Affaires Internationales Relaciones Internacionales International Affairs Affari Internazionali международные отношения
Pós Stricto Sensu

Acervo de Dissertações - 2017


Autor(a) Adilson Roberto Costa
Orientador(a) Prof. Dr. Arquimedes Pessoni
Título A ONG VIVA E DEIXE VIVER - "CONTADORES DE HISTÓRIAS": OPÇÕES PARA A GESTÃO DA SATISFAÇÃO E COMPROMISSO DO SEU PÚBLICO INTERNO ATRAVÉS DE ESTRATÉGIAS E AÇÕES INOVADORAS DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
Resumo A proposta deste trabalho é a de identificar modelos e práticas inovadoras de comunicação organizacional em geral e comunicação interna em particular e sua interface com a satisfação dos funcionários com o trabalho e com a gestão do clima organizacional interno, num cenário de seguidas mudanças na gestão da tecnologia e da organização empresarial, além das mudanças nas expectativas humanas para um novo modelo de produção e de convivência social, especificamente no empoderamento atual das organizações de interesse humanitário coletivo, as chamadas ONGs e OSCIPs. Foi realizada pesquisa documental acrescida de entrevistas com os responsáveis pela ONG Viva e Deixe Viver e o estudo apontou para ações inovadoras na comunicação interna da instituição.
Palavras-Chave Clima Organizacional. Comunicação Interna. Comunicação Organizacional. Gestão de Pessoas. Inovação. Satisfação no Trabalho.
Ano 2017
Material Visualizar Material
Autor(a) Carlos Alberto Kerr Rodrigues
Orientador(a) Profª. Drª. Priscila Ferreira Perazzo
Título VOLUNTARIADO DO CANAL NET CIDADE DO ABCDM: UM PROGRAMA INOVADOR A SERVIÇO DA COMUNIDADE
Resumo Esta dissertação discute a relevância do Programa Voluntariado desenvolvido pelo Canal NET Cidade em modificar o papel do receptor no processo de comunicação em uma TV local. Esse estudo busca apresentar, de modo dedutivo e por abordagem exploratória, o início da televisão por assinatura no país; a contextualização do NET Cidade como emissora de televisão; os papéis comunicativos exercidos pelo Programa Voluntariado; seu funcionamento e suas características; a TV local como uma perspectiva voltada para a comunidade; os conceitos do voluntariado empresarial; a contextualização das comunidades locais ou regionais; o voluntário enquanto emissor e receptor; e a contextualização da comunicação comunitária. A pesquisa documental partiu de registros sobre o modelo de funcionamento da emissora, desde o início até o encerramento das atividades, caracterizado por depender da participação voluntária para atender e sustentar às suas demandas da programação televisiva. Foram realizadas entrevistas com oito voluntários e dois gestores participantes do Programa sobre às quais se analisou o conteúdo. Chegou-se à conclusão de que esse modelo de emissora de televisão apresenta características próprias e inovadoras. Além disso, contou com a participação de diferentes perfis de voluntários no processo comunicacional desde a elaboração de pautas, produção e transmissão dos programas e respeitou-se a disponibilidade, aptidão e interesse de cada voluntário em participar dos treinamentos e desenvolvimento de cada produção.
Palavras-Chave Canal NET Cidade. Comunicação Comunitária. Comunidade. Inovação. TV Local. Voluntariado.
Ano 2017
Material Visualizar Material
Autor(a) Giovanni Ferreira de Lima
Orientador(a) Prof. Dr. Arquimedes Pessoni
Título A UTILIZAÇÃO DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA PELO PODER PÚBLICO NAS CIDADES DO ABC: TRANSPARÊNCIA E ACESSO À INFORMAÇÃO
Resumo Este trabalho buscou investigar se as ferramentas de divulgação de informações públicas (Portais da Transparência e Serviço Eletrônico de Informação ao Cidadão) utilizadas pelas prefeituras das cidades da Região do ABC (Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra), operam de acordo com o que exigem as leis, e se estão dentro das exigências de conceitos e orientações criados por entidades federais e internacionais. Por meio de pesquisa exploratória, de natureza qualitativa e com a utilização da análise documental foi possível concluir alguns resultados do estudo: apesar do aspecto legislativo ser bem extenso e claro sobre a transparência pública, sobre acesso à informação, e sobre os Portais da Transparência, na prática os Portais não cumprem a maioria das exigências e orientações, o que sugere que as prefeituras fazem o mínimo necessário para assim evitarem problemas com a lei, e não para de fato promover aos cidadãos a transparência e o acesso democrático à informação. Como conclusão, é possível apontar que os Portais da Transparência, assim como o Serviço Eletrônico de Informação ao Cidadão das prefeituras são ferramentas mal utilizadas, e que há ainda um caminho muito longo a percorrer em relação à transparência governamental, apesar de sua importância no empoderamento político e social dos cidadãos.
Palavras-Chave Comunicação. Gestão Pública. Governo Eletrônico. Inovação. Transparência.
Ano 2017
Material Visualizar Material
Autor(a) João Carlos Tristão
Orientador(a) Prof. Dr. Arquimedes Pessoni
Título CONTRIBUIÇÕES ACADÊMICAS SOBRE A UTILIZAÇÃO DE GAMES COMO INSTRUMENTO INOVADOR DE COMUNICAÇÃO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE E NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS
Resumo Identificar e analisar a produção acadêmica nacional - no segmento de dissertações e de teses - sobre a temática "uso de games aplicados à área da saúde" e seus aspectos inovadores, compõe o objetivo principal deste estudo, e os objetivos secundários foram definidos como: a) identificar os locais de produção das pesquisas, o perfil de seus autores, as temáticas mais recorrentes e as referências mais citadas; b) verificar os possíveis impactos positivos ou negativos no uso das novas mídias tecnológicas (game) na prevenção e promoção da saúde; c) pesquisar experiências exitosas em situações onde o uso de jogos eletrônicos foi realizado e se houve uma apropriação comunicacional com o público. Para a metodologia, os procedimentos adotados foram: pesquisas de natureza quantitativa e qualitativa em nível exploratório e descritivo; pesquisa documental, utilizando-se o método de análise de conteúdo, segundo a visão de Bardin (2004) e a abordagem temática adaptada de Lourenço (2012). A busca pelas palavras-chave se deu em duas bases digitais: Base CAPES Periódicos e Base BDTD. Dentre os principais resultados, estão: a percepção de que o assunto, "A utilização de games como instrumentos de comunicação para a saúde", compõe de forma regular o rol de discussões realizadas por pesquisadores - stricto sensu - tanto em nível de mestrado, quanto de doutorado e nas mais variadas áreas das ciências, assim como em períodos contínuos. No que tange as investigações aplicadas, em todas as obras selecionadas para a Análise e Discussão de Resultados, foi confirmado êxito em suas pesquisas e atenderam a seus propósitos, tanto no que diz respeito a sua natureza e finalidade, quanto no sentido de ser uma ferramenta que promove a mudanças de atitudes em prol de uma qualidade de vida mais saudável. Por fim, percebemos que, embora a comunidade científica tenha dedicado atenção para o uso desta ferramenta no cuidado com a saúde, ainda é bastante escassa a disponibilidade de referenciais conceituais.
Palavras-Chave Comunicação. Game e Saúde. Inovação. Jogos Digitais e Saúde. Jogos Eletrônicos e Saúde.
Ano 2017
Material Visualizar Material
Autor(a) Maria Luísa Fontenele de Paula
Orientador(a) Prof. Dr. Roberto Elísio dos Santos
Título UM E OUTRO NORTE - MAD MARIA: AS INOVAÇÕES DE LINGUAGEM NA PASSAGEM DA NARRATIVA LITERÁRIA PARA A TELEVISIVA
Resumo A obra ficcional Mad Maria, do escritor Márcio Souza, foi um marco para a literatura amazonense. Apresentou ao país um momento histórico praticamente desconhecido da maioria: a construção da estrada de ferro Madeira-Mamoré, que pôs fim à Questão do Acre entre Brasil e Bolívia, por meio do Tratado de Petrópolis. A obra, contudo, ganhou repercussão nacional a partir da produção de uma minissérie homônima, exibida em 2005 pela maior rede de televisão no Brasil. Tal produção ampliou o alcance da obra literária a partir de um novo espaço: o meio televisivo. Com o objetivo de identificar as inovações na linguagem narrativa transcodificada da obra literária Mad Maria para teleficção, buscou-se analisar os elementos estruturais da narrativa, a partir das características dos dois roteiros: o literário e o teleficcional, tendo como principais suportes as contribuições de Barthes no quesito estrutura da narrativa e de Balogh em relação às características da linguagem do audiovisual. A obra Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação guiou o caminho para a compreensão da importância da pesquisa bibliográfica (Ida Regina C. Strempf) e da análise documental e de conteúdo como método e técnica da pesquisa empreendida (Sônia Virgínia Moreira). Concluiu-se que a minissérie Mad Maria foi inovadora porque reconstruiu detalhes de um momento histórico a partir de dois ambientes díspares. Da selva captou-se a sensação de infinito do ambiente em relação à finitude e à pequenez humana. Da capital federal, de como as trapaças constroem rotas que se perdem na insensatez de cada um, porque o potencial narrativo aponta muitas direções. A síntese literária remete o telespectador a um momento histórico reconstruído a partir de duas selvas: a amazônica e a das negociatas. Tanto numa como noutra, a sobrevivência depende muito das amarras construídas pelo caminho. Se numa o homem ousar vencer a natureza, como fez a personagem que queria transportar um piano pelas corredeiras, pode morrer afogado. Ou, como no caso de Percival Farquhar, para quem o brasileiro não passava de um deslumbrado. E, por achar que já o compreendia sobremaneira, colheu os prejuízos de uma aventura ditada pela ousadia de quem não respeita seu oponente. Como dizem algumas rodas políticas, o Brasil não é para amadores, assim como o potencial criador e criativo de seu povo.
Palavras-Chave Inovação. Mad Maria. Minissérie. Narrativa Histórica.
Ano 2017
Material Visualizar Material
Autor(a) Marialda de Jesus Almeida
Orientador(a) Profª. Drª. Regina Rossetti
Título COMUNICAÇÃO POÉTICA: O CASO "EU ME CHAMO ANTÔNIO"
Resumo Considerado o segundo livro mais vendido de 2014, a análise da obra Eu me chamo Antônio (2013) se dará com base em Yin (2001), sendo esta análise classificada como um estudo de caso único holístico, por tratar-se de uma investigação empírica. Os procedimentos de coleta de dados abrangem revisão bibliográfica, entrevista em profundidade (DUARTE, 2014) com o autor do livro e análise documental de redes sociais na Internet (Facebook, Twitter e Instagram) e semiótica (SANTAELLA, 2002). O objetivo desta pesquisa é indicar os possíveis aspectos comunicacionais deste livro, que, antes de ser publicado, passou pelo crivo das redes sociais on-line de maneira fragmentada (postagens das fotos dos guardanapos) e angariou seguidores, cujo engajamento das redes sociais digitais o encaminhou para as livrarias. O autor, que sempre fez do Bar Lamas (RJ) seu escritório de criação, apostou o triunfo de suas postagens nessas mídias para criar subprodutos para divulgação de sua marca. No entanto, é imperativo destacar que o caráter visual e verbal dessas poesias pode ter motivado seu exulto, já que foram encontradas similaridades de seus traços na poesia experimental do século XX. Na análise da entrevista com o autor, ficou evidente a influência verbal de Mia Couto, assim como a visual de André Dahmer, nas poesias visuais deste livro. E a verdade enraizada no egoísmo no processo criativo do autor é o que emprega caráter único à sua obra, assim como, à luz da Filosofia, foi desmitificada uma possível aproximação entre Pedro (autor) e Antônio (personagem). As letras desenhadas, as incontáveis interpretações e a possibilidade de ler de duas formas foram o corpus para a análise via semiótica peirceana, especificamente no que tange à iconicidade, em que foi possível considerar, que ler apenas um poema visual de uma página, de forma individualizada, poderá sugerir uma mensagem de introspecção ao leitor, no entanto, uma leitura mais atenta poderá, a partir dos diversos signos que compõem esses poemas, gerar objetos diversos por meio dessa narrativa que não possui uma unidade visual. Por esse caráter da dualidade de leitura, é possível caracterizá-la nas categorias de Rossetti (2013) como "transposição", pela adaptação de dois gêneros de decodificação desses poemas em um mesmo suporte.
Palavras-Chave Comunicação Poética. Eu me chamo Antônio. Inovação. Redes Sociais Digitais. Semiótica.
Ano 2017
Material Visualizar Material
Autor(a) Massaaki Nakahara
Orientador(a) Prof. Dr. Alan César Belo Angeluci
Título MÍDIAS SOCIAIS E AS FRONTEIRAS DO PRIVADO DENTRO DAS EMPRESAS: POLÍTICAS E PRÁTICAS DE COMUNICAÇÃO
Resumo Um recorrente conflito no ambiente de trabalho relatado por gestores e profissionais de recursos humanos é o uso do momentum laboral para atividades de âmbito estritamente pessoal e particular a partir da mediação de determinadas tecnologias. Na contemporaneidade, as mídias sociais têm assumido o protagonismo dessas ações, já que a alta penetração de smartphones e a ampliação da oferta de Internet tem levado os indivíduos a processos de interação mais frequentes e imersivos, facilitados pelo Facebook, YouTube, Whatsapp, entre outros. Se, por um lado, o desenvolvimento da Web 2.0 criou um ambiente de participação e colaboração frutífero para as relações interpessoais, entretenimento e inclusive trabalho, por outro, tem dado novas formas aos vieses negativos do uso privado de tecnologias dentro das empresas. Henle (2012) classifica esse fenômeno como cyberloafing, ou ócio cibernético: o uso intencional de tecnologias pelos funcionários para fins pessoais durante o horário de trabalho. Dentro desse contexto, o presente estudo tem como objetivo identificar aspectos do uso privado das mídias sociais e suas relações com as políticas e práticas de comunicação das empresas dentro do ambiente de trabalho. A partir de uma revisão teórico-conceitual, foi realizado um survey com 548 pessoas empregadas e moradoras da cidade São Paulo, estudantes de graduação e pertencentes às classes C, D e E. Os dados revelaram que quase 80% dos respondentes utilizam dispositivos móveis algumas vezes por dia, sobretudo para interagir com outras pessoas através de mensageiros instantâneos, como Whatsapp; 60% gastam cinco minutos ou mais de seu tempo acessando aplicativos e sites; 45% das empresas onde trabalham possuem políticas explícitas sobre o uso de celulares; e mais de 70% dos respondentes concordam com a necessidade de adoção de regras de uso, entre outros aspectos.
Palavras-Chave Celular. Cyberloafing. Mídias Sociais. Políticas de RH. Trabalho.
Ano 2017
Material Visualizar Material
Autor(a) Rita de Cássia Donato dos Santos
Orientador(a) Prof. Dr. Arquimedes Pessoni
Título COMUNICAÇÃO POLÍTICA NO FACEBOOK: A PRESENÇA SOCIAL DOS DEPUTADOS FEDERAIS DO GRANDE ABC NA CAMPANHA ELEITORAL DE 2014
Resumo Estudos contemporâneos a respeito da comunicação política versam sobre o potencial das mídias sociais no processo comunicacional entre candidatos e eleitores. No contexto dessas discussões, esta pesquisa discorre sobre a forma como os deputados federais do Grande ABC Paulista, Alex Manente (PPS) e Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (PT), utilizaram o Facebook na eleição de 2014, caracterizada pela participação ativa dos cidadãos via Internet. Para avaliar a conduta desses parlamentares na rede social virtual mais popular no Brasil, considera-se o modelo instituído por Rourke et al. (2001), que estabelece três categorias para análise da presença social de um indivíduo no ciberespaço: a afetiva, a coesiva e a interativa. Amparada pelo método de análise de conteúdo, esta investigação segue o conceito da semana construída, formatando uma amostragem fiel dos posts veiculados nas fanpages desses candidatos durante os 90 dias da campanha eleitoral. Paralelamente à análise qualitativa desse material, tratado com o suporte do software Atlas TI, a dissertação cruza entrevistas abertas realizadas com esses políticos, com os profissionais responsáveis pela comunicação digital das respectivas campanhas, além de três especialistas com trabalhos voltados à comunicação política na América Latina, no Brasil e no Grande ABC. Os resultados indicam que os dois deputados federais têm presença social coesiva, pautada no fortalecimento de grupos políticos e na suposta relação de proximidade com comunidades locais. Particularmente, cada um visualiza a própria presença social no Facebook de forma distinta: em consonância com a análise, Alex Manente assume a coesão; Vicentinho acredita ter uma presença social interativa, o que não se confirma nesta pesquisa. Ao se abordar a inovação nas campanhas eleitorais desses personagens a partir do uso de novas tecnologias, percebe-se a convergência digital, entretanto, essa tendência não é suficiente para classificá-las como "cibercampanhas".
Palavras-Chave Comunicação Política. Facebook. Grande ABC. Inovação. Presença social.
Ano 2017
Material Visualizar Material
Autor(a) Rodrigo Trasferetti Perez
Orientador(a) Prof. Dr. Roberto Elisio dos Santos
Título HIBRIDISMOS E INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NA MÚSICA: O ÁLBUM-APLICATIVO "BIOPHILIA", DE BJÖRK
Resumo Nos estudos da comunicação, a transição midiática ocorrida na indústria fonográfica nos últimos anos passou por grandes alterações nos formatos de suportes e nos nichos de negócios, por meio da evolução da tecnologia digital provinda da cibercultura e da cultura da convergência, que revolucionou a indústria cultural e do entretenimento, com mesclas híbridas e união de linguagens diversas. Com o avanço da "era digital" na glocalização, ao unir elementos globais e locais, a conectividade generalizada, o desenvolvimento de dispositivos móveis e aplicativos cada vez mais sofisticados, houve significativas transformações nos diversos setores da indústria por meio de interações e integrações criativas que fomentaram diversas inovações comunicacionais, híbridas, midiáticas, tecnológicas e socioculturais. Os experimentalismos e usos criativos desenvolvidos por artistas e produtores fomentaram a criação do "álbum-aplicativo", que se tornou o novo suporte hipermidiático e configura a transição midiática para a retomada do crescimento da indústria fonográfica, seja nas esferas underground ou mainstream. Diante desse fator, a pesquisa selecionou o primeiro "álbum-aplicativo" a ser desenvolvido no mundo, o app Biophilia (2011), da artista islandesa Björk, que marca essa transição e possui como objetivo analisar e identificar as inovações na linguagem musical, observadas nas mesclas híbridas, midiáticas e tecnológicas do "álbum-aplicativo". Durante o trabalho, eu dialogo sobre as proporções do seu uso criativo, como mecanismo de incentivo a novas oportunidades de negócios aos artistas, produtores,usuários, consumidores e empresas, assim como sobre as teorias contemporâneas ligadas à evolução híbrida, midiática, tecnológica, e as possibilidades de inovações e experimentalismos nos diversos nichos da indústria cultural, que traduz uma nova forma de produção musical, estética, hegemônica e de grande circulação. A pesquisa pretende contribuir nas áreas da comunicação social, científica, acadêmica, artística e cultural para reflexões sobre sua produção e seu avanço. O trabalho é uma pesquisa qualitativa de nível exploratório e, como metodologia, adota a pesquisa bibliográfica e a análise documental, buscando definições e categorizações ao contextualizar na pós-modernidade a união de linguagens híbridas e midiáticas por meio da evolução da tecnologia digital, seus processos de evolução histórica e as inovações, em direção a um mercado multimilionário que se abre aos profissionais do setor cultural. O resultado colabora, à luz e compreensão, aos modos de parcerias entre profissionais que produzem inovação e atuam como visionários da cultura pop. A pesquisa está ambientada na linha de "Linguagens na comunicação: mídias e inovação" e propõe a investigação e o investimento no desenvolvimento dos "álbuns-aplicativos", fomentando um novo cenário na história da indústria cultural, diante da necessidade de inovação do mercado na contemporaneidade, ao abordar a experiência estética do usuário imersivo e emancipado no ciberespaço, por seus usos criativos na gamificação das mídias móveis, além de relacionar o "álbum-aplicativo" como um produto hipermidiático ligado às categorias das novas mídias e às leis da cibercultura.
Palavras-Chave Álbum-aplicativo. Comunicação Midiática. Hibridismo. Inovação. Música.
Ano 2017
Material Visualizar Material
Autor(a) Walter Haruki Yamaguti
Orientador(a) Prof. Dr. João Batista Freitas Cardoso
Título IMAGEM E REPRESENTAÇÃO NO CONAR: RUPTURA DE NORMAS, INOVAÇÕES E ÉTICA
Resumo O preconceito e a discriminação estão presentes no nosso cotidiano, em todos lugares e situações. Existem várias formas de eles serem praticados: o mais tradicional e evidente é o racismo, sendo que pessoas negras sofrem diariamente com esse estigma, muitas vezes em forma de piadas e/ou gracejos maldosos entre pessoas, às vezes, dentro do mesmo grupo social. Outro tipo de preconceito bastante comum é o de gênero, em que o machismo prevalece nas ofensas e agressões ao chamado "sexo frágil". Na publicidade, o preconceito e a discriminação estão presentes em todos os meios de divulgação: na TV, Internet, outdoor, busdoor e todos os tipos de impressos usados nos produtos tangíveis ou de serviços. O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) julga as reclamações e queixas de consumidores e anunciantes que se sentem atingidos pela publicidade. Apesar de não exercer o poder de polícia, suas decisões são acatadas pelos infratores em sua totalidade, desde a sua implantação na década de 1970. Com base nesses pressupostos, a dissertação discute os aspectos relacionados à ruptura de normas no uso da imagem na comunicação publicitária que se apresentam como principal motivo de representação junto ao CONAR por infringirem os Princípios Gerais, em particular os que estão relacionados ao preconceito e discriminação, a saber: Responsabilidade Social e Respeitabilidade. Para isso recorreu-se à revisão bibliográfica e análise documental. No exame do corpus foi possível verificar que a maioria dos comerciais que foram representados no CONAR no ano de 2015, teve como alvo o preconceito e a discriminação, o Conselho de Ética decidiu pelo arquivamento das representações. Os filmes publicitários que foram reclamados pelos consumidores foram, em grande parte, justificados pelos anunciantes e agências como sendo bem humorados e divertidos, sem a intenção de contrariar a opinião pública, que aciona o CONAR.
Palavras-Chave Comunicação Publicitária. CONAR. Discriminação. Preconceito. Ruptura e Inovação.
Ano 2017
Material Visualizar Material