Com o objetivo de impulsionar atividades econômicas amigáveis com o meio ambiente, a USCS deu início em agosto ao projeto “RAÍS: Rede Amazônica de Iniciativas Sociobioeconômicas“. A iniciativa é o segundo projeto da universidade financiado pela Agência Norueguesa para a Cooperação de Intercâmbio (NOREC), e é fruto de uma parceria com a empresa colombiana Formulación y Gestión de Proyectos (FyGP) e o Parque Científico e Tecnológico do Alto Solimões (PACTAS).
O projeto RAÍS busca fortalecer os ecossistemas da bioeconomia, economia do cuidado e economia solidária por meio de um programa de intercâmbio profissional que ocorre simultaneamente em 3 núcleos: Bogotá, São Caetano do Sul e Tabatinga (AM) cidade localizada na região de fronteira entre Brasil e Colômbia.

Intercâmbio e colaboração internacional
O projeto conta com seis participantes, organizados em três núcleos de intercâmbio. De São Caetano do Sul, a USCS enviou as pesquisadoras Letícia Justino Varjão e Heloisa Freitas para Bogotá e Tabatinga, respectivamente. Em troca, a universidade receberá por dez meses os pesquisadores colombianos Juan Felipe Rozo Daza (de Bogotá) e Carlos Andrés Ferreira Guaman (de Letícia). Além disso, o intercâmbio inclui a participação de Clara Backsmann, que se deslocou da Amazônia para Bogotá, e de Lisseth González, que foi de Bogotá para a Amazônia, completando o time.
O intercâmbio tem como meta principal fortalecer as capacidades locais, com foco na resiliência de comunidades e na prevenção de riscos relacionados às mudanças climáticas. Os participantes atuarão em estudos, atividades de extensão social, apoio e desenvolvimento de projetos sustentáveis, consolidando a cooperação entre Brasil, Colômbia e a região amazônica de ambos os países.

Conceitos-chave do projeto:
- Bioeconomia: Modelo econômico que utiliza recursos biológicos renováveis, como plantas, microrganismos, biomassa, conhecimentos biotecnológicos e processos ecológicos, de forma sustentável, para produzir bens, serviços e energia de forma sustentável, promovendo inovação e reduzindo impactos ambientais.
- Economia do Cuidado: Abrange todas as atividades, remuneradas ou não, essenciais para a manutenção da vida humana,relacionadas com o cuidado destinado a crianças, idosos, famílias e seus entornos sociais.
- Economia Solidária: Sistema baseado na cooperação e na autogestão, que promove relações de trabalho mais justas e sustentáveis, priorizando o desenvolvimento humano e a distribuição mais equitativa dos recursos gerados por estas atividades econômicas.
De acordo com o professor Daniel Vaz, coordenador do projeto:
“Estamos trabalhando através deste projeto temas fundamentais para o desenvolvimento social e econômico de setores e territórios vulneráveis. A partir das iniciativas geradas pela equipe, e através da integração e cooperação entre universidade, empresas e entidades governamentais, buscaremos melhorar as condições de vida e gerar renda, sem causar prejuízos ao meio ambiente”.

O projeto RAÍS é uma excelente oportunidade para estudantes da USCS se envolverem em atividades práticas que unem a universidade, organizações e empresas, facilitando o desenvolvimento de habilidades e o sucesso em suas futuras carreiras.
Para saber como participar de iniciativas ligadas ao projeto: daniel.vaz@online.uscs.edu.br