PPGE e PPGES-USCS realizam atividade em conjunto sobre políticas públicas

O Mestrado Profissional em Educação (PPGE) e Ensino em Saúde (PPGES) da USCS promoveram uma atividade interativa em conjunto durante a aula do dia 28/05, no campus Conceição, denominada “Trilhando Saberes Escolares”. Esse jogo tem como objetivo discutir e refletir, no processo de ensino, os seguintes objetivos: 1) Conhecer as influências dos organismos internacionais (ex. banco Mundial) na determinação das políticas públicas na educação (ex. a proposta da escola de tempo integral) e 2) Refletir sobre as relações entre políticas públicas, currículo, função da escola e formação docente.

O jogo foi criado durante a disciplina de Tecnologia & Educação, pelos alunos do PPGE, Ana Lucia Rodrigues Cardoso Abrantes; Bianca Amorim De Lima; Fernanda De Menezes Angelo; Maria De Fatima De Souza; Roberta Jose Da Silva e Shirlei Aparecida Pinheiro; como atividade proposta para fechamento da disciplina, sendo mediado pelo Prof. Dr. Carlos Alexandre Felício Brito.

“A intenção pedagógica da aula foi tentar compreender a importância das políticas públicas no campo da educação. Conhecer como as políticas públicas determinam a função da escola, assim como o currículo da escola. Essa intenção foi delimitada pela Prof.a. Dra. Maria de Fátima, professora do PPGE, pois o jogo foi criado para ser aplicado numa situação didática na disciplina Formação de Professores e Profissionalidade”, explica o Prof. Dr. Carlos Alexandre Felício Brito, professor da disciplina.

Ao mesmo tempo que esse processo se deu na aula da Prof.a. Dra. Maria de Fátima, houve a participação dos alunos do PPGES com intenção de experimentar e avaliar este momento, uma vez que eles faziam parte da disciplina “Inovações na avaliação no ensino superior em saúde”, sendo conduzido pelo Prof. Dr. Carlos Alexandre Felício Brito. Um dos objetivos da disciplina é proporcionar o entendimento, elaboração e construção de avaliações cognitivas, afetivas e psicomotoras para efetivar o conhecimento adquirido no processo de ensino.