Por Lucas de Almeida, estudante do 8º semestre do curso de Jornalismo
No dia 19/10/24 (sábado), aconteceu na Arena Bela Vista, o “Dia D – Dia das Crianças do Bixiga”, visando colaborar com a saúde da população local e também em celebração ao dia das crianças. A ação teve a colaboração de diversas entidades governamentais e não governamentais.
O evento contou com a participação de 63 alunos de medicina do Campus São Paulo e de Thais Ruegger Jarrouge Boucas, docente do curso. Durante a ação social, os estudantes se dividiram em estações e desenvolveram as seguintes atividades:
- Apoiaram o consultório na rua auxiliando na campanha de imunização;
- Alertaram sobre os sinais do câncer de mama incentivando as campanhas de rastreamento preconizadas pelo Ministério da Saúde;
- Comentaram sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) e incentivaram o uso de preservativos;
- Fizeram avaliações de acuidade visual, pressão arterial e outros sinais vitais e de glicemia;
- Orientaram sobre a linha de cuidado de pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA);
- Realizaram a avaliação antropométrica em adultos e crianças;
- Abordaram primeiros socorros;
- Promoveram uma campanha de prevenção de quedas.
“Vale ressaltar que eventos de extensão de cunho social impactam positivamente a comunidade, além de ampliar e aprimorar a formação dos estudantes”, destaca Thais.

“Participar do Dia D é sempre um prazer imensurável. Enquanto organizava os detalhes, entre um banner impresso e a separação de materiais, já sentia o entusiasmo brotar em mim. No entanto, foi no instante em que vi a ação acontecer que me conectei verdadeiramente com a essência do voluntariado. Nesta edição, enfrentamos o desafio do tempo e o receio como obstáculos, mas o amor e o altruísmo, nossos maiores aliados, mostraram que, quando unidos por um mesmo propósito, tudo flui harmoniosamente”, explica Julia Novais Henrique, estudante da sexta etapa do curso de medicina.

Da esquerda para direita: Julia Novais, Profa. Thais Ruegger e Luana Ramos
“Como estudantes de medicina, nossa missão é garantir que mais pessoas sejam atendidas e acolhidas. O Dia D nos proporciona momentos de troca e aprendizado profundos. Durante o evento, medimos pressão, glicemia, IMC, avaliamos a acuidade visual e discutimos prevenção e saúde mental, entre muitas outras intervenções igualmente significativas. Acima de tudo, partilhamos a verdadeira essência da ação social: o altruísmo”, finaliza Julia.
No total foram realizados 373 atendimentos.
Clique aqui e conheça o curso de Medicina do campus São Paulo/Bela Vista da USCS.