PND - Prova Nacional Docente

Iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a Prova Nacional Docente (PND) auxilia na promoção da padronização e na elevação da qualidade dos processos seletivos para professores. Ela facilita a realização de concursos públicos e demais formas de processo seletivo, permitindo que estados e municípios a utilizem para a admissão de docentes em suas redes de ensino. Isso resulta na redução de custos com licitações e assegura a qualidade das provas aplicadas. A prova confere também autonomia às redes de ensino para utilizarem os resultados conforme suas necessidades específicas, seja de forma classificatória, eliminatória ou complementar à outras provas.



Os objetivos da PND são:

  • Subsidiar os entes federativos na seleção de profissionais qualificados para suas redes de ensino;
  • Estimular a realização de concursos públicos e induzir o aumento de professores efetivos nas redes de ensino do Brasil;
  • Conferir parâmetros para autoavaliação dos participantes da prova, com vistas à continuidade de sua formação e à inserção no trabalho docente; e
  • Fornecer subsídios para a formulação e avaliação de políticas públicas de formação inicial e continuada de professores.



O processo é composto pelas seguintes etapas:

  1. Adesão das redes de ensino interessadas no Simec. 
  2. Questionário a ser preenchido no momento da adesão, informando uma previsão geral sobre a realização de processos seletivos para professores da educação básica em sua rede.
  3. Termo de adesão do programa a ser assinado após o preenchimento do questionário. 
  4. Cadastro do Edital de Seleção pelos estados e municípios, que devem publicar editais próprios, indicando que utilizarão a nota da Prova Nacional Docente como parte do processo de seleção, e deverão fornecer também as informações sobre seus processos seletivos na etapa de Cadastro de Processos Seletivos.
  5. Abertura das inscrições para a PND, após a abertura das inscrições, pelo Inep, para a Prova Nacional Docente, que divulgará a lista das redes de ensino que aderiram ao uso da prova. Os candidatos, então, devem se inscrever na PND. A inscrição no PND não substitui a inscrição nos processos seletivos de estados, municípios ou distrito federal. 
  6. Realização da Prova pelo Inep, aplicada aos candidatos inscritos. 
  7. Divulgação dos Resultados, que serão disponibilizados pelo Inep aos candidatos e às redes de ensino que aderiram ao processo.