Mestrado Profissional em Educação

Conferir

O Programa

PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação

O que é um mestrado profissional?



O mestrado profissional é uma modalidade de pós-graduação stricto sensu, em nível de mestrado, que busca a capacitação de profissionais, nas diversas áreas do conhecimento, mediante o estudo de técnicas, processos, ou temáticas que atendam a alguma demanda do mercado de trabalho.

Não se trata de nenhuma variação de curso lato sensu, como MBA ou especializações. A titulação do mestrado profissional possui o mesmo nível e valor do mestrado acadêmico stricto sensu tradicional, e o aluno titulado no curso está habilitado a seguir na carreira acadêmica em qualquer programa de Doutorado Stricto Sensu ou ser um profissional mestre com formação não exclusivamente acadêmica.

A autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento dos cursos de mestrado profissional são obtidos a partir dos resultados do acompanhamento e da avaliação conduzidos pela CAPES de acordo com as exigências previstas na legislação – Resolução CNE/CES nº 1/2001, alterada pela Resolução CNE/CES nº 24/2002.


Mestrado Profissional em Docência e Gestão Educacional


O Mestrado Profissional em Docência e Gestão Educacional é aprovado pela CAPES e tem como objetivo geral a qualificação de docentes e gestores para uma atuação profissional ética e transformadora de processos aplicados, no âmbito da Educação Básica, realizada por meio da integração do conhecimento teórico com o prático. Desta maneira, procura contribuir com a criação de práticas educativas reflexivas que colaborem numa atuação mais qualificada na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médi

Tendo como foco a Educação Básica, o curso destina-se a professores, coordenadores, gestores, supervisores que atuam nas redes pública e privada de ensino. São profissionais que intencionam aprimorar seus conhecimentos teóricos e práticos, considerando as demandas da sociedade contemporânea.

Além disso, tem como objetivos adicionais:

Fechar

Área de Concentração



Formação de professores e gestores


A área de concentração oferece subsídios para que professores e gestores possam aprofundar seus conhecimentos teóricos e práticos. Para tal, serão apresentados e discutidos fundamentos legais, teóricos e metodológicos para que os educadores possam elaborar, implementar e avaliar propostas que favoreçam a atuação de forma significativa no enfrentamento dos atuais desafios no campo educacional.


Linhas de Pesquisa


Linha 1 – Formação docente e profissionalidade: Esta linha discute os fundamentos teóricos e didático-metodológicos que orientam a prática pedagógica. Aborda temas relacionados à diversidade cultural na perspectiva de uma educação inclusiva, às múltiplas linguagens e às tecnologias atuais de comunicação e interação voltadas à educação, bem como à pesquisa e desenvolvimento de recursos didáticos para o ensino. O estudo desses aspectos terá as situações concretas de ensino-aprendizagem como fontes de investigação.

Linha 2 – Política e gestão da educação: Nesta linha são abordadas as políticas públicas de educação e seus desdobramentos na gestão de sistemas e unidades educacionais. Apresenta e examina processos de planejamento e avaliação com foco nos processos de gestão e organização didático-pedagógica e administrativa de instituições de ensino.

Fechar

Corpo Docente

Breve

Fechar

Disciplinas


O aluno do Mestrado Profissional em Docência e Gestão Educacional tem prazo máximo para conclusão do curso de 4 semestres letivos, ou seja, 24 meses, a contar da primeira matrícula como aluno regular. Nesse período, deverá cursar 3 disciplinas obrigatórias, sendo 01 disciplina obrigatória comum e 02 disciplinas obrigatórias por Linha de Pesquisa, e no mínimo 3 disciplinas optativas para o cumprimento dos créditos. Por fim, deverá elaborar o trabalho final de curso, que pode ser apresentado em diferentes formatos: dissertação, relato de projeto de intervenção, material didático para a rede de ensino e demais formas previstas no Art. 7º, item VIII, parágrafo 3º da Portaria Normativa nº 7/2009, que dispõe sobre o mestrado profissional no âmbito da Capes.

As disciplinas serão ofertadas no período noturno, de quarta a sexta-feira, das 19h às 23h, e aos sábados, das 8h30 às 12h30.

- Avaliação de sistemas educacionais (Ivo Ribeiro de Sá | Paulo Sérgio Garcia)

Ementa: Sistemas de avaliação e políticas educacionais: avaliação de impacto de políticas educacionais e políticas de responsabilização. Impacto dos sistemas de avaliação sobre práticas escolares. Avaliações em larga escala: aspectos teóricos e debates de políticas educacionais; aspectos teóricos da gestão escolar como espaço de autonomia e intervenção contextualizada, discussão com e entre o corpo docente; discussão na perspectiva do envolvimento dos alunos; discussão do ponto de vista das equipes diretivas; discussão na perspectiva dos pais e como tema dos conselhos escolares.


- Formação docente, saberes e profissionalidade (Maria de Fátima Ramos de Andrade | Ana Sílvia Moço Aparício)

Ementa: A disciplina tem como objetivo propiciar um espaço de discussão, de reflexão e de estudo sobre o trabalho educacional. Para tal, serão abordados os seguintes temas: as vertentes teóricas que orientam a prática pedagógica; o trabalho docente como campo do conhecimento constituído na esfera escolar; a construção da identidade profissional docente; a profissionalização docente e a investigação dos desafios atuais enfrentados pelo professor no contexto escolar.


- Instrumentos para análise e avaliação de projetos de políticas públicas em educação(Leandro Campi Prearo | Sanny Silva da Rosa)

Ementa: Discutir os aspectos relativos a instrumentalização da análise em pesquisa na área educacional. Os estudantes aprenderão a utilizar diferentes métodos de análise: principais técnicas qualitativas para análise de dados (análise de conteúdo, análise tipológica, análise fenomenológica), utilizando o software Atlas.ti 6.0, bem como as principais técnicas estatísticas univariadas e bivariadas para análise de dados quantitativos (medidas descritivas, testes paramétricos, não paramétricos e medidas de associação) utilizando o software IBM-SPSS, versão 22.


- Metodologias de Pesquisa Aplicada à Educação (Isis Souza Longo | Maria do Carmo Romeiro | Ivo Ribeiro de Sá)

Ementa: A disciplina oferece subsídios para análise de contribuições teóricas, metodológicas e técnicas relativas à pesquisa na área da Educação, tendo como referência os projetos de pesquisa e os trabalhos de conclusão final do curso. Para isso, propõe apoiar os alunos quanto à elaboração, reformulação e validação das propostas e projetos de pesquisas aplicadas em educação. Compreende esforços para delimitação da problemática, objeto de pesquisa e seleção de referenciais teórico-metodológicos pertinentes ao desenvolvimento da investigação e/ou da proposta de atividade de intervenção. Aprofunda também os estudos relacionados à inovação e tecnologia, objetivando a geração de conhecimentos técnicocientíficos para intervenções práticas dirigidas à solução de problemas/objetivos específicos do contexto escolar.


- Laboratório de Práticas de Gestão Educacional (Sanny Silva da Rosa | Elias Estevão Goulart | Ivo Ribeiro de Sá | Paulo Sérgio Garcia | Nonato Assis de Miranda)

Ementa: Estudo e análise de práticas de gestão da educação por meio de troca de experiências entre os pares e acompanhados pelos docentes orientadores. Desenvolvimento das redes de relacionamento interna e externa. A partir de uma análise crítica propõe as soluções possíveis de situações reais usadas em sala de aula para incentivar as trocas de ideias e experiências entre discentes e docentes. Busca-se construir com novas possibilidades de intervenção, identificando as fragilidades e potencialidades de aspectos da gestão educacional, à luz de um referencial teórico.


- Políticas de formação docente para a Educação Básica (Nonato Assis de Miranda)

Ementa: Políticas públicas de formação docente no Brasil. A relação educação, Estado e Sociedade e a formação de professores. Perspectivas atuais para a formação de professores. A profissionalização docente e a questão da identidade do ser professor. A formação de professores para a educação básica. Políticas de currículo e formação de professores no Brasil. Formação de professores reflexivos. Práticas de formação continuada para docente em serviço.


- Gestão e Infraestrutura Escolar, Memória e Patrimônio (Paulo Sérgio Garcia)

Ementa: A disciplina apresenta e discute, por um lado, a Infraestrutura escolar como um sistema de elementos estruturais, inter-relacionados, que inclui as instalações, os equipamentos e os serviços necessários para garantir o funcionamento da escola e para impulsionar a aprendizagem e o desempenho dos alunos. Por outro, a preservação da memória da educação na rede escolar. Memória individual e memória coletiva. A relação entre história, memória e fontes orais, com ênfase nas principais concepções e respectivos referenciais teóricos produzidos pelas correntes historiográficas. Preservação de arquivos escolares. Tratamento documental do acervo histórico. Política cultural e gestão patrimonial.


- Gestão da Educação e da Escola (Sanny Silva da Rosa | Nonato Assis de Miranda)

Ementa: Estudo da gestão da educação no contexto da administração da educação como campo de conhecimento; análise da trajetória histórica e da institucionalização da gestão democrática como princípio constitucional norteador da política educacional no Brasil. Organização e gestão da escola; as dimensões da gestão e a atuação do diretor na escola contemporânea; a cultura educacional e gestão em mudanças; gestão da educação em ambientes não escolares.


- Situações Didáticas e Construção do Conhecimento (Marta Regina Paulo da Silva | Ivo Ribeiro de Sá | Ana Silvia Moço Aparício)

Ementa: A disciplina, tendo como foco as relações educativas em sala de aula, que acontecem entre alunos, professor e objetos de ensino, apresenta e discute a teoria das situações didáticas; os conceitos de contrato didático; transposição didática; engenharia didática; sequência didática. Com base nesses referenciais, propõe análises de recursos e dispositivos didáticos como: situações problema, jogos, campos conceituais.


- Tecnologias e Educação (Alan César Belo Angeluci | Elias Estevão Goulart | Nonato Assis de Miranda)

Ementa: A sociedade da informação e a sociedade do conhecimento: os novos recursos de comunicação. Interfaces entre comunicação, tecnologia e educação na sociedade contemporânea. Análise da trajetória histórica das tecnologias da informação e da comunicação (TICs) no processo educativo. As novas tecnologias digitais e os processos de ensino-aprendizagem. Comunidades virtuais de aprendizagem e a construção colaborativa do conhecimento. Relações entre professor-aluno-material-método no ambiente virtual. Mídias sociais e Educação. Tecnologias na formação do professor. A Educação a Distância (EAD): desafios e perspectivas. Análise de experiências em curso.


- Laboratório de Práticas de docência (Isis Souza Longo | Marta Regina Paulo da Silva | Elias Estevão Goulart | Ana Silvia Moço Aparício)

Ementa: O curso tem como foco a epistemologia da prática docente enfatizando a importância de se compreender como os saberes docentes são constituídos e mobilizados cotidianamente, promovendo, assim, reflexão e análise da prática profissional dos participantes. Pretende-se problematizar questões reais dos processos de ensino-aprendizagem vivenciados em contextos escolares e discutir propostas didático-metodológicas que contribuam para estruturar ações para uma educação mais qualificada. Tais aspectos serão tematizados a partir de registros e relatos de sala de aula escritos e/ou gravados em áudio e vídeo.


- Multiletramentos, diversidade cultural e de linguagens (Alan César Belo Angeluci | Ana Sílvia Moço Aparício)

Ementa: Conceito e prática de multiletramentos, não apenas no sentido de multiplicidade de linguagens (verbais, visuais, sonoras, etc.) presente nas mídias impressa, eletrônica, digital, como também no sentido de multiplicidade cultural característica das sociedades urbanas que produz e faz circular os textos multimodais. Relações que se verificam na atualidade entre letramentos escolares grafocêntricos (convencionais) e letramentos hipermidiáticos. Os multiletramentos na escola, envolvendo as diversas áreas de conhecimento, com vistas às demandas de letramentos múltiplos, multissemióticos e críticos que a sociedade atual impõe a professores e alunos.

- Relações de gênero, etnicorraciais e multiculturalismo (Isis Souza Longo | Marta Regina Paulo da Silva)

Ementa: A disciplina problematiza o monoculturalismo presente nas práticas escolares na perspectiva da construção de currículos multiculturais que, ao considerar as diferentes identidades, questionem o preconceito e as várias formas de discriminação e exclusão, marcando assim seu compromisso com a emancipação de mulheres e homens de todas as idades. Para tanto, discute as diferentes formas de colonização presentes na sociedade brasileira: racismo, etnocentrismo, adultocentrismo, homofobia, machismo, dentre outras. Conceitos como: diversidade, diferença, desigualdade, igualdade, estereótipos, classe social, sexualidade, gênero, e outros, são debatidos a fim de se constituírem em aportes teóricos para a reflexão-ação de profissionais da educação que, comprometidos/as com as crianças, jovens e adultos, reflitam permanentemente sobre a Educação tendo como desafio a construção de práticas contra-hegemônicas que respeitem à diversidade cultural e lutem por uma sociedade cuja marca seja o respeito e justiça social.

Fechar

Inscrições


Inscrição e requisitos



Para se inscrever, o candidato deve preparar e entregar a documentação conforme consta no [edital]

O aluno do Mestrado Profissional em Docência e Gestão Educacional tem prazo máximo para conclusão do curso de 4 semestres letivos, ou seja, 24 meses, a contar da primeira matrícula como aluno regular. Nesse período, deverá cursar 3 disciplinas obrigatórias, sendo 01 disciplina obrigatória comum e 02 disciplinas obrigatórias por Linha de Pesquisa, e no mínimo 3 disciplinas optativas para o cumprimento dos créditos. Por fim, deverá elaborar o trabalho final de curso, que pode ser apresentado em diferentes formatos: dissertação, relato de projeto de intervenção, material didático para a rede de ensino e demais formas previstas no Art. 7º, item VIII, parágrafo 3º da Portaria Normativa nº 7/2009, que dispõe sobre o mestrado profissional no âmbito da Capes.

As disciplinas serão ofertadas no período noturno, de quarta a sexta-feira, das 19h às 23h, e aos sábados, das 8h30 às 12h30.

Clique aqui para acessar a ficha de inscrição.

Clique aqui para acessar as orientações para elaboração do pré-projeto.


Cronograma



Período de inscrição 08/12/2016 a 24/01/2017
Provas 26/01/2017
Entrevistas 27 e 30/01/2017
Divulgação do resultado final 01/02/2017
Matrículas 02 e 03/02/2017
Início das atividades 08/02/2017
Fechar

Investimento


Valor do investimento para o 1º semestre de 2017 é de R$ 9.540,00 (nove mil, quinhentos e quarenta reais), a ser pago da seguinte forma: Matrícula + 5 (cinco) parcelas de: R$ 1.590,00 (um mil quinhentos e noventa reais).

Obs.: Não há cotas de bolsas de estudo disponíveis.

Fechar

Mais Informações



Informações na secretaria da Pós-Graduação


Horário de funcionamento: das 9h às 17h30

Tel.: 4239-3217 ou 4239-3354

E-mail: posstricto@uscs.edu.br

Rua Santo Antônio, 50 - Centro - São Caetano do Sul – SP


Referência de localização


Metrô Tamanduateí – São Paulo

Estação de Trem de São Caetano do Sul

Rodoviária de São Caetano do Sul

Fechar

Calendário



Breve

Fechar