O Centro de Pesquisa Clínica da USCS, em parceria com o Instituto Butantan e a Secretaria de Saúde de São Caetano do Sul, está participando de um estudo clínico que avalia uma nova vacina contra a influenza (gripe). O objetivo é melhorar a proteção em pessoas com 60 anos ou mais.
Com o passar dos anos, a capacidade do sistema de defesa de responder à vacinas diminui. A vacina em estudo utiliza uma tecnologia já conhecida e segura. O objetivo é estimular uma resposta imunológica mais eficaz nessa faixa etária, que apresenta maior risco de complicações causadas pela gripe.
O estudo é conduzido no Centro de Pesquisa Clínica da USCS, pelo Dr. Fabio Leal, infectologista e médico principal do estudo. “O vírus da gripe está chegando mais cedo e causando mais casos no hemisfério norte. Podemos esperar isso aqui também em 2026, o que faz com que a chegada dessa nova vacina, o quanto antes, seja ainda mais importante”, explica Leal.
Podem participar pessoas com 60 anos ou mais, em bom estado geral de saúde. Todos passam por avaliações médicas e exames, recebem acompanhamento próximo da equipe de saúde e têm sua segurança monitorada durante todo o período do estudo. Além de receber a vacina, os voluntários contribuem diretamente para o avanço da ciência e para o desenvolvimento de novas estratégias de prevenção da influenza.
A 1ª fase do estudo ocorre de 13 a 16/1, com 50 voluntários, mas o recrutamento segue aberto para interessados em participar da 2ª fase, que acontecerá no mês de abril e deve contar com mais de 6 mil participantes divididos nos centros de pesquisa de todo o país.
Interessados em obter mais informações ou em participar do estudo, podem entrar em contato com o Centro de Pesquisa Clínica da USCS, pelo telefone (11) 96461-0163 ou preenchendo as informações no link https://forms.monday.com/forms/70a6896a2f1a0e6975bed8a9375ffd7c?r=use1.