Affaires Internationales Relaciones Internacionales International Affairs Affari Internazionali международные отношения
Pós Stricto Sensu

Acervo de Dissertações - 2012


Autor(a) Amanda Garcia
Orientador(a) Prof. Dr. João Batista Freitas Cardoso
Título COMPOSIÇÃO VISUAL NA PUBLICIDADE: A FRONTEIRA ENTRE OS SISTEMAS IMPRESSO E ON-LINE
Resumo O propósito dessa pesquisa foi estudar e compreender a Composição Visual Publicitária nos Sistemas Impresso e On-Line. Considerando que a composição visual é uma das principais preocupações da direção de arte publicitária – por orientar a estrutura do leiaute de acordo com o que se deseja informar e também por auxiliar na leitura e compreensão por parte de quem a recebe – percebe-se que o sistema on-line apresenta ao designer alguns desafios que não existiam como mídia impressa nem tampouco havia nas linguagens híbridas, a interatividade e a não linearidade. Partindo do princípio de que na composição on-line novos tipos de relações são estabelecidos entre os elementos visuais, a pesquisa verificou as especificidades da composição visual publicitária nesses dois tipos de sistemas - o impresso e on-line - que faz com que estes se apresentem como linguagens específicas. Em seguida, foram verificados os caracteres compositivos compartilhados pelos citados sistemas; estudou-se também a estrutura da linguagem visual publicitária, as especificidades da Composição Visual Impressa e da Composição Visual On-Line. Por fim, no terceiro e último capítulo, realizou-se a análise de leiautes impressos e on-line desenvolvidos para a campanha Havaianas Tintas, apoiada em três conceitos básicos da semiótica de Lótman, sistema, estruturalidade e fronteira.
Palavras-Chave Composição Visual. Fronteira. Linguagem Publicitária. Sistema.
Ano 2012
Material Visualizar Material
Autor(a) Andrea Aparecida Quirino
Orientador(a) Prof. Dr. Arquimedes Pessoni
Título COMUNICAÇÃO INOVADORA PARA O COLABORADOR INTERNO: ESTUDO DE CASO NA FUNDAÇÃO DORINA NOWILL PARA CEGOS
Resumo A pesquisa aborda o papel da comunicação interna voltada para o deficiente visual naFundação DorinaNowill para Cegos, localizada em São Paulo. Apontou-se como é feitae quais ferramentas são utilizadas na comunicação interna para esse tipo de público, quenecessita de recursos especiais. O estudo utilizou a metodologia de estudo de caso,complementada com aplicação de questionários e entrevistas. O trabalho mostrou umcomparativo com os colaboradores deficientes visuais e os não deficientes para verificarcomo é feita a comunicação interna para ambos. Foi a partir deste comparativo que senotou as preferências em recebimentos das informações e diferenciais que a Fundaçãoapresenta aos deficientes visuais.
Palavras-Chave Cidadania. Comunicação. Comunicação Interna. Comunicação Organizacional. Deficiência. Deficiência Visual. Inovação. Fundação Dorina Nowill.
Ano 2012
Material Visualizar Material
Autor(a) Daniela Urbinati Castro
Orientador(a) Prof. Roberto Elísio dos Santos
Título A UTILIZAÇÃO DA FUNÇÃO POÉTICA DA LINGUAGEM EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS
Resumo Levando em conta a exposição que se sofre aos anúncios publicitários todos os dias, esta pesquisa pretende buscar pelos aspectos positivos e o conhecimento que tais anúncios podem trazer ao seu público alvo. Por meio do uso de elementos característicos da função poética da linguagem os anúncios podem trazer informações úteis e manterem-se interessados e vendáveis.
Palavras-Chave Anúncios Publicitários. Função Poética da Linguagem. Informação.
Ano 2012
Material Visualizar Material
Autor(a) Elci Candido Ferreira Marcilio
Orientador(a) Prof. Dr. Elias Estevão Goulart
Título AVALIAÇÃO DO ENSINO SOBRE GESTÃO DE CADEIAS DE SUPRIMENTOS NOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA NA REGIÃO DA GRANDE SÃO PAULO
Resumo O presente estudo envolve a problemática do ensino de Artes na rede municipal de educação de São Caetano do Sul (SP) após a inserção de novas Tecnologias de Informação e Comunicação em suas escolas. Diante dessa nova realidade, uma pesquisa se fez necessária para identificarmos percepções e atitudes dos professores. Quantitativa e qualitativa, nossa pesquisa coletou dados por meio de inquéritos aplicados aos docentes, validados e testados anteriormente. Confrontaram-se respostas e depoimentos buscando possíveis significados. Analisaram-se resultados com auxílio do aplicativo Statistical Packege for Social Science, da IBM, além do teste estatístico Mann-Whitney. A amostra refere-se a uma população de vinte professores de Artes do Ensino Fundamental da rede educacional supracitada, de agosto a novembro de 2011. A pesquisa em si é precedida por três capítulos de referencial teórico, que dissertam sobre estudos da relação comunicacional, possibilidades da Web na educação e perspectivas do ensino de Artes num contexto cultural cada vez mais virtual, digital e audiovisual. Com a representatividade de 51,2% do total da população em referência, a amostra conferiu que apenas a inserção de computadores nas escolas não foi suficiente para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Suportes tecnológicos disponíveis nas escolas ajudam desde que fatores espaciotemporais e humanos sejam devidamente orquestrados. Os resultados obtidos também salientam a imprescindível presença de um profissional com habilidades, competências e apoio das autoridades, para que a comunicação na sala de aula ganhe um novo sabor e flua de maneira que possa construir conhecimentos relevantes à cidadania.
Palavras-Chave Comunicação. Arte-educação. Novas Tecnologias Digitais. Mídias Pedagógicas.
Ano 2012
Material Visualizar Material
Autor(a) Ewerton Mauro Visotto Faria
Orientador(a) Prof. Dr. Gino Giacomini Filho
Título CAMADAS POPULARES EMERGENTES: UM NOVO CONTEXTO PARA COMUNICAÇÃO PUBLICITÁRIA DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Resumo Os cenários político, econômico, social e comunicacional vividos pelo Brasil nasúltimas décadas trouxeram elementos de inovação em vários sentidos e setores. Um dosfenômenos que ocorreu nesse cenário foi aafluência de camadas de menor poderaquisitivo; ou seja, pessoas pertencentes às classes C, D e E ganharam renda, poder deconsumo, projeção social, tipificando uma camada popular emergente. Tal contingenterevelou-se fundamental para a expansão das instituições de ensino superior, o quedemandou das IES uso de estratégias de marketing focadas nesse público. Embora ofator custo seja muito importante para esse segmento de mercado, as decisões paraescolher e permanecer em uma IES levam em conta também aspectos como qualidade,conveniência e ascensão profissional. Nesse sentido, a comunicação publicitária precisase conciliar com os propósitos dessa camada da sociedade brasileira que passou a teracesso ao diploma de curso superior. O trabalho mostra que o setor publicitário não temsuficiente afinidade para lidar com a camada popular emergente, mas que recentementedesfruta de conhecimentos e estratégias de marketing mais afinadas com esse público. Acomunicação publicitária, com esse "novo receptor", lida com novos parâmetros o queparece fazer surgir uma publicidade diferenciada. A publicidade, ao atender as IESfocadas nesse público, incorpora novos elementos em suas estratégias e conteúdos. Paraconduzir essas questões, o trabalho objetiva analisar a comunicação publicitáriaenvolvida na relação das Instituições de Ensino Superior para com a camada popularemergente. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa e exploratória, conduzido porreferencial teórico e estudo documental por meio da análise de conteúdo de anúnciospublicitários veiculados no jornal Metrô News, tipificado para a camadapopularemergente. Os resultados apontam que a camada popular emergente oferece novosinsumos para as decisões estratégicas das IES e para sua comunicação publicitária,configurando quase que uma publicidade especializada. De um lado, a comunicaçãopublicitária focada no custo não pode ser entendida como aquela que se apega apenasao fator econômico. De outro, para ser aceita no contexto da camada popularemergente,é necessário que o anúncio da IES agregue qualidades adicionais, não somente devido àcompetitividade do setor, como por exigência de um estilo de vida vivenciado por estesignificativo contingente social.
Palavras-Chave Camada Popular Emergente. Comunicação Publicitária. Estratégia de Marketing. Instituições de Ensino Superior. Publicidade.
Ano 2012
Material Visualizar Material
Autor(a) Fernando Mariano de Siqueira
Orientador(a) Prof. Dr. Elias Estêvão Goulart
Título INOVAÇÕES NA DIFUSÃO TELEVISIVA: A TV CONECTADA NO CASO DO SBT
Resumo Esta pesquisa é um estudo de caso, que teve como objetivo investigar a tecnologia de TVConectada, a qual permite o acesso a conteúdos on-line a partir da tela da televisão além deverificar como ocorreu a adaptação do SBT, emissora pioneira no Brasil ao adotar essainovação, ao advento desta tecnologia. Contou com pesquisa bibliográfica e documental, alémde entrevistas com o diretor da área de novas mídias da emissora para responder a pergunta'Como pode ser realizada a adaptação de uma emissora de TV tradicional à TV Conectada'?
Palavras-Chave Inovação. Internet. Televisão. TV Conectada.
Ano 2012
Material Visualizar Material
Autor(a) Kelly Cristina Lourenço Pinheiro
Orientador(a) Profª. Drª. Regina Rossetti
Título A PUBLICIDADE SOB A ÓTICA DA HIPÉRBOLE: O EXAGERO COMO ARGUMENTO RETÓRICO
Resumo A publicidade, entre outras coisas, procura quebrar a percepção congelada dos consumidores em consequência do excesso de informações e abordagens feitas pelas mídias. Nessa procura, por inovadores recursos persuasivos, pode-se encontrar a hipérbole – caracterizada pelo exagero em suas diversas formas. O conceito da hipérbole emerge da fundamentação teórica de Aristóteles, Chaïm Perelman e Reboul Olivier e adquire seus contornos baseado nas retóricas clássica e contemporânea, visual e verbal. Circunscrito o objeto de estudo, uma seleção de seis anúncios impressos e premiados em 2010 e 2011 pelo Wave Festival, da Revista Meio & Mensagem, é realizada com a finalidade de exemplificar os tipos de hipérboles utilizadas pela publicidade impressa e a partir de um quadro taxonômico que tipifica a hipérbole. Esse caminho conduz ao principal objetivo do presente estudo, que é o de detectar a figura retórica da hipérbole como fator de contribuição no processo de persuasão na comunicação publicitária. Os principais resultados apontam para a presença constante de pelo menos um tipo de hipérbole visual e verbal nos anúncios que serviram de exemplo, reforçando a tese de que a publicidade é impregnada de exagero na busca do convencimento de seus públicos.
Palavras-Chave Comunicação. Hipérbole. Persuasão. Publicidade. Retórica.
Ano 2012
Material Visualizar Material
Autor(a) Luciano de Souza
Orientador(a) Prof. Dr. Herom Vargas Silva
Título MÚSICA EM MOVIMENTO: A LINGUAGEM MOTION GRAPHICS NOS VIDEOCLIPES BRASILEIROS (1990-2010)
Resumo Desde suas origens, o videoclipe estabeleceu diversas interfaces com outrosgêneros audiovisuais contemporâneos e proporcionou experimentações estéticas enarrativas. Com o advento edesenvolvimento das tecnologias digitais de edição,animação e pós-produção, a linguagem motiongraphicsse configurou como campocriativo na relação entre o visual e o sonoro. Para compreender essefenômenocomunicacional, a proposta desta pesquisa é identificar eanalisar as formas deutilização do motiongraphicsnos videoclipes deartistas brasileiros, exibidos pela MTVentre os anos 1990 e 2010 e concorrentes em alguma categoria no VMB (Video MusicBrasil), destacando que aspectos estéticos e tecnológicos proporcionam algum tipo deinovação na construção dos videoclipes, na sua linguagem e em seu âmbito narrativo. Como resultado final, por meio de análise qualitativa a partir decategorias previamentedeterminadas na pesquisa bibliográfica, foi possível estabelecer quatro estágios deevolução técnica e estética (estágios de caráter cumulativos e não excludentes) dalinguagem nos clipes nacionais dentro do período indicado. Além disso, com otrabalhopretende-se conceituar o motiongraphicsno audiovisual, estabelecer suascaracterísticas enquanto linguagem e contribuir para um levantamento histórico do videoclipe no Brasil.
Palavras-Chave Audiovisual. Experimentalismo. Motion Graphics. MTV. Tecnologias Digitais. Videoclipe.
Ano 2012
Material Visualizar Material
Autor(a) Marco Bellan
Orientador(a) Prof. Dr. Herom Vargas Silva
Título A INOVAÇÃO DO AMV: O ANIME MUSIC VIDEO E SUAS RELAÇÕES COM A PÓS-MODERNIDADE E A CIBERCULTURA
Resumo A pesquisa intitulada de A inovação do AMV: o anime music video e suas relações com a pós-modernidade e a cibercultura tem como principal objetivo identificar os elementos que caracterizam e compõem o AMV e destacar os aspectos inovadores de sua linguagem, relacionando-os ao contexto cultural da pós-modernidade e da cultura midiática, à cibercultura e às comunidades virtuais. Os AMVs são vídeos produzidos a partir de colagem, montagem e reorganização de cenas de um ou mais filmes japoneses de animação, os animês, ao som de uma canção, normalmente vinculada ao pop japonês. É uma manifestação artística feita por fãs ou adeptos da cultura pop japonesa, chamados popularmente de otakus. Sendo uma espécie de videoclipe híbrido criado por colagem, pode ser tratado pelo viés da intertextualidade. Para entender suas características foram selecionados para o corpus de análise da pesquisa nove vídeos premiados na categoria Best of the Year (melhor do ano), entre os anos 2002 e 2010, em um dos principais concursos do gênero, o VCA (Viewers Choice Awards), promovido anualmente pela maior comunidade e portal sobre o assunto, o site animemusicvideo.org. A análise se baseia na observação de elementos presentes na linguagem do videoclipe e em outros exclusivos dos AMVs, como sinestesia, relação entre as cenas e a música, edição, efeitos visuais, montagem/colagem e escolha dos animês. Por meio da análise, pode-se confirmar não somente o caráter inovador desses filmes, mas também a evolução recente dessa expressão artística, a partir da liberdade criativa que sua forma de produção e sua linguagem experimental proporcionam no campo das linguagens midiáticas.
Palavras-Chave AMV. Cibercultura. Cultura Pop Japonesa. Otakus. Pós-modernidade.
Ano 2012
Material Visualizar Material
Autor(a) Osvaldo da Silva Costa
Orientador(a) Prof. Dr. Roberto Elísio dos Santos
Título UMA OVELHA NEGRA NA CULTURA MIDIÁTICA: INOVAÇÕES DO HUMOR GRÁFICO NA IMPRENSA ALTERNATIVA BRASILEIRA (1976 – 1977)
Resumo Durante a década de 1970, enquanto o Brasil vivia um período de exceção política,foram criados diversos jornais que contestavam o governo militar e a censura por ele imposta. Esta pesquisa pretende identificar e analisar os elementos de inovação de um desses veículos impressos, o jornal de humor gráfico Ovelha Negra, contribuindo para o resgate da importância desse jornal e do cartunista Geandré para o humor gráfico brasileiro. Como metodologia, foram empregadas as seguintes técnicas: pesquisa documental dos oito exemplares do Ovelha Negra (publicadas entre 1976 e 1977) e de outros jornais alternativos da época (como O Pasquim, Movimento, etc); entrevistas com Geandré; e análise de conteúdo dos cartuns e textos do Ovelha Negra, a partir da qual se estabeleceu uma categorização do humor gráfico. Como resultado, foi constatado que, por ser um jornal basicamente de cartuns, o Ovelha Negra inovou a imprensa alternativa da época, cujo conteúdo era predominantemente verbal. Detectou-se, através dos gêneros do humor gráfico, sua diversidade temática. Verificou-se que, a partir do "humor rancor", o jornal contesta o regime ditatorial, deixando um legado histórico ao País. Constatou-se a importância de Geandré, idealizador e editor do periódico.
Palavras-Chave Cartum. Humor Gráfico. Imprensa Altenativa. Jornal Ovelha Negra.
Ano 2012
Material Visualizar Material
Autor(a) Ovídio Rodrigues Borba
Orientador(a) Prof. Dr. Gino Giacomini Filho
Título A COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA NO SEGMENTO DO CHOCOLATE COM ÊNFASE NO LOJISTA E ATACADISTA
Resumo O objetivo deste trabalho é analisar a comunicação entre distribuidores de chocolate, por meio de estudo de caso das empresas Harald Ind. e Com. de Alimentos Ltda e a Comercial Chocolândia Ltda. Consiste em pesquisa de delineamento exploratório, contendo referencial teórico para auxiliar a fundamentação dos conceitos e para apresentar modelos teóricos para a pesquisa de campo. Contém também estudo de caso (pesquisa de campo) envolvendo duas organizações: Harald e Chocolândia (distribuidor/lojista). Para a condução do estudo de caso foi elaborado um perfil de cada empresa por meio de entrevistas com seus proprietários e consulta aos sites das mesmas. Foram também efetuadas 20 entrevistas na Chocolândia com compradores da marca Harald, além de pesquisa documental com peças e atividades de comunicação mercadológica da Chocolândia. Os resultados apontam que a comunicação mercadológica dos agentes intermediários no mercado de chocolate envolvem vários instrumentos comunicacionais, tanto massivos como segmentados. Alguns são peculiares, como a promoção em aulas presenciais, em centros culinários próprios, outros são informais, caso da intensa comunicação boca a boca, que parece formar uma autêntica rede de comunicação e de consumidores.
Palavras-Chave Atacado. Chocolândia. Chocolate. Comunicação. Comunicação de Marketing. Empreededor-transformador. Harald. Promoção. Varejo.
Ano 2012
Material Visualizar Material
Autor(a) Paula Venâncio
Orientador(a) Profª. Drª. Priscila Ferreira Perazzo
Título A CENA DO SUBÚRBIO: O TEATRO COMO MEIO DE COMUNICAÇÃO DA CULTURA LOCAL NA REGIÃO DO ABC PAULISTA (1961-1990)
Resumo Essa dissertação, que contou com apoio FAPESP, se propôs a estudar as relações entre Comunicação e Cultura, vivenciadas nas experiências teatrais dos artistas do ABC paulista (respectivamente as cidades de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul). Como objetivo principal pretendeu identificar os modos de utilização do teatro como meio de comunicação da cultura local, a partir das narrativas orais de histórias de vida dos artistas do ABC, que atuaram entre os anos de 1961 e 1990 – um período de transições econômicas e políticas, de enfrentamento à censura imposta por um regime autoritário, de lutas operárias, culminando no processo democrático. Para realização da pesquisa, partiu-se da metodologia da História Oral, considerada como um campo interdisciplinar, baseada na interação humana, que contempla os estudos da memória e das narrativas dos indivíduos/sujeitos sociais, permitindo inovações e ampliações dos estudos do campo da Comunicação e sua intersecção com a cultura. Para tal foram analisados os registros de narrativas orais dos artistas da região e as informações coletadas nos acervos pessoais, públicos e de periódicos regionais. A partir das narrativas dos artistas locais, o teatro no ABC paulista revelou-se, em diversos períodos, como uma forma construção de laços de sociabilidade, de comunicação da cultura local, de resistência à ditadura e mediação de conflitos; a prática teatral muito mais do que de uma questão de fruição estética, se mostrou como um meio de comunicação e como possibilidade de construção de um circuito alternativo e popular de cultura.
Palavras-Chave Comunicação. Cultura. Memória. Região do ABC. Teatro.
Ano 2012
Material Visualizar Material
Autor(a) Ricardo Brandão Travagin
Orientador(a) Prof. Dr. Gino Giacomini Filho
Título O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO NO MERCADO PET E A UTILIZAÇÃO DE VALORES DO UNIVERSO INFANTIL
Resumo Este trabalho tem por objetivo apresentar e discutir processo entre a comunicação mercadológica, o segmento de animais de companhia e o universo infantil. Esta pesquisa tem natureza exploratória, faz uso da análise documental e revisão bibliográfica. A análise documental considera a presença de símbolos e valores infantis na comunicação de marcas do segmento pet. Na revisão bibliográfica foram eleitos como eixos temáticos à relação da sociedade atual urbana e os animais de companhia, valores sociais do universo infantil e a comunicação de marketing voltada para este segmento. Das marcas analisadas, todas tiveram inserção de valores do universo infantil, o que reforça argumentos encontrados no referencial teórico em que o segmento de animais de companhia faz forte uso de símbolos e valores infantis.
Palavras-Chave Animais de Companhia. Atacado. Comunicação de Marketing. Consumo. Marcas. Propaganda. Responsabilidade Social. Segmento Pet. Universo Infantil.
Ano 2012
Material Visualizar Material
Autor(a) Roberta Fernandes Esteves
Orientador(a) Prof. Dr. João Batista Freitas Cardoso
Título O DESIGN GRÁFICO PUBLICITÁRIO E AS ARTES VISUAIS: FRONTEIRAS E APROPRIAÇÕES DA ARTE PELA PUBLICIDADE
Resumo Considerando que, muitas vezes, os publicitários fazem uso de referências das artes visuais para transmitir uma mensagem agregando ao produto anunciado valores culturais positivos contidos no objeto artístico, a pesquisa "O design gráfico publicitário e as artes visuais: fronteiras e apropriações das artes pela publicidade" visa observar as formas de apropriação de determinadas referências das artes visuais em uma campanha publicitária, analisando também como essas referências artísticas podem ser apropriadas no material publicitário de maneira original e inovadora. A pesquisa partiu dos conceitos de apropriação elaborados por Lucia Santaella (2005.1) dando margem ao desenvolvimento de categorias de tipos de apropriação para auxiliar nas análises dos anúncios. A compreensão do objeto de estudo se dará por meio de análise de peças da campanha publicitária criada para a rede espanhola de lojas de departamentos El Corte Inglés, que fazem uso de referências das artes visuais em suas composições. Para realizar essa análise, serão utilizados, entre outros conceitos, alguns da teoria da semiótica da cultura, em particular aqueles desenvolvidos por Iuri Lotman. Os principais resultados da pesquisa mostram que a relação entre os dois sistemas existe há um longo tempo e que a arte influencia a publicidade até os dias de hoje, fazendo com que os publicitários utilizem as apropriações das imagens artísticas na composição de seus anúncios. Essa pode ser uma ferramenta de grande valia para os publicitários e para o processo criativo, tendo em vista a importância do conhecimento das artes visuais para a formação constante do seu repertório, e assim trazer inovações e originalidade às mensagens publicitárias.
Palavras-Chave Apropriações. Artes Visuais. Criação Publicitária. Direção de Arte Publicitária.
Ano 2012
Material Visualizar Material
Autor(a) Rogéria Campos Ramos
Orientador(a) Prof. Dr. Elias Estevão Goulart
Título REDES SOCIAIS VIRTUAIS: O USO DO TWITTER PELAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS
Resumo As Redes Sociais Virtuais (RSV), apoiadas por computadores e suas conexões remotas, utilizam-se de diferentes recursos e promovem mudanças nas estruturas educativas. Neste diapasão, o presente estudo teve como objetivo investigar o uso do Twitterpelas instituições de ensino superior como suporte para suas comunicações com sua comunidade. Para elaboração do estudo, dividiu-se em duas etapas: revisão bibliográfica e pesquisa documental. A abordagem teórica incluiu os seguintes itens: avanços tecnológicos e suas alterações no âmbito educacional, as perspectivas inovadoras para a comunicação do ensino superior e a evolução das redes sociais virtuais como apoio ao ensino superior. Quanto à abordagem documental, foram utilizadas informações obtidas da página do Twitterdas Instituições de Ensino Superior selecionadas. Separaram-se, então, os posts para ajudar no entendimento da qualidade das conexões exercidas nas páginas das Universidades que empregam as RSV. A classificação do tipo de mensagem postada foi dividida em informacional e conversacional, categorizada em visibilidade, influência e engajamento e, posteriormente, subdivida-se em pesquisa, ensino e extensão. Com os resultados apresentados, foi possível concluir que as redes sociais virtuais têm sido empregadas de maneira restrita pelas Universidades públicas conforme apresentado no estudo. A interação que é possível ser realizada nestes ambientes deveria ser apresentado pelas Universidades como uma ferramenta de comunicação, principalmente pelas Universidades que apresentam pós-graduação stricto sensu.
Palavras-Chave Comunicação. Ensino Superior Brasileiro. Inovação. Redes Sociais Virtuais. Tecnologias Digitais. Twitter.
Ano 2012
Material Visualizar Material
Autor(a) Rosângela Gisoldi Orlandi
Orientador(a) Prof. Dr. Gino Giacomini Filho
Título A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA CRIANÇA EM ANÚNCIOS DE MODA NA REVISTA VOGUE KIDS BRASIL
Resumo Tanto a publicidade como a moda têm como características inerentes a inovação. Inovam em meios, inovam em linguagem, inovam em estética e na tentativa de sempre se superar, em pequenos e grandes detalhes, acabam por criar modelos expostos em representações que retratam um mundo quase irreal, mas que se colocam como um padrão ideal. Nesse contexto, a publicidade, no seu papel de modular padrões que encontrem identificação direta com o consumidor, torna-se algumas vezes, irresponsável. As crianças, que nos últimos séculos passaram por profundas transformações a respeito de sua atuação no seio familiar, hoje se configuram como atores sociais expressivos, inclusive nos aspectos que envolvem o consumo. Observa-se que a moda, antes produzida e difundida com foco em adultos, descobre o potencial do público infantil e se esmera em tornar-se presente na vida das crianças. Assim, a publicidade, a serviço de seus anunciantes, apresenta a criança em diversas representações sociais. O presente estudo identifica e analisa a representação social das crianças nos anúncios de moda veiculados na revista Vogue Kids Brasil, suporte midiático privilegiado para o lançamento de campanhas publicitárias, tendo como instrumento de pesquisa a análise de conteúdo, em que faz uso da técnica quantitativa e qualitativa. O trabalho mostrou, tanto por meio do referencial teórico como na pesquisa documental com anúncios, que há diferentes tipologias infantis na sociedade atual e na publicidade, porém, nesta última, a criança adultizada ocupa espaço privilegiado.
Palavras-Chave Comunicação Publicitária. Criança. Moda. Representação Social. Responsabilidade Social. Revista Vogue Kids Brasil. Tipologias de Crianças.
Ano 2012
Material Visualizar Material
Autor(a) Valéria de Camargo Amoris
Orientador(a) Prof. Dr. Arquimedes Pessoni
Título O PAPEL DA COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE TRANSIÇÃO DE GESTÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Resumo O trabalho analisa as estratégias da assessoria de imprensa da administração local – no âmbito municipal – com a verificação da atuação da assessoria de imprensa no processo transitório de governo municipal após a troca de equipes de dois partidos políticos diferentes. O objeto estudado foi a ocasião em que o governo do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) sucedeu à gestão de 12 anos de governo do Partido dos Trabalhadores (PT), na cidade de Santo André (SP), em 2008/2009. Trata-se de pesquisa explicativa com abordagem qualitativa, por meio da aplicação de uma pesquisa de campo com técnicas de entrevistas semiestruturadas. A pesquisa identificou que não há lei que regularize esse período transitório, e as informações trocadas nesse processo ocorrem por meio de um "acordo de cavalheiros". Cria-se uma expectativa por mudanças profissionais, o que não aconteceu, e funcionários da prefeitura pontuam que não houve preparação para o processo de transição. A pesquisa também constatou que a administração pública não tem memória de comunicação, pois quem sai "apaga" o que fez para prejudicar quem entra ou para não dar munição a eventuais problemas e/ou processos; além disso, há falhas nas estratégias de comunicação em relação aos públicos interno e externo em todo o período estudado. Por fim, concluímos que a comunicação tem papel fundamental no processo de transição de gestão na administração pública porque ela é o elo entre a administração e a sociedade.
Palavras-Chave Assessoria de Imprensa. Comunicação. Comunicação Política. Inovação. Santo André.
Ano 2012
Material Visualizar Material