Nesta quarta-feira, dia dos professores, a USCS prestou sua homenagem póstuma ao docente Mario Eugênio Longato. O evento contou com familiares do professor, professores, pesquisadores e funcionários administrativos da Universidade, além da presença do prefeito municipal, Tite Campanella, do reitor da USCS professor Leandro Prearo e dos pró-reitores da universidade. Longato idealizou e conduziu o desenvolvimento do Laboratório de Cibersegurança, localizado no campus Conceição e utilizado pelos cursos da Escola de Tecnologias. A partir da data (15/10), o laboratório leva seu nome.

No cerimonial, Prearo destacou a atuação de destaque e o bom relacionamento do docente perante colegas e profissionais. A pró-reitora de Extensão relatou um pouco do dia a dia do docente, sempre no intuito de ajudar e trazer melhorias. O prefeito municipal transmitiu seus sentimentos aos familiares e mencionou que é o desejo de todos uma sociedade mais justa. Já a esposa do docente relatou que o espaço deve inspirar os alunos a seguir seu legado.


Em seus 29 anos de atuação, Longato contribuiu de forma expressiva com o desenvolvimento dos cursos da área de tecnologia, sendo gestor da Escola Politécnica, de agosto de 2015 a março de 2021. Com dedicação e excelência, o “professor Longato” atuou, durante toda a sua trajetória na universidade, na formação de diversas gerações de profissionais, em especial na área de tecnologia. Além disso, era conhecido por seu profissionalismo e vontade de ajudar, até o último mês, quando ocorreu seu falecimento, grande perda à família, amigos e toda a universidade.