Affaires Internationales Relaciones Internacionales International Affairs Affari Internazionali международные отношения
Pós Stricto Sensu

Acervo de Dissertações - 2018


Autor(a) Aline Di Stefani do Amaral
Orientador(a) Prof. Dr. Eduardo de Camargo Oliva
Título A GESTÃO DE PESSOAS E A INOVAÇÃO DIGITAL
Resumo O propósito básico deste estudo é contribuir para o debate do papel estratégico da área de Recursos Humanos digital dentro das organizações. Para que isso aconteça, é necessário que as políticas e práticas de recursos humanos estejam alinhadas com os objetivos organizacionais. Assim, esse estudo busca compreender como a Tecnologia da Informação tem contribuído para aperfeiçoar as práticas de gestão de pessoas nas organizações. Utilizando o método de estudo de caso, foi feita uma pesquisa exploratória, na qual se procurou verificar a percepção dos especialistas das empresas que desenvolvem e vendem sistemas para a área de Recursos Humanos; dos gestores da área de Recursos Humanos e dos funcionários das áreas usuárias. Foram feitas entrevistas em organizações que estejam passando, ou tenham passado pelo processo de implantação de um sistema de recursos humanos. Após esta análise, foi possível concluir que existe a intenção da área de Recursos Humanos na aquisição e adaptação às novas tecnologias, mas os processos ainda ocorrem de forma lenta, devido a resistências a mudanças e a custos. Os entrevistados veem os benefícios deste processo. Também se nota que o esforço de comunicação é essencial em sua implantação, assim como o apoio da gerência da organização e a mudança da cultura da empresa.
Palavras-Chave e-RH. Gestão de Pessoas. RH Digital. Sistematização.
Ano 2018
Material Visualizar Material
Autor(a) Carolina Ferreira Ribeiro do Val Soeltl
Orientador(a) Prof. Dr. Eduardo de Camargo Oliva
Título PROCESSOS NÃO CONVENCIONAIS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO EM EMPRESAS BRASILEIRAS
Resumo Desde 2015 nota-se um movimento em empresas brasileiras voltado a alteração radical ou até mesmo eliminação por completo do processo de avaliação de desempenho humano. Apesar de retratado em reportagens de revistas não acadêmicas, nenhum estudo acadêmico sobre o tema foi encontrado. Assim, buscou-se realizar um survey de experiência para consultar acadêmicos, consultores, profissionais de recursos humanos e funcionários que tem experiência em tais processos. Foram entrevistados oito profissionais e seus relatos analisados segundo a Análise Temática. Após esta análise foi possível concluir que este movimento é bem-vindo pela maioria dos entrevistados, ainda que os benefícios deste processo não estejam claros para todos os envolvidos. Também se nota que o esforço de comunicação é essencial na implantação deste processo, assim como o apoio da alta liderança da organização e a mudança da cultura da empresa.
Palavras-Chave Avaliação de Desempenho. Gestão de Desempenho. Processos Não Convencionais de Avaliação de Desempenho.
Ano 2018
Material Visualizar Material
Autor(a) Gebel Eduardo Mendonça Barbosa
Orientador(a) Prof. Dr. Luis Paulo Bresciani
Título O IPTU VERDE COMO INSTRUMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EM MUNICÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO: SIMILARIDADES E DISTINÇÕES
Resumo As cidades no mundo contemporâneo são agentes de grandes transformações no equilíbrio ambiental do planeta, abrigando imensos contingentes de pessoas e impondo constantes desafios às autoridades públicas para sua superação. Novos termos como 'aquecimento global', 'gases de efeito estufa' e 'ilhas de calor' passam a fazer parte das agendas públicas das grandes cidades, posicionando-as como grandes vilões do desequilíbrio do meio ambiente planetário. Manter um meio ambiente urbano equilibrado é um grande desafio do século XXI, sendo que os governos municipais se mostram incapazes de sozinhos virar o jogo diante dos novos riscos. Todavia, governos municipais também formulam políticas públicas para sua proteção e recuperação, inclusive orientadas às propriedades privadas, com a adoção de incentivo fiscal por meio da redução do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana – IPTU, também conhecido como IPTU Verde. Assim, a presente pesquisa busca compreender e comparar os aspectos inerentes às políticas públicas locais que resultaram na instituição do referido tributo extrafiscal, nas cidades de Guarulhos, São Bernardo do Campo e São Paulo, sendo essas pertencentes à Região Metropolitana de São Paulo e cidades membros do ICLEI - Local Governments for Sustainability. Tratou-se de pesquisa qualitativa e descritiva, tendo como meio de levantamento e estudo, um conjunto de documentos públicos relevantes e realização de entrevistas com agentes públicos nas Secretarias Municipais de Meio Ambiente, de modo a analisar seus conteúdos de acordo com o referencial teórico levantado. De forma geral, os objetivos projetados foram atingidos, evidenciando similaridades como no caso da identificação de problemas públicos de degradação de áreas protegidas nas cidades de São Bernardo do Campo e São Paulo ou ainda distinções como no caso do objetivo a ser almejado pela cidade de Guarulhos em promover maior conscientização ambiental dos cidadãos.
Palavras-Chave Cidades. IPTU Verde. Meio Ambiente Urbano. Políticas Públicas.
Ano 2018
Material Visualizar Material
Autor(a) Júlio Pedro Siqueira Júnior
Orientador(a) Prof. Dr. Sérgio Feliciano Crispim
Título A COMPUTAÇÃO EM NUVEM COMO ALTERNATIVA PARA TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS E INFRAESTRUTURA DE TI
Resumo Para que as empresas conquistem e sustentem vantagem competitiva em um ambiente de negócios cada vez mais desafiador é necessário que haja proatividade, adaptação e fluidez em suas operações no sentido de entregar maior valor aos seus clientes e capturar parte do valor na forma de lucro, e neste contexto a Tecnologia da Informação (TI) é considerada como um dos recursos-chave para suportar os modelos de negócio. Neste sentido, observa-se há décadas um crescente processo de terceirização (outsourcing) da TI, e o fenômeno relativamente recente da Computação em Nuvem (CN) contribui como uma alternativa determinante para esta decisão dadas suas diversas possibilidades de combinação de modelos de serviços e entrega. O presente estudo identificou e analisou os modelos de terceirização da infraestrutura de TI por meio da CN que atuam no Brasil e os motivos que fundamentaram as escolhas das empresas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória-descritiva com 156 empresas de diversos setores da economia. No que se refere ao nível de adoção da CN, 71,8% das empresas optaram pela adoção parcial da CN, e 28,2% das empresas optaram por usar a CN em sua totalidade, sendo que das que usam parcialmente 74,1% pretendem expandir a utilização de recursos na CN a médio prazo. Concluiu-se que os principais fatores que explicam a adoção da CN são a flexibilidade na alocação de recursos sob demanda e o uso de novas tecnologias seguidos de uma redução de custos. Com relação aos modelos de serviços destacaram-se entre as diversas possibilidades de combinações a hospedagem de servidores, força de vendas, hospedagem de armazenamento de dados, edição de textos planilhas e apresentações. Em relação aos modelos de entrega, no que se refere aos níveis de importância, identificou-se que para a CN pública predominam a simplicidade de gestão e custo benefício, para a CN privada destacam-se a segurança e o maior controle do ambiente operacional, e para a CN híbrida a alta disponibilidade seguida da uma escalabilidade elástica.
Palavras-Chave Computação em Nuvem. Modelo de Negócios. Tecnologia da Informação. Terceirização.
Ano 2018
Material Visualizar Material