Por Carlos Alexandre Felício Brito
No dia 13 de dezembro de 2025, das 9h às 13h, foi realizada mais uma formação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da USCS, reunindo bolsistas, supervisores e coordenadores em um encontro marcado pela reflexão crítica, inovação pedagógica e articulação com as políticas nacionais de formação de professores.
A atividade teve como eixo central a socialização da participação presencial da USCS no X Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC) e IX Seminário Nacional do PIBID, realizado em Brasília entre os dias 7 e 10 de dezembro de 2025. Representando a instituição, os professores Carlos Alexandre Felício Brito e Ivo Ribeiro de Sá apresentaram aos “pibidianos” os principais debates, experiências e encaminhamentos nacionais discutidos no evento, destacando como as ações desenvolvidas na USCS dialogam com as diretrizes da formação inicial docente no Brasil.

Durante a formação, foi enfatizado que a participação no ENALIC não se restringiu à presença institucional, mas se constituiu como um espaço de protagonismo acadêmico, no qual os professores da USCS puderam apresentar e discutir os processos formativos que vêm sendo construídos ao longo do PIBID, tanto na formação geral quanto na formação específica, alinhadas ao Edital CAPES nº 10/2024.
Outro ponto de destaque do encontro foi a divulgação das novas diretrizes nacionais de avaliação do PIBID, que serão publicadas ainda este ano pela CAPES. A formação abordou de forma didática os critérios, metas e objetivos que orientarão a avaliação dos projetos em nível nacional, reforçando a importância do acompanhamento sistemático das ações formativas, da intencionalidade pedagógica e da produção de evidências qualitativas e quantitativas do impacto do programa.

A etapa final da formação foi dedicada à apresentação e vivência dos protótipos de Jogos Sérios desenvolvidos pelos bolsistas, como parte das ações formativas do PIBID. Os jogos estão sendo construídos a partir das sete temáticas previstas no Edital CAPES nº 10/2024, articulando conteúdos curriculares, metodologias ativas, práticas sociais e dimensões da educação integral.
Os protótipos foram aplicados tanto em contextos de sala de aula quanto em quadra poliesportiva, permitindo aos participantes experimentar diferentes dinâmicas pedagógicas, refletir sobre o papel do jogo como recurso formativo e discutir suas potencialidades para a educação básica. A atividade evidenciou o compromisso do PIBID-USCS com a inovação pedagógica, a formação crítica de futuros professores e a aproximação entre niversidade e escola.

A formação reafirma o PIBID como um espaço privilegiado de experimentação, reflexão e construção coletiva do conhecimento, fortalecendo a identidade docente dos licenciandos e consolidando a USCS como referência na formação inicial de professores comprometida com os desafios contemporâneos da educação.




