Por Kati Dias
Fotos: Divulgação
Evento reuniu 30 estudantes, 18 professores e 203 ouvintes em apresentações que abordaram os principais desafios econômicos do país
A USCS encerrou com êxito mais uma etapa do curso de Ciências Econômicas com a realização das bancas de qualificação de Projetos de Pesquisa e Monografias. O evento, realizado entre os dias 2 e 6 de junho, consolidou-se como um importante momento acadêmico, reunindo 30 estudantes, 18 professores e um público expressivo de 203 ouvintes, composto por colegas, docentes e membros da comunidade universitária.
As apresentações evidenciaram o comprometimento dos alunos com a pesquisa acadêmica e a aplicação prática do conhecimento adquirido ao longo da graduação. Os trabalhos demonstraram rigor metodológico, pensamento crítico e capacidade analítica, características fundamentais para a formação de economistas preparados para os desafios do mundo contemporâneo.
Os temas abordados foram diversos e atuais. A economia brasileira foi um dos focos centrais, com análises sobre o cenário macroeconômico, políticas públicas e desafios enfrentados em nível regional. A industrialização também ganhou destaque, com investigações que abordaram os efeitos da globalização e da inovação tecnológica sobre o setor produtivo nacional.
O conceito de desenvolvimento – em suas dimensões econômica, social e sustentável – permeou vários projetos, refletindo o engajamento dos graduandos com questões estruturais do país e o desejo de contribuir com soluções inovadoras. Os estudos sobre finanças, incluindo temas como mercado, regulação e investimentos, reafirmaram o interesse dos estudantes por um dos setores mais dinâmicos da economia.
Destaque ainda para os trabalhos que exploraram sustentabilidade e tecnologia, alinhando-se à agenda global e às demandas de um mercado em constante transformação. Projetos que discutiram a economia verde, os impactos da inovação tecnológica na produtividade e propostas para o crescimento sustentável se mostraram especialmente relevantes.
A participação ativa dos professores, que atuaram como orientadores e membros das bancas examinadoras, foi essencial para a qualidade das apresentações. O evento representou o ponto alto de um processo formativo pautado pela excelência acadêmica, pela produção de conhecimento e pela formação de profissionais críticos e éticos.
Para o professor Volney Gouvêa, coordenador do curso de Ciências Econômicas, esta edição das bancas de Economia, seu papel como agente de transformação social e fomentadora de debates que buscam compreender e propor caminhos para os grandes desafios econômicos e sociais do Brasil.
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