Affaires Internationales Relaciones Internacionales International Affairs Affari Internazionali международные отношения
Pós Stricto Sensu

Acervo de Dissertações - 2010


Autor(a) Claudemir Martins da Silva
Orientador(a) Prof. Dr. Elias Estevão Goulart
Título PANORAMA COMUNICACIONAL DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NAS IES DO ABC PAULISTA
Resumo Este estudo tem como propósito investigar os pressupostos que envolvem a Avaliação Institucional no compartilhamento e socialização dos resultados apurados no processo avaliativo junto a comunidade acadêmica, a luz das diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação das Instituições de Ensino Superior – SINAES/CONAES. Para tanto, buscou-se caracterizar o cenário da avaliação da Educação Superior brasileira e posteriormente, os pressupostos que sustentam a ação das Comissões Próprias de Autoavaliação – CPA e suas relações com a Comunicação Organizacional atreladas as tecnologias da informação e comunicação – TICs. O estudo fundamenta-se em referenciais bibliográficos e pesquisa de campo exploratória desenvolvida em quatro instituições de ensino superior localizadas na região do ABC Paulista. A técnica de coleta de dados foi de entrevista fechada, com os responsáveis pela avaliação institucional das IES selecionadas, análise dos relatórios finais disponibilizados publicamente e levantamento empírico nos sítios institucionais. Com esta abordagem foi possível investigar a avaliação institucional interna realizada pela CPA associada à comunicação organizacional e as TICs visando a evidenciar sua indissociabilidade na operacionalização da avaliação institucional. Os resultados sugerem que quando os responsáveis pela avaliação institucional utilizam a comunicação atrelada às TICs como pré-requisito do processo a adesão da comunidade acadêmica tende a ser mais expressiva.
Palavras-Chave Avaliação Institucional. Comissão Própria de Autoavaliação. Comunicação Organizacional. Novas Tecnologias da Informação e Comunicação.
Ano 2010
Material Visualizar Material
Autor(a) Fábio Diogo da Silva
Orientador(a) Profª. Drª. Regina Rossetti
Título TRANSPOSIÇÃO DO IMAGINÁRIO RELIGIOSO NO FILME AUTO DA COMPADECIDA DE GUEL ARRAES
Resumo Transposição do Imaginário cultural religioso no Auto da Compadecida de Guel Arraes é o título desta dissertação que tem como objetivo principal demonstrar a passagem do imaginário religioso do registro literário para o cinematográfico de um filme nacional de significativo alcance. Parte da problemática que apresenta o conceito literário da adaptação para se abrir às possibilidades da experiência estética do espectador, sem se constituir em um estudo da recepção, mas na análise dos processos de produção que levam a marca autoral. Os procedimentos metodológicos empregados sustentam-se em um levantamento bibliográfico que deixa em evidência a sutil diferenciação entre adaptação e transposição, assim como nos elementos constitutivos do imaginário de um modo geral e da religiosidade em particular. Decupam-se trechos exemplares do processo de montagem e da encenação no filme. Analisa-se, a partir das categorias da experiência estética, o conteúdo narrativo de O Auto da Compadecida para oferecer uma releitura deste clássico do cinema nacional proveniente da literatura e do seriado televisivo. O traço inovador da releitura do filme justifica não só a mudança de linguagem no contexto da cultura midiática, como também a interpretação da obra de acordo com os efeitos de sentido que esta pretende provocar no espectador. A estrutura é dividida em cinco capítulos. O primeiro traz como resultado a abertura da obra fílmica que se oferece ao espectador em função da transposição, situando-o a partir de diversos pontos de vista, graças ao movimento da câmera na sua interação com os personagens da ação. Percorre o direcionamento do gênero, do Auto na teledramaturgia até sua ancoragem na tela. O segundo aprofunda sobre a experiência antropológica do imaginário, que tem como matéria prima a imagem "alma do cinema", a linguagem velada e revelada da comunicação visual e verbal, e as técnicas de montagem que se materializam nesta posta em cena. O terceiro caracteriza a imagem religiosa na dialética da montagem, na narratividade do cinema de autor e na alegoria simbólica do mito e do rito que revestem o fenômeno religioso. O quarto trata da realidade imediata desse fenômeno no plano figurativo do céu e da terra, na sequência narrativa do protagonismo e na perspectiva salvífica mediada pela Compadecida. O quinto explora a experiência estética do filme a partir da experiência poética, da percepção dos modelos identificatórios e da catarse que se expressa no efeito comunicativo produzido em termos da intencionalidade do diretor. O cinema apresenta-se neste trabalho como uma grande inovação presente nos processos comunicativos contemporâneos, fazendo de um filme como O Auto da Compadecida algo que perpassa a produção cultural convencional, convertendo-se em uma experiência estética universal, na qual o imaginário religioso remete às formas mais originais da expressão e da representação humana.
Palavras-Chave Filme cinematográfico. Imaginário religioso. Linguagem cinematográfica. O Auto da Compadecida – Filme.
Ano 2010
Material Visualizar Material
Autor(a) Kallyny Melina Thomé Portugal
Orientador(a) Prof. Dr. Arquimedes Pessoni
Título O COLABORADOR COMO PRODUTOR DE INFORMAÇÃO: POSSIBILIDADES DE TRANSPOSIÇÃO DE FORMAS DE COMUNICAÇÃO PARTICIPATIVA PARA AS MÍDIAS ORGANIZACIONAIS
Resumo Esta pesquisa, de caráter exploratório, tem como objetivo investigar como as formas de comunicação participativa - que prevêem a colaboração dos receptores - presentes no mundo midiático do século XXI estão sendo utilizadas no âmbito da comunicação organizacional. Para tanto, foram realizadas as etapas de revisão bibliográfica e pesquisa de campo. Neste caso, foram observados (a partir da metodologia da acessibilidade) três canais de comunicação de três empresas: Parceiro-repórter (Odebrecht), Jornal Interagindo (Catuaí Shopping Londrina) e TV Bunge (Bunge). Para complementar a análise, foram entrevistados especialistas em comunicação organizacional e novas mídias, a fim de verificar se essa tendência de participação do antes (apenas) consumidor de informação como produtor de conteúdo vem se manifestando nas empresas, e a forma como vem acontecendo. O estudo permitiu observar que existem muitos desafios para a comunicação organizacional quando relacionada à comunicação, de uma forma geral. Os resultados indicam que dentro das organizações, existe a possibilidade de comunicação colaborativa, aquele modelo de comunicação consentida e que não interfira no dia-a-dia da empresa, prejudique sua imagem ou compartilhe informações privilegiadas que possam comprometer a competitividade da empresa no mercado.
Palavras-Chave Comunicação Organizacional. Funcionário. Participação.
Ano 2010
Material Visualizar Material
Autor(a) Leandro Tadeu Novi
Orientador(a) Prof. Dr. Gino Giacomini Filho
Título COMUNICAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE: NOVOS DESAFIOS PARA A COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
Resumo O tema da sustentabilidade vem ganhando espaço cada vez maior na agenda das organizações empresariais, influenciando a gestão das empresas e a sua comunicação. Este trabalho, de caráter exploratório, tem por objetivo a reflexão acerca do processo comunicacional das organizações empresariais frente ao novo paradigma da sustentabilidade e à necessidade de divulgação de suas iniciativas junto aos stakeholders. Para tanto foram realizadas as etapas de Revisão Bibliográfica sobre os eixos: Comunicação Organizacional; Responsabilidade Social Empresarial, Sustentabilidade e suas demandas comunicacionais; e A Inclusão de novos públicos e os Stakeholders. Também foi empreendida uma pesquisa de campo junto a três instituições bancárias e a análise documental dos relatórios de sustentabilidade, do ano de 2008, elaborados por essas mesmas organizações. O estudo permitiu observar o momento de transformação pelo qual passa a comunicação organizacional e a maneira com que o paradigma da sustentabilidade empresarial tem influenciado esse processo. Os resultados apontam para uma maior amplitude dos temas tratados pela comunicação organizacional, para a inclusão de novos públicos no processo comunicacional e para a necessidade crescente de interatividade.
Palavras-Chave Comunicação. Comunicação Organizacional. Responsabilidade Social Empresarial. Stakeholders. Sustentabilidade.
Ano 2010
Material Visualizar Material