
O Inpes - criado em 1982, vem desenvolvendo trabalhos de pesquisa aplicada nas áreas de interesse de seus cursos de graduação, pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu e implementando outros projetos em atendimento a solicitações da comunidade empresarial e administração pública, particularmente nas suas áreas de especialidades.
Filosofia da extensão de atendimento à comunidade empresarial e administração pública
Visualizando a pesquisa como ferramenta de auxílio ao marketing, gestão empresarial e institucional, ações de planejamento público e de políticas sociais, o Inpes Uscs tem o objetivo de suprir as comunidades empresariais, instituições públicas e outras entidades com informações que as auxiliem na tomada de decisão, identificando oportunidades e minimizando riscos.
Compromissos
1) Seguir os princípios éticos da prestação de serviço de pesquisa;
2) Qualidade, agilidade e idoneidade no planejamento, coleta e análise de dados e na assessoria oferecida aos nossos clientes;
3) Atualização constante do instrumental metodológico e analítico, acompanhando as alterações do mercado e desenvolvimento tecno-científico;
4) Desenvolvimento de metodologias específicas e inovadoras para atendimento às necessidades individuais dos clientes.
Produtos e Serviços
O Inpes - Instituto de Pesquisas da Uscs é um departamento da instituição que se propõe a desenvolver e elaborar projetos de pesquisa em parceria com os seus clientes em todas as etapas do processo, a saber:
- Briefing
- Diagnóstico dos problemas e oportunidades
- Planejamento do estudo
- Dimensionamento de recursos
- Orçamento e prazos
- Levantamento de dados de natureza quantitativa e qualitativa
- Tabulações e cruzamento de dados
- Análises quantitativas e qualitativas
- Relatório analítico - conclusões e recomendações
- Apresentação ao cliente
- Acompanhamento/assessoria pós-conclusão do projeto
Natureza das Pesquisas
- Pesquisas Quantitativas
- Pesquisas Qualitativas
Pesquisa Ad-Hoc para atendimento a solicitações de terceiros
Mediante contratação, o Inpes executa serviços de desenvolvimento e implementação de metodologia de pesquisas - levantamento e análises de dados e prestação de serviços de assessoria.
- Censo Econômico
- Censo Sócio-educacional
- Pesquisa de Avaliação de Administração Pública
- Pesquisa de Avaliação de programas Sociais e Políticas Públicas
- Pesquisa de Comunicação
- Pesquisa de Demanda de Produto/Serviço
- Pesquisa de Imagem
- Pesquisa de Lançamento de Produto/Serviço
- Pesquisa de Preço
- Pesquisa de Satisfação do Cliente
- Pesquisa para desenvolvimento de estrutura e apuração de indicadores de qualidade
- Pesquisa setorial - delineamento de ambiente operacional atual e cenário futuro
- Pesquisa Socioeconômica
- Outras
Relação dos principais clientes
- Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC
- Banco do Povo
- Cooperativa de Consumo - Coop
- Cpqd - Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Telecomunicações
- Empresas do setor Petroquímico:
Polibrasil S.A.;
Oxiteno S.A.; Solvay do Brasil S.A.;
Triken S.A.;
Poliolefinas S.A.;
Petroquímica União S.A.;
Scandiflex do Brasil S.A.;
Unipar - União de Indústrias Petroquímicas S.A - Divisão Química. - Fia-Usp - Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo
- Habitat - Centro das Nações Unidas para Assentamentos Humanos
- Microsoft Informática Ltda.
- Prefeitura Municipal de Diadema
- Prefeitura Municipal de Ribeirão Pires
- Prefeitura Municipal de Santo André
- Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul
- Saúde ABC
- Sebrae/Sindicato do Comércio Varejista e Acessórios para Veículos do Estado de São Paulo
- Telebrás (antiga holding de Telecomunicações, substituída pela Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel após privatização do setor)
- Telemar - Tele Norte Leste Participações S.A.
Pesquisas permanentes da Instituição e abertas para consulta:
Pesquisa Socioeconômica da região do ABC
Realização de levantamentos semestrais de dados e respectiva divulgação dos seus resultados. Para cada levantamento são selecionados em torno de 600 domicílios, mediante a aplicação da técnica de amostragem probabilística por conglomerados. A pesquisa é realizada na Região do ABC (integrada pelos municípios de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul), que possui uma população de aproximadamente de 1,5 milhões de pessoas residentes, agrupadas em 489 mil famílias.
Essa pesquisa gera um conjunto fixo de indicadores regionais com o objetivo de subsidiar as atividades de planejamento das empresas, órgãos públicos, entidades não-governamentais e estudantes:
- Indicadores Gerais
- Indicadores do Mercado de Trabalho
- Indicadores sobre posse de bens e serviços domésticos
- Indicadores sobre hábitos de leitura e mídia.
- Indicadores relativos à avaliação de serviços públicos selecionados
- Indicadores relativos à satisfação com as condições gerais de vida da família e do brasileiro
Esse trabalho recebeu em 1984 o prêmio Menção Honrosa concedido pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e Revista Marketing por sua excelência.
Pesquisa Sócioeconômica, criada em 1983 e em permanente desenvolvimento, objetiva levantar um conjunto de indicadores regionais que, há dezenove anos, subsidia a atividade de planejamento das empresas, órgãos públicos e estudantes da região, podendo ser destacados como principais indicadores:
Indicadores de Renda e Mercado de Trabalho - RMT- (Evolução: 2002-2012)
Indicadores de Renda - RD - (Evolução: 2002-2012)
Indicadores de Comprometimento da renda com grupos de despesas - CR - (Evolução: 2002-2012)
Indicadores de Habitação - HB - (Evolução: 2002-2012)
Indicadores de Bens e Serviços Domésticos - BSD - (Evolução: 2002-2012)
Indicadores de População - PP - (Evolução: 2002-2012)
Indicadores de Escolaridade - ESC - (Evolução: 2002-2012)
Indicadores de Hábitos de Mídia e Acesso a Internet - MDI
Indicadores de Saúde - SD - (Período: 2008-2012)
Indicadores de Cidadania - CDDN - (Período: 2008-2012)
Indicadores de Avaliação da Segurança Pública - SGP - (Período: 2006-2012)
Indicadores de Satisfação com a atuação da Prefeitura Municipal - SAPM - (Período: 2002-2012)
Indicadores de Satisfação com a atuação do Governo Federal - GF (Período: 2002-2012)
Indicadores de Renda e Mercado de Trabalho - RMT
02 - Percentual de População com 18 anos ou mais ocupada
03 - Setor econômico da atividade (Agregado no âmbito setorial: indústria, comércio e serviço)
04 - Carga horária da ocupação principal
06 - Rendimento na ocupação principal
07 - Percentual de trabalhadores contribuintes para a Previdência Social
08 - Taxa de desemprego
Indicadores de Renda - RD
01 - Renda familiar
02 - Renda familiar per capita
03 - Renda disponível
04 - Classificação Socioeconômica das Famílias (Critério Brasil)
05 - Classificação Socioeconômica das Famílias (Critério Brasil - Novo)
06 - Opinião sobre a suficiência da Renda
Indicadores de Comprometimento da renda com grupos de despesas - CR
01 - Comprometimento da Renda Total de FAMÍLIAS
02 - Comprometimento da Renda Parcela de FAMÍLIAS que tiveram o gasto no mês
Indicadores de Habitação - HB
01 - Condição de Propriedade do Imóvel
03 - Gastos com habitação per capita
04 - Tempo de moradia na Região da população com 18 anos ou mais
Indicadores de Bens e Serviços Domésticos - BSD
Indicadores de População - PP
01 - Distribuição percentual dos moradores segundo o gênero
02 - Distribuição percentual dos moradores segundo a faixa etária
03 - Renda pessoal da população com 18 anos ou mais
04 - Estimativa da Massa Salarial (Rendimento Bruto proveniente da Ocupação Principal)
Indicadores de Escolaridade - ESC
01 - Grau de escolaridade da população com idade a partir de 18 anos de idade
02 - Anos de estudo da população com 15 anos ou mais
Indicadores de Hábitos de Mídia e Acesso a Internet - MDI
01 - Hábitos de Mídia
02 - Hábitos de Leitura
03 - Acesso à Internet (18 anos ou mais)
Indicadores de Saúde - SD
01 - Indicadores de Saúde (população com 18 anos ou mais) - Fumante
02 - Indicadores de Saúde (população com 18 anos ou mais) - Dentista
03 - Indicadores de Saúde (população com 18 anos ou mais) - FRUTAS, LEGUMES e VERDURAS
Indicadores de Cidadania - CDDN
01 - Indicadores de Cidadania - Conhecimento sobre ...
02 - Indicadores de Cidadania - Participação em ...
Indicadores de Avaliação da Segurança Pública - SGP
01 - ROUBO/FURTO
02 - Condições gerais de segurança pública na cidade
03 - Quantidade de Policiais nas ruas do bairro
04 - Atuação da Prefeitura ATUAL em SEGURANÇA PÚBLICA
05 - Atuação do Governo Federal no Combate à Violência
Indicadores de Satisfação com a atuação da Prefeitura Municipal - SAPM
01 - Saúde pública
02 - Educação pública
03 - Moradia
04 - Transporte público
05 - Trânsito
06 - Oferecimento de eventos culturais
07 - Oferecimento de áreas públicas para esporte e lazer
08 - Participação popular
09 - Meio ambiente
10 - Limpeza pública (ruas e avenidas)
14 - Coleta seletiva lixo
15 - Limpeza e conservação de parques e praças
16 - Oferecimento de programas de geração de renda
17 - Obras Públicas
Indicadores de Satisfação com a atuação do Governo Federal - GF
01 - Casa Própria
02 - Salário Mínimo
03 - Combate à Inflação
05 - Remuneração dos aposentados
06 - Melhoria da Qualidade de Vida do Brasileiro
07 - Proteção à Criança e ao Adolescente
08 - Combate à Miséria
09 - Combate à Fome
Para cada levantamento são selecionados em torno de 1140 domicílios com pequenas variações de um levantamento para outro, de acordo com a técnica de amostragem probabilística por conglomerados, em 4 estágios sucessivos, a saber:
a)Unidades primárias - municípios (7 cidades que compõem a Região do Grande ABC);
b)Unidades secundárias - quarteirões, sorteio de quadras da região - amostragem sistemática;
c)Unidades terciárias - domicílios e
d)Unidades quaternárias - entrevistados (idade mínima: 18 anos)