Affaires Internationales Relaciones Internacionales International Affairs Affari Internazionali международные отношения
Pós Stricto Sensu

Acervo de Dissertações - 2018

Autor(a) Ana Paula Borges de Oliveira
Orientador(a) Prof. Dr. Alan Cesar Belo Angeluci
Título UMA CARTOGRAFIA INTERATIVA DO JORNALISMO DE DADOS NO BRASIL: PERCEPÇÕES SOBRE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NO MERCADO
Resumo O avanço do digital nas últimas décadas tem transformado os contextos de produção e consumo de notícias, impondo reconfigurações no campo da reflexão e da prática do jornalismo contemporâneo. Neste trabalho, dedicamo-nos a investigar um tema muito presente nesse contexto – o que a literatura em comunicação tem chamado de jornalismo de dados. Especificamente, objetivamos descobrir quais são as competências e habilidades necessárias para o profissional de jornalismo de dados no Brasil – um perfil ainda em configuração não só no contexto brasileiro, mas também mundial. A fim de alcançar o desafio proposto, buscamos caracterizar a prática do jornalismo de dados no mercado de comunicação brasileiro atual, apontar a visão de pesquisadores sobre a formação em jornalismo de dados nas universidades brasileiras e mapear o estado da arte do jornalismo de dados no Brasil por meio de uma cartografia interativa. Metodologicamente, realizamos inicialmente uma revisão teórico-conceitual nos campos da cibercultura, do jornalismo de dados e das literacias digitais. Em seguida, utilizamos a Grounded Theory para realizar a coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas e a Análise de Conteúdo, na perspectiva de Bardin, como técnica para interpretação dos mesmos. Realizamos 14 entrevistas com dois grupos de entrevistados: um primeiro, formado por profissionais que atuam em equipes de jornalismo de dados no mercado de trabalho brasileiro; e um segundo, com pesquisadores e professores da área de comunicação que desenvolvem pesquisas nesse campo em universidades do país. Para a análise dos resultados, utilizamos o software ATLAS.ti, que deu apoio à identificação das seguintes categorias: (1) currículo acadêmico diferenciado, (2) bases para cultura de programação, (3) narrativas de apuração e visualização, (4) projetos e parcerias, (5) equipes híbridas e (6) aprendizado autodirecionado. A partir dessas categorias, elaboramos uma matriz de habilidades e competências que, por exemplo, indica como necessárias as habilidades lógicas em planilhas, estatística, linguagem de programação e gráfica para obter competências de criação de narrativas digitais a partir de Big Data. A matriz foi norteadora para a elaboração do produto deste trabalho – a versão beta do 2030 Data Journalism – uma cartografia interativa, embedada em um website, com as principais pesquisas acadêmicas e iniciativas de mercado, geolocalizadas e com informações multimídia. A cartografia é expansível e poderá ser ampliada em trabalhos futuros. Esperamos que ela possa servir como um repositório interativo de memória e pesquisa para estudantes, professores e profissionais da área de jornalismo de dados.
Palavras-Chave Cartografia Interativa. Jornalismo de Dados. Jornalismo Digital. Mercado de Trabalho. Universidade. Visualização de Dados.
Ano 2018
Material Visualizar Material
Autor(a) Sandra Cristina Cabral dos Santos
Orientador(a) Prof. Dr. Elias Estevão Goulart
Título COMUNIDADES DE PRÁTICA: UM ENFOQUE PELA COMUNICAÇÃO DE INTERESSE PÚBLICO
Resumo Este trabalho de conclusão de mestrado profissional apresenta resultados de pesquisa de campo que utilizou um questionário estruturado como 50 perguntas cuja base foi a Teoria do Comportamento Planejado. A pesquisa foi feita junto a docentes de três escolas de Educação Básica parceiras do Grupo de Pesquisas ETICO, do qual a pesquisadora faz parte, a saber: EME Professora Alcina Dantas Feijão, em São Caetano do Sul; EE Professora Brisabella de Almeida Nobre, em São Paulo; e Colégio FSA – Fundação Santo André, em Santo André. O objetivo foi entender até que ponto há comunicação por meio de redes online entre os professores, para troca de experiências com foco na atualização profissional, ou mesmo, se eles já dispunham de redes de aprendizagem coletiva que poderiam ser caracterizadas como Comunidades de Prática Virtuais. Também por meio do questionário, avaliou-se qual a frequência de uso da Internet por esses docentes e com que finalidade. A ideia foi verificar se os docentes em questão estão predispostos, ou seja, se têm disponibilidade e intenção de criar ou fazer parte de Comunidades de Práticas Virtuais que os auxiliem na formação continuada. Os resultados da pesquisa apontaram que os professores pesquisados utilizam a Internet diariamente para trabalho, possuem redes de relacionamentos online, conversam sobre suas práticas diárias, mas, na maioria dos casos, não produzem conteúdo de forma coletiva nem buscam, por meio dessas redes online, solução para problemas comuns. Ou seja, esses docentes já estão inseridos em grupos em plataformas online ou redes sociais virtuais, o que lhes falta é apropriação dos mecanismos que podem ser usados em Comunidade de Prática Virtual para melhorarem a comunicação, a fim de, por meio do compartilhamento de conhecimento e experiências, expandirem os horizontes profissionais.
Palavras-Chave Comunicação. Comunidades de Prática Virtuais. Interesse Público. Tecnologias Digitais.
Ano 2018
Material Visualizar Material