Por Profª Drª Amanda Costa Araujo e Profª Drª Rosamaria Rodrigues Garcia
O Programa de Mestrado Profissional de Inovação no Ensino Superior em Saúde – PPGS, que tem por área de concentração “Inovações Educacionais em Saúde orientada pela Integralidade do Cuidado”, por meio de um projeto de Extensão do Stricto Sensu, têm desenvolvido intervenções de ensino em saúde, na Organização de Sociedade Civil (OSC) Núcleo Menino Jesus, que atende cerca de 100 crianças e adolescentes em São Caetano do Sul.
O projeto visa à aplicação de estratégias de educação em saúde voltadas à prevenção de doenças e promoção da saúde e qualidade de vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Integra o projeto uma equipe formada por dois docentes do PPGES, Profa. Dra. Amanda Costa Araujo e Profa. Dra. Rebeca Nunes Guedes de Oliveira; duas alunas do Colégio Universitário USCS e mestrandos do PPGES, caracterizando-se como atividades de acompanhamento de prática profissional.

As intervenções em saúde mental foram realizadas pela equipe do projeto e pelo psicólogo e mestrando Daniel Fernandes Cardoso. O objetivo foi capacitar os funcionários do Núcleo Menino Jesus a lidar com as demandas das crianças e adolescentes. Além disso, foram realizadas intervenções em saúde mental com os adolescentes sobre como entender, identificar e manejar os sentimentos de raiva e ansiedade.
O projeto de extensão tem projeção social, prestação de serviço à comunidade e junção do ensino e pesquisa com as necessidades da comunidade, valorizando um dos papéis da pós-graduação, de transferir o conhecimento científico para a sociedade, democratizando a ciência, extrapolando os muros acadêmicos no atendimento às demandas da sociedade. Além disso, o público em situação de vulnerabilidade carece de estratégias preventivas e proativas que melhorem a saúde, e consequentemente, a qualidade de vida de famílias em situação de vulnerabilidade.

O projeto atua diretamente na capacitação de funcionários, crianças, adolescentes e suas famílias, fornecendo informações sobre saúde que permitem que as famílias adotem práticas mais saudáveis e se tornem agentes ativos na promoção do bem-estar.
Por outro lado, os docentes, alunos de ensino médio e mestrandos envolvidos no projeto disseminam conhecimento de forma acessível, desenvolvem habilidades práticas e socioemocionais, aproximando-se das realidades enfrentadas por comunidades vulneráveis, contribuindo para a formação pautada na integralidade do cuidado diante de cenários complexos, permeados pelos determinantes sociais de saúde.