Affaires Internationales Relaciones Internacionales International Affairs Affari Internazionali международные отношения
Relações Internacionais
Início Passaporte Vistos

Relações Internacionais / International Affairs

Objetivos


  1. Inserir a Universidade Municipal de São Caetano do Sul no cenário acadêmico internacional, com o objetivo de criar programas de cooperação para os cursos de graduação, pós-graduação (stricto sensu e lato sensu), extensão e pesquisa, através de convênios com instituições de ensino superior em todos os continentes;

  2. Articular contatos com instituições nacionais e internacionais e incentivar professores, pesquisadores e alunos a mobilizarem-se academicamente, através de intercâmbio, com as universidades conveniadas;

  3. Coordenar e administrar atividades de cooperação internacional e interinstitucional, a fim de incentivar o ensino e a pesquisa.

Missão

Estimular a participação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul em atividades de natureza acadêmica, técnico-científica e cultural, através de parcerias e modalidades diversificadas de intercâmbio com universidades e outros organismos nacionais e internacionais; dar destaque positivo ao pensamento crítico e à ciência e contribuir, de modo geral, para o desenvolvimento técnico e científico.

Bolsas de Estudo Permanentes

A maioria dos programas de bolsa para o exterior são voltados para a pós-graduação. A explicação é simples: as organizações de fomento têm como objetivo aprimorar os conhecimentos de profissionais ou professores para que estes voltem ao Brasil e divulguem o aprendizado adquirido lá fora. Vale a pena também entrar em contato com a embaixada do país onde você pretende estudar. Lá é possível obter informações sobre programas governamentais esporádicos.

Conheça alguns principais programas:


  • Agência espanhola de cooperação internacional
    http://www.aeci.es/
    Concede bolsas para doutorado, mestrado e cursos de especialização, de 5 a 12 meses, em instituições da Iberoamérica.

  • Becas MAE – Bolsas Ministério de Assuntos Exteriores da
    Espanha

    http://www.becasmae.es/
    Bolsas de Pós-Graduação do Ministério de Assuntos Exteriores e de Cooperação da Espanha - MAEC- para jovens graduados (e, em alguns programas, estudantes universitários do último curso) estrangeiros e espanhóis. São Bolsas à disposição de cidadãos estrangeiros para realizar estudos na Espanha.

  • Fundação Carolina
    http://www.fundacioncarolina.es
    Programa Becas Líder - Imersão na Sociedade Espanhola para conhecer e discutir sobre a realidade social, política, cultural e econômica. Os custos de passagem aérea, deslocamentos, alojamento e alimentação são financiados pela Fundação Carolina e pelo Santander Central Hispano.

  • British Council – Conselho Britânico
    http://www.britishcouncil.org.br
    O British Council é a organização internacional oficial do Reino Unido para assuntos culturais e educacionais.

    No Brasil, o British Council trabalha com serviços de orientação e informação sobre educação e sistema educacional britânico, bolsas de estudos, cursos de inglês; realização de projetos e pesquisas em parceria com universidades e instituições brasileiras; promoção de eventos em arte e cultura, entre outros.

  • Programa Chevening
    http://www.britishcouncil.org/br/brasil-education-chevening.htm
    As bolsas são concedidas para um programa formal de estudos de mestrado de até doze meses e não se aplicam a estágio nem pesquisa. Os cursos devem ser diretamente relacionados à area de atuação do candidato e a sua carreira.

  • Câmara Americana de Comércio
    http://www.amcham.com.br/
    Mais de 500 pessoas se candidatam a cada bolsa do Amcham-IFP anualmente. O processo de seleção é rigoroso e inclui testes de inglês, entrevistas pessoais, revisão do programa de estudos por especialistas em cada área de bolsas e entrevistas por uma banca examinadora composta de especialistas. A seleção se dá com base na área de estudo pretendido, habilidades da língua inglesa, qualificações acadêmicas e profissionais, e maturidade pessoal.

  • Associação Alummi / Centro Binacional Brasil-EUA
    http://www.alumni.org.br
    A Associação Alumni é o Centro Binacional Brasil – EUA, fundado em 1961, por um grupo de brasileiros ex-alunos de universidades americanas. Esta organização se dedica a promover o entendimento entre brasileiros e norte-americanos por meio da realização de programas educacionais e culturais.

  • Comissão Fullbright
    http://www.fulbright.org.br
    É um programa de intercâmbio educacional e cultural do Governo dos Estados Unidos. Desde 1946 já concedeu cerca de 223.000 bolsas de estudo, pesquisa e docência (aperfeiçoamento, mestrado, doutorado e pós-doutorado) a cidadãos dos Estados Unidos e de outros 150 países participantes, entre eles o Brasil. Apóia e financia intercâmbio e serviços de consultas educacionais em várias áreas de conhecimento, entre elas: Administração, Humanidades, Direito, Ciência, Medicina, Engenharia, Meio Ambiente e Ciências Sociais.

  • DAAD - Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico
    http://www.daad.de/rio
    Fornece bolsas para graduação-sanduíche, pós-graduação e pós-doutorado para estudos na Alemanha.

  • Carl Duisberg Brasil S/C Ltda
    http://www.cdgbrasil.com.br/
    Aperfeiçoamento profissional, estágios práticos, cursos de alemão na Alemanha, Study Tour e bolsas do governo alemão.

  • KAAD - Katholischer Akademischer Auslaender-Dienst
    http://www.dsk.de
    Bolsas de estudo a estudantes de universidades católicas.

  • Fundação Friedrich-Ebert
    http://www.fes.org.br/
    Bolsas de pós-graduação em Ciências Sociais - Economia, Sociologia, Ciências Políticas, História, etc. Para pesquisas de curto prazo na União Européia (Bruxelas) ou na Alemanha (Universidade ou Instituto de Pesquisa).
     
  • Fundação Friedrich-Naumann
    http://www.fnst.org/reda
  • Education UK
    http://www.educationuk.org.br/
    Mantido pelo Conselho Britânico, reúne as informações sobre os programas de bolsa oferecidos por várias instituições do Reino Unido ( Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte). Fornece, também, informações completas sobre cursos e custos.

  • Fundação Estudar
    http://www.estudar.org.br/
    Financia estudos no exterior, na área de Administração e Economia, mas apenas para programas incluídos em cursos regulares de graduação ou pós-graduação. O aluno inscrito se compromete a doar para a Fundação 10% de seus vencimentos brutos (incluindo bônus e gratificações), até que chegue ao valor recebido, corrigido monetariamente. Não há cobrança de juros ou qualquer espécie de taxa.

  • Instituto Camões
    http://www.instituto-camoes.pt/
    Mantém acordos bilaterais entre universidades e apóia pesquisas na área da Língua e da Cultura Portuguesas, realizadas por pesquisadores que pretendam estudar em Portugal.

  • JICA - Agência de Cooperação Internacional do Japão
    http://www.jica.org.br/
    Tem o propósito de desenvolver pesquisas conjuntas entre pesquisadores brasileiros e japoneses. Visa aumentar a capacidade dos pesquisadores e instituições brasileiras e obter resultados de pesquisas que contribuam para o desenvolvimento sócio-econômico do Brasil.

  • Fundação Konrad Adenauer
    http://www.adenauer.com.br
    Fundação Konrad-Adenauer-Stiftung oferece bolsas para estudos de pós-graduação na Alemanha, para estudantes brasileiros de todas as áreas, exceto Medicina, Odontologia e Veterinária. Os candidatos devem ter menos de 30 anos de idade no momento da seleção, ter obtido média mínima de 7,5 nos seus estudos de 2º e 3º graus e, caso existam cursos de mestrado em sua área de especialização no Brasil, ter obtido o título de Mestre com nota A. Além disso, os candidatos devem ter conhecimentos básicos da língua alemã (de preferência, o certificado "Deutsch als Fremdsprache") e devem poder demonstrar engajamento efetivo na área política ou social.

  • LASPAU - Academia and Professional Programs for the
    Americans

    http://www.laspau.harvard.edu/port-cont.htm
    Organização sem fins lucrativos filiada à Universidade de Harvard, planeja, desenvolve e implementa programas de intercâmbio acadêmico e profissional. Concede bolsas para aperfeiçoamento de estudantes, professores, universitários e profissionais em várias áreas do conhecimento, entre elas ciência e tecnologia, ciências humanas e sociais, meio ambiente, agricultura, economia e administração de empresas.

  • Programa Alßan - Programa de Bolsas de Alto Nível da
    União Europeia para a América Latina

    http://www.programalban.org

    O Programa Alßan tem como objetivo principal reforçar a cooperação entre a União Européia e a América Latina na área do Ensino Superior e engloba estudos de pós-graduação e de formação de nível superior para profissionais, futuros quadros daquela região, em instituições ou centros na União Européia.

  • Erasmus Mundus
    http://ec.europa.eu/education/programmes/mundus/
    index_en.html
    A Comissão Européia - organismo Executivo da União Européia - lançou em 2004 a primeira ação do Programa Erasmus Mundus, que visa restaurar a posição de liderança européia no cenário universitário. A iniciativa prevê a concessão de bolsas para estudantes de todo o mundo freqüentarem mestrado promovidos por consórcios que reúnem 82 universidades européias em 17 diferentes países (sendo 16 países membros da UE - Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Eslováquia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Portugal, Reino Unido e Suécia, além da Noruega).

  • Rotary Clube
    http://www.rotaryint.com.br/
    Seu programa de bolsas educacionais, que hoje patrocina diversos tipos de bolsas de graduação e pós-graduação, tem como objetivo a promoção da paz e da compreensão mundial entre povos de diferentes nações. Podem se candidatar às bolsas indivíduos que tiverem completado dois anos de estudos universitário ou experiência profissional equivalente.

  • Bolsas do Governo Canadense
    http://www.dfait-maeci.gc.ca/brazil
    Informações sobre vistos, turismo e educação. Pogramas de bolsas de estudo do Governo Canadense (para a área de Estudos Canadenses abrangendo somente as áreas de ciências sociais e humanas).

  • STUDY IN CANADA
    http://www.studyincanada.com/english/index.asp
    Informações sobre estudos no Canadá.

  • ABECAN
    http://www.abecan.com.br/
    Associação Brasileira de Estudos Canadenses

  • CEC - Centro de Educação Canadense
    http://www.cec.org.br/
    Informações sobre o sistema de educação, lista de agentes de educação internacional.

  • J. S. Guggenheim Memorial Foundation
    http://www.gf.org/portug.html
    Programa de bolsas para pesquisa e criação artística. Áreas: Ciências Naturais, Ciências Sociais, Humanidades e Criação Artística.
      
  • Old Dominion University
    http://www.odu.edu
    Bolsas de estudo para alunos de graduação.

  • Hubert Humphrey Fellowship 
    http://www.iie.org/pgms/hhh 
     Programa de Bolsas de estudo para mestrado e cursos de curta duração, para aperfeiçoamento profissional, em universidades norte-americanas. Áreas: Administração Pública, de Recursos, de Tecnologia; de Saúde Pública; Planejamento Urbano; Planejamento Educacional; Agricultura; Jornalismo; Desenvolvimento Econômico; Finanças;Política e Prevenção ao Abuso de Drogas.

  • American Association of University Women
    (AAUW-Associação Americana de mulheres universitárias)

    http://www.aauw.org/fga/fellowships_grants/international.cfm
    As bolsas são oferecidas, exclusivamente, para cursos de pós-graduação (especialização profissional, mestrado, doutorado e pós-doutorado). Para o ano acadêmico de 2006-2007, a fundação está concedendo 57 bolsas de estudos para cursos de mestrado (no valor de US$ 18.000), doutorado (US$ 20.000) e pós-doutorado (US$ 30.000).

  • FinlândiaCenter for Internacional Mobility
    http://www.cimo.fi/
    Auxílio para professores universitários e pesquisadores de pós-graduação na Finlândia.

  • Grécia Fundação Alexander S. Onassis
     http://www.onassis.gr
    Programa de concessão de auxílio à pesquisa e de bolsas de estudos educacionais na Grécia.

    Público-alvo: professores doutores, pesquisadores, artistas, alunos de pós-graduação e doutorandos, envolvendo as áreas de Humanas, Ciência Política, Administração Pública e Relações Internacionais, Direito, Economia, Arquitetura e Artes.
     
  • Governo Suíço
    http://www.cer.mre.gov.br

    Bolsas do Governo Suíço destinadas a candidatos brasileiros para pós-graduação, especialmente doutorado, em diversas áreas. O interessado deve entrar em contato com a Divisão de Cooperação Educacional do Itamaraty.

  • Agência EduFrance
    http://www.edufrance.fr
    Agência que oferece informações sobre graduação e pós-graduação na França.

  • AF - Alliance Française
    https://www.aliancafrancesa.com.br/
    Cursos na França.
  • CAPES
    http://www.capes.gov.br/

    O Ministério da Educação mantém mais de 1400 bolsistas no exterior através da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Todo ano são abertas inscrições para bolsas no exterior para doutorado e doutorado-sanduíche. A primeira é voltada para candidatos de comprovado desempenho acadêmico e que se dirijam a instituições de excelência e prestígio internacional, formando doutores em áreas nas quais se verifique carência de grupos consolidados no País. As bolsas para o doutorado-sanduíche são direcionadas para alunos de doutorado regularmente matriculados no Brasil em programas que tenham nota igual ou superior a 3 na avaliação da CAPES. Nessa modalidade o aluno de doutorado poderá realizar um estágio de até doze meses, como parte integrante de seu projeto de formação no Brasil. Também possui programas para especialização, mestrado e pós-doutorado.

  • CNPQ
    http://www.cnpq.br/

    As bolsas oferecidas pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) no exterior são direcionadas somente para mestres e doutores (para ficar bem explicadinho: não adianta tentar bolsa para cursar graduação, mestrado ou MBA). Também são restritas às áreas que o Conselho considere carente ou altamente especializada. É preciso ficar atento aos editais, que definem as regras de concessão. Apesar do caráter restrito, o Conselho analisa projetos de pesquisa em áreas fora dos editais de pesquisadores vinculados a universidades e pode, excepcionalmente conceder auxílios.

  • FAPESP - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de
    São Paulo

    http://www.fapesp.br/

    Apesar de manter programas de bolsas para estudo no país que vão de iniciação científica a pós-doutorado, concede auxílio para a realização de atividades de pesquisa em instituição no exterior apenas para pesquisadores com título de doutor ou qualificação equivalente.

  • FAPERGS – Fundação de amparo à pesquisa do estado
    do Rio Grande do Sul

    http://www.fapergs.tche.br/
    A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) tem a finalidade de desenvolver a pesquisa em todas as áreas do conhecimento. É sua atribuição: promover a inovação tecnológica do setor produtivo, o intercâmbio e a divulgação científica, tecnológica e cultural; estimular a formação de recursos humanos, o fortalecimento e a expansão da infra-estrutura de pesquisa no Estado.

  • John Simon Guggenheim Memorial Foundation
    http://www.gf.org/ 
    Oferece bolsas a intelectuais e artistas, para o aperfeiçoamento de pesquisas e criatividade, nos Estados Unidos, Canadá, América Latina e Caribe.

  • Organização das Nações Unidas 
    http://www.un.org/
    Programa da ONU para o Desenvolvimento no Brasil.
    Unicef - FAO - United Nations Population Found
    United Nations Industrial Development Organization - Unesco.
     
  • CENDOTEC – Centro Franco-Brasileiro de Documentação
    Técnica e Cíentífica

    http://www.cendotec.org.br/
  • Universidades Irlandesas
    http://www.ci.com.br/faubai/links/irlanda/index.html

  • Education USA
    http://www.educationusa.state.gov

  • Estudos na Austrália
    http://www.studiesinaustralia.com/

Proficiência em línguas estrangeiras

Toda universidade estrangeira exige comprovação de domínio do idioma do país e/ou da língua em que os cursos são ministrados. Veja abaixo os principais locais e entidades que realizam exames e fornecem certificados de proficiência.


Bandeira Reino UnidoInglês


CAMBRIDGE

www.ceii.org

Mundialmente reconhecidos, certificam o conhecimento do idioma em vários níveis do básico ao mais avançado. No entanto, para quem quer estudar no exterior o exigido é o Certificado de Inglês Avançado. As universidades britânicas pedem um nível mais alto de conhecimento: o Certificado de Proficiência em Inglês. Para mais informações, entre em contato com a universidade de Cambridge no Reino Unido. Tel: +44 1223 553311


GMAT

A sigla significa Graduate Management Admission Test e é exigido pela maioria das escolas de administração. Informações nos EUA. Tel: + 1 609 771 7330


GRE

O Graduate Record Examinations avalia a capacidade de raciocínio verbal, quantitativo e analítico, fundamentais para quem pretende assistir aulas em uma língua não-nativa. Informações nos EUA. Tel +1 609 771 7200


IELTS

www.ielts.org

Amplamente reconhecido, está entre os mais solicitados pelas instituições estrangeiras. Avalia se o aluno tem condições de estudar ou estagiar tendo que se comunicar em inglês. É testada a capacidade do estudante em ler, escrever, falar e entender a língua num ambiente acadêmico ou de treinamento. Informações na Universidade de Cambridge no Reino Unido. Tel: +44 1223 553311


TOEFL

www.toefl.org

Mais de 2400 faculdades e universidades nos EUA e no Canadá exigem o TOEFL como requisito de admissão em seus cursos. Órgãos governamentais e programas de bolsa de estudos também o utilizam para avaliar a proficiência em inglês. Informações pelo tel (EUA) +1 609 771 7100 ou pelo e-mail: toefl@ets.org


TOEIC

www.toeic.org

É reconhecido mundialmente como um meio altamente confiável e válido para se avaliar a proficiência geral em inglês. É realizado por 140000 pessoas todos os anos em todo mundo. O teste não exige conhecimento especializado de vocabulário. Informações pelo e-mail: reserch@ets.org


Bandeira AlemanhaAlemanha

GOETHE INSTITUT

www.goethe.de/br

O Instituto Goethe realiza provas de diferentes níveis. Seus certificados de aproveitamento e diplomas são internacionalmente reconhecidos como comprovantes de domínio da língua alemã.


Bandeira da FrançaFRANCÊS

ALLIANCE FRANÇAISE

www.aliancafrancesa.com.br

A Aliança Francesa é um dos principais certificadores de conhecimento do idioma francês.


Bandeira da ESPANHOL

INSTITUTO CERVANTES

http://diplomas.cervantes.es/index.jsp

Informações a respeito de datas, locais e custos dos exames de proficiência em língua espanhola em São Paulo figuram no site acima indicado.


Bandeira da JAPONÊS

Japan Foundation

http://www.fjsp.org.br/lingua/lingua_eventos.htm


Bandeira da ITALIANO

Instituto Italiano de Cultura

www.iicsp.org

O Instituto Italiano de Cultura, órgão oficial do governo italiano presente em São Paulo e Rio de Janeiro, está autorizado a aplicar três diferentes exames de proficiência na língua italiana. Cabe a cada interessado avaliar qual o ideal para se adaptar às eventuais exigências de conhecimento do idioma.


Bandeira da CHINÊS

Instituto Confúcio

www.institutoconfucio.unesp.br

Tanto cursos quanto exames de proficiência em mandarim podem ser encontrados no link acima.


Convênios Internacionais


ACIET - Asociación Colombiana de Instituciones de Educación Superior

AUALCPI - Asociación de Universidades de América Latina y el Caribe para la Integración

Argentina

Flacso - Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales

Instituto Universitário Italiano de Rosário

Universidade Nacional de Rosário

Bulgária

Universidade Técnica de Gabrovo

University of National and World Economy

Universidade de Economia de Varna

Trakia University

Cazaquistão

Ablai Khan University

Karaganda Medical University

Chile

Universidad Tecnica Federico Santa Maria

China

Hunan University of Finance and Economy

Colômbia

CTB - Corporación Técnica de Bogotá

Tecnológico de Antióquia - Instituição Universitária

UDCA - Universidade de Ciências Aplicadas

Universidad del Atlántico

Universidad del Valle

Universidade ECCI

Universidade Nacional da Colômbia

Universidad Piloto de Colombia

Croácia

Universidade de Rijeka

Universidade de Zadar

Cuba

Universidad de La Habana

Espanha

Universidade da Coruña

Universidade de Deusto

Universidade de Vigo

Universidad de Extremadura

Eslováquia

Universidade Matej Bel

Eslovênia

Universidade de Primorska

EUA

Universidade de Towson

Finlândia

Universidade de Ciências Aplicadas Haaga-Helia

Geórgia

Georgian Technical University

Hungria

International Business School – Budapest

Tempus Közalapítvány

Universidade de Szeged

Itália

Università degli Studi di Bari Aldo Moro

Università degli Studi della Campania Luigi Vanvitelli

Letônia

Turiba University

Lituânia

Šiauliai University

Universidade Mykolas Romeris

Macedônia

Saints Cyril and Methodius University of Skopje

México

Universidad Autônoma de Baja California

Universidade de Colima

Moldávia

Universidade Internacional Livre da Moldavia

Technical University of Moldova

Perú

Universidad César Vallejo

Universidade Autônoma do Peru

Universidade Nacional Federico Villareal

Universidade Nacional Hermilio Valdezán (Huánaco)

Polônia

Bielsko-Biala School of Finances and Law

Universidade Kazimierz Wielki

Universidade Técnica de Bialystok

Portugal

IADE- Creative University

Instituto Politécnico de Coimbra

Instituto Politécnico de Leiria

Instituto Politécnico de Santarém

Instituto Politénico de Viseu

Instituto Universitário de Lisboa

Universidade do Algarve

Universidade de Évora

Universidade do Porto

UTAD - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Romênia

Universidade de Oradea

Universidade Valahia, de Târgovişte

Universitatea Crestina Partium

Universidade de Piteşti

Universitatea Politehnica Timişoară

Rússia

Astrakhan State University

Sérvia

Universidade de Belgrado

Universidade de Nish

Tadjiquistão

Russian-Tajik Slavonic University

Turquia

Yildiz Technical University

Ucrânia

Kyiv National University of Trade and Economics

Kyiv State Institute of Decorative and Applied Art and Design named after Mykhailo Boychuk

Poltava V.G. Korolenko National Pedagogical University

Zakarpatski Ugorski Institut im. Ferenc Rákoczi II

Zhitomir Ivan Franko University

Uruguai

Universidad Católica Del Uruguay

Embaixada da República Federal da Alemanha - Brasília (DF)

  • Endereço: Ses, Av. das Nações, Q.807 - Lote 25 Cidade: Brasília Estado: DFl CEP: 70415-900
  • Telefone: (0xx61) 3442-7000
  • Fax: (0xx61) 3443-7508
  • Email: info@bras.diplo.deEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
  • Site: http://www.brasilia.diplo.de/

Consulado Geral da República Federal da Alemanha- São Paulo (SP)


Embaixada da República Argentina - Brasília - DF


Consulado Geral da Argentina - São Paulo - SP


Embaixada da Austrália - Brasília - DF

  • Endereço: SES Quadra 801, Conj. K, Lote 7 Brasília DF CEP: 70200-010
  • Telefone: (0xx61) 3226-3111
  • Fax: (0xx61) 3226-1112
  • Email: embaustr@dfat.gov.auEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
  • Site: http://www.brazil.embassy.gov.au/

Consulado Geral da Austrália - São Paulo - SP

  • Endereço: Al. Santos, 700 - 9º andar, s.92 - Ed. Trianon Corporate -Cerqueira Cesar São Paulo SP CEP: 01418-100
  • Telefone: (0xx11) 2112-6200Fax: (0xx11) 3171-2889
  • Email: consular.saopaulo@austrade.gov.auEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
  • Site: http://www.cdasp.org.br/

Embaixada do Canadá - Brasília - DF

  • Endereço: SES Avenida das Nações, Q.803 Lote 16 Brasília DF CEP: 70359-900
  • Telefone: (0xx61) 3424-5400
  • Fax: (0xx61) 3424-5490
  • Email: brsla@international.gc.caEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
  • Site: http://www.dfait-maeci.gc.ca/brazil/

Consulado-Geral do Canadá - São Paulo - SP

  • Endereço: Centro Empresarial Nações Unidas - Torre Norte Av. Nações Unidas, 12901 - 16º andar - Brooklin São Paulo SP CEP: 04578-000
  • Telefone: (0xx11) 5509-4321 /4343
  • Fax: (0xx11) 5509-4260 / 62
  • Email: spalo-immigration@international.gc.caEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
  • Site: http://www.dfait-maeci.gc.ca/brazil/saopaulo

Embaixada da Espanha - Brasília - DF

  • Endereço: SES - Av. das Nações,Qd. 811, lote 44 Brasília DF CEP: 70429-900
  • Telefone: (0xx61) 3701-1600 / 1626
  • Fax: (0xx61) 3242-1781, 3244-2381
  • Email: embespbr@correo.mae.esEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
  • Site: http://www.maec.es/embajadas/brasilia/es/home

Consulado-Geral da Espanha (SP)


Embaixada dos Estados Unidos da América - Brasília (DF)


Consulado Geral dos Estados Unidos da América - São Paulo (SP)

  • Endereço: R. Henri Dunant, 500, Chácara Santo Antonio São Paulo SP CEP: 04709-110
  • Telefone: (0xx11) 5186-7000
  • Fax: (0xx11) 5186-7199
  • Email: visainfo@amcham.com.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
  • Site: http://www.consuladoamericanosp.org.br/

Embaixada da Itália - Brasília (DF)

  • Endereço: SES - Av. das Nações, lote 30 - Qd 807 Brasília DFCEP: 70420-900
  • Telefone: (0xx61) 3442-9900
  • Fax: (0xx61) 3443-1231
  • Email: ambasciata.brasilia@esteri.itEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo
  • Site: http://www.ambbrasilia.esteri.it/
  • Assuntos relativos à universidade e bolsas de estudo: culturale.brasilia@esteri.itEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Vice-Consulado Honorário da Itália - Santo André

  • Endereço: Rua Coronel Fernando Prestes, 350 - cj.201/202 Santo André SP CEP: 09080-300
  • Telefone: (0xx11) 4433-8338
  • Fax: (0xx11) 4433-8333
  • Email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Consulado Geral da Itália - São Paulo (SP)

  • Endereço: Av. Paulista, 1963 São Paulo SP CEP: 01311-300
  • Telefone: (0xx11) 3549-5699
  • Fax: (0xx11) 3523-7763 e 3253-8801
  • Email: urp.sanpaolo@esteri.itEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
  • Site: http://www.conssanpaolo.esteri.it

  • Endereço: SES - Av. das Nações, Qd. 805. lote 18Brasília DF CEP: 70412-900
  • Telefone: (0xx61) 3204-5200Fax: (0xx61) 3204-5201
  • Email: embamexbra@cabonet.com.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
  • Site: http://portal.sre.gob.mx/brasil/

Consulado Geral do México - São Paulo (SP)


Embaixada de Portugal - Brasília (DF)


Consulado Geral de Portugal - São Paulo (SP)

  • Endereço: Rua Canadá, 324 - Jardim América São Paulo SP CEP: 01436-000
  • Telefone: (0xx11) 3084-1800Fax: (0xx11) 3085-5633
  • Email: mail@cgspl.dgaccp.ptEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
  • Site: http://www.consuladoportugalsp.org.br/

Embaixada do Reino Unido- Brasília (DF)

  • Endereço: SES - Qd. 801, conj.K - Lote 8 BrasíliaDF CEP: 70200-010
  • Telefone: (0xx61) 3329-2300Fax: (0xx61) 3329-2369
  • Email: contato@reinounido.org.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
  • Site: http://www.reinounido.org.br/

Consulado Geral do Reino Unido - São Paulo (SP)

  • Endereço: R. Ferreira Araújo 741, 2 o andar - Pinheiros São Paulo SPCEP: 05428-002
  • Telefone: (0xx11) 3094-2700Fax: (0xx11) 3094-2717
  • Email: saopaulo@gra-bretanha.org.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
  • Site: http://www.gra-bretanha.org.br/

COMO PARTICIPAR

A mobilidade internacional proporciona o conhecimento e convivência com outras culturas. É uma oportunidade única para a qualificação pessoal por meio de experiências acadêmicas e culturais no exterior. Trata-se de diferencial no currículo, porque a pessoa retornará ao Brasil mais preparada para os desafios do mercado global.


PRÉ-REQUISITOS

- Estar regularmente matriculado em qualquer curso de graduação;

- Ter integralizado todos os créditos referentes aos quatro primeiros semestres, ou ao primeiro ano de estudos, ou ter integralizado, pelo menos 20%, do currículo previsto para o curso de Graduação;

- Não possuir NENHUMA NOTA ABAIXO DE 7,0, em disciplina alguma;

- Possuir 18 anos de idade completos, até a data de saída do país;

Ter bom conhecimento da língua do país de destino (sempre que possível, com proficiência nas quatro habilidades fundamentais: falar, compreender, ler e escrever) ou conhecimento de inglês no mínimo equivalente ao nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas.


PLANO DE ESTUDOS

O aluno deve fazer a seleção das disciplinas que pretende cursar e apresentá-la ao coordenador do curso com a descrição de cada uma. Aluno e coordenador devem elaborar o Plano de Estudos, preenchendo a tabela de equivalências a ser enviada para a universidade de destino, que precisa aprová-lo. Quando o discente retornar ao Brasil, este documento será utilizado para garantir o aproveitamento das disciplinas cursadas no exterior.

O aluno pode consultar, pela internet, as disciplinas que pretende cursar, durante o período que durar o intercâmbio. É importante buscar essas informações com antecedência e identificar as matérias de interesse e que enriqueçam o currículo acadêmico.

Em muitos países não é possível prorrogar o visto de estudos. Portanto, é importante definir de imediato se o aluno ficará 6 ou 12 meses fora do Brasil.


DICAS ÚTEIS

Quem pretende fazer intercâmbio internacional deve:

- Ter um bom currículo, boas notas e atividades extracurriculares;

- Manter-se atualizado sobre Convênios, Programas Internacionais e oportunidades de bolsas lançados no site da USCS;

- Preparar-se antecipadamente para realizar o intercâmbio;

- Buscar o máximo de informações sobre o país de interesse e a qualidade das universidades para que possa fazer a escolha mais acertada;

- ter ou adquirir um conhecimento da língua do país de destino. Algumas universidades exigem a aprovação em teste do idioma do país (TOEFL/IELTS/CPE);

- Conhecer os costumes do país de destino e as possíveis diferenças culturais;

- Excetuando o caso de bolsas integrais (que cobrem despesas com passagem aérea, hospedagem, etc.), na maioria dos casos, custos de hospedagem, alimentação, seguro de saúde, passagem aérea, despesas com visto e gastos pessoais são de responsabilidade do aluno.

Para a inscrição em qualquer Programa de Mobilidade Internacional é fundamental que o candidato conheça os documentos necessários. Países diferentes apresentam, geralmente, diferentes exigências referentes à documentação.


PROCEDIMENTOS INICIAIS

- Escolher a universidade de destino. Certificar-se de que oferece o curso correspondente e que é conveniada com a USCS. Esta informação pode ser visualizada no site da USCS e/ou obtida no Gabinete de Relações Internacionais da USCS.

O candidato deve providenciar os seguintes documentos:

- Histórico Escolar;

- Formulário de Candidatura;

- Carta de Recomendação elaborada por sua Coordenação;

- Declaração de que está regularmente matriculado na USCS;

- Carta de Motivação: texto em que o candidato justifica o motivo do seu interesse na mobilidade e apresenta as disciplinas que deseja cursar na

Instituição estrangeira parceira;

- Listar as disciplinas que pretende cursar no exterior (com as respectivas ementas,

que podem ser obtidas no site da universidade estrangeira) e escolher as disciplinas e/ou componentes curriculares. Isso pode ser feito também por meio de eventual contato direto com a coordenação do curso da universidade parceira.

- Não será aceita documentação incompleta.

OBS: Os documentos e o processo de seleção podem variar de acordo com as exigências de cada instituição de ensino superior.


PROCEDIMENTOS FORMAIS PARA QUEM É ACEITO

- Tradução de documentos

Algumas universidades exigem documentos traduzidos (tradução juramentada) dos estudantes estrangeiros.


- Carta de aceitação

Este documento é enviado pela universidade de destino para a USCS. Trata-se de comprovante de que a instituição de ensino estrangeira recebeu a documentação do aluno e o aceitou para a mobilidade internacional.


- Passaporte e visto

Solicitação e as despesas com passaporte e visto são de inteira responsabilidade do estudante.

Maiores informações podem ser obtidas no portal da Polícia Federal. Para a obtenção de Visto, recomenda-se entrar em contato com o Consulado do país de destino e esclarecer eventuais dúvidas.


SEGURO-SAÚDE

É obrigatória a contratação de um plano de seguro de saúde internacional, de responsabilidade civil e de repatriamento antes de sair do Brasil. Isto oferecerá tranqüilidade ao estudante, e à sua família, em quaisquer casos de emergência no exterior. Há planos de seguro com diferentes prazos de validade e coberturas adequadas às necessidades de cada um.


VACINAÇÃO

É fundamental consultar Consulados sobre a necessidade de vacinas, porque alguns países da América Latina, África e Ásia exigem vacinação contra a febre amarela, malária, etc.

A(s) vacina(s) deve(m) ser aplicada(s) na(s) unidade(s) de saúde oficial(is), com no mínimo 10 dias de antecedência do embarque para que produzam efeito protetor adequado (para algumas é preciso mais de uma dose). Além do mais, nestes casos, é fundamental obter (com antecedência e portando o comprovante da vacinação) um Certificado Internacional de Vacinação, que costuma ser expedido nos aeroportos brasileiros.


ALOJAMENTO

Algumas Universidades conveniadas oferecem benefícios como alojamento.

O estudante deve buscar a melhor opção, como, por exemplo:

- Residências estudantis:podem ser acomodações individuais, duplas ou triplas, muitas vezes situadas no próprio campus da universidade de destino;

- Casas de família:quartos individuais, duplos ou triplos. Podem incluir refeições (café da manhã e jantar);

- Flat ou apartamento:para conseguir alugar imóvel no exterior, o estudante deve procurar agências imobiliárias, analisar preço, localização e exigências do contrato;

- Albergues da juventude:o baixo custo diário da estadia é vantajoso, mas a permanência em albergues não pode ser longa e os quartos são sempre coletivos.


VIAGEM

1) Passagem
  • Reservar a passagem aérea com antecedência para garantir lugar no voo;
  • Deve ser solicitada cópia da reserva da passagem. Todos os dados da viagem devem ser conferidos no bilhete aéreo: data e horário, aeroporto, conexões, trocas de aeroporto, etc.;
  • Devem ser conferidos os dados do voo e conexões, datas, horários e identificação da bagagem.

2) Bagagem
  • Informe-se com antecedência a respeito do que é permitido transportar na bagagem de mão;
  • Etiquetar as malas meticulosamente, com nome, endereço, telefone, e-mail, etc.;
  • A bagagem deve conter apenas o necessário; malas grandes e/ou pesadas geram dificuldades na viagem;
  • Malas menores e com rodinhas, são mais leves e fáceis de transportar;
  • Documentos importantes e objetos de valor não devem ser colocados na bagagem a ser despachada;
  • Identificações de viagens anteriores devem ser retiradas das malas;
  • O limite de bagagem permitido para cada passageiro dos voos internacionais é de 32kg; quase sempre, independentemente do número de malas. Mas este limite pode variar de companhia aérea para companhia aérea. Informe-se antecipadamente;
  • A bagagem de mão não deve ultrapassar 5kg (cinco quilos) e deve sempre ser mantida sempre perto do proprietário e à vista;
  • Equipamentos como laptops, máquinas fotográficas, etc. devem ser registrados na Polícia Federal do aeroporto brasileiro, antes do embarque para o exterior, a fim de que não ocorra a cobrança de taxas de importação no retorno.

CHEGADA AO PAÍS DE DESTINO

Ao chegar ao país de destino, o estudante deve:

  • Familiarizar-se com a comunidade em que vai residir: localização de metrô, pontos de ônibus, supermercados, hospitais, etc.
  • Algumas instituições possuem restaurantes universitários nos campi ou proximidades.

COMPROMISSOS E RESPONSABILIDADES DURANTE A REALIZAÇÃO DA MOBILIDADE INTERNACIONAL

Antes de mais nada, o aluno precisa conhecer as normas de organização e funcionamento da instituição em que vai estudar.

O estudante deve respeitar os costumes e legislação do país de destino. Antes de retornar ao Brasil, deve acertar – sem falta – todas as pendências ainda existentes no país em que se encontra.


A EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL

O que recomendamos para ter uma boa estadia num país estrangeiro:

  • Esteja preparado para responder a perguntas sobre o Brasil e evite comentários e piadas que possam denegrir a imagem do Brasil;
  • A cultura de cada país é própria; por isso, não faça comparações entre a cultura do Brasil e do país que o acolhe;
  • Converse com pessoas que já estiveram no país e analise essas informações;
  • Um dos objetivos do intercâmbio é o aprimoramento do conhecimento de uma língua estrangeira. Procure não falar português com brasileiros que encontre, principalmente na presença de estrangeiros (este comportamento exclui da conversa as demais pessoas que não conheçam o português;
  • Educação é fundamental em qualquer lugar do mundo. Aprenda, antecipadamente, as fórmulas de cortesia e cumprimentos na língua do país que vai acolhê-lo.
  • Se dividir espaço de moradia com alguém, ajude nos afazeres da casa,;
  • Economize. Evite o desperdício de água, luz, etc. ;
  • Ajude seus colegas nos trabalhos e atividades acadêmicas que lhe forem solicitados;
  • Peça explicações/informações sempre que não souber algo.
  • Nunca saia sem ter à mão o endereço e o telefone do lugar em que está morando e o mapa da cidade;
  • Diante das primeiras dificuldades, não desista; são naturais e superáveis;
  • Respeite, acima de tudo, a cultura do país em que está sendo recebido.

EXPECTATIVAS

A ansiedade em relação ao país de destino e à Universidade em que vai estudar é normal. É preciso estar preparado para viver uma experiência única, porque ela deve ser encarada como mais uma etapa dou crescimento pessoal e aprimoramento profissional.


Prof. Dr. Aleksandar Jovanovic