Entre os dias 10 e 13 de junho, aconteceu, no Campus Centro da USCS, a Semana Acadêmica de Fisioterapia.

O evento foi organizado pela professora e gestora do curso de Fisioterapia, Juliana Aparecida Boaretto, pelas professoras Carla Mazzitelli e Rosamaria Garcia, em parceria com o Centro Acadêmico e o apoio dos alunos do curso. Com foco na formação integral dos estudantes, a semana foi pensada especialmente para os alunos do 7º e 8º semestres, que estão em fase de conclusão do curso. A programação abordou temas voltados à carreira, à prática profissional, à pesquisa e à atuação social da Fisioterapia.
Juliana Aparecida Boaretto, professora e gestora do curso de Fisioterapia, afirmou que este é, antes de tudo, um momento de comemoração, tanto para quem está finalizando o curso quanto para quem está começando a trilhar esse caminho: “É fundamental que os alunos entendam o apoio que a universidade oferece para uma formação integral, que una o conhecimento técnico à formação humana. Por isso, pensamos em uma programação que vai desde os projetos de extensão, com uma forte vertente social, até os TCCs, que trazem esse olhar mais técnico e científico sobre a profissão.”
Na terça-feira (10), os alunos de todos os semestres apresentaram seus projetos de extensão. A atividade contou com uma palestra da professora Rosa Maria Garcia, que abordou a importância da extensão universitária na formação acadêmica e humana dos futuros fisioterapeutas. Segundo a docente, a atuação em comunidade exige um olhar atento à escuta e à comunicação, fortalecendo o vínculo entre universidade e sociedade. Ao final, os melhores projetos foram premiados.
A quarta-feira (11) foi dedicada à apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), no formato de banner. Os alunos formandos também compartilharam suas pesquisas com colegas, professores e familiares. A atividade contou, ainda, com a participação de estudantes da iniciação científica, ampliando o escopo do evento e promovendo o reconhecimento das produções acadêmicas.
Já na quinta-feira (12), ocorreu a banca de qualificação dos alunos do 7º semestre. Essa etapa faz parte de uma estratégia pedagógica que visa preparar os estudantes com antecedência, permitindo que o trabalho de conclusão amadureça ainda antes do último semestre. A proposta é contribuir com a construção de projetos mais sólidos, que unam teoria, prática e relevância científica.
O encerramento, na sexta-feira (13), contou com uma mesa-redonda composta por professores supervisores de estágio: André Radl, Carla Dellabarba, Karisa Duran, Cintia Santos, Pammela de Jesus, Augusto Cesar Ferreira Gauglitz. Durante o encontro, os docentes compartilharam suas experiências profissionais, discutiram os desafios da carreira, abordaram oportunidades de especialização, residências e deram orientações sobre a inserção no mercado de trabalho.


Após a roda de conversa, os alunos participaram de um momento de confraternização com café e, em seguida, assistiram à palestra da Dra. Letícia Kuno, representante do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito).

A professora Carla Dellabarba, supervisora de estágio em Saúde Coletiva, destacou a importância do evento como espaço de integração entre a prática social, a pesquisa e o conhecimento sobre a profissão: “A Semana Acadêmica, além de trabalhar a questão social, permite que os alunos aprofundem as pesquisas que realizaram ao longo do curso e compartilhem seus trabalhos. O encerramento, com as falas sobre o conselho regional e a terapia ocupacional, também é fundamental para que entendam o papel da instituição na vida profissional que os espera.”
O professor André Radl, supervisor do curso de Fisioterapia, reforçou a importância desse momento de pausa na rotina acadêmica: “Eles interrompem estágios, aulas e atividades para viver esse momento de transição. É quando começam a pensar: ‘Estou saindo da faculdade, e agora? Para onde eu vou?’. Nosso papel é tentar contribuir com essa construção, oferecendo orientação, partilhando experiências. Afinal, nós também já estivemos nesse lugar um dia.”
A professora Karisa Duran, supervisora de estágio hospitalar, também comentou sobre a relevância da semana para o desenvolvimento da identidade profissional dos estudantes: “Esse contato com o meio acadêmico e com a pesquisa permite que os alunos reflitam sobre o que esperam da profissão, como se imaginam no futuro e que histórias querem construir. É um momento valioso para elaborar tudo isso e, principalmente, se sentirem pertencentes à área que escolheram.”
Márcio Maximiliano Barceló, de 32 anos e aluno do 8º semestre, ainda está em dúvida sobre qual área deseja seguir, mas acredita que o caminho será a gestão: “A semana foi muito importante pra mim, porque é um momento de reencontro. No dia a dia, a gente se perde nas tarefas, no estágio, nos compromissos, e esquece de parar para encontrar os amigos. Além disso, é uma oportunidade de fortalecer o lado educativo e ouvir os professores de uma forma mais humana.”
A aluna Alexia Gabriella, do 8º semestre, contou que a Semana Acadêmica é um momento muito esperado pelos alunos, especialmente para quem está vivenciando a reta final do curso: “Todos os dias foram muito legais. A gente espera muito por essa semana, e no começo parece um bicho de sete cabeças. Mas, quando as peças vão se encaixando, tudo faz sentido. Os desafios vêm, claro, mas ver os professores de uma forma mais informal, como iguais, é muito bom, porque percebemos que todos passam por dificuldades. E reencontrar os colegas também faz diferença, especialmente nessa fase de estágio, que é puxada.”
Alexia, está atualmente em estágio e apresentou a primeira etapa do seu “Trabalho de Conclusão de Curso” (TCC), cujo tema aborda a “Correlação entre Depressão e Declínio Cognitivo em Idosos da Terceira Idade.” A pesquisa está sendo desenvolvida com os alunos participantes dos programas Unimais e Unisenior: “Aplicamos um questionário com vários testes para avaliar se os idosos apresentam sinais de depressão e comprometimento cognitivo. A primeira etapa foi a qualificação, e a próxima será a apresentação final. O objetivo é contribuir com dados que ajudem na formulação de políticas públicas que retardem esse processo e mantenham os idosos ativos.” Com interesse na área de neurologia, ela destacou a importância de valorizar os pequenos progressos na reabilitação de idosos: “Na neuro, cada pequeno ganho é muito importante. Ver um paciente conseguir segurar uma colher e se alimentar sozinho é um marco. Eles comemoram cada conquista, e isso, pra mim, faz tudo valer a pena.”

Monique Luiz aluna do 5º semestre de Fisioterapia e diretora do Centro Acadêmico, compartilhou que optou pela Fisioterapia por seu carinho especial por crianças, mas também se identifica com a área de saúde da mulher. O interesse surgiu após acompanhar de perto o tratamento da prima com bronquiolite:

“Acho muito importante aproveitar tudo o que a USCS oferece. Claro que tem as festas e as cervejadas, que também fazem parte, mas o contato com profissionais da área é essencial, pelo networking e pelo aprendizado que vem nas palestras, nas ligas acadêmicas e nos projetos. Eu amo tudo isso.
Participo do Centro Acadêmico desde o início. É corrido, é puxado, mas é muito gratificante. Ajudar os colegas, tirar dúvidas, participar da construção de tudo isso… faz valer a pena.”
Cailane Santos Nonato, aluna do 5º semestre, atua no marketing do Centro Acadêmico, contou que escolheu o curso por influência familiar, o irmão é atleta e o pai teve hérnia de disco. Sempre teve o desejo de ajudar pessoas e se imagina atuando na área esportiva. Ela participou ativamente da organização do evento: “É uma experiência muito enriquecedora. Ver o pessoal apresentando os TCCs me fez pensar que, em breve, também estarei lá. Foi fantástico!
O encerramento da semana contou com a palestra da Dra. Letícia Kuno, representante do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito). Ela apresentou o projeto “Crefito Informa” e falou sobre a importância do conselho como suporte para os futuros profissionais:

“Esse é um momento de aproximação. Apresentamos temas que orientam os alunos, como definição de objetivos, marketing pessoal, atuação profissional e posicionamento no mercado. O Crefito passa a ser a nova casa desses estudantes, oferecendo apoio diante das mudanças rápidas da profissão.” “É importante que o fisioterapeuta esteja sempre atualizado e atento ao conselho regional. A autonomia profissional depende disso: saber que tem competência para atuar com segurança e consciência é o que dá base para um bom fisioterapeuta.”
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