ENAMED - Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica


Iniciativa do Ministério da Educação (MEC), o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Com início neste ano (2025), o exame será aplicado anualmente e tem como objetivo unificar as matrizes de referência e os instrumentos de avaliação do Enade (para cursos de Medicina) e da prova objetiva do Enare (Exame Nacional de Residência Médica).



Os objetivos do ENAMED são:

  • Avaliar a formação médica dos estudantes concluintes dos cursos de Medicina, com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs);
  • Fornecer dados para melhoria dos cursos de graduação em Medicina;
  • Aprimorar o processo de seleção para a residência médica, unificando Enade e Enare;
  • Fortalecer o SUS, garantindo médicos mais bem preparados para atuar no sistema de saúde pública;
  • Promover a transparência e padronização na avaliação, democratizando o acesso às residências médicas de acesso direto.



Podem participar do exame

(1) estudantes de Medicina concluintes, inscritos no Enade, que optarem por utilizar a nota do Enamed no processo seletivo do Enare (Exame Nacional de Residência) e

(2) graduados em Medicina, interessados em ingressar na residência médica de acesso direto via Enare, que realizarem a inscrição no Enamed dentro do período indicado em edital. Aqueles que participarem do Enamed com o objetivo de ingressar na residência médica (Enare) devem realizar o pagamento de uma taxa de inscrição.

Já os estudantes inscritos no Enade que não desejam utilizar a nota para o Enare estão isentos da taxa.