No dia 10/3/25, os alunos do curso de Psicologia da USCS participaram de um encontro com o ator, autor e diretor de teatro Odilon Wagner, no auditório do campus Barcelona, que teve como tema a peça “A Última Sessão de Freud”, em cartaz em São Caetano, proporcionando uma reflexão profunda sobre a vida e obra de Sigmund Freud, considerada uma das figuras mais influentes da Psicologia.
Odilon, que atua na peça interpretando o próprio Freud, compartilhou sua experiência sobre a preparação para o papel, além de curiosidades sobre o processo criativo e a construção do personagem. Durante o evento, ele respondeu perguntas dos estudantes, que participaram de uma conversa sobre a relevância de Freud para a Psicologia contemporânea. A troca de ideias entre Wagner e os estudantes foi um momento de grande aprendizado, tanto para os alunos do período matutino quanto do noturno.

Rebeca Daneluci, gestora do curso de Psicologia da USCS, destacou que uma formação de qualidade vai além da sala de aula, envolvendo arte, cultura e literatura, itens essenciais para a formação do psicólogo.
“Na Psicologia, trabalhamos com sujeitos e relações sociais. O encontro com Odilon, a partir de seu relato sobre a construção da peça e dos personagens, permitiu debates sobre temas como vida, morte, crenças e o diálogo entre ideias antagônicas, questões essas tão caras à Psicologia, como formação, ciência e profissão”, explica a docente.
A aluna do 7º semestre de Psicologia, Jane Drigo, compartilhou: “Foi uma experiência muito rica. Entender como o ator construiu o personagem de Freud e perceber que, quase um século depois de sua morte, tantas pessoas ainda se interessam por sua vida e obra.”
Quem foi Freud?

Sigmund Freud (1856-1939) foi um médico e pesquisador austríaco, pioneiro da Psicanálise, método que revolucionou o tratamento das doenças mentais. Suas teorias sobre o inconsciente, a divisão da mente humana em consciente, pré-consciente e inconsciente, e o papel da linguagem e das imagens na formação dos pensamentos, tiveram um impacto profundo não apenas na Medicina, mas também na Educação e nas Artes.
Odilon Wagner falou sobre a intensidade de viver um personagem tão complexo: “Para um ator, representar alguém tão profundo, que marcou nossa história, é um privilégio. A construção desse personagem foi uma experiência vibrante desde a primeira leitura. Foram meses estudando sua vida e personalidade para trazer o recorte mais fiel possível do último ano de vida desse grande gênio do século 20”.
Não perca! 😉
Com mais de 133 mil espectadores em todo o Brasil, o espetáculo segue em cartaz no Teatro Paulo Machado de Carvalho, em São Caetano do Sul, oferecendo uma experiência única e emocionante sobre a trajetória de Freud. Não perca a chance de vivenciar essa jornada de um dos maiores nomes da Psicanálise. Ingressos podem ser adquiridos no site www.bilheteriaexpress.com.br
Clique aqui e conheça o curso de Psicologia da USCS.