No dia 28 de novembro de 2025, aconteceu o lançamento do livro Ética em Ginecologia e Obstetrícia, durante o I Congresso de Boas Práticas Médicas do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, o CREMESP. O Diretor de Área de Medicina da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Prof. Dr. Sérgio Makabe, membro da Câmara técnica de Ginecologia e Obstetrícia do CREMESP, participa da publicação, sendo autor do capítulo: Novas perspectivas e Terapia ao Câncer de Mama.
“A publicação de um livro de Ética em Ginecologia e Obstetrícia pelo Conselho Regional de Medicina representa um instrumento de grande valor para a comunidade médica, tanto em sua dimensão assistencial quanto acadêmica. A ginecologia e a obstetrícia lidam diretamente com decisões complexas, que envolvem autonomia, sexualidade, reprodução e proteção materno-fetal. O livro oferece referenciais claros de conduta ética, tornando-se um guia normativo para decisões sensíveis e colaborando para padronizar boas práticas. Isso favorece uma relação médico–paciente mais transparente, respeitosa e baseada em responsabilidades claramente definidas”, explica o docente.
A publicação, organizada pelo CREMESP, traz em seu conteúdo importantes informações e atualizações sobre temas como: responsabilidade profissional e aspectos morais da decisão médica, relação médico-paciente em contextos contemporâneos, consentimento informado e autonomia da paciente e novos dilemas éticos ligados a avanços tecnológicos e práticas clínicas.
“Os avanços nas terapias para o câncer de mama estão mudando a forma como tratamos essa doença e trazendo novas possibilidades de controle e cura. Hoje, além da cirurgia e da quimioterapia tradicional, já existem medicamentos modernos que identificam características específicas do tumor e agem de forma mais precisa, aumentando as chances de sucesso e reduzindo efeitos colaterais. Essas inovações permitem tratamentos mais personalizados, de acordo com o perfil de cada paciente, melhorando a qualidade de vida e oferecendo esperança de resultados melhores. Compartilhar esse conhecimento é importante para o tratamento de um câncer ainda tão prevalente entre as mulheres, ressalta Makabe.
Saiba mais e acesse a publicação em: https://cremesp.org.br/library/modulos/flipbook/etica_go_6/16/

Prof. Dr. Sérgio Makabe é médico ginecologista e obstetra. Mestre em Ginecologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e Doutor em Ciências pelo Instituto Adolfo Lutz – Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD). Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). Diretor dos cursos de Medicina da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e de Ensino e Pesquisa do Conjunto Hospitalar do Mandaqui (CHM) e membro da Câmara Técnica de Ginecologia e Obstetrícia do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp).