Formação do PIBID da USCS destaca inovação pedagógica, jogos sérios e participação nacional no ENALIC 2025

Por Carlos Alexandre Felício Brito

No dia 13 de dezembro de 2025, das 9h às 13h, foi realizada mais uma formação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da USCS, reunindo bolsistas, supervisores e coordenadores em um encontro marcado pela reflexão crítica, inovação pedagógica e articulação com as políticas nacionais de formação de professores.

A atividade teve como eixo central a socialização da participação presencial da USCS no X Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC) e IX Seminário Nacional do PIBID, realizado em Brasília entre os dias 7 e 10 de dezembro de 2025. Representando a instituição, os professores Carlos Alexandre Felício Brito e Ivo Ribeiro de Sá apresentaram aos “pibidianos” os principais debates, experiências e encaminhamentos nacionais discutidos no evento, destacando como as ações desenvolvidas na USCS dialogam com as diretrizes da formação inicial docente no Brasil.

Durante a formação, foi enfatizado que a participação no ENALIC não se restringiu à presença institucional, mas se constituiu como um espaço de protagonismo acadêmico, no qual os professores da USCS puderam apresentar e discutir os processos formativos que vêm sendo construídos ao longo do PIBID, tanto na formação geral quanto na formação específica, alinhadas ao Edital CAPES nº 10/2024.

Outro ponto de destaque do encontro foi a divulgação das novas diretrizes nacionais de avaliação do PIBID, que serão publicadas ainda este ano pela CAPES. A formação abordou de forma didática os critérios, metas e objetivos que orientarão a avaliação dos projetos em nível nacional, reforçando a importância do acompanhamento sistemático das ações formativas, da intencionalidade pedagógica e da produção de evidências qualitativas e quantitativas do impacto do programa.

A etapa final da formação foi dedicada à apresentação e vivência dos protótipos de Jogos Sérios desenvolvidos pelos bolsistas, como parte das ações formativas do PIBID. Os jogos estão sendo construídos a partir das sete temáticas previstas no Edital CAPES nº 10/2024, articulando conteúdos curriculares, metodologias ativas, práticas sociais e dimensões da educação integral.

Os protótipos foram aplicados tanto em contextos de sala de aula quanto em quadra poliesportiva, permitindo aos participantes experimentar diferentes dinâmicas pedagógicas, refletir sobre o papel do jogo como recurso formativo e discutir suas potencialidades para a educação básica. A atividade evidenciou o compromisso do PIBID-USCS com a inovação pedagógica, a formação crítica de futuros professores e a aproximação entre niversidade e escola.

A formação reafirma o PIBID como um espaço privilegiado de experimentação, reflexão e construção coletiva do conhecimento, fortalecendo a identidade docente dos licenciandos e consolidando a USCS como referência na formação inicial de professores comprometida com os desafios contemporâneos da educação.