Submissão de resumos para o CONEPEI

A USCS, por meio do Centro de Inovação, com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), realiza, nos dias 5 e 6/11, o II CONEPEI – II Congresso Nacional de Empreendedorismo, Pesquisa, Extensão e Inovação: Mercado–Academia–Mercado: da demanda à solução. O evento acontece no Campus Centro (Rua Santo Antônio, 50, Centro, São Caetano do Sul – SP).

O II CONEPEI é um evento técnico-científico destinado a acadêmicos, pesquisadores e profissionais interessados em Empreendedorismo, Inovação e Transferência de Tecnologia. O objetivo é promover o diálogo contínuo entre mercado e academia, fomentando soluções inovadoras que respondam às demandas reais da sociedade, do governo e da iniciativa privada.

O congresso reúne trajetórias e experiências de quem atua com empreendedorismo, inovação e desenvolvimento de produtos técnico-tecnológicos, discutindo estratégias de integração do tripé Mercado – Academia – Mercado e as soluções que resultam dessa integração.

O evento contará com as seguintes atividades: Debates Temáticos com palestrantes e debatedores especialistas, com participação ativa do público; World Café com especialistas e Demonstração em Bancada, visando promover um encontro entre as dores/problemas das organizações e as soluções oferecidas pelas universidades, com apresentação prática de produtos, protótipos e soluções; Pitches, visando apresentar projetos, produtos ou propostas inovadoras; e Pôsteres, em uma sessão de diálogo entre expositores e visitantes.

Chamada de resumos expandidos

O evento recebe a submissão de resumos expandidos até o dia 20/11, priorizando prioriza produtos técnico-tecnológicos com potencial de impacto e inovação, considerando os critérios da CAPES de impacto, aplicabilidade, inovação e complexidade.

Categorias aceitas: Pesquisa Aplicada; Relato de Experiência/Caso; Proposta Inovadora; Produto Técnico-Tecnológico. Em todas as categorias, o trabalho deve apresentar pelo menos um Produto Mínimo Viável (MVP) delineado.
Não serão aceitos: revisões de literatura de qualquer tipo; projetos de pesquisa sem pelo menos um MVP (Produto Mínimo Viável) delineado; dissertações e teses na íntegra.
Modalidades de apresentação: Comunicação Oral (Pitch), Pôster (A1) ou Demonstração/Bancada Interativa. O autor indica sua preferência na submissão; a decisão final é da Comissão Científica.

Eixos temáticos

Eixo 1: Integração Universidade – Governo.
Políticas públicas e demandas institucionais; pesquisa aplicada em políticas públicas; formação alinhada a demandas governamentais; extensão com órgãos públicos; soluções para desafios de interesse estatal; conselhos e marcos regulatórios; experiências exitosas de fomento.
Eixo 2: Integração Universidade – Cadeia Produtiva/Mercado. Transferência de tecnologia; desenvolvimento de produtos e serviços; pesquisa translacional; spin-offs e startups de base tecnológica; propriedade intelectual, patentes e licenciamento; validação e prototipagem em ambiente industrial; modelos de negócio; experiências exitosas de fomento.
Eixo 3: Integração Universidade – Comunidade e Terceiro Setor. Empreendedorismo social e soluções de impacto; extensão comunitária com geração de valor; negócios sociais e economia solidária; capacitação de comunidades; soluções para desafios locais; parcerias com a sociedade civil; experiências exitosas de fomento.

Critérios de avaliação

Aderência ao eixo temático (10%)
Relevância para o mercado e impacto para a sociedade (20%)
Complexidade: grau de interação entre atores, relações e conhecimentos no desenvolvimento do produto (20%)
Adequação metodológica para busca de solução dor/problema (20%)
Originalidade/inovação, incluindo nível de maturidade IRL/TRL (20%)
Qualidade da redação (10%)

Como submeter
Resumos expandidos de 3.000 a 4.000 palavras (exceto título, autores e referências), no template do II CONEPEI, com: título, autores (máximo de 8, com nome completo, instituição e e-mail), apresentação do tema, problema ou dor de mercado, objetivos, relevância, procedimento metodológico ou processo de desenvolvimento, resultados, considerações finais, referências ABNT apenas das obras citadas no texto (5 a 15) e quatro palavras-chave separadas por ponto.

A submissão é feita nesta página, na área de Trabalhos, após a inscrição no lote Autor com submissão de trabalho. São enviados dois arquivos, ambos em Word: (1) arquivo com identificação dos autores, conforme template; (2) arquivo sem menção nominal aos autores e sem qualquer informação que identifique a autoria do texto e do arquivo. Após o envio não são aceitas alterações de conteúdo ou autoria. A Comissão Científica pode aprovar trabalhos condicionados a correções; nesse caso, a versão corrigida deve ser enviada no prazo informado na notificação, sob pena de não publicação. Os autores dos trabalhos aprovados devem se inscrever gratuitamente no evento.

Serão publicados na Carta de Conjuntura da USCS todos os trabalhos aprovados e efetivamente apresentados no evento. A publicação ocorre após o congresso. Trabalhos não apresentados na data e no horário agendados não serão publicados.

Premiação: Trabalho Destaque

O II CONEPEI concederá o título de Trabalho Destaque a três trabalhos, um por eixo temático. A escolha considera a nota do resumo expandido (peso 60%) e a avaliação da apresentação presencial (peso 40%), feita por banca da Comissão Científica, que observará a clareza da comunicação, o domínio do tema e a capacidade de responder às questões do público e da banca. Os premiados recebem certificado de Trabalho Destaque. O resultado será anunciado na cerimônia de encerramento, em 06 de novembro de 2026.

Cronograma
Abertura das submissões: 05 de outubro de 2026
Prazo final de submissão: 20 de outubro de 2026
Divulgação dos resultados e das modalidades: 29 de outubro de 2026
Realização do II CONEPEI (presencial) e premiação: 05 e 06 de novembro de 2026

Contato
E-mail: conepei.inovauscs@online.uscs.edu.br
Telefones: (11) 4227-7846 / (11) 4227-7847 / (11) 4227-7815
Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS | Centro de Inovação | Apoio: FINEP