A XVII Jornada da Pedagogia – Pedagogia além da sala de aula: transformando espaços, ampliando olhares, acontece de 15 a 17/10 no auditório do campus Barcelona, a partir das 19h30.
“A jornada convida à reflexão sobre os múltiplos campos de atuação da pedagogia, buscando compreender de que forma ela se reinventa e amplia sua ação transformadora ao articular saberes, práticas e contextos diversos. Propõe-se o diálogo como caminho para ampliar olhares, fortalecer vínculos e reafirmar o compromisso da pedagogia com a construção de uma sociedade mais crítica, inclusiva e participativa”, explica a gestora do curso, professora Marialda Almeida.

Veja a programação:
Dia 15/10 (4ª. feira)
Apresentação cultural dos alunos do 4º semestre em Libras – homenagem aos professores (Profa. Mirian)
Mesa: “Diálogo, Afeto e Transformação: as Pedagogias Freirianas e a experiência educativa da Casa Hope”
Palestrantes:
Jason Ferreira Mafra – Doutor em Educação. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho (PPGE-UNNOVE) e Diretor do Programa de Mestrado e doutorado Profissional em Gestão e Práticas Educacionais (PROGEPE) na mesma universidade. Membro do Conselho Internacional de Assessores do Instituto Paulo Freire.
Janice Schmidt – Diretora Pedagógica Casa Hope. Pedagoga e Psicóloga, com especialização em Pedagogia Hospitalar e MBA em Gestão Escolar. Atua há mais de 13 anos na Casa Hope, onde é Diretora Pedagógica do Centro Educacional Pró Hope. Possui ampla experiência em Educação Inclusiva, Psicologia e Pedagogia Hospitalar e Gestão Escolar, desenvolvendo projetos educacionais e psicossociais que unem saúde, educação e
acolhimento. É responsável pela elaboração e implementação de propostas pedagógicas, além de iniciativas de apoio psicológico para crianças, adolescentes e seus acompanhantes.
Transmissão pelo Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=gxb25fHbJJs
Exposição de Maquetes sobre paisagens locais e monumentos históricos de 7 Estados Brasileiros (Profa. Isis e 6º semestre).
___________________________________________________
Dia 16/10 (5ª. feira)
Apresentação cultural – Fundação das Artes
Apresentação cultural – Líderes de torcida da USCS
Mesa: “Narrativas que educam: construindo pontes entre espaços e produtos culturais”
Fabíola Ortiz – Educadora de artes visuais com mais de 10 anos de experiência no ensino formal e não formal.
Formada em Artes Visuais, com pós-graduação em Arte-Educação pela USP e mestranda em Educação pela USCS, com formações complementares no MoMA, Guggenheim e Metropolitan Museum.
Rubia Dantas da Candelaria – Consultoria Educacional em Editoras. Pedagoga com Licenciatura plena em Educação Básica (2002). Pós-graduada em Psicopedagogia, Educação e TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação (2004-2006). Letras Língua Portuguesa e Língua Inglesa (cursando). Professora, consultora pedagógica em grupos editoriais, serviços de assessoria educacional personalizada. Implantação de soluções educacionais e materiais didáticos. Formação de educadores e gestores escolares. Entusiasta da Educação Inclusiva, Inovação e Transformação Escolar.
Palestra: “As crianças chegam à universidade”
Profa. Dra. Cruz Elena García Carmona e Estudantes Intercambistas – Licenciatura em Educação Infantil – Universidad Católica Luis Amigó – Medellín – Colômbia.
Transmissão pelo Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=YoUfvZaZedI
Exposição de Maquetes sobre paisagens locais e monumentos históricos de 7 Estados Brasileiros (Profa. Isis e 6º semestre).
___________________________________________________
Dia 17/10 (6ª. feira)
Apresentação cultural – Edgar (2º semestre de Pedagogia) – Poesia
Apresentação cultural – Dança líderes de torcida da Uscs (Thainá, 4º sem.)
Mesa: “Além dos muros da escola: artes, experiência e educação não formal”
Rafael Felix Pelvini – Escritor, pedagogo e mestre em Educação. Atua, desde 2008, em educação social e arte-educação em espaços não escolares, com destaque para adolescentes e jovens em conflito com a lei e em processos de reflexão sobre gênero e sexualidade. Atualmente, é educador no Sesc 14 Bis, onde desenvolve, junto às juventudes, práticas de leitura e escrita como caminhos de criação coletiva.
Patrícia Santos – É artista e educadora. Possui experiência de 20 anos na educação não formal em espaços culturais onde elabora processos educativos cujo chão é tecido pelas culturas afro-diaspóricas, indígenas, as relações étnico-raciais e sua produção artística e política na periferia de São Bernardo. Mestre em Educação (PUC, 2025) e integrante da Cia. As Marias, grupo de artes de rua existente há 20 anos na região do ABC. Atualmente é educadora no Sesc Santo André.
Amanda Silva de Paula – Mulher Preta, periférica, capoeirista de corpo inteiro. Artista e Recreadora Cultural. Pedagoga pela USCS (2019), Especialista em Estudos Africanos e Afro-brasileiros (UFABC, 2025) e em Processos Didático-Pedagógicos para cursos a distância (Univesp, 2023). Mestra em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades pela USP (2024), pesquisa a presença dos corpos femininos na capoeira e cunhou o termo “experivivências”, compreendendo o aprender como processo transitório de ser.
Transmissão pelo Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=P4tsrfzqTC4
Exposição de Maquetes sobre paisagens locais e monumentos históricos de 7 Estados Brasileiros (Profa. Isis e 6º semestre)
Clique aqui e conheça o curso de Pedagogia da USCS.