Conheça o curso de ‘Letras’ da USCS

Desde o semestre passado, a USCS oferece o curso “EAD – Letras – Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Inglesa”, integrante da Escola de Formação de Professores e Inovação Pedagógica”. O curso tem duração de 8 semestres e caracteriza-se por estabelecer uma reflexão crítica direcionada a todas as manifestações da linguagem.

 

Cursos da Escola de Formação de Professores e Inovação Pedagógica

 

Conversamos com a gestora do curso, a Professora Marialda Almeida, para conhecer melhor essa nova opção de graduação:

 

Dia 06/02/2023 aconteceu a aula magna do curso de Letras da USCS, intitulada: “As letras e seus possíveis caminhos”. Pode nos contar um pouco como foi?

Aprendemos muito em nosso primeiro evento virtual de Letras, pois a convidada foi a Profa. Dra. Clarice Assalim (filóloga e linguista forense), que atua na Direito São Bernardo e foi professora de Letras durante muitos anos. Ela nos apresentou diversas possibilidades de atuação do profissional de Letras e, logicamente, foi além ao falar de outras profissões que a educação continuada na área pode proporcionar a quem tem o diploma de Letras. Nossos estudantes se identificaram muito com a Profa. Clarice e se surpreenderam com o repertório de nossa palestrante.

Aula magna do curso de Letras, com a convidada Clarice Assalim

 

Como surgiu a ideia da USCS oferecer um curso de Letras?

Como já tínhamos o curso de Pedagogia na área de formação de professores, pensamos em ampliar a oferta de Licenciaturas, uma área que, algumas vezes, a quantidade de profissionais formados não é suficiente para ocupar a demanda de vagas. 

 

A pandemia nos fez mais adaptáveis ao digital. Os cursos EAD vieram para ficar? Como você enxerga essa opção nos dias atuais?

Entendo que a pandemia potencializou o letramento digital, ou seja, profissionais da educação que antes não utilizavam os recursos tecnológicos como ferramenta didática tiveram de aprender a utilizá-las para permanecer na área. Assim, muitos que não tinham esse conhecimento digital no início de 2020 certamente hoje já têm essa habilidade, graças a esse período pandêmico que passamos.

Vejo uma grande força nos cursos na modalidade a distância, sobretudo quando pensamos que eles também são responsáveis por democratizar a educação em nosso país, pois uma pessoa que tem dificuldade de se deslocar diariamente, ou que busca uma flexibilidade de horários, ou, ainda, que está buscando uma redução de custos, mas deseja estudar, não teria a oportunidade de cursar uma graduação em seu formato presencial, mas os cursos na modalidade EAD, devidamente regulamentados pelo MEC, têm a mesma carga horária dos cursos presenciais e, de forma especial, os cursos em EAD da USCS oferecem a mesma qualidade com as vantagens já apresentadas acima com a prerrogativa de um formato de educação mais atraente, por ser coerente com as ferramentas digitais que fazem parte de nosso cotidiano atualmente.

 

Como funciona a dinâmica dos cursos EAD da USCS?

Nós usamos a Plataforma Moodle, reconhecida mundialmente por difundir a educação a distância. Cada disciplina dos cursos tem um livro-texto, produzido por um(a) docente qualificado da área, e atividades como produções individuais, fóruns, questionários etc., que são acompanhadas e avaliadas por tutores (os professores que atuam na modalidade EAD são assim chamados). Fóruns de dúvidas e mensagens privadas também são ferramentas de interação entre tutor e estudantes. Atualmente, os encontros presenciais acontecem no início e no final do semestre (quando ocorrem as provas), mas os tutores podem entrar em contato com os alunos por chamada de vídeo ou chat.

 

Como foi sua participação na criação do curso, e como se sente nessa nova função de gestora?

Auxiliei o professor Nonato, idealizador do curso, na elaboração da Matriz do Curso, que atende às diretrizes da educação e do mercado de trabalho. Como a(o) estudante se forma em duas licenciaturas (Português e Inglês), a Matriz tem uma carga horária que atende conteúdos didáticos, específicos e práticos.

“O desafio é inerente ao ser humano, acredito que é o que nos move!” 

Estou muito feliz e buscando me dedicar a essa nova área. É muito bom poder colaborar dessa forma com o curso.

 

Quais são as projeções para o futuro do curso, e que desafios você já consegue visualizar?

Acredito que temos potencial para criar a Segunda Licenciatura para as(os) docentes que já são formados em Pedagogia, História, Geografia etc. e que gostariam de ter a formação em Letras. Temos o desafio de dar mais visibilidade ao curso e de atender nossas(os) estudantes da melhor forma possível, uma vez que essa atitude também faz parte do processo formativo delas e deles.

 

Você também é professora de alguns cursos presenciais na USCS, como você vê a diferença do estudante que busca o presencial e o que busca o EAD?

O estudante que busca a EAD tem consciência da autonomia de estudos que precisa desenvolver, mas acredito também que a necessidade de redução de custos, de flexibilidade de horários e de deslocamento diário são fatores que tendem a caracterizar esses estudantes.

 

Como está o mercado, hoje em dia, para profissionais formados em Letras?

O profissional de Letras tem muitas áreas para atuar no mercado contemporâneo e vou listar algumas delas: além de professores de Ensino Fundamental II e Médio de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, é possível também, ainda nesta área, lecionar Literatura, Literatura Brasileira, Literatura Inglesa e Norte-americana, Literatura Africana etc., ainda é possível atuar na Educação de Jovens e Adultos, além de ser professor de reforço. Saindo um pouco da escola, mas ainda no campo da educação, é possível desenvolver treinamentos em empresas relacionados à Linguagem. Agora, no mercado editorial, o profissional formado em Letras poderá ser revisor, editor e tradutor, além de crítico literário.

 

Clique aqui e saiba mais sobre o curso de Letras EAD da USCS, e para acessar o perfil oficial do curso no Instagram, clique aqui.

 

Siga a USCS nas redes sociais e fique por dentro das notícias e novidades:

Instagram, Linkedin, Youtube e Facebook: @uscsoficial