Professor da USCS participa de eventos acadêmicos no Peru e fortalece parcerias internacionais

Entre os dias 9 e 11 de junho de 2025, o professor e pesquisador Ricardo de Carvalho Almeida representou a Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e o INOVA USCS em uma série de atividades acadêmicas e institucionais em Lima, no Peru.

A convite da Universidad César Vallejo (UCV) — maior universidade privada do país e instituição conveniada com a USCS — o professor participou da mesa de abertura do Congresso Internacional “Gestão de Riscos Empresariais: Como identificar, avaliar e mitigar as ameaças”, com a palestra “Transformação Digital e riscos associados à inovação”.

O evento, realizado no dia 10 de junho, reuniu cerca de 500 estudantes presencialmente, além de ter sido transmitido para toda a comunidade acadêmica da UCV.

Além da participação no congresso, o professor realizou reuniões acadêmicas e institucionais com a Dra. Tania Ruiz Gómez, decana e diretora geral do Campus Los Olivos, e com a Ma. Jacqueline Del Rosário Anampa Toledo, diretora do Escritório de Relações Internacionais da UCV, com o objetivo de estreitar as relações institucionais e fomentar novas oportunidades de cooperação internacional.

A agenda no Peru também incluiu visita à Universidad Nacional Federico Villarreal (UNFV), onde, no dia 9 de junho, o professor participou de uma reunião com a reitoria para discutir programas de mobilidade acadêmica, parcerias em pesquisa e projetos voltados à inovação e desenvolvimento regional. Estiveram presentes na reunião a Dra. Cristina Asunción Alzamora Rivero, reitora; o Dr. Pedro Manuel Amaya Pingo, vice-reitor de Pesquisa; e o Dr. Carlos Heráclides Pajuelo Camones, diretor do Escritório Central de Relações Nacionais e Internacionais.

Encerrando as atividades, no dia 11, o professor Ricardo ministrou a palestra “Transformação Digital e riscos associados à inovação” para estudantes dos cursos de Administração e Negócios da Universidad Nacional Federico Villarreal – UNFV, no período matutino e, de volta a Universidad César Vallejo – UCV, participou no período noturno, do encerramento do Congresso Internacional “Gestão de Riscos Empresariais”, como comentarista das apresentações dos conferencistas da noite, ocasião que recebeu homenagem pela participação como conferencista convidado e pelo conjunto de ações de cooperação internacional entre USCS e UCV.

A participação do professor Ricardo Almeida reforça o compromisso da USCS em ampliar as oportunidades acadêmicas e fortalecer as parcerias internacionais USCS, promovendo a inovação, o intercâmbio de conhecimentos e a formação global de seus estudantes e docentes.