Estudantes da USCS visitam o Smart SANCA

Um grupo de estudantes da USCS, dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Logística, Administração e Processos Gerenciais, visitou o Smart Sanca – Centro de Inteligência, Segurança e Emergências de São Caetano do Sul.

“A ideia de visitar o Smart Sanca foi pra apresentar aos alunos de ADS as tecnologias empregadas e como é o uso e a operação dessas tecnologias. Já os alunos de Logística, ADM e Processos Gerenciais puderam entender melhor toda parte de gestão, funcionamento da logística, acionamento das viaturas e ambulâncias e todo o processo da operação desse modelo de negócios que é voltado à segurança e à prestação de serviço usando a tecnologia. “, explica a professora Alessandra Bittante, responsável por acompanhar o grupo.

O Smart Sanca foi inaugurado em julho deste ano e é um sistema que integra imagens de câmeras, incluindo equipamentos com reconhecimento facial, com o objetivo de ampliar a segurança, localizar foragidos, combater a violência urbana e até ajudar na busca de pessoas desaparecidas – já é referência para outras cidades e até outros estados.

“O pessoal do aeroporto de Guarulhos, já visitou o Smart Sanca pra conhecer essa tecnologia que pode ajudar a cuidar do que entra e sai do país, por exemplo”, explica a professora.

Para Thiago Matos Tertuliano, estudante do 5º semestre de ADS, a visita foi uma experiência enriquecedora: “Ter contato com esse tipo de tecnologia e ver de perto como ela funciona na prática amplia bastante o que aprendemos em sala de aula, que muitas vezes fica só na teoria. O que mais me chamou a atenção foi perceber como essas inovações impactam o dia a dia de milhares de pessoas e até mudam a forma como pensamos. Acho muito importante a iniciativa da universidade em promover visitas como essa, porque aproxima os alunos do mercado, das tecnologias atuais e nos ajuda a entender, na prática, aquilo que muitas vezes só estudamos na teoria”.

Os alunos conheceram toda a estrutura do Smart Sanca, as estações de trabalho, o conceito de atuação integrada de GCM (Guarda Civil Municipal), Defesa Civil, SEMOB (Secretaria de Mobilidade Urbana) e das forças de segurança como Polícia Militar e Polícia Civil. Também assistiram a uma apresentação da capacidade da ferramenta – as que mais chamaram atenção foram o sistema de reconhecimento facial e o software que permite enxergar carros mesmo com insulfilm mais escuro.

As visitas aconteceram na última semana de agosto.

Clique aqui e conheça os cursos de tecnologia e de gestão e negócios da USCS.