A USCS marcou presença no evento de lançamento da Pré-COP 30 Grande ABC, promovido pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, que reuniu na sexta-feira, dia 05 de setembro de 2025, líderes municipais, representantes da sociedade civil e de instituições de ensino superior da região. A participação da universidade foi reforçada pelas equipes dos seus dois projetos internacionais que contam com o apoio da Agência Norueguesa para a Cooperação e Intercâmbio (NOREC): Fortalecimento de capacidades para a resiliência local e a Rede Amazônica de Iniciativas Sociobioeconômicas (RAÍS), além do projeto IPH.
O evento teve como objetivo preparar a região para a COP 30, que acontecerá em novembro, em Belém do Pará. O encontro busca fortalecer o diálogo sobre as temáticas do evento internacional, integrando poder público, setor privado, academia e sociedade civil.

A atividade contou com uma aula magna do sociólogo Clemente Ganz Lúcio, um dos “enviados especiais” da COP 30. Em sua palestra, intitulada “Transição Justa”, ele abordou eixos como transformação ecológica, adaptação e resiliência, governança, justiça climática, educação ambiental e transição ecológica e digital. As discussões geradas a partir do evento servirão de base para a criação da Carta do Grande ABC pelo Clima, um documento que consolidará os compromissos e as boas práticas da região.
USCS compartilha resultados de encontros pré-COP 30 na Amazônia
A USCS, através do projeto internacional Fortalecimento de Capacidades para a Resiliência Local, realizou entre dezembro de 2024 e junho de 2025 os Encontros Amazônicos Pré-COP 30, nas cidades de Tabatinga e Leticia (fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru), Macapá (AP), Trinidad (Bolívia) e Belém (PA).
Estes foram processos de articulação e escuta intersetorial dirigidos à identificação de demandas, potencialidades e oportunidades de desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida da população local, que criaram suas agendas locais em coordenação com os debates que ocorrerão neste grande evento global, e resultaram em cartas com propostas concretas para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.
O foco dos documentos é na justiça climática, na resiliência dos territórios e no enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas na Amazônia.
As cartas podem ser acessadas e conferidas através do endereço eletrônico https://www.gov.br/secretariageral/pt-br/cnods/cop-30