Affaires Internationales Relaciones Internacionales International Affairs Affari Internazionali международные отношения
Pós Stricto Sensu

Acervo de Dissertações - 2015


Autor(a) Ana Maria Malvezzi de Souza
Orientador(a) Prof. Dr. Gino Giacomini Filho
Título EVENTOS ORGANIZACIONAIS: A SUSTENTABILIDADE COMO FATOR DE INOVAÇÃO
Resumo Os eventos organizacionais alcançam resultados crescentes enquanto estratégia de comunicação e destacam o Brasil como um dos países com maior oferta nesse segmento. Porém, seus impactos ambientais são relevantes, demandando gestão e ação inovadoras para que atendam expectativas dos participantes e stakeholders. Nesse sentido, este trabalho tem o objetivo de dissertar sobre eventos organizacionais e suas interfaces com a comunicação, inovação e sustentabilidade ambiental. Através da metodologia exploratória, faz uso de referencial bibliográfico sobre comunicação, relações públicas, sustentabilidade ambiental, inovação e eventos organizacionais. Apresenta estudo de casos com três eventos ocorridos de 2010 a 2014, a fim de associar experiências reais de sustentabilidade ambiental com ações específicas de comunicação e inovações observadas na condução desses eventos organizacionais. Tal abordagem fez uso de modelos teóricos, entrevista com organizadores e documentos em que foi privilegiada a norma ABNT ISO 20121. Os resultados revelam impactos que os eventos causam ao meio ambiente, apontam novos caminhos para a organização de eventos, interligando os aspectos ambientais com as questões de comunicação.
Palavras-Chave Comunicação. Eventos Sustentáveis. Inovação. Relações Públicas. ustentabilidade Ambiental.
Ano 2015
Material Visualizar Material
Autor(a) Cristiane Mayumi Morinaga
Orientador(a) Prof. Dr. João Batista Freitas Cardoso
Título MUDANÇAS NO USO DA FOTOGRAFIA EM LIVROS DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo O livro didático é um importante instrumento na educação no Brasil, assim como as imagens (incluindo a fotografia) possuem papel relevante dentro desses livros. Apesar de ser vista como objeto de grande caráter documental, a fotografia tem o potencial de assumir diferentes interpretações por parte de quem as vê (no presente caso, os usuários dos livros didáticos). Desse modo, este trabalho pretende estudar como se apresentam as fotografias nos livros didáticos brasileiros de História e Geografia para o Ensino Fundamental II a partir da década de 1990, bem como analisar como essas imagens foram se modificando ao longo das edições. O trabalho também tem como objetivos estudar o potencial da fotografia como elemento de significação nos livros didáticos e verificar quais aspectos dos parâmetros curriculares e da legislação brasileira podem estar relacionados às mudanças e inovações nas fotografias nos livros didáticos. A pesquisa é de caráter exploratório e utiliza a análise comparativa entre os usos de fotografias em livros de períodos diferentes, além de análise semiótica (utilizando a teoria semiótica de Charles Peirce). Como resultados foi verificado que, com as mudanças nas fotografias utilizadas para ilustrar os mesmos assuntos, houve também alterações nos possíveis interpretantes devidas às características de cada fotografia. Além disso, em termos de Charles Peirce, os caracteres icônico e indicial se revelaram mais presentes, embora o simbólico também tenha se demonstrado importante.
Palavras-Chave Comunicação. Inovação. Fotografia. Livro Didático. Semiótica Visual.
Ano 2015
Material Visualizar Material
Autor(a) Flavio Padovani
Orientador(a) Prof. Dr. Roberto Elisio dos Santos
Título INOVAÇÕES DOS QUADRINHOS AUTORAIS BRASILEIROS NO AMBIENTE VIRTUAL
Resumo Esta dissertação tem como objetivo principal identificar e analisar as temáticas das histórias em quadrinhos (HQs) que tratam dos assuntos sociais mais candentes e em pauta na atualidade. Dos quadrinistas que têm feito história, destacam-se Allan Sieber e André Dahmer, que aparecem no cenário midiático da internet como dois ícones desse tipo de produção para domínios virtuais. O estudo originou-se do intuito de analisar o fenômeno da passagem de um suporte para outro, aspecto que constitui uma grande inovação dessa linguagem. A problematização surge da transformação operada no veículo pelo interesse de informar e comunicar às massas. Metodologicamente, fizemos um levantamento teórico a respeito da produção de HQs e da produção dos autores mencionados, além de selecionarmos quadrinhos conforme as temáticas "cotidiano", "relacionamento", "religião", "política" e "preconceito", analisando-as de acordo com as categorias básicas da comunicação desse tipo: imagem, texto e mensagem. Dessa forma, o primeiro capítulo aborda as principais mudanças das HQs no decorrer do tempo, e o segundo traça a história das HQs no Brasil, recortando a contribuição dada por Sieber e Dahmer. Por fim, analisamos tiras desses dois autores que tratam dos temas escolhidos para o debate, deixando manifestas suas críticas latentes oferecidas para o público espectador eleitor de HQs.
Palavras-Chave Allan Sieber. Ambiente Virtual. André Dahmer. Histórias em Quadrinhos. Inovação. Produção Autoral.
Ano 2015
Material Visualizar Material
Autor(a) João de Paula Ribeiro Neto
Orientador(a) Prof. Dr. Elias Estevão Goulart
Título PRESENÇA SOCIAL E EMPREENDEDORISMO: ASPECTOS INOVADORES NO USO DE MÍDIAS SOCIAIS POR EMPREENDIMENTOS NASCENTES
Resumo O presente trabalho tem sua origem no desejo de se estudar, sob a ótica da comunicação, a interseção entre alguns campos de conhecimento, a saber, as mídias sociais na Internet e o empreendedorismo; mais precisamente a forma de utilização das mídias sociais pelas empresas empreendedoras, procurando descobrir a influência da presença social como estratégia de comunicação nas mídias sociais em start-ups. Com base na pergunta-problema – Como a presença social se manifesta nos perfis de mídias sociais de empreendimentos nascentes (start-ups) e de que forma essa inovação tecnológica pode contribuir com o processo empreendedor? – o estudo revelou que o Facebook, o website e o Twitter são mídias sociais mais utilizadas pelas start-ups, confirmando o senso comum e a literatura; as formas de criação de presença social pelas start-ups em seus perfis no Facebook corresponderam ao previsto pela literatura – as demonstrações de afetividade, interatividade e coesão – criando fluxos conversacionais nas postagens feitas; as reações dos visitantes manifestadas nos comentários feitos nos mesmos perfis apresentaram os mesmos sinais de presença social. Ainda que de forma limitada, foi possível observar que a aplicação dos conceitos de presença social possui a característica de potencializar o estabelecimento de fluxos conversacionais entre start-ups e seus públicos dentro de uma mídia social. Dentre as possíveis contribuições deste trabalho para a ciência estão o maior entendimento da teoria de presença social e suas aplicações em novos campos de conhecimento e a proposição de um novo modelo de análise.
Palavras-Chave Comunicação e Inovação. Empreendedorismo. Mídias Sociais. Presença Social. Tecnologias Digitais.
Ano 2015
Material Visualizar Material
Autor(a) Leandro Fabris Lugoboni
Orientador(a) Prof. Dr. João Batista Freitas Cardoso
Título INOVAÇÕES NA LINGUAGEM TIPOGRÁFICA: A TENSÃO ENTRE O VISUAL E O VERBAL NA LETRA FANTASIA
Resumo O propósito dessa pesquisa foi estudar e compreender as inovações na linguagem tipográfica, em especial a letra ilustrada, através das tensões entre os signos visual e verbal como geradores de sentido na comunicação publicitária impressa. Por não existirem definições técnicas exatas da estrutura desse tipo de letra, foi constatado que ela se originou nas iluminuras, mais especificamente nas letras iluminadas capitulares. Verificou-se que a letra ilustrada pode se originar de qualquer categoria tipográfica e tem como característica principal elementos visuais em sua estrutura. Esses elementos formam algum tipo de tensão com os elementos verbais e, uma vez identificadas essas tensões, foi possível organizá-las em arranjos e grupos de acordo com a percepção visual, compreensão do contexto e relação da letra ilustrada com a composição publicitária impressa. A definição de tais arranjos serviu para contribuir no melhor entendimento da letra ilustrada, possibilitando a classificação dos tipos de tensões entre os signos visuais e verbais, e agrupando-as de acordo com suas características predominantes. Pela maior compreensão desse tipo de letra busca-se auxiliar profissionais da área a entenderem a letra ilustrada. O entendimento das tensões resultou na possibilidade de verificação do significado de mensagens contendo esse tipo de letra, bem como de uma inter-relação dos arranjos e outros questionamentos quanto à sua possível aplicação em outras mídias e quanto à extensão de tais arranjos em categorias mais complexas. A letra ilustrada permite ser inovadora pela constituição de novas tensões entre os signos verbal e visual e pelas relações interacionais dos signos com o restante da composição, o que permite o acréscimo de comunicações criativas. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa e de natureza exploratória, com revisão bibliográfica, levantamento e análise documental. Fez-se o levantamento quantitativo de anúncios publicitários impressos em revistas da última década, que exibem em sua composição a letra ilustrada, nos anuários do site do Clube da Criação de São Paulo e nos anuários do concurso norte americano Clio Awards, para delimitar o corpus de análise. Pela análise dos anúncios selecionados foi feita a pesquisa qualitativa, tomando a categorização sígnica de Peirce como método semiótico.
Palavras-Chave Anatomia Tipográfica. Categorias Tipográficas. Inovações Tipográficas. Letra Ilustrada e Signo Visual. Tipografia na Publicidade.
Ano 2015
Material Visualizar Material
Autor(a) Maria Angélica Ferrasoli
Orientador(a) Profª. Drª. Priscila Ferreira Perazzo
Título COMUNICAÇÃO, INOVAÇÃO E RESISTÊNCIA: UM RELATO DE TRABALHADORES MILITANTES NAS EMPRESAS DO GRANDE ABC DURANTE A DITADURA CIVIL-MILITAR BRASILEIRA (1964-1985)
Resumo Esta pesquisa tem como objetivo apresentar a comunicação produzida por trabalhadores engajados na resistência à ditadura civil militar (1964-1985) dentro das fábricas do Grande ABC. Para desenvolvê-la foi utilizada a técnica das Narrativas Orais de História de Vida, em cinco entrevistas norteadas pelo método da História Oral com foco na temática escolhida. Durante cerca de dez horas de entrevistas, realizadas de junho a novembro de 2014, foram abordados temas relativos à memória, identidade, comunidade e comunicação. Com posicionamento teórico calcado nos Estudos Culturais, o estudo aprofunda o conhecimento em uma comunicação ainda pouco revelada: aquela que, necessariamente, deveria ser feita de forma sigilosa para driblar a censura, o controle e a repressão da ditadura e, no entanto, precisava repercutir entre os demais trabalhadores, cumprindo seu papel informativo e ativista. Uma comunicação feita "na surdina", cujos autores necessitaram de grande criatividade nos processos de produção e distribuição e que, muitas vezes, foi marcada pela oralidade e pelo gestual. As conclusões apontam para uma comunicação eficaz, apesar dos múltiplos percalços, como a hostilidade no ambiente fabril, a vigilância e a repressão, que poderia resultar em demissão, prisão, tortura, desaparecimento ou mesmo morte, já que os trabalhadores e as entidades sindicais foram o principal alvo da repressão do período, de acordo com relatório da Comissão Nacional da Verdade. É possível, também, que essa necessidade de rapidez tenha influenciado a linguagem da comunicação sindical da geração seguinte, quando surgiu o chamado novo sindicalismo, em que a temática econômica ganhou destaque em detrimento às considerações teóricas e políticas.
Palavras-Chave Comunicação. Ditadura Civil-Militar. Inovação. Memória. Trabalhadores.
Ano 2015
Material Visualizar Material
Autor(a) Mariana Lins Prado
Orientador(a) Profª. Drª. Priscila Ferreira Perazzo
Título COMUNICAÇÃO, IDENTIDADE E MEMÓRIA NA COMUNIDADE GERMÂNICA NO ABC PAULISTA
Resumo Esta pesquisa tem como tema a comunicação da cultura germânica no ABC Paulista. Seu propósito, mais especificamente, é identificar e analisar as formas de comunicação da cultura germânica utilizadas entre os imigrantes e seus descendentes no ABC Paulista para manter ou para incorporar o outro, transformando seus costumes enquanto comunidade cultural germânica no ABC. Neste sentido, pensa-se a inovação desta comunidade ao longo dos anos, ocorrida conforme seu desenvolvimento. Além disso, tem-se como objetivo também caracterizar quem é e como se forma esta comunidade. Conta com as entrevistas de sete homens e sete mulheres, tendo como método as Narrativas Orais de História de Vida, desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisas Memórias do ABC, bem como a Análise do Discurso, de linha francesa. Delineia, por fim, uma comunidade e cultura híbridas, composta por indivíduos de diversas nacionalidades – alemã, sim, mas também austríaca, iugoslava, lituana, húngara, romena – todas ligadas entre si pela língua, fundamentalmente. Por meio de suas memórias, considerando que estas comunicam cultura, são identificados seus hábitos, crenças, valores e sonhos. Como mediadoras de comunicação, são apontadas as suas escolas, associações e espaços de convivência, além de elementos como a religião, notadamente a católica e a luterana, as práticas de esporte e lazer e os hábitos culinários, componentes que dão liga ao caldo cultural desta comunidade.
Palavras-Chave Comunicação. Comunidade. Inovação. Memória. Narrativas Orais de História de Vida.
Ano 2015
Material Visualizar Material
Autor(a) Raron de Barros Lima Moura
Orientador(a) Prof. Dr. Herom Vargas Silva
Título INOVAÇÃO E HIBRIDISMOS NA OBRA VISAGENS NORDESTINAS
Resumo O objetivo desta dissertação é analisar os aspectos estético-culturais (canção e fotografia) que caracterizam a obra Visagens nordestinas, composta pelo livro Nordeste desvelado e pelo CD Nordeste oculto, como híbrida e inovadora. A pesquisa é exploratória com metodologia de análise semiótica, baseada nos estudos do semioticista Iúri Lótman. As manifestações artísticas foram consideradas como textos culturais semióticos. As modelizações secundárias das linguagens fotográficas, sonoras e textuais interagiram em fronteiras presentes dentro e nas periferias das semiosferas da cultura popular, da religiosidade nordestina e dos cenários naturais. A memória dialógica entre o passado tradicional e o presente multicultural apareceu nas canções da Cabruêra, nas fotografias de Augusto Pessoa e nos textos de Alberto Marsicano contidos nesse produto midiático. Augusto Pessoa evidenciou a estética árida, áspera e os tons terrosos nas fotografias captadas do meio ambiente nordestino. Ele também apresentou a festividade, a alegria e personalidades da cultura popular. No livro Nordeste desvelado, houve hibridações com as fotografias de Augusto Pessoa, os escritos de Alberto Marsicano e as canções da Cabruêra. O sincretismo religioso apareceu nas fotografias de Pessoa. O hibridismo no CD Nordeste oculto se deu pela mistura de elementos rítmicos e instrumentais. Bateria e percussão trabalharam com a mistura de ritmos afro-brasileiros e indígenas, como toré, maculelê e pontos de umbanda. As guitarras e os baixos mesclaram ritmos, como o funk e o forró. Na obra Visagens nordestinas, o hibridismo ficou evidente com a relação entre os códigos visual, sonoro e textual. A cultura popular do Nordeste se apresentou por meio de paisagens naturais, festividades e personalidades, como Padre Cícero, Ariano Suassuna e Luiz Gonzaga, que compõem a memória dessa região rica em manifestações culturais e religiosas. O catolicismo e as religiões afro-brasileiras se misturaram de maneira sincrética durante a apreciação das imagens e a audição das músicas da Cabruêra. As santas católicas foram colocadas no mesmo patamar simbólico das divindades da umbanda e do candomblé. A inovação deste produto midiático está na hibridização entre as fotografias de Augusto Pessoa, as canções da Cabruêra e os textos de Marsicano. As mídias sociais contemporâneas foram utilizadas como ferramentas de divulgação de modo convergente. As duas mil caixas produzidas foram vendidas nos shows da Cabruêra. A banda divulgou o CD Nordeste oculto no Brasil e no mundo. As canções puderam ser ouvidas e baixadas no site Overmundo. E a exposição Nordeste desvelado passou pelas cidades de Rio de Janeiro (agosto e setembro de 2012) e João Pessoa (abril de 2013).
Palavras-Chave Cabruêra. Cultura Popular. Hibridismo. Inovação. Nordeste.
Ano 2015
Material Visualizar Material
Autor(a) Ricardo Carvalho de Almeida
Orientador(a) Prof. Dr. Gino Giacomini Filho
Título A COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL NAS ONGS E A CONTRIBUIÇÃO DO NOVO VOLUNTARIADO: O MODELO DA OPÇÃO BRASIL
Resumo Essa dissertação trata de discutir as características e contribuições do novo voluntariado na comunicação organizacional das ONGs. A pesquisa buscou apresentar de modo dedutivo e por abordagem exploratória: a contextualização das ONGs, os papeis comunicativos exercidos por essas organizações e os conceitos da comunicação organizacional nas ONGs; a contextualização do trabalho voluntário, a caracterização do novo voluntariado e sua presença na comunicação organizacional das ONGs, o novo voluntariado em relação à responsabilidade social empresarial e às motivações ao trabalho voluntário em atividades para a comunicação no contexto do novo voluntariado. A pesquisa também se utilizou do estudo de caso do modelo de comunicação organizacional da ONG Opção Brasil, onde a ONG, em seu atual momento de desenvolvimento e autosustentação, caracteriza-se por depender da contribuição voluntária para atender e sustentar às suas demandas de comunicação. Foram realizadas entrevistas e aplicação de questionários aos voluntários e dirigentes participantes em atividades funcionais para a comunicação da ONG. Foi considerado que esse modelo de comunicação, comum e pertinente às ONGs, apresenta características próprias e inovadoras. Conta com a participação de diferentes perfis de voluntários no desenvolvimento de atividades funcionais para a comunicação, permite ao voluntário contribuir com as atividades de acordo com a sua disponibilidade, interesse e competências, impacta na motivação para adesão e evasão de voluntários, traz aspectos positivos e negativos que determinam a maneira de ser e agir dessas organizações essencialmente comunicativas.
Palavras-Chave Comunicação Organizacional. Novo Voluntariado. ONGs. Opção Brasil. Terceiro Setor.
Ano 2015
Material Visualizar Material
Autor(a) Silvia Carvalho de Almeida Joaquim
Orientador(a) Prof. Dr. Roberto Elisio dos Santos
Título O PIONEIRISMO DE MEMÓRIA DE ELEFANTE COMO GRAPHIC NOVEL AUTOBIOGRÁFICA BRASILEIRA
Resumo Este trabalho se propõe a identificar as características de inovação presentes em Memória de elefante, a primeira graphic novel (história em quadrinhos mais extensa) autobiográfica brasileira. Em 232 páginas, o quadrinista paulista Caeto narra em primeira pessoa, de forma não linear, as dificuldades de sobreviver como artista em São Paulo no início da vida adulta. A capa é analisada por meio da semiótica peirceana, enquanto o estudo do miolo baseou-se na análise de conteúdo (BARDIN, 2004), sendo dividido nas seguintes categorias: elementos narrativos, da linguagem dos quadrinhos, estéticos, modernos e pós-modernos e de autobiografia e memória. Foram descobertos aspectos inovadores em todo o livro, entre eles a capa com o elefante icônico, sintetizando a narrativa; o foco narrativo complexo, por envolver um autor-narrador-protagonista; o tempo não linear, marcado por flashbacks; os balões usados de forma pouco convencional; as metáforas visuais criadas pelo autor; a autorrepresentação em diferentes fases da vida; e a capacidade de engajamento que uma HQ autobiográfica promove junto ao leitor.
Palavras-Chave Autobiografia em Quadrinhos. Estética. Graphic Novel. Inovação. Narrativa.
Ano 2015
Material Visualizar Material
Autor(a) Vanessa Aparecida do Carmo
Orientador(a) Prof. Dr. Arquimedes Arantes
Título A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NAS UNIVERSIDADES DO GRANDE ABC: INOVAÇÕES OU REPETIÇÃO DE FORMATOS?
Resumo A divulgação científica é tão antiga quanto a própria ciência e, ao longo da História, os formatos de divulgação foram evoluindo, acompanhando o progresso das ciências e da tecnologia. Hoje existem variadas formas de levar conhecimentos científicos à população para que esta possa utilizá-los em sua realidade, atividades cotidianas e tomadas de decisão que envolvam a família, a comunidade ou a sociedade como um todo. As Universidades, geradoras de conhecimento e propulsoras de pesquisa, têm importante papel na divulgação científica e fortalecimento desta cultura. O presente trabalho buscou investigar a atuação das Universidades do Grande ABC (Universidade Metodista de São Paulo, Universidade Municipal de São Caetano do Sul e Universidade Federal do ABC) no cenário da divulgação científica. O problema da pesquisa está em encontrar as ações de comunicação realizadas pelas universidades para essa atividade. Por meio de pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, com utilização da análise documental e entrevistas com Pró-Reitores de Pesquisa, de Extensão e profissionais de comunicação foi possível inferir alguns resultados da pesquisa como: a divulgação científica está nas diretrizes organizacionais de todas universidades analisadas; entrevistados ressaltam a todo momento a importância dessa atividade e a obrigação de realizá-la de forma inovadora, com o objetivo de atingir seus públicos. Porém, as ações práticas não confirmam esse discurso, pois ainda são muito incipientes. Como conclusão, é possível apontar a fraca cultura de divulgação científica dentro das Universidades do Grande ABC e o importante papel da comunicação organizacional para o fortalecimento desta.
Palavras-Chave Comunicação. Divulgação Científica. Inovação. Universidades.
Ano 2015
Material Visualizar Material