Affaires Internationales Relaciones Internacionales International Affairs Affari Internazionali международные отношения
Pós Stricto Sensu

Acervo de Dissertações - 2019


Autor(a) Elena Maria Rezende
Orientador(a) Prof. Dr. Alan César Belo Angeluci
Título MAPEAMENTO PARTICIPATIVO DIGITAL: PERCEPÇÕES SOCIOAMBIENTAIS A PARTIR DAS LITERACIAS DE MÍDIA E INFORMAÇÃO
Resumo A partir dos compromissos internacionais em promover uma cultura midiática e literacias de mídias e informação (MIL) capazes de incluir e engajar, de modo responsável e democrático, a todos diante dos desafios do paradigma da sociedade da informação, emerge um desafio simultâneo em promover igualmente transformações sociais substanciais por ampliar um agir comunicativo no fortalecimento das esferas públicas, no ouvir as vozes e narrativas dos que não têm, hoje, o direito à cidade respeitado. Neste sentido, se faz oportuno compreender como as metodologias participativas, com base no diagnóstico participativo e na cartografia social, podem absorver e incorporar as TIC em suas experiências no acesso digital de seus dados. Contudo, mais do que o acesso digital – o que já seria enorme avanço às desigualdades – tornou-se fundamental associar os conceitos e práticas das MIL e o direito à cidade para poder investigar se a aplicação inovadora de um mapeamento participativo digital junto aos jovens em territórios de conflito urbano-ambiental estimularia que tipos de literacias de mídia e informação, e se estas teriam capacidade de ampliar a percepção socioambiental e cidadã. Através da pesquisa qualitativa e participativa, foi possível concluir que houve um desenvolvimento integral de todas as modalidades de literacias que Eshet-Alkalai conceitua, bem como se observou maior intensidade nas afirmações e interpretações das narrativas de percepção socioambiental. Como resultado, constatou-se que a autonomia vivenciada transformou o mapeamento participativo digital aplicado em meio de comunicar a realidade local apreendida e incentivar a comunidade a fortalecer sua organização comunitária na relação com o poder público municipal.
Palavras-Chave Direito à Cidade. Literacias de Mídia e Informação. Mapeamento Participativo Digital. Percepções Socioambientais. Pesquisa Participante.
Ano 2019
Material Visualizar Material
Autor(a) Juarez Alexandre da Silva
Orientador(a) Profª. Drª. Priscila Ferreira Perazzo
Título COMUNICAÇÃO INTERCULTURAL, MEMÓRIA E IDENTIDADE: A GESTÃO DA PRESENÇA CULTURAL DE SÍRIOS REFUGIADOS NO ABC PAULISTA
Resumo O tema dessa pesquisa é a comunicação intercultural de sírios refugiados nas cidades do ABC Paulista, Santo André e em São Caetano do Sul. Perguntou-se: como os sírios constroem suas identidades na situação de refugiados, imigrantes e estrangeiros no ABC Paulista, por meio de suas narrativas de histórias de vida, de modo a possibilitar a gestão da comunicação intercultural como mediadora dessas ações? E, ao contarem suas histórias de vida, a partir da evocação de suas lembranças, estão a narrar suas culturas: como se veem no mundo, como pensam, agem e sentem. Desse modo, o objetivo principal da pesquisa é compreender a construção das identidades de refugiados, imigrantes e estrangeiros sírios no ABC Paulista, por meio de suas narrativas de histórias de vida, de modo a possibilitar a gestão da comunicação intercultural. Dos específicos, registrou-se as narrativas orais de histórias de vida de três sírios refugiados no ABC Paulista. Identificou-se os elementos culturais e de identidade, a fim de descrever a construção da identidade desses sujeitos. Por fim, propôs-se a gestão da comunicação intercultural como interesse público entre sírios e o ABC Paulista pelo Programa InterculturUSCS. Essa pesquisa posiciona-se no campo Estudos Culturais, articulando Memória e Cultura, e conjuga métodos e procedimentos da pesquisa etnográfica e de História Oral. Em perspectiva etnográfica, práticas de participação junto realizaram-se por cerca de cinco meses. Diários de pesquisa foram utilizados para registro das dinâmicas de vida, impressões e sensações do pesquisador, bem como das conversas realizadas durante a vivência. Desse convívio, foram selecionados três sírios moradores residentes no ABC Paulista, com os quais se realizaram entrevistas em profundidade, utilizando-se o método as Narrativas Orais de História de Vida, apoiando-se em pressupostos da Análise do Discurso de linha francesa para as análises dos dados coletados. Por fim, notou-se uma comunidade nos moldes de Bauman: pequena, de membros reconhecíveis, prezando pela segurança, de essências identitárias que existem e resistem em uma nova configuração social e, sobretudo, que comunicam e mantém sua cultura irrevogável a partir memória.
Palavras-Chave ABC Paulista. Comunicação Intercultural. Identidade. Interesse Público. Memória. Narrativas Orais de História de Vida. Refugiados Sírios.
Ano 2019
Material Visualizar Material
Autor(a) Kelsma Maria Silva Gomes
Orientador(a) Prof. Dr. João Batista Freitas Cardoso
Título GRAFITES DA MEMÓRIA: VIDA E MASSACRE DO CALDEIRÃO DA SANTA CRUZ DO DESERTO COMUNICADOS NO CONCRETO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI - UFCA
Resumo Nas instituições há disputa pelos espaços de comunicação onde circula o maior número de pessoas devido às subjetividades que o alcance destas informações podem criar. O grafite, pela extensão e dinamismo que possui, impulsiona a urbe do campus Juazeiro do Norte da Universidade Federal do Cariri e se constitui como potente ferramenta de comunicação para significar os espaços de maior circulação com as memórias coletivas locais. Dentre as memórias da região do Cariri delimitamos a comunidade sociorreligiosa liderada pelo beato José Lourenço, que ocupava as terras doadas pelo Padre Cícero de 1926 a 1936, e que se tornou conhecida pela experiência bem-sucedida de organização do trabalho – após a morte do santo popular e em decorrência dos interesses dominantes da época, os camponeses sofreram perseguição e massacre. Neste estudo objetivamos desenvolver, por meio das técnicas do grafite, um projeto de comunicação desta memória silenciada do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto para a UFCA campus Juazeiro do Norte; buscamos caracterizar, por meio dos relatos orais dos remanescentes do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, os elementos visuais que melhor refletem a memória silenciada da comunidade. Além disso, propomos elaborar um projeto de grafite para a UFCA campus Juazeiro do Norte que comunique a memória silenciada do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto bem como diretrizes para reprodução desse produto em outros campi de outras regiões. O estudo é baseado em pesquisas exploratória e qualitativa se utilizando das técnicas de relatos orais para a coleta dos dados junto aos remanescentes e seus familiares. Os caminhos de silenciamento e esquecimento percorridos por estas memórias nos levam a compreender a não linearidade das narrativas e a considerá-las com os acúmulos e desgastes do tempo. As fontes documentais e bibliográficas serviram para explicar como as memórias obtidas na pesquisa se construíram. Para elaboração das imagens relacionamos, em oficina com o Laboratório de Imagem e Estéticas Comunicacionais (CNPq-UFCA), os relatos orais dos remanescentes com as fontes audiovisuais elencadas neste trabalho, os elementos esboçados foram sistematizados com o grupo e organizados pelo orientador deste estudo. A imagem resultante foi entalhada em uma placa de madeira em tamanho A3, pelo xilógrafo da região, Abraão Batista. A gravura foi executada na UFCA campus Juazeiro do Norte em 28m², em local de grande circulação e ampla visibilidade, e como resultado foi instantaneamente divulgado, compartilhado e elogiado por todos os públicos da instituição.
Palavras-Chave Cariri. Comunicação. Grafite. Massacre do Caldeirão. Memória Amordaçada. Universidade.
Ano 2019
Material Visualizar Material
Autor(a) Márcio Alexandre Esteves Bernardino
Orientador(a) Profª. Drª. Priscila Ferreira Perazzo
Título COMUNICAÇÃO, CULTURA E HISTÓRIA DE SANTOS: A GESTÃO DO IMAGINÁRIO SOCIAL DA ARTE NO INTERESSE PÚBLICO LOCAL
Resumo Esta pesquisa de mestrado profissional se propôs a estudar as vivências artísticas compartilhadas por produtores culturais atuantes no município de Santos, com base na memória coletiva dos entrevistados, constituída a partir da herança histórica de desenvolvimento da cidade, que culminou na formação do imaginário social local, manifestado por meio do regionalismo santista. Resultou em um plano de comunicação para lidar com a relação entre público e produtores culturais a partir do que se cria e sobre o que se quer comunicar à população a respeito dessa criação, levando em consideração os costumes socialmente estabelecidos, principalmente os implícitos. Esta pesquisa permitiu embasamento para as ações a serem implementadas, detalhando o imaginário social de quem faz, de quem acompanha e de quem não tem a arte em seu cotidiano. Tal entrelaçamento de fatores, expresso no cotidiano, implica no afastamento da maior parcela população principalmente da produção cultural gerada no município. Desse modo, o objetivo principal da pesquisa foi explorar a relação entre a história, memória, imaginário, regionalismo e arte, propondo a formulação de estratégia de comunicação que possibilite a aproximação entre o público e a arte gerada na cidade. Evidenciando as narrativas orais de histórias de vida dos produtores culturais locais, optou-se pela metodologia de História Oral, campo interdisciplinar, para buscar a compreensão das relações profissionais, sociais, culturais e afetivas que se dão no município. A análise de tal contexto é feita com base nos registros das narrativas orais confrontados a informações coletadas nos acervos documentais históricos, públicos e acadêmicos. A partir das narrativas dos produtores culturais, a arte em Santos mostrou-se presente no dia a dia local, porém, relacionada a produções que remetem ao amadorismo, que não encontra correspondência ao imaginário social da cidade, referenciado por um processo peculiar de globalização iniciado a partir da rotina histórica de seu porto e por um sentimento ufanista, de contínuo progresso urbano, social e econômico aliado à qualidade de vida.
Palavras-Chave Arte. Comunicação. Cultura. Imaginário Social. Interesse Público. Memória. Santos.
Ano 2019
Material Visualizar Material
Autor(a) Matheus Felske da Silva
Orientador(a) Prof. Dr. Alan César Belo Angeluci
Título ÉTICA ALGORÍTMICA DE MINERAÇÃO DE DADOS: UM ESTUDO SOBRE OS TERMOS DE SERVIÇO DO GOOGLE ANALYTICS E FACEBOOK INSIGHTS
Resumo Com o aumento da utilização, pelas empresas, de plataformas do marketing digital, como o Google Analytics e o Facebook Insights, é de suma importância saber como elas vêm se portando, fazendo uma análise da atuação dos algoritmos de tais plataformas, segundo os seus termos de serviço. A pesquisa é baseada em uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório e documental, utilizando um referencial teórico elaborado por Mittelstadt et al. (2016), onde são apresentadas seis preocupações éticas voltadas a algoritmos, analisando, assim, os termos de serviços das duas empresas, e identificando onde os termos entram em conflito com as preocupações, e quais são estas preocupações. Verificou-se que tanto o Google quanto o Facebook esbarram nas preocupações éticas definidas pelo referencial teórico. Pode-se concluir que as duas plataformas de marketing digital trabalham os dados dos usuários, fornecendo-os a empresas onde é gerado um perfil de atuação, e as duas acabam entrando em questões éticas sobre a forma com que essas ações podem se tornar prejudiciais aos usuários finais. Assim, é elaborada uma proposta de intervenção por meio de um aplicativo onde o analista de marketing de conteúdo poderá analisar a ferramenta com que ele atua utilizando um questionário que foi elaborado com base nas preocupações éticas definidas por Mittelstadt et al. (2016), onde ele saberá como a sua ferramenta atua eticamente.
Palavras-Chave Algoritmo. Comunicação de Interesse Público. Ética. Ética Algorítmica. Facebook. Google.
Ano 2019
Material Visualizar Material
Autor(a) Paula Belini Pitondo
Orientador(a) Profª. Drª. Regina Rossetti
Título ONG MULHERES DO BRASIL: PLANEJAMENTO EM COMUNICAÇÃO A FAVOR DO FORTALECIMENTO DA ESFERA PÚBLICA
Resumo A pesquisa aplicada "ONG Mulheres do Brasil: planejamento em comunicação a favor do fortalecimento da esfera pública" tem como objetivo propor um modelo de plano de gestão da comunicação que permita ampliar a participação no espaço público dessa instituição a partir da concepção de esfera pública proposta por Habermas. Para o delineamento dessa pesquisa, foram escolhidas as abordagens bibliográfica, documental, estudo de caso e pesquisa participante. Os resultados do estudo indicam que a ONG Grupo Mulheres do Brasil é uma atriz capaz de deliberar sobre questões de interesse público de acordo com os preceitos da esfera pública habermasiana e que a influência do grupo na esfera privada tem grande participação para o êxito do grupo na esfera pública. Fruto da pesquisa, o modelo de plano de gestão da comunicação de interesse público proposto tem como intuito ampliar a participação de universitárias na esfera pública a partir do Projeto Vozes, melhorar a comunicação com as participantes e propor uma matriz avaliativa para o processo deliberativo em outras organizações.
Palavras-Chave Comunicação de Interesse Público. Esfera Pública. Gestão da Comunicação. Grupo Mulheres do Brasil. Habermas. Mulheres. Sociedade Civil.
Ano 2019
Material Visualizar Material
Autor(a) Regiane Maria da Silva Bianchini
Orientador(a) Prof. Dr. Arquimedes Pessoni
Título COMUNICAÇÃO DE INTERESSE PÚBLICO E CIDADES INTELIGENTES: SÃO PAULO NO FOCO DA IMPRENSA
Resumo Ao longo das duas últimas décadas, as cidades vêm ganhando protagonismo por meio das narrativas comunicativas. Pautas sobre política, economia, cultura, memória, urbanização, sustentabilidade, novas tecnologias têm colocado em evidência as mudanças registradas no âmbito do crescimento, desenvolvimento e da globalização da urbe. Foi ainda no final dos anos 1990, que as cidades receberam a tarefa de se tornarem vitrines, para que pudessem atrair investimentos internos e externos, demonstrassem eficiência, do ponto de vista da gestão pública, e trouxessem lucros locais. Assim, a municipalidade, o setor privado e demais atores sociais passaram a compor as cidades globais. O avanço tecnológico trouxe para as cidades uma visão sistêmica, com a qual tudo pode ser solucionado por meio de novas ferramentas ou softwares sofisticados. Estima-se que, 55% da população mundial, hoje em torno de 4 bilhões, concentram-se em áreas urbanas e que este número poderá chegar a 68%, em 2050. Assim, a tarefa de tornar as cidades inteligentes passa a ser também do cidadão, que já se vê às voltas com desafios constantes em seu dia a dia, como a escassez de recursos naturais, tráfego intenso para se deslocar de casa ao trabalho, falta de opções para o desenvolvimento de itens básicos, como moradia, educação e saúde, bem como políticas públicas que não contemplam suas reais necessidades. Em meio a este cenário, encontram-se a comunicação de interesse público, a imprensa, os profissionais da área e o cidadão, que recebe a informação. Pensando em como esta comunicação é oferecida às pessoas, esta pesquisa teve como propósito investigar como a prefeitura de São Paulo comunica conceitos de cidade inteligente para a população e para a imprensa, dada a meta da gestão atual, de torna-la uma smart city até 2020. O estudo - de caráter exploratório - analisou mais de 300 notícias emitidas pela área de comunicação do órgão público paulistano, da mesma forma que avaliou como os portais Estadão, G1 e UOL, com maior representatividade em acessos no País, noticiam o tema na Internet. A interdisciplinaridade que permeou a pesquisa apresentou elementos para a proposição de um produto voltado à formação e informação de profissionais e estudantes da área de Comunicação, bem como pesquisadores e cidadãos interessados pelo tema, reunindo conhecimento, experiências e suscitando a criação de soluções para a gestão pública.
Palavras-Chave Cidades Inteligentes. Cidadania. Comunicação. Comunicação de Interesse Público. Gestão Pública. Smart Cities.
Ano 2019
Material Visualizar Material
Autor(a) Samuel Gomes Carvalho
Orientador(a) Prof. Dr. João Batista Freitas Cardoso
Título ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO INOVADORAS PARA A CULTURA PSYTRANCE: AS REDES SOCIAIS VIRTUAIS COMO FOCO NA DISSEMINAÇÃO DA REDUÇÃO DE DANOS
Resumo Muitos são os riscos e danos causados pelo abuso no consumo de substâncias psicoativas, e por isso a redução de danos se apresenta como uma nova forma de abordagem nesse sentido, buscando conscientizar sem necessariamente focar na abstinência, mas sim privilegiando o direito à saúde e o respeito à liberdade individual daqueles que não desejam ou não conseguem interromper seus usos. Esta pesquisa tem como principal objetivo verificar os tipos de estratégias de comunicação que circulam nas comunidades virtuais da cultura psytrance no Brasil, para definir estratégias inovadoras de comunicação sobre redução de danos nesses ambientes. Para observar o objeto sob o âmbito da comunicação de interesse público, se fez uso de três eixos teóricos: através da semiótica da cultura entendemos a cultura psytrance e seus festivais como sistemas, consideramos as ações comunicacionais sobre redução de danos como práticas de interesse público, e através do conceito de performance virtual compreendemos comportamentos virtuais e sua ligação com o ambiente festivo. Para alcançar os objetivos propostos adotamos a netnografia, um método de pesquisa de observação participante que captura a natureza dos fenômenos comportamentais de comunidades virtuais. A imersão neste ambiente resultou na descoberta não só da ausência de estratégias de comunicação pela maioria dos que atuam com redução de danos nos ambientes festivos da cultura psytrance brasileira, mas também em estratégias pouco úteis e praticamente não disseminadas. Como proposta de estratégia inovadora de comunicação sobre redução de danos, apresentamos um portal virtual com o intuito de reunir os profissionais e voluntários atuantes na causa, fortalecendo-os para que mantenham as redes sociais virtuais como foco na redução de danos.
Palavras-Chave Comunicação. Cultura Psytrance. Drogas. Inovação. Redução de Danos. Substâncias Psicoativas.
Ano 2019
Material Visualizar Material
Autor(a) Sérgio Corrêa
Orientador(a) Prof. Dr. Arquimedes Pessoni
Título INOVAÇÃO NA COMUNICAÇÃO DE INTERESSE PÚBLICO ENTRE O SINDICATO DOS PROFESSORES DO ABC E SEUS ASSOCIADOS
Resumo Devido à homologação da lei 13.467/2017 sobre mudanças na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), com ênfase no negociado sobre o legislado e a sustentação financeira dos sindicatos; tais instituições estão passando por um processo de reestruturação. No contexto da nova realidade das relações trabalhistas, esta pesquisa discorre sobre a forma e o conteúdo da comunicação de interesse público, com viés na comunicação sindical laboral e sua eficiência no processo comunicativo com a categoria. O trabalho é exploratório de abordagem quantitativa e qualitativa, com estudo de caso na atuação da comunicação do Sindicato dos Professores do ABC (SINPRO). Na formatação desta pesquisa, 232 professores de escolas particulares da Educação Básica, Ensino Superior e SESI/SENAI, das cidades de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, base do SINPRO ABC, responderam a um questionário direcionado aos sindicalizados. Juntamente com a análise da pesquisa, cruzaram-se dados com entrevistas realizadas pelo autor, com jornalistas e diretores de comunicação de sindicatos e centrais sindicais do País. Como resultado deste trabalho, estruturou-se um Plano de Comunicação sindical, para o SINPRO ABC ampliar e qualificar as informações divulgadas e compartilhadas com seus associados, tornando-os possíveis produtores e replicadores de conteúdo.
Palavras-Chave Comunicação Sindical. Inovação Sindical. Redes Sociais. Sindicatos.
Ano 2019
Material Visualizar Material
Autor(a) Sílvia Carvalho da Conceição
Orientador(a) Prof. Dr. Alan César Belo Angeluci
Título "DO LADO DE LÁ DA PISTA": EMPREENDEDORISMO DIGITAL DE JOVENS DE BAIXA RENDA DE PRAIA GRANDE POR MEIO DAS LITERACIAS DE MÍDIA E INFORMAÇÃO
Resumo A perpetuação da exclusão de jovens de baixa renda tem sido revisitada por diversos estudiosos do campo da comunicação digital, uma vez que o acesso e o uso de mídias digitais têm criado potenciais oportunidades de inserção de populações vulneráveis no mercado de trabalho, mesmo que informal. A sociedade contemporânea tem se estruturado na lógica da conectividade e mobilidade das redes e do trabalho colaborativo e virtual, abrindo caminhos para o desenvolvimento de novas fronteiras, sobretudo no campo do empreendedorismo digital – termo utilizado para designar oportunidades de trabalho e renda geradas por meio da web e das novas mídias. O desenvolvimento de Literacias de Mídia e Informação (MIL) – novas habilidades e competências significativas advindas da apropriação da Internet e do suporte digital – tem se revelado um importante componente para acesso aos padrões culturais e estatutos socioeconômicos por populações tradicionalmente desintegradas. Neste estudo, busca-se investigar como usos e apropriações de MIL têm gerado empreendedorismo digital entre jovens de baixa renda. Partindo da Pesquisa Participante, foi conduzido um estudo exploratório e qualitativo de um conjunto de relatos extraídos de cinco jovens moradores da periferia da cidade de Praia Grande, localizada no litoral do Estado de São Paulo, Brasil. Os dados, coletados a partir de entrevistas abertas gravadas em vídeo, e analisados a partir de técnicas de Análise de Conteúdo suportadas pelo software ATLAS.ti, revelam percepções sobre a apropriação digital de mídias e informação relacionadas, sobretudo, à aprendizagem das vias acesso aos meios de empreendedorismo por redes sociais e plataformas digitais com base no referencial de literacias de Eshet-Alkalai (2004). Como produto de intervenção resultante da pesquisa, foi gerada uma cartografia dos relatos a partir da criação de um webdocumentário transmídia desenvolvido a partir dos vídeos coletados, editados e cartografados via plataforma Google My Maps, chamado "Do Lado de Lá da Pista", em referência à Via Expressa Sul, que separa os bairros periféricos da orla da cidade caiçara. Além de um produto de divulgação científica, espera-se que "Do Lado de Lá da Pista" preste um serviço de inovação na comunicação de interesse público ao disponibilizar uma plataforma interativa sobre o tema, com o potencial de se tornar um espaço futuro para construção coletiva de relatos de outros jovens de baixa renda sobre o empreendedorismo digital por meio de suas narrativas.
Palavras-Chave Empreendedorismo Digital. Jovens de Baixa Renda. Literacias de Mídia e Informação. Pesquisa Participante. Webdocumentário Transmídia.
Ano 2019
Material Visualizar Material
Autor(a) Thiago Pássaro
Orientador(a) Prof. Dr. Arquimedes Pessoni
Título A COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA, INTEGRADA E MULTIMÍDIA NA SAÚDE PÚBLICA MUNICIPAL
Resumo A comunicação é fundamental para a saúde, em especial a pública, ou seja, o Sistema Único de Saúde (SUS), voltado para todos os cidadãos. O objetivo principal é a prevenção de agravos, mudanças de comportamentos para hábitos saudáveis, prestação de serviços, promover qualidade de vida e ser um processo democrático, com a participação da sociedade. O acesso à informação e a promoção da comunicação, inclusive, são obrigações constitucionais do poder público. No entanto, o que se observa a partir de revisão de literatura e até em observação empírica é que os governos têm falhado em cumprir esse dever público e também direito da população, ao não realizarem de forma efetiva, eficaz e estratégica a comunicação. Nesse contexto, a pesquisa teve como objetivo identificar como as Secretarias Municipais da Saúde (SMS) podem utilizar a comunicação para atingir com mais eficiência e eficácia seus públicos, em especial os cidadãos, a partir da comunicação pública, ou seja, com foco no interesse público. Para isso, a investigação faz uso de revisão de literatura e estudo de caso da Assessoria de Comunicação da SMS de São Paulo, ao incluir entrevistas em profundidade, análise de documentos e observação participante. Trata-se, dessa forma, de uma pesquisa de natureza mista, ao trabalhar com dados quantitativos e qualitativos, e de nível exploratório. O estudo foi aprovado pelos Comitês de Ética da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e da pasta municipal de saúde da capital paulista. Os resultados apontam que a resposta está no uso de estratégias de comunicação integradas e multimídia, com base nos princípios do SUS, ao promover uma comunicação universal, integral, equânime, descentralizada, hierárquica (no sentido de graus de complexidade e apoio entre as instituições públicas de níveis federativos distintos e entre o poder público e a sociedade) e com participação social. A dissertação apresenta 12 eixos de comunicação (comunicação interna, assessoria de imprensa, eventos, criação/publicidade, audiovisual, site/portal, redes sociais, aplicativos para dispositivos móveis, jogos, fotografia, parcerias e realidade virtual, realidade aumentada e produções em 360º), que incluem mídias, estratégias e áreas da comunicação, para que as SMSs os implantem de acordo com as realidades e necessidades locais. Com o objetivo de que todas essas ideias sejam compartilhadas de forma mais abrangente possível, é proposto que o conteúdo desta pesquisa seja compartilhado em uma plataforma digital online multimídia, com texto, vídeos, áudios, galerias de imagens, hiperlinks e outros recursos. Há a ideia ainda de tornar a pesquisa um livro físico para facilitar o acesso à quem não tem internet ou mesmo a um computador ou dispositivo móvel.
Palavras-Chave Comunicação em Saúde. Inovação Organizacional. Interesse Público. Multimídia. Sistema Único de Saúde.
Ano 2019
Material Visualizar Material
Autor(a) Walmir Gomes Sebastião
Orientador(a) Profª. Drª. Regina Rossetti
Título ESFERA PÚBLICA MIDIATIZADA NA UNIVERSIDADE: PLANO DE COMUNICAÇÃO PARA O PROGRAMA #UNIMONTEDEBATE
Resumo Este trabalho tem por objetivo analisar como temas de interesse público são debatidos na esfera pública midiatizada, a partir do estudo de caso do programa #UnimonteDebate, que utiliza as redes sociais on-line, principalmente o Facebook, como ferramenta de participação em discussões. O estudo formula hipóteses por meio de uma metodologia exploratória via dados secundários que possam apoiar a criação de um plano de comunicação para engajar estudantes do ensino superior no debate de temas de interesse público. Trata-se da investigação do registro das quatro edições do programa e da nova sociabilidade por meio das redes sociais, propiciada aos estudantes do ensino superior que participaram dos debates. O objeto escolhido para análise é o programa #UnimonteDebate. Trata-se de uma oportunidade de promover debates consistentes sobre temas atuais e relevantes para a sociedade por meio de um espaço cada vez mais utilizado pela população. O programa #UnimonteDebate é um projeto desenvolvido na fanpage oficial do Facebook do Centro Universitário Unimonte, em Santos, no Litoral Sul Paulista. Durante a realização de cada uma das edições, foi necessária uma revisão para o desenvolvimento de uma abordagem teórica e formulação de projeções de pontos de melhoria, alinhamento e meios de controle dentro de parâmetros já estudados em teorias anteriores. O ambiente escolhido para estudo foi criado com o objetivo de preencher a lacuna evidenciada anteriormente, com o propósito de oferecer, compartilhar, estudar e gerenciar um espaço seguro e qualificado para que temas de interesse público alcancem o maior número de pessoas. Os temas propostos pelo programa e discutidos pelos estudantes de ensino superior são todos de interesse público, relacionados à saúde, comportamento, trabalho, gênero e cultura. Os resultados apontam para a hipótese de que o Facebook, enquanto rede social, pode ser um ambiente seguro e interessante para a promoção de debates de impacto na nossa sociedade. Avançando sobre essa reflexão, esse estudo favorece a multiplicação de espaços de diálogo e debate nas redes sociais, possibilitando a estruturação de um plano de comunicação para que tais programas sejam acolhidos pela audiência, levando a um maior engajamento de estudantes de ensino superior em temas de interesse público.
Palavras-Chave Comunicação de Interesse Público. Esfera Pública Midiatizada. Facebook. Redes Sociais na Internet. Unimonte.
Ano 2019
Material Visualizar Material