Affaires Internationales Relaciones Internacionales International Affairs Affari Internazionali международные отношения
Pós Stricto Sensu

Acervo de Dissertações - 2014


Autor(a) Aguinaldo Ricciotti
Orientador(a) Profª. Drª. Regina Rossetti
Título A VERDADE RECRIADA: CÓDIGOS DEONTOLÓGICOS DA PRÁTICA JORNALÍSTICA NO CINEMA
Resumo A presente dissertação tem como objetivo elucidar o conceito deontológico da verdade jornalística no contexto da filmografia contemporânea sob a categoria dessa verdade, de seus protagonistas e do público para o qual são destinadas estas produções. Para delimitar como a verdade nos códigos deontológicos da prática jornalista é representada pela linguagem cinematográfica, primeiramente, foi realizada uma seleção de filmes que trata do profissional de imprensa ou do jornalismo desde o início da história do cinema. Em seguida, com base na análise de cenas e na bibliografia, adentra-se nas concepções históricas da verdade e por consequência analisa-se a ética no processo de comunicação, passando pela Filosofia, pelo Direito e pelo Jornalismo. Os códigos deontológicos do jornalismo, no contexto da Comunicação Social, são apresentados do ponto de vista da filmografia contemporânea, demonstrando como a personagem do jornalista no cinema age ao se deparar com conflitos morais e éticos tendo como referência a função social que a profissão propõe. Por fim, cria-se a categoria da verdade, essencial para o agir jornalístico. Dentro dessa temática, a verdade é analisada - usando recortes dos filmes selecionados - sob os aspectos do protagonismo, da exigência da transparência da informação, de sua suspensão e opacidade até abordar sua importância para a construção no jornalismo. Por fim, o estudo levanta a inovação da linguagem no discurso jornalístico usando novos suportes tecnológicos que dão ênfase à imagem no fazer jornalístico e se configuram como instrumento de busca pela verdade. A conclusão assinala que a verdade no jornalismo está na interpretação dos fatos e na forma de transmitir a informação, buscando um consenso com o receptor. Além disso, aponta para a inovação ao analisar a verdade, que guia a ética e normatiza os códigos deontológicos da profissão, sendo definida pelas cenas presentes na filmografia contemporânea selecionada.
Palavras-Chave Cinema. Códigos Deontológicos. Ética. Inovação. Jornalismo. Verdade.
Ano 2014
Material Visualizar Material
Autor(a) Alberto Iszlaji Junior
Orientador(a) Profª. Drª. Priscila Ferreira Perazzo
Título LYRA E KOLPING: COMUNICAÇÃO E IDENTIDADE DE ASSOCIAÇÕES CULTURAIS GERMÂNICAS NO BAIRRO DE CAMPO BELO (SP)
Resumo Este trabalho tem como tema analisar a comunicação da cultura alemã e sua dinâmica na comunidade germânica em São Paulo. Para estudá-la escolhemos duas associações paulistanas - Sociedade Filarmônica Lyra e Associação Católica Kolping. Buscamos compreender os processos de comunicação e mediação dessa cultura e, para isso, partimos da seguinte pergunta: como se dá o processo comunicativo da cultura germânica mediado pelas atividades promovidas pelas associações culturais organizadas por comunidades da região metropolitana paulista? Como objetivos: entender como as práticas culturais dessas associações mantêm a cultura alemã procurando identificar os meios e as mediações de comunicação da cultura acionados pelas associações culturais alemãs na região metropolitana paulista a partir da memória dessa comunidade. Para atingir esses objetivos, recorremos às memórias dessa comunidade através de Narrativas Orais de História de Vida. Pessoas relacionadas a essas associações foram entrevistadas e narraram suas histórias, as das associações e de outras pessoas com quem conviveram. De caráter interdisciplinar, a pesquisa envolve conceitos como memória, comunidade, pertencimento e identidade. Compreende as transformações comunicacionais da cultura alemã no interior da comunidade germânica, a partir da convivência nas associações, para manter o sentimento de pertencimento, a noção de identidade, as possibilidades de sociabilidade e estar juntos ao longo das mudanças ocorridas na sociedade contemporânea. Os aspectos mais relevantes identificados como responsáveis pela manutenção da cultura alemã, mas em transformações, foram: a exigência da língua alemã, a expressão artística (música e dança), o acesso aos meios de comunicação como jornais, boletins e internet, as relações profissionais e a culinária. Esse movimento cultural oscila entre as práticas tradicionais de comunicação e as tentativas de inovar para garantir a própria permanência. Assim, a língua alemã, as práticas cotidianas, a relação com os meios de comunicação formam o conjunto de práticas comunicativas mediadas pela cultura e responsáveis pela construção da identidade e sentimentos de pertencimento à comunidade, em constante transformação.
Palavras-Chave Comunicação. Comunidade. Cultura Alemã. Inovação. Memória.
Ano 2014
Material Visualizar Material
Autor(a) Alessandro José Pisa
Orientador(a) Prof. Dr. Gino Giacomini Filho
Título MUDANÇAS NA COMUNICAÇÃO DO PROFISSIONAL DE ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR NO PLANO DA ESTÉTICA LABORAL
Resumo Ao se considerar o setor de varejo, nota-se que a aparência do profissional de atendimento, no ambiente de seu trabalho, vem sendo modificada tendo em vista aspectos organizacionais, mercadológicos, pessoais e sociais. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo dissertar sobre mudanças e contextos de inovações na comunicação da estética laboral no atendimento ao consumidor. A pesquisa de caráter exploratório levantou dados bibliográficos sobre a estética laboral enquanto fenômeno de comunicação, sua inserção no processo de atendimento ao consumidor e interações com o campo da cultura organizacional. Tais modelos teóricos foram seguidos por pesquisas de survey e de grupo que permitiram compreender o papel dos envolvidos nesta relação: empresa, atendentes e clientes. Os resultados apontam que a estética laboral enquadra-se como fenômeno de comunicação na qual o profissional de atendimento inova sua aparência tanto para atender propósitos pessoais e sociais, como os trabalhistas e mercadológicos. As mudanças na forma como o atendente se apresenta esteticamente no ambiente de trabalho ocorrem por pressões da empresa (imagem corporativa, venda) e dos clientes (empatia), mas atualmente configura-se fortemente como uma decisão pessoal em que pesam seus valores pessoais, desempenho profissional e empatia com a empresa em que trabalha.
Palavras-Chave Aparência Profissional. Atendimento ao Consumidor. Comunicação. Estética Laboral. Varejo.
Ano 2014
Material Visualizar Material
Autor(a) Bruno Zolotareff dos Santos
Orientador(a) Prof. Dr. Elias Estevão Goulart
Título CONSTRUÇÃO COLABORATIVA: ESTUDO DO EMPREGO DA FOLKSONOMIA EM SISTEMAS E-LEARNING
Resumo Essa dissertação de mestrado se dedica ao estudo da utilização da Folksonomia no processo de classificação colaborativa e agregador de conteúdos baseados no sistema e-Folks e como meio de comunicação para auxiliar no aprendizado em sistemas e-Learning para facilitar a recuperação de informações no processo de aprendizagem do estudante. A Folksonomia potencializa as escolhas mais interessantes dos estudantes e pode indicar conteúdos mais adequados como subsídio para a aprendizagem. Seu emprego inovador em associação aos processos de comunicação de docentes foi discutido e uma análise das necessidades dos ambientes virtuais de aprendizagem em relação com as possibilidades de agregação de conteúdos por meio da etiquetagem recorrente se mostra como uma técnica importante em termos educacionais. O estudo exploratório aponta para potenciais e limitações do emprego da Folksonomia neste contexto, em função dos testes com a ferramenta e-Folks, construída para a sua aplicação e estudos. Os resultados indicam uma rápida curva de aprendizagem pelos alunos de duas turmas do curso técnico participantes do experimento e que a agregação coletiva de conteúdos pode auxiliar os estudantes em sua aprendizagem.
Palavras-Chave Comunicação. E-Learning. Folksonomia. Inovação. Tecnologias Digitais.
Ano 2014
Material Visualizar Material
Autor(a) Claudia Rodriguez Dominguez
Orientador(a) Prof. Dr. Elias Estevão Goulart
Título O SABER NA TELA: APROPRIAÇÃO DE GÊNEROS E FORMATOS TELEVISIVOS EM VIDEOAULAS PARA EAD
Resumo Esta pesquisa tem por objetivo identificar a utilização de gêneros e formatos de programas televisivos em videoaulas para Educação a Distância (EaD) e, a partir da análise deste uso, propor modos de aplicar recursos da comunicação televisiva à produção de videoaulas com vistas a intensificar sua eficácia comunicacional. Com essa perspectiva, o trabalho inicia com uma visão geral do desenvolvimento dos gêneros e formatos televisivos baseada nos estudos de Marques de Melo, Mattos, Chambat-Houillon, Fechine e Aronchi de Souza. Segue com um resumo da história da Educação a Distância no Brasil, a partir das reflexões de Moran, Maia e Mattar, Siemens, ressaltando nesta abordagem o uso de videoaulas no processo de ensino e aprendizagem conforme as observações de Belloni e Azevedo. Efetuados os recortes das áreas de Comunicação e Educação a serem tratadas na pesquisa, o passo seguinte é a delimitação do corpus com a seleção de 20 videoaulas dos portais Coursera, Veduca, Khan Academy e YouTube Edu, escolhidas pelo critério de amostra intencional proposto por Fragoso, Recuero e Amaral para estudos do universo em expansão da internet. Para a análise do corpus, cada videoaula foi assistida na íntegra, totalizando cerca de cinco horas de material, observando-se em sua construção o uso de gêneros televisivos conforme a grade de gêneros e formatos proposta por Aronchi de Souza. As ocorrências foram registradas individualmente e tabuladas em conjunto para quantificar em percentuais sua manifestação no corpus. A análise evidenciou a predominância nas videoaulas do gênero televisivo educativo e de 13 formatos, com destaque para o formato instrucional, presente em 95% dos objetos verificados. A segunda maior ocorrência foi a do formato teleaula, encontrado em 55% da amostra. As menores ocorrências foram verificadas entre os formatos interativo e videoclipe (ambos com 15%) e estúdio e externa (5% cada). Finalmente, a sugestão de formatos televisivos a serem adotados na produção de videoaulas, com a perspectiva de aumentar sua eficiência comunicacional, apontou para os formatos debate, entrevista e mesa-redonda; talk show; esquete e dramatização, além de game e quiz show. A pesquisa pode contribuir para professores de EaD e produtores de conteúdo destinados a esta forma de ensino e aprendizagem.
Palavras-Chave Comunicação. Educação a Distância. Inovação. Tecnologias Digitais. Televisão.
Ano 2014
Material Visualizar Material
Autor(a) Cristian Boragan Gugliano
Orientador(a) Profª. Drª. Regina Rossetti
Título JORNALISMO DE BLOG E JORNALISMO LITERÁRIO: TRANSVERSÕES DIONISÍACAS DE LINGUAGEM TEXTUAL
Resumo Este trabalho analisa a linguagem textual utilizada no jornalismo literário e sua transversão - e inovação, traduzida como dionisíaca pelo filósofo Friedrich Nietzsche - para os blogs jornalísticos. Por meio da estudo de textos construídos sobre os auto-intitulados blogueiros progressistas, blogs brasileiros de jornalismo político a favor do Governo Federal, foram analisados os mecanismos de apreensão desta linguagem como ferramenta construção da narrativa das páginas na internet a partir da análise de discurso e dos "modos de dizer" de Fabrício Marques. Além disso, foram utilizadas as funções da linguagem de Roman Jakobson, principalmente a linguagem poética e seus sentidos conotativos, muito presentes nos blogs analisados, assim como a linguagem emotiva. Transversão é um termo próximo de transposição, que por sua vez é um termo correlato de inovação que, neste caso, ocorre pela mudança de deslocamento, transição ou passagem de uma linguagem a outra ou de uma mídia a outra. Transversão é sinonimo de transposição, tradução, transformação, ou seja, atos ou procedimentos capazes de gerar o novo ou a renovação do velho. Mas transverter é também sinônimo de transtornar, pertubar e, nesse sentido mais específico, transversão se aproxima do dionisíaco em sua função criadora e pertubadora da ordem estabelecida. Dionísío é aquele que transtorna e pertuba as regras e transforma o estabelecido em algo novo, favorecendo o surgimento de novas qualidades e propriedades que não existiam no gênero de partida e que são trazidas à luz no gênero de chegada, tal qual um processo tradutório ou de recriação.
Palavras-Chave Blog. Comunicação e Inovação. Jornalismo Literário. Linguagem Jornalística.
Ano 2014
Material Visualizar Material
Autor(a) Eriberto de Almeida Oliveira
Orientador(a) Prof. Dr. João Batista Freitas Cardoso
Título COMUNICAÇÃO DE AÇÕES DE RECICLAGEM NO CONTEXTO DA ECOPROPAGANDA: INOVAÇÕES EM AÇÕES PROMOCIONAIS DA COCA-COLA
Resumo O trabalho apresenta pesquisa sobre como as empresas comunicam suas ações de reciclagem no contexto da ecopropaganda. Para isso, a metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa exploratória, composta por revisão bibliográfica e análise documental. A revisão bibliográfica serviu para compreender os referenciais teóricos relacionados às áreas das Ciências Sociais e Humanas: Ecopropaganda; Responsabilidade Socioambiental; Reciclagem; Comunicação Ambiental e Linguagem Publicitária. Foi realizada uma análise de conteúdo das peças de propaganda de ações de reciclagem das seguintes campanhas da Coca-Cola: "Cada garrafa tem uma história" e lançamento do produto Recycle, da Coca-Cola Shoes. O estudo teve como objetivo analisar como as ações de reciclagem são comunicadas em diferentes formatos e suportes. Esta análise permitiu identificar os elementos de linguagem e de criação de cada peça. Como resultado das análises realizadas, identificou-se que o discurso publicitário comumente faz uso de estratégias e técnicas já consolidadas na comunicação publicitária. As peças selecionadas e analisadas trabalham o conceito criativo com uma abordagem humanista e emocional, a linguagem publicitária tem como função conativa influenciar os atos e atitudes do receptor. As propagandas procuram motivar, conscientizar e levar as pessoas a participar da ação. No entanto, uma peça em cada campanha apresenta estratégia inovadora alinhada com o conceito de reciclagem. Na campanha "Cada garrafa tem uma história", o uso da própria embalagem do produto (Coca-Cola) comunica o projeto de reciclagem. A matéria a ser reciclada é utilizada para comunicar a própria importância da reciclagem e apresenta múltipla função na campanha, ela é o produto, o objeto da reciclagem e a própria mídia. Para a campanha de lançamento da linha Recycle da Coca-Cola Shoes, também se percebe o total alinhamento com o conceito de sustentabilidade na embalagem que serve como expositor dos produtos. Considerando os padrões de embalagem e expositor utilizados no mercado, esse display pode ser reconhecido como uma peça inovadora em termos de design gráfico sustentável: é funcional, chama a atenção pela originalidade, identifica o produto com a aplicação da marca no rótulo e comunica o conceito da marca e do produto. Percebeu-se na pesquisa que no processo de desenvolvimento da campanha deve-se considerar o ciclo de sustentabilidade para inovar na linguagem publicitária.
Palavras-Chave Comunicação Ambiental. Ecopropaganda. Linguagem Publicitária. Reciclagem. Responsabilidade Socioambiental.
Ano 2014
Material Visualizar Material
Autor(a) Homero Leoni Bazanini
Orientador(a) Prof. Dr. Arquimedes Pessoni
Título TRANSFORMAÇÕES COMUNICACIONAIS: A ATUAÇÃO NO MEDIA TRAINING NA PERSPECTIVA DA TEORIA SOCIAL COGNITIVA
Resumo Cada vez mais as organizações modernas têm percebido a necessidade de preparar suas lideranças para o relacionamento cotidiano com a mídia. O crescimento desse mercado fez com que profissionais autônomos e empresas prestadoras de serviços nas áreas da comunicação passassem a oferecer treinamento especializado. O presente trabalho buscou investigar as transformações comunicacionais e a relevância da atuação do Media Training na perspectiva da Teoria Social Cognitiva. O problema da pesquisa está em encontrar respostas para a questão de como as transformações comunicacionais, em decorrência das novas tecnologias, afetaram a atuação dos profissionais de MT para alcançar uma comunicação eficaz. Por meio de pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, com utilização da análise de conteúdo e eixos teóricos relacionados à Teoria Social Cognitiva e a Teoria do Meio com o auxílio do método histórico-crítico, foram realizadas entrevistas com profissionais de Media Training e executivos submetidos ao treinamento, atuantes no estado de São Paulo. Os resultados da pesquisa indicam dois fatores essenciais na construção da imagem organizacional como elemento de vantagem competitiva: a fusão das ações estratégias com os elementos operacionais e a importância de se integrar conhecimentos, habilidades e atitudes para performance satisfatória. Dentre os procedimentos e técnicas mais inovadores empregados nos treinamentos foram destacados pelos entrevistados a incorporação do monitoramento e de recursos das artes cênicas acompanhada da dramatização de situações genéricas passíveis de ocorrer na relação das organizações com a imprensa. Como conclusão, foram geradas três hipóteses explicativas como sugestão para futuras pesquisas sobre essa temática.
Palavras-Chave Comunicação. Media Training. Teoria do Meio. Teoria Social Cognitiva. Transformações Comunicacionais.
Ano 2014
Material Visualizar Material
Autor(a) Moacyr Vezzani Neto
Orientador(a) Prof. Dr. Elias Estevão Goulart
Título EDUCAÇÃO INTERATIVA: O SISTEMA BRASILEIRO DE TV DIGITAL COMO INSTRUMENTO INOVADOR DE MEDIAÇÃO PARA A PRÁTICA DE EAD
Resumo A TV Digital é uma plataforma híbrida que nasceu da convergência entre a televisão e a tecnologia de microcomputação. Essa confluência de tecnologias abarca novas possibilidades de interação e uso da TV para acesso à informação, entretenimento e educação. O Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD), desde sua criação, estabelece objetivos que ampliam as perspectivas de inclusão social e incremento da Educação a Distância (EAD). Atualmente, o Sistema Brasileiro de TV Digital tem condições técnicas para o desenvolvimento de sistemas de EAD via TV digital e, a partir da convergência do sistema com dispositivos móveis, portáteis e a Internet pode incrementar as aplicações de EAD com recursos como multiprogramação, vídeo sob demanda e interatividade. Nesse sentido, esta dissertação analisa de que forma e em que condições pode a EAD se apropriar das possibilidades tecnológicas disponibilizadas pelo SBTVD como elemento inovador e articulador para a melhoria da educação na sociedade brasileira. Para tanto, foram pesquisadas a relação convergente entre as mídias que permeiam o SBTVD, o estado de arte da TV digital no Brasil, as demandas de EAD em termos de interatividade e, por fim, as possibilidades de aplicar os recursos do SBTVD na educação a distância, tomando como base o programa Telecurso da Fundação Roberto Marinho. Para tal análise foi utilizado o caso da TV Escola Digital Interativa e dois experimentos de T-Learning, um na Finlândia e outro em Portugal. A pesquisa é de cunho qualitativo e exploratório, além de pesquisa documental para subsidiar a análise técnica e funcional do SBTVD. Por fim, os resultados obtidos por meio da pesquisa apontam que os recursos do Sistema Brasileiro de TV Digital são adequados para ser aplicado no Telecurso da Fundação Roberto Marinho.
Palavras-Chave Comunicação. Educação a Distância. Inovação. Tecnologias Digitais. Telecurso. TV Digital.
Ano 2014
Material Visualizar Material
Autor(a) Paulo Augusto Lane Valiengo
Orientador(a) Profª. Drª. Regina Rossetti
Título O AUTODEBOCHE NA PROPAGANDA TELEVISIVA CONTEMPORÂNEA COMO ESTRATÉGIA DE CRIAÇÃO E INOVAÇÃO
Resumo Propagandas televisivas protagonizadas por celebridades que utilizam o autodeboche é uma estratégia de criação que vem sendo adotada com certa regularidade pelos anunciantes nos últimos anos. Atualmente, ficou comum assistir a famosos serem ridicularizados nos intervalos comerciais. Além de permitirem, as personalidades também participam e, com muito bom humor, riem de si próprias. O objetivo desta dissertação foi identificar a utilização do humor autodebochado, bem como os elementos textuais que caracterizam sua presença, nos filmes publicitários. Trata-se de uma pesquisa sobre linguagem publicitária em que o humor de autodeboche é identificado como elemento de inovação e criação. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa em nível exploratório, envolvendo a revisão bibliográfica – sendo os referenciais teóricos relacionados às áreas das Ciências Sociais e Humanas – e pesquisa documental. Para isso, foi realizada uma análise de conteúdo de comerciais produzidos para televisão com as seguintes celebridades: Ricardo Macchi e Dustin Hoffman (Fiat 500), Byafra (Bradesco), Beto Barbosa (Skol), Vanusa (Visa), Joel Santana (Pepsi), Anderson Silva (Burger King), Túlio Maravilha (VW Gol) e Ronaldo Fenômeno (Fiat). Essa análise permitiu identificar e comparar os elementos de linguagem e de criação de cada peça publicitária em questão e também apontar os mais recorrentes. Diferente da literatura, do cinema e do jornalismo, a linguagem publicitária, apesar de beber nas fontes das áreas citadas, tem como principal objetivo vender, seja um produto, um serviço, uma marca ou uma ideia. E para vender, o discurso adotado tem que ser persuasivo, tem que ter a intenção de convencer. A linguagem publicitária, para ser eficaz, precisa motivar, levar as pessoas a uma ação. Para isso, ela tem que ser cativante e envolvente, tem que sensibilizar e emocionar, tem que seduzir e conquistar, tem que se destacar e informar, tem que ser marcante e memorável, tem que entreter e divertir. Tem que fazer o público-alvo se identificar e se sentir atraído, sentir desejo pelo objeto anunciado. E tudo isso de uma forma sintética, direta e objetiva. A adoção do humor pela propaganda é considerada uma estratégia de persuasão bastante eficaz, pois é comprovado que o consumidor demonstra uma maior receptividade às mensagens publicitárias com conteúdos humorísticos, que conseguem diverti-lo e fazê-lo rir. Os publicitários acreditam que se o humor é bem aceito e funciona no cotidiano das pessoas, também vai funcionar quando aplicado aos comerciais. Na propaganda, podemos encontrar um grande número de possibilidades e variações de humor. Apesar de não ser uma novidade absoluta, a presença do humor autodebochado protagonizado por celebridades na propaganda televisiva, de quatro anos para cá, está sendo adotado com maior frequência. E por causa desta frequência e de suas repercussões, tanto na imprensa quanto nas redes sociais, parece ser uma abordagem criativa com uma longa vida pela frente.
Palavras-Chave Autodeboche. Celebridade. Humor. Televisão.
Ano 2014
Material Visualizar Material
Autor(a) Rafael Gonçalves Teixeira
Orientador(a) Prof. Dr. Herom Vargas Silva
Título HORROR CINEMATOGRÁFICO E EXPERIMENTAÇÃO DE MICHAEL JACKSON NA MÚSICA POP E NO VIDEOCLIPE
Resumo Esta dissertação tem como objetivo analisar a utilização de elementos do gênero horror cinematográfico na obra de Michael Jackson como experimentalismo no videoclipe dentro do campo da música pop. Para estudar o tema, foram escolhidos dois trabalhos audiovisuais do cantor norte-americano Michael Jackson – Thriller (1973) e Michael Jackson’s Ghosts (1997). Para compreender os tipos de experimentação e inovação causados pela introdução de elementos do gênero na produção de videoclipes, partimos da seguinte pergunta-problema: de que forma o horror cinematográfico foi utilizado como campo de sentido para experimentação e inovação na obra audiovisual de Michael Jackson dentro da cultura da mídia? Para tanto, a pesquisa levantou exemplos do uso do horror (morte, sobrenatural, paranormalidade, medo e monstros) em produtos como filme, games e programas de televisão; observou o deslocamento dos elementos de horror dentre os limites dos textos que compõem a semiosfera na qual a canção e o clipe atuam; e buscou ampliar o entendimento sobre a música pop como importante fenômeno semiótico contemporâneo, contrapondo análises que a caracterizam como rasa e efêmera. Após conceituar o campo da cultura da mídia e os produtos midiáticos música pop e videoclipe, foram pesquisadas a biografia de Michael Jackson, que ajudou a compreender o papel do cantor na indústria cultural, e sua produção, mapeando canções e vídeos que utilizassem o macabro como ferramenta de criação. Os dois vídeos selecionados foram analisados com base na Semiótica da Cultura, fundamentada por Iúri Lótman. A pesquisa engloba conceitos de cultura, semiótica, música, Estudos Culturais e filmes de horror. Os aspectos experimentais encontrados como inovação foram: o uso do horror como forma de humor dentro da trama; o videoclipe extrapolando a canção, não só em duração, mas como história autônoma; a música como meio de modelização dos elementos e das criaturas, transitando entre o horror, o fantástico e a realidade; e, por fim, a manipulação dos sentidos entre o bem e o mal.
Palavras-Chave Cultura da Mídia. Horror. Michael Jackson. Música Pop. Videoclipe.
Ano 2014
Material Visualizar Material
Autor(a) Sergio Luis de Martin
Orientador(a) Prof. Dr. Gino Giacomini Filho
Título COMUNICAÇÃO E ATEÍSMO: NOVAS CONTEXTURAS NO BRASIL
Resumo Os últimos censos brasileiros mostraram expressivo crescimento do número de cidadãos definidos como "Sem Religião", nos quais estão incluídos os ateus. No entanto, os céticos religiosos parecem não dispor de meios de comunicação proporcionalmente à sua relevância, ou que expressem sua ideologia e valores morais. São partes de novas contexturas que justificam e caracterizam o presente estudo. Trata-se de um estudo exploratório que faz uso de referencial teórico sobre religião e ateísmo, além de lidar com a comunicação nesse contexto. A fim de materializar o objeto pesquisado, elaborou-se um estudo de caso com a Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos dando ênfase aos seus aspectos institucionais e comunicacionais. Os resultados mostram que as posturas dos meios de comunicação transitam de uma expressão responsável à preconceituosa para com a comunidade ateia, e que esta sofre restrições para difundir conteúdos, posições e opiniões na mídia tradicional, tendo que atuar de forma reativa e usar formas alternativas de comunicação como eventos, encontros, websites e mídias sociais para se expressar.
Palavras-Chave ATEA (Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos). Ateísmo. Comunicação. Intolerância Religiosa. Mídia e Religião.
Ano 2014
Material Visualizar Material
Autor(a) Wellington Dias de Melo
Orientador(a) Profª. Drª. Priscila Ferreira Perazzo
Título TELEVISÃO, ATUAÇÃO E INOVAÇÃO: AS TRANSFORMAÇÕES NO COTIDIANO DE TRABALHO DE ARTISTAS DA TELEVISÃO BRASILEIRA
Resumo Quando a produção de televisão se expandiu no Brasil, entre os anos de 1960 e 1970, os atores e atrizes, que normalmente vinham do teatro, se depararam com a necessidade de criar novos métodos de atuação diante das câmeras. Não existiam técnicas ou manuais de como atuar para televisão. Para tanto, procuraram testar práticas de atuação, diferentemente da que faziam em outros meios. Nesse sentido, a inovação pode ser identificada na transformação da atuação como prática comunicativa da comunidade de artistas, que passa pelo trabalho diário de atuação na TV. Por isso essa dissertação tem como objetivo principal identificar, a partir das entrevistas ao site No Mundo dos Famosos, as mudanças ocorridas no trabalho de atores e atrizes que foram atuar na televisão. Especificamente, pretende-se apontar como se deu a carreira deles a partir da sua atuação na TV e identificar as práticas de encenação utilizadas em televisão. Foram coletadas 19 entrevistas de artistas da televisão brasileira dadas ao jornalista Jefferson Balbino, que as publicou no site No Mundo dos Famosos. A partir desses relatos, foram identificadas suas trajetórias de vida, o início de suas carreiras na televisão e como adaptaram as maneiras de atuar no teatro para o trabalho com as câmeras. Com isso, considerou-se que a inovação na televisão também passou pelo trabalho de atuação desses artistas que transformaram a atuação teatral em atuação televisiva. E, mesmo que a esse momento a atividade fosse empírica e experimental, criaram novas técnicas e contribuíram para a constituição de manuais de atuação na TV.
Palavras-Chave Atuação. Comunicação. Inovação. Teatro. Televisão.
Ano 2014
Material Visualizar Material
Autor(a) Yolanda Coppen Martin
Orientador(a) Prof. Dr. Arquimedes Pessoni
Título A COMUNICAÇÃO DO CUIDAR: ASPECTOS INOVADORES COMUNS DA PUBLICAÇÃO ACADÊMICA NO CAMPO DA COMUNICAÇÃO E SAÚDE NA ENFERMAGEM
Resumo A comunicação é um meio essencial para os processos de assistência na área de saúde. Com o objetivo de identificar a abordagem temática em Comunicação e Saúde e os tipos de divulgação das inovações verificadas nas pesquisas publicadas pelos profissionais pesquisadores da área de enfermagem, no período entre 2009 e 2013, este estudo pôde constatar que dos 1185 artigos analisados, apenas 196 (16,5%) estavam relacionados à área de Comunicação e Saúde, sendo que nestes, as palavras Comunicação, Comunicar e Comunicando estiveram presentes em 8,2% dos títulos e em 11,7% dos descritores. Observou-se que 83,2% dos estudos foram publicados em periódicos científicos e os Anais de eventos científicos contribuíram com a difusão de 16,8% estudos. Uma vez identificada a disseminação de informações para as comunidades, salienta-se a inovação, caracterizando a troca de conhecimentos, de saberes antes não identificados ou acessíveis. A comunicação profissional-paciente e a comunicação interpessoal foram as abordagens temáticas principais, contando com 75% das publicações em Comunicação e Saúde na enfermagem. Tendo em vista que procedimentos precisam ser realizados, medicamentos administrados e diagnósticos identificados, a fala do profissional e do paciente deve se cruzar, seja ela por palavras sonoras, seja pelo olhar ou pelo toque da mão do profissional na pele do enfermo. Formar pessoas passa pelo transmitir de experiências, vivências, além de conhecimentos técnicos. Tal processo de ensino faz parte da atuação do enfermeiro e por este motivo acredita-se que as abordagens formação do profissional em saúde (12,7%) e a comunicação para educação em saúde (9,2%) estão presentes nas publicações analisadas. É fato que a comunicação, dentro da área de enfermagem, é significativa, pois pessoas falam, ouvem, olham, pensam, compreendem ou não as ações desencadeadas e as reações observadas. É importante que outros estudos para conhecer melhor suas nuances sejam desencadeados e seus resultados inovadores difundidos entre a comunidade científica e a sociedade leiga.
Palavras-Chave Comunicação e Saúde. Divulgação Científica. Enfermagem. Inovação. Publicação.
Ano 2014
Material Visualizar Material