Affaires Internationales Relaciones Internacionales International Affairs Affari Internazionali международные отношения
Serviços

Programa de Apoio a Entidades Sociais


Práticas acadêmicas de extensão orientadas pelos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pelas Nações Unidas para o ano de 2030.

O PAES - Programa de Apoio a Entidades Sociais está inserido em uma política institucional da Universidade e tem como objetivo contribuir para a melhoria das condições de funcionamento das entidades sociais atendidas por práticas acadêmicas de extensão e desenvolver senso de cidadania e responsabilidade social nos e nas estudantes. As ações direcionadas ao desenvolvimento social e humano contribuem para a formação integral dos e das estudantes participantes e permitem um maior acesso da comunidade à universidade com a troca de saberes populares com acadêmicos.

O Programa propicia aos estudantes a oportunidade do desenvolvimento de projetos de apoio a entidades sociais, comunidades ou instituições, visando à melhoria e o aprimoramento dos serviços que essas prestam à comunidade, ao tempo em que contribui com suas iniciativas, para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pelas Nações Unidas até o ano de 2030, como norte referencial para o planejamento das ações.

Aos estudantes, espera-se que a vivência em práticas acadêmicas de contribuição social e o voluntariado estudantil enseje oportunidades de utilizar o conhecimento teórico e técnico adquirido, desenvolverem uma visão crítica e expandida do mundo, assumam compromissos ético e moral a toda e qualquer ação ou inovação que empreenda, contribuindo assim com a sua formação profissional, humana e cidadã.

Poderão se inscrever para seleção todos(as) os(as) estudantes da USCS, de qualquer curso da graduação.

Os(as) estudantes interessados(as) deverão participar do 1º Módulo de Capacitação para o desenvolvimento de projetos e inovações de impacto social, na "Oficina de Empreendedorismo Social", realizada semestralmente, nos meses de março e agosto de cada ano letivo, com carga de 20 horas acadêmicas e validação de 20h AACC no Grupo Generalista.

Ao final da capacitação na Oficina de Empreendedorismo Social, os e as estudantes poderão se inscrever para participarem do PAES nos demais semestres sequentes até o final de seu curso. A participação no PAES ocorre por comprometimento acadêmico voluntário, onde todo estudante poderá participar do desenvolvimento de um projeto social, norteado pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pelas Nações Unidas para o ano de 2030.

O(a) estudante também poderá participar como contemplado pelo subprograma inserido no PAES, denominado Auxílio-Estudo, podendo receber o benefício por dedução de mensalidades como contrapartida acadêmica e estímulo ao desenvolvimento de um projeto a partir dos procedimentos estabelecidos.

A elaboração do projeto social deverá alinhar-se à formação dos e das estudantes participantes, sua aplicação será com base na competência acadêmica e como norte conceitual projetar iniciativas de impacto social e justificada aderência a um ou mais dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pelas Nações Unidas para o ano de 2030. Trata-se de um projeto em que o/a estudante, de forma individual ou em grupo, poderá contribuir com a necessidade ou demanda de uma entidade social, ONG ou comunidade, desenvolvendo e/ou se integrando a uma ação social que tenha relação com o seu campo de formação acadêmica, colocando em prática os conhecimentos adquiridos em seu respectivo curso e os instrumentos e técnicas exercitadas na Oficina de Empreendedorismo Social – 1º Módulo do programa.

O período de realização de cada projeto é instituído de acordo com as suas características e a disponibilidade dos e das estudantes proponentes participantes. Deverá respeitar o mínimo de 36 horas de atividades aplicadas, para a elaboração do projeto, realização das atividades programadas e redação de relatórios de conclusão. O(a) estudante participará de encontros periódicos de acompanhamento e orientação durante o planejamento e realização, como parte das atividades de qualificação para a certificação do participante do PAES - 2º Módulo do programa.

Histórico

O programa está inserido na política institucional da Universidade desde o ano de 2001. Mais de dois mil estudantes já participaram do programa contribuindo com sua competência acadêmica para o desenvolvimento social.

Em 2007 foi contemplado com dois prêmios de melhor experiência acadêmica e responsabilidade social - Prêmio Cidadania sem Fronteiras (conferido pelo Instituto de Desenvolvimento da Cidadania e pela Universidade Presbiteriana Makenzie - 1º lugar categoria cultura) e Prêmio Top Social (conferido pela ADVB - Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil).

Em 2008 foi publicada e apresentada a experiência do PAES no IX Taller Internacional de Extensión Universitária, evento integrado ao VI Congresso Internacional de Educación Superior em Havana, Cuba, também no mesmo ano no Encuentro de Universidades Latinoamericanas, realizado pela Universidad Nacional de Mar Del Plata, em Mar Del Plata, Argentina.

Em 2013 foi selecionado como experiência de êxito em extensão pela Cátedra UNESCO para Formación de Recursos Humanos para América Latina de la Universidad de Deusto - Espanha como case de Inovação Educativa no Brasil durante a conferência Innovación en tiempo de crisis: Economía, Sociedad y Educación en América Latina. Un enfoque intercultural.

Em 2018 o programa foi apresentado como experiência inovadora em extensão para a contribuição universitária aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pelas Nações Unidas para o ano de 2030 no IV Congreso Internacional de Ciencias Empresariales da Universidad Cesar Vallejo, em Lima, Peru.

Para acesso ao roteiro simplificado de elaboração do projeto social para apresentar ao PAES clique aqui.

Para acesso ao EDITAL PAES 2021 - 2º Semestre, para requerer a participação com o benefício do Auxílio-Estudo clique aqui.

Clique aqui para acessar o formulário de inscrição no PAES com o benefício de AUXÍLIO ESTUDO conforme EDITAL. (O projeto deverá ser encaminhado para análise pelo e-mail: paes@online.uscs.edu.br.

Para inscrição como VOLUNTÁRIO(A) basta submeter o projeto social para análise pelo e-mail paes@online.uscs.edu.br. Não há a necessidade de voluntários preencherem o formulário no link acima. Só preencherá o formulário quem participar com a solicitação de AUXÍLIO ESTUDO.


A partir do dia 16 de agosto estarão abertas as inscrições para o PAES - 2º semestre 2021 com a entrega de:

• Documentação digitalizada e por e-mail conforme EDITAL;
Projeto Social conforme instrumento acima disponibilizado e;
Preenchimento de formulário de inscrição (para os requerentes de AUXÍLIO ESTUDO).

Oficina de Empreendedorismo Social - Protagonismos universitários - cidadania, inovação, impacto social e sustentabilidade.

Curso de extensão para a formação em empreendedorismo social e capacitação preliminar de estudantes para participarem semestralmente no programa PAES, desenvolvendo projetos sociais acadêmicos norteados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pelas Nações Unidas - Agenda 2030.

A 3ª Edição da Oficina será realizada no dia 23/10, das 8hs às 12hs.

Inscrições limitadas e por ordem cronológica pelo link do formulário abaixo disponibilizado. Vagas limitadas e por ordem de inscrição. Caso não tenha mais vagas disponíveis para a oficina no corrente mês, a sua inscrição será considerada para a sequente Edição da Oficina com data a ser definida e você será comunicado(a) por e-mail sobre a sua inscrição.

Atribuição de AACC = 5hs para a conclusão da Oficina e 15hs pela Entrega de um Projeto = Total de 20hs Grupo Generalista.

A capacitação na oficina habilita os estudantes para participarem no PAES – Programa de Apoio a Entidades Sociais, como VOLUNTÁRIO(A) ou como beneficiário(a) de AUXÍLIO ESTUDO. Consulte o Edital disponível no link acima.

Clique aqui para preencher o formulário de inscrição para participar na Oficina de Empreendedorismo Social.

O link do Meet para participar na Oficina de Empreendedorismo Social em formato online será enviado, por e-mail, com duas horas de antecedência da atividade.