O estudante da USCS, Raylan Cardoso Dos Santos Silva, de 20 anos, tem tido grande reconhecimento na carreira musical. No último mês, conquistou seu 1º título mundial no Kardo Awards 2025, um dos eventos e competições mais importantes do cenário global de cultura de rua, que reúne diversos países em modalidades como skate, parkour, breaking, grafite, calistenia, BMX, entre outras, sendo realizado anualmente na cidade de Stavropol, na Rússia. A vitória veio em dose dupla: Raylan foi campeão nas categorias Routine (6 minutos de apresentação) e Scratch (batalha 1v1). Com certeza, um marco importantíssimo para o cenário nacional de Turntablism (DJs de campeonato).

Diferente da área musical, que se dedica desde os seus seis anos por influência do seu pai, também DJ, Raylan, está cursando o 6º semestre da graduação em Ciências Econômicas da USCS. “Sabemos que ainda é um grande desafio trabalhar e viver a partir da arte no Brasil, especialmente no setor musical. Por isso, sempre me importei com os estudos, uma graduação, não só por questão do currículo e inserção no mercado, mas também por questão intelectual, que valorizo demais”, explica.
Ele afirma que vê a importância de uma graduação também de forma estratégica, aliando os conhecimentos adquiridos à sua carreira como DJ. “Acredito que estudar economia pode me ajudar primeiramente na tomada de decisões estratégicas em torno de valores, precificação, gerenciamento de finanças, planejamento de investimentos, entre outras coisas. Em segundo lugar, acredito que pode me ajudar em trabalhos posteriores, como empresário e mentor, ajudando a multiplicar talentos e influenciar uma nova geração. E por fim, a credibilidade de ter um estudo superior, um conhecimento complementar, e uma base teórica que me ajude na prática no dia a dia”, justifica.
O gestor do curso de Ciências Econômicas da USCS, professor Volney Gouveia explica como a formação do estudante será um diferencial em sua carreira: “O mundo atual exige uma formação acadêmica mais holística. Não basta conhecer apenas sua área de atuação, mas é preciso conjugar talento com formação acadêmica e prática profissional. O Raylan é uma evidência dessa tríade: sua atuação como profissional da música e estudante da economia vai permiti-lo desenvolver carreira na área da economia do entretenimento. Terá condições técnicas de operar os negócios musicais, coordenando a prática profissional na área de música com uma boa formação acadêmica!”.

Raylan se dedica à música desde os seis anos por influência de seu pai, que também atuava como DJ, começando a treinar para campeonatos com nove anos, inspirado pelo campeão mundial por cinco vezes, Erick Jay, que inclusive foi homenageado no carnaval de 2024 e teve a sua figura/boneco utilizado em um sarau dentro da USCS em setembro do ano passado.
Atualmente, Raylan tem oito títulos nacionais, sendo o DJ mais novo a vencer o DMC Brasil, o campeonato mais importante do país, onde detém o título da categoria Supremacy (batalha) desde 2023. O próximo passo agora é representar o Brasil na categoria Supremacy (batalha) no DMC World Championship, o maior campeonato de DJs do mundo, que acontecerá dia 11 de outubro, em Tóquio, no Japão.
Sobre o futuro, o estudante explica: “Penso em seguir no ramo da música mas levando o conhecimento acadêmico e de pesquisas, aliás estou em fase de desenvolvimento do meu trabalho de conclusão (monografia) e o tema junta esses dois mundos, a economia cultural brasileira com foco no setor musical”.