGIME ADUANEIRO DE ENTREPOSTO INDUSTRIAL SOBRE O CONTROLE INFORMATIZADO: PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS SOBRE DIFICULDADES E BENEFÍCIOS EM SUA IMPLANTAÇÃO
Resumo O presente trabalho tem como objetivo estudar qual a percepção dos membros da ERA - Associação das Empresas Usuárias de RECOF - Regime Aduaneiro de Entreposto Industrial Sobre Controle Informatizado - sobre as dificuldades e os benefícios em sua implantação. Além da pesquisa bibliográficas, a metodologia de pesquisa a ser utilizada, é a pesquisa exploratória censitária com aplicação de levantamento (survey). A participação dos associados das empresas usuárias do RECOF - ERA, por meio dos questionários respondidos, nos traz respostas sobre as dificuldades e os benefícios em sua implantação. O RECOF estabelece como benefício à sustentação do pagamento de tributos federais na aquisição de produtos importantes, além de ganho no fluxo de caixa, redução nos estoque e armazenagem devido à desburocratização do processo, importações com ou sem cobertura cambial, mas poder planejar o departamento de tesouraria em relação aos pagamentos de tributos é um grande benefício concedido, seja direta ou indireta a exportação, tudo é importante para manter metas de exportação para atender à legislação do RECOF: às dificuldades encontradas destaca-se a mudança de cultura da empresa em que a ausência de cooperação e comprometimento das pessoas pode trazer insucessos ao projeto, houve também muita resistência na implantação do RECOF, além do alto custo do software específico para utilização do sistema RECOF. Há, também necessidade de interação das pessoas dos departamentos em relação à implantação do RECOF. Além da mudança na cultura da empresa, adequações nos sistemas internos e dificuldades de comunicação, o grande volume de informações que são exigidas pela Instrução Normativa que regulamenta o RECOF e que devem ser dissiminadas aos departamentos e a todos os envolvidos.
Palavras-Chave Benefícios. Dificuldades. Exportação. Importação. RECOF. Tributos.
Ano 2011
Material Visualizar Material
Autor(a) Priscila Balbina de Oliveira
Orientador(a) Prof. Dr. Antônio Carlos Gil
Título A CONSTITUIÇÃO DOS ORGANISMOS REGIONAIS DO ALTO TIETÊ - SP
Resumo O presente estudo tem como objetivo analisar as dificuldades encontradas na constituição de organismos regionais no Alto Tietê. Trata-se de um estudo de caso intrínseco cujos dados foram obtidos mediante diferentes técnicas: análise de documentos, entrevistas e observação. As lideranças do Alto Tietê perceberam que a interlocução com outras esferas de governo poderia ser facilitada por meio de representação coletiva. Assim, apesar das dificuldades, foram constituídos diversos organismos regionais: 1. Associação dos Municípios do Alto Tietê (AMAT), 2. Agência de Desenvolvimento Regional (ADRAT), 3. Circuito Turístico das Nascentes, agregado à Câmara Temática do Turismo da ADRAT, 4. Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (CONDEMAT), 5. Associação dos Vereadores do Alto Tietê, e 6. Frente Parlamentar do Alto Tietê. Esta iniciativa vem sendo reconhecida como fator importante para o desenvolvimento da região, embora a emergência da consciência regional ocorra lentamente.
Palavras-Chave Consórcios Intermunicipais. Organismos Regionais. Região do Alto Tietê. Regionalidade.
Ano 2011
Material Visualizar Material
Autor(a) Renato Emmanuel Gomes da Silva
Orientador(a) Prof. Dr. Sergio Feliciano Crispim
Título EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SOB A ÓTICA DE UNIVERSITÁRIOS NA GRANDE SÃO PAULO
Resumo A forte concorrencia entre as Instituicoes de Ensino Superior (IES) tem feito com que muitas delas tomem iniciativas para atrair o maior numero possivel de discentes, para que com isso se destaquem e permanecam fortes no mercado em que atuam. Uma estrategia que vem sendo tomada por algumas IES e fazer uso de novos elementos para potencializar as estrategias de ensino existentes, dentre elas a educacao a distancia (EAD). E nesse cenario que o presente estudo teve como objetivo principal avaliar a opiniao de discentes de cursos de Administracao e de Gestao na modalidade EAD. Para que isso se tornasse possivel foi feito um levantamento da literatura sobre os servicos educacionais, a historia, a evolucao da educacao a distancia e o comportamento do consumidor discente. Alem disso, foram aplicados e analisados questionarios com 40 perguntas para avaliar a opiniao dos discentes no ambiente de EAD. O instrumento de coleta de dados da pesquisa foi aplicado a 650 universitarios de uma IES na Grande Sao Paulo, porem foram considerados validos 450 questionarios. A analise de dados foi realizada atraves de analise fatorial exploratoria. O que se pode concluir, de modo geral, foi que os discentes avaliam a adocao da EAD pelas IES como opiniao favoravel ao ensino-aprendizagem.
Palavras-Chave Educacao a Distância. Opinião dos Discentes. Serviços Educacionais.
Ano 2011
Material Visualizar Material
Autor(a) Suely Percinio Moreira Silva
Orientador(a) Prof. Dr. Antônio Carlos Gil
Título EXPERIÊNCIA VIVIDA DE EMPREENDEDORAS QUE BUSCAM FINANCIAMENTO NO BANCO DO POVO
Resumo Esta pesquisa tem como objetivo conhecer a experiência vivida de pequenas empreendedoras que buscaram financiamento em agências do Banco do Povo Crédito Solidário da Região do Grande ABC Paulista. Trata-se, portanto, de investigação realizada segundo o enfoque fenomenológico, já que procurou desvelar as características essências do significado de ser empreendedora. O universo da pesquisa foi constituído por dez mulheres empreendedoras que buscaram financiamento nas agências desse banco. Os dados foram analisados seguindo o modelo proposto por Paul Colaizzi. Após transcrição, leitura e releitura das entrevistas obteve-se uma relação de 146 declarações significativas, sendo que para cada uma delas foi definido um significado mediante a utilização de linguagem científica. Esses significados, por sua vez, foram organizados em cinco conjuntos de temas: ser empreendedora; dificuldades transformadas em desafio; Banco do Povo de Crédito Solidário como o caminho para realização; sonhos e esperança de crescimento e, por fim, a realização como empreendedora. Conclui-se que a experiência vivida por essas mulheres pode ser caracterizada pela aceitação da condição empreendedora como instintiva, mas se dá por necessidade. Para elas não há como deixar de passar por necessidades, mas estas deem ser encaradas com ousadia; é preciso, ainda, confiar num desfecho promissor e, finalmente, ter o sentimento de realização.
Palavras-Chave Banco do Povo. Fenomenologia: Microempreendedoras.
Ano 2011
Material Visualizar Material
Autor(a) Vagner Cavalcanti Ribeiro
Orientador(a) Prof. Dr. Sérgio Feliciano Crispim
Título FUSÕES E AQUISIÇÕES COMO FATOR ESTRATÉGICO NAS EMPRESAS DE LOGÍSTICA ESPECIALIZADAS NO TRANSPORTE DE CARGAS TERRESTRES DO ESTADO DE SÃO PAULO
Resumo Este projeto analisa os fatores que envolvem o processo de fusões e aquisições como fator estratégico nas empresas de logística especializadas no transporte de cargas terrestres. Elaborou-se uma fundamentação teórica com o intuito de aprofundar o conhecimento sobre o assunto proposto nesse trabalho, proporcionando base para uma metodologia que envolve a análise conceitual e histórica do processo de fusões e aquisições, além da identificação das dificuldades e benefícios do processo, assim como a enfatização da importância do processo para a reestruturação global. Foram abordados também aspectos conceituais sobre Logística e sua aplicabilidade, permitindo analisar o processo de fusão e aquisição em empresas do segmento logístico brasileiro. A metodologia deste possui caráter exploratório-descritivo, dividida em duas fases: primeiramente foi realizada uma pesquisa exploratória baseada no levantamento de referencial bibliográfico, proporcionando o conhecimento necessário para a conclusão do trabalho, e posteriormente realizou-se uma pesquisa descritiva de estudos de casos de fusões e aquisições ocorridas no Estado de São Paulo. As conclusões levaram a afirmação da validade dos processos de aquisições e fusões no mercado brasileiro para consolidação e fortalecimento do setor. Após o estudo dos casos pode-se identificar evolução positiva em todas as métricas de desempenho analisadas com destaque para redução de custos em 15%; melhoria nos serviços aos clientes com aumento do percentual de pedidos entregues nas especificações de 95% para 97,3%; ganhos em qualidade com aumento de percentual de pedidos sem erros de 70% para 80% superando a média do setor; ganho na produtividade com diminuição dos custos em 2% e melhoria da utilização de equipamentos e; a evolução no retorno dos ativos com melhoria das movimentações internas e utilização volumétrica dos estoques.
Palavras-Chave Aquisições. Fusões. Logística.
Ano 2011
Material Visualizar Material
Autor(a) Viviane Chunques Gervasoni
Orientador(a) Prof. Dr. George Bedinelli Rossi
Título IDENTIFICAÇÃO DA ESTRATÉGIA COMPETITIVA EM REDES DE ORGANIZAÇÕES NO SETOR DE AUTOPEÇAS BRASILEIRO
Resumo O objetivo desta pesquisa é quantificar a proposição de Porter relativamente à importância da redução dos custos das redes de empresas do setor de autopeças, que provoca maior rentabilidade. E, considerando as proposições de Porter e Garvin a hipótese desta pesquisa é: A redução dos custos das redes de empresas do setor de autopeças implica em maior rentabilidade quando adotada a estratégia de diferenciação na qualidade do produto. O critério de escolha da amostra de empresas é não probabilístico e por conveniência, pois a seleção das empresas aqui estudadas foram escolhidas pela própria autora, por serem de capital aberto e divulgarem seus dados contábeis. As empresas analisadas foram: Fras-Le S/A; Iochpe Maxion S/A; Mahle-Metal Leve S/A; Marcopolo S/A; Randon S/A Implementos e Participações; Tupy S/A e Metalúrgica Riosulense S/A. As informações de vendas, patrimônio líquido, lucro, financiamento e máquinas e equipamentos foram extraídos dos balanços patrimoniais divulgados no site da BM&F BOVESPA. As variáveis de exportação e importação foram obtidas através do site do SECEX - Secretaria do Comércio Exterior e MIDIC - Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e DEPLA - Departamento de Desenvolvimento e Planejamento do Comércio Exterior. Foi utilizada a tabela CNAI - Categoria Econômica - Natureza da atividade de Equipamentos de transporte, peças e acessórios automotivos. As variáveis: concentração de vendas, crescimento do mercado, tamanho relativo, custos relativos e rentabilidade foram calculados a partir dos dados dos balanços patrimoniais. Após os dados terem sido calculados e devidamente organizados aplicou-se o instrumento da estatística indutiva, regressão linear múltipla onde o objetivo foi de verificar como as variáveis vendas, patrimônio líquido, lucro, financiamento, máquinas e equipamentos exportação, importação, concentração de vendas, crescimento do mercado, tamanho relativo e custos relativos variáveis independentes explicam a variável dependente rentabilidade (ROE). Para a constatação das redes existentes entre as empresas de autopeças aqui estudadas e as montadoras adotou-se o método de entrevista com o responsável pelas decisões (RD), neste caso um dos gerentes do SINDIPEÇAS, por meio de entrevista pessoal, usando perguntas abertas todas ligadas à existência ou não do fornecimento de peças das empresas estudadas ás montadoras. Como resultado verificou-se que a hipótese desta pesquisa não foi corroborada, pois, para esta amostra, sob estas condições, análises, períodos, setor e circunstâncias outros fatores interferem na rentabilidade. Para as empresas Fras- Le, Iochpe - Maxion, Mahle Metal-Leve, Marcopolo, Randon Implementos e Participações e Tupy as variáveis que evidenciam interferência na rentabilidade são: concentração de vendas, crescimento de mercado, tamanho relativo, custos relativos, exportação, importação e máquinas e equipamentos. Para a empresa Riosulense as variáveis de concentração de vendas, crescimento de mercado, tamanho relativo, custos relativos, lucro e máquinas e equipamentos. Já para a empresa Riosulense as variáveis foram: concentração de vendas, crescimento de mercado, tamanho relativo, custos relativos, lucro e máquinas e equipamentos.
Palavras-Chave Autopeças. Custos. Estratégia. Rentabilidade.
Ano 2011
Material Visualizar Material