Centro de Pesquisa Clínica participa de estudo de medicamento para a Doença de Chagas

O Centro de Pesquisa Clínica da Universidade Municipal de São Caetano do Sul está conduzindo um estudo clínico de fase 2 com um novo medicamento, que pode representar uma alternativa mais eficaz e segura para o tratamento da Doença de Chagas. O estudo é voltado para pessoas com Doença de Chagas crônica, entre 18 e 60 anos, que ainda não tenham sido tratadas com benznidazol ou nifurtimox e não possuam alterações cardíacas ou digestivas graves.

“A Doença de Chagas é causada pelo parasita Trypanosoma cruzi e transmitida principalmente pelas fezes do inseto conhecido como barbeiro. Também pode ocorrer por transfusão de sangue, transplantes, da mãe para o bebê e, mais raramente, por alimentos contaminados. Embora mais comum nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil, a Doença de Chagas continua relevante em grandes centros urbanos como São Paulo, que recebe migrantes de países com alta incidência, como Bolívia e Venezuela.

A doença pode permanecer assintomática por décadas e, na fase crônica, causar complicações cardíacas e digestivas graves, incluindo insuficiência cardíaca, arritmias, megaesôfago e megacólon. O diagnóstico é simples e gratuito pelo SUS. O tratamento, principalmente com benznidazol, é mais eficaz quando iniciado precocemente.

Os interessados em participar do estudo, que estejam dentro dos critérios acima, podem se inscrever pelo link https://wkf.ms/3YinNz0. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail sejavoluntario@cpc.uscs.edu.br ou WhatsApp 11 96461-0163.

Sobre o CPC/USCS: O Centro de Pesquisa Clínica da Universidade de São Caetano do Sul foi criado em julho de 2020, para liderar as demandas da pesquisa clínica no município e contribuir no enfrentamento da Covid-19. Desde sua inauguração, o CPC USCS tem se destacado pela inovação no setor, desempenhando um papel crucial no desenvolvimento de vacinas e medicamentos em estudos voltados para a prevenção e diagnóstico de diversas doenças. Os profissionais se dedicam a garantir que os protocolos de pesquisa de diversas áreas terapêuticas sejam conduzidos com qualidade científica, clínica e regulatória. O objetivo do Centro é apoiar a ciência por meio de parcerias com pesquisadores nacionais e internacionais, indústria e órgãos de apoio à pesquisa.