6 de agosto: Dia Nacional do profissional de Educação

Nesta quarta-feira, é comemorado o Dia Nacional do profissional de Educação. Marcando a data, conversamos com a gestora do curso de Pedagogia e Letras da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) professora Marialda Almeida.

Quais os principais desafios que os profissionais da educação enfrentam hoje?
No cenário da educação brasileira, os desafios são constantes e nos impulsionam a sermos melhores, afinal, estamos lidando com uma diversidade de seres humanos cujas necessidades individuais devem ser observadas. Eu considero principalmente:

• Tecnologia como aliada pedagógica: A questão não é mais se vamos usar tecnologia, mas como faremos isso de forma crítica e criativa. O desafio é desenvolvermos uma formação sobre Letramento Digital para usar as ferramentas digitais para promover a colaboração, o pensamento crítico e a autonomia do aluno, superando o risco de um uso superficial e a barreira da desigualdade digital.
• Acolhimento da Neurodiversidade e Inclusão: O maior desafio hoje é ir além da simples inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Precisamos, de fato, criar ambientes de aprendizagem que valorizem e potencializem as diferentes formas de aprender e de ser, como no caso de estudantes com autismo, TDAH e outras condições. Isso exige um preparo sensível e técnico que a teoria, por si só, não dá conta.
• Saúde emocional no ambiente escolar: A pressão sobre os alunos e os próprios educadores nunca foi tão alta. Lidar com a ansiedade, promover o bem-estar e construir um clima escolar de segurança psicológica e acolhimento tornou-se uma das tarefas centrais do pedagogo.

O que o curso de pedagogia da USCS oferece que você considera essencial a esses futuros profissionais?

É exatamente para responder a esses desafios que nosso curso tem sido atualizado constantemente. O que considero essencial na nossa proposta é:

  1. A Vivência Prática desde o Início: A teoria é fundamental, mas ela só ganha vida na prática. Por isso, programas como o PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) são o coração da nossa formação. Nossos alunos são inseridos em escolas públicas, com bolsa, desde cedo, vivenciando o dia a dia da profissão, tendo formações com os coordenadores desse Programa, planejando e aplicando atividades com a supervisão de professores experientes.
  2. A Formação do Pesquisador: Um bom professor não é um mero aplicador de técnicas; ele é um pesquisador da sua própria prática utilizando como modelo pesquisas educacionais já realizadas. A Iniciação Científica e o PROFA (Programa de Formação Ampliada da Graduação) inserem nossos estudantes no universo da pesquisa, ensinando-os a questionar, investigar e fundamentar cientificamente suas escolhas pedagógicas.
  3. A Centralidade do Brincar e do Movimento: Entendemos que o desenvolvimento infantil é integral. Por isso, a Brinquedoteca Universitária é muito mais que uma sala de jogos. É o nosso principal laboratório, onde os alunos aprendem, na prática, a observar, a mediar conflitos, a desenvolver atividades lúdicas intencionais e a pesquisar o desenvolvimento infantil. Aliado a isso, nossos espaços para atividades de expressão e movimento permitem que o futuro professor vivencie e compreenda na pele a importância do corpo e da arte para o desenvolvimento cognitivo e motor das crianças.

O que precisa estar além do conhecimento adquirido na faculdade?

Esta é uma questão crucial. O diploma e o conhecimento técnico são o alicerce, mas o que constrói um profissional extraordinário é o que vem da pessoa. Como você bem pontuou, é indispensável ter interesse Genuíno e Empatia pelo Ser Humano. A educação é, em sua essência, uma relação humana. Sem a capacidade de olhar para cada criança como um indivíduo único, com sua história, seus medos e seus potenciais, o trabalho se torna mecânico. A empatia é a ferramenta de trabalho principal do pedagogo, esse olhar – a observação tão exercitada nos estágios – é o que permite acolher, motivar e transformar.

E como está o mercado de trabalho?

Posso afirmar com segurança: o mercado de trabalho para o pedagogo está excepcionalmente aquecido. Vivemos um cenário em que, muitas vezes, há mais vagas disponíveis do que estagiários e professores qualificados para preenchê-las. Nossos alunos frequentemente conseguem estágios remunerados logo nos primeiros anos do curso e muitos são efetivados nas instituições onde estagiam antes mesmo de se formarem. A demanda por profissionais que tenham essa formação sólida, que une teoria, prática e pesquisa, pode ser considerada como alta tanto em escolas públicas quanto privadas, além das outras áreas de atuação como pedagogia empresarial, hospitalar e em ONGs.

Conte um pouco sobre a infraestrutura do curso:

Nossa infraestrutura foi pensada para materializar nossa proposta pedagógica. Ela é o palco onde o aprendizado acontece:
• A Brinquedoteca Universitária: Como já mencionei, é a joia da nossa coroa. Um laboratório vivo e pulsante, onde a teoria do desenvolvimento infantil se encontra com a prática do brincar, da interação e da pesquisa acadêmica.
• Espaços para Expressão e Movimento: Dispomos de ambientes adequados para que os alunos explorem atividades de música, dança, teatro e artes plásticas. Eles aprendem fazendo, entendendo como o corpo e a arte são veículos essenciais para o aprendizado na infância.
• Programas de Imersão (PIBID, Iniciação Científica, PROFA): Considero esses programas parte da nossa infraestrutura intelectual e prática. Eles são as pontes que conectam nosso campus com a comunidade escolar e com o mundo da pesquisa científica, garantindo que a formação seja robusta e conectada com a realidade.
• Estrutura de Apoio: Além desses espaços específicos, contamos com bibliotecas com vasto acervo físico e digital, laboratórios de informática e um corpo docente formado por mestres e doutores que não apenas conhecem a teoria, mas possuem uma vasta experiência de prática didática, o que faz toda a diferença no processo formativo.

Clique aqui e saiba mais sobre os cursos da área de Formação de Professores oferecidos pela USCS.