Affaires Internationales Relaciones Internacionales International Affairs Affari Internazionali международные отношения
Serviços

Programa de Apoio a Entidades Sociais


Práticas acadêmicas de extensão orientadas pelos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pelas Nações Unidas para o ano de 2030.

O PAES - Programa de Apoio a Entidades Sociais está inserido em uma política institucional da universidade e tem como objetivo:

  • Contribuir para o desenvolvimento sustentável regional e comunitário, com práticas acadêmicas de extensão, convertidas em projetos e planos de ação de impacto social e de melhoria das condições de funcionamento das entidades sociais e/ou de contribuições às comunidades, coletivos e instituições.
  • Também, de desenvolver senso de cidadania e responsabilidade social nos estudantes participantes.

As ações acadêmicas inseridas no PAES são direcionadas ao desenvolvimento social e humano e contribuem para a formação integral dos estudantes, pois permitem um maior acesso da comunidade à universidade com a troca de saberes, populares e acadêmicos, além da oportunidade de integração de diferentes atores sociais na realização das práticas acadêmicas orientadas para contribuições de interesse coletivo.

O Programa oferece aos estudantes participantes a oportunidade do desenvolvimento de projetos de apoio a entidades sociais visando à melhoria e o aprimoramento dos serviços que essas prestam à comunidade, ou de projetos orientados para trazer contribuições às comunidades, coletivos ou instituições.

A elaboração das propostas de projetos e iniciativas estudantis integradas ao PAES são embasadas e refletidas pelo norte referencial dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pelas Nações Unidas até o ano de 2030, sobre como estas iniciativas acadêmicas podem se somar aos esforços globais e contribuir com o avanço local desta agenda.


Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Agenda 2030
Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Foto: © ONU


Aos estudantes, espera-se que a vivência em práticas voluntárias, solidárias e acadêmicas de contribuição social e coletiva, enseje oportunidades de utilizarem o conhecimento teórico e técnico adquirido, para que desenvolvam visão crítica e expandida de sociedade e bem comum, assumam compromissos ético e moral em toda e qualquer ação ou inovação social que empreendam, contribuindo com sua formação profissional, humana e cidadã.

Poderão se inscrever para seleção todos estudantes da USCS, de qualquer curso da graduação.

Os estudantes interessados deverão obrigatoriamente participar do 1º Módulo – Oficina de Empreendedorismo Social que consiste na capacitação para o desenvolvimento de projetos e inovações de impacto social, atividade formativa realizada a cada semestre e em edições especiais extraordinárias conforme demanda, geralmente aos sábados, das 8hs às 12hs. A Oficina de Empreendedorismo Social é oferecida em formato de aula expositiva remota síncrona e confere ao participante a atribuição de 5 horas de AACC. Todo estudante que conclui esta atividade formativa recebe um certificado de participação que o habilita a participar no 2º Módulo – PAES – Programa de Apoio a Entidades Sociais, em todos os semestres sequentes, até a conclusão de seu curso de graduação na USCS.

A conclusão deste 1º Módulo – Oficina de Empreendedorismo Social permite a atribuição de mais 15 horas de AACC para estudantes que posteriormente entreguem exercício de elaboração de projeto, em instrumento didático apresentado durante a atividade formativa. Os projetos elaborados poderão ser inscritos para a análise acadêmica e técnica operacional, objetivando a classificação no 2º Módulo – PAES – Programa de Apoio a Entidades Sociais que consiste na execução da proposta validada e autorizada para a realização.

A participação no 2º Módulo PAES – Programa de Apoio a Entidades Sociais ocorre por comprometimento acadêmico voluntário, onde todo estudante poderá participar do desenvolvimento de uma ação ou projeto de impacto social, norteados pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pelas Nações Unidas para o ano de 2030. Para a participação por comprometimento acadêmico voluntário basta ter concluído o 1º Módulo - Oficina de Empreendedorismo Social e protocolar a entrega da proposta de projeto desenvolvido, enviando o documento padrão preenchido para o e-mail paes@online.uscs.edu.br, respeitando os prazos estabelecidos para a participação em cada semestre.

A data limite para a apresentação de projetos, bem como para inscrição no 2º Módulo - PAES – Programa de Apoio a Entidades Sociais é o dia 30 de setembro de 2024.

Todos os projetos aprovados que receberem por e-mail a autorização oficial para a sua realização deverão obrigatoriamente finalizarem as suas atividades até o dia 29 de novembro de 2024, data limite para a entrega dos Relatórios de Conclusão das Atividades Desenvolvidas.

O estudante com momentânea dificuldade financeira para honrar os seus compromissos com a universidade também poderá participar como contemplado pelo subprograma inserido no PAES, denominado Auxílio-Estudo, podendo receber o benefício de dedução de mensalidades, desde que esteja inadimplente no período, como contrapartida acadêmica e estímulo ao desenvolvimento de um projeto de impacto, a partir dos procedimentos estabelecidos. A data limite para entrega de documentação para a análise socioeconômica e para requerer a participação com o benefício do Auxílio-Estudo é também a data limite de apresentação de projeto apresentada no item anterior, ou seja, o dia 30 de setembro de 2024.

A elaboração do projeto social deverá alinhar-se à formação dos estudantes participantes, sua aplicação será com base na competência acadêmica e, como norte conceitual, os projetos deverão projetar iniciativas de impacto social e sua devida justificada de aderência a um ou mais dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pelas Nações Unidas para o ano de 2030. Trata-se de um projeto em que os estudantes participantes, de forma individual ou em grupo, poderão contribuir com a necessidade ou demanda de uma entidade social, comunidade, de um coletivo ou instituição, desenvolvendo e/ou se integrando a uma ação social que tenha relação com o seu campo de formação acadêmica, colocando em prática os conhecimentos adquiridos em seu respectivo curso e os instrumentos e técnicas trabalhadas em capacitação na Oficina de Empreendedorismo Social.

O período de realização de cada projeto é instituído de acordo com a característica de cada proposta, conforme definidas no cronograma de execução do instrumento padrão de elaboração do projeto e coerente com a disponibilidade de tempo dos estudantes proponentes participantes, para que a sua execução ocorra dentro do semestre corrente e até a data limite para a entrega dos Relatórios de Conclusão das Atividades Desenvolvidas, dia 29 de novembro de 2024.

O projeto deverá ser desenvolvido e apresentado em instrumento padrão de elaboração do projeto apresentado na Oficina de Empreendedorismo Social.


Inscrição

Para acesso ao EDITAL PAES 2024 - 2º SEMESTRE, para requerer a participação com o benefício do Auxílio-Estudo clique aqui.

Clique aqui para acessar o formulário de inscrição no PAES com o benefício de Auxílio-Estudo. O projeto deverá ser encaminhado para análise pelo e-mail: paes@online.uscs.edu.br.

Para inscrição como Voluntário basta submeter o projeto desenvolvido para análise pelo e-mail paes@online.uscs.edu.br. Não há a necessidade de voluntários preencherem o formulário no link acima. Só preencherá o formulário quem participar com a solicitação de Auxílio-Estudo.

Para acesso o Instrumento Padrão para Elaboração de Projeto clique aqui.

Para acessar a lista com informações e contatos de entidades sociais na região clique aqui.


PAES - Programa de Apoio a Entidades Sociais - 2º semestre 2024

Inscrições abertas a partir do dia 12/08/2024


Para consolidar a inscrição é necessário:

  • • Ter participado do 1º Módulo – Oficina de Empreendedorismo Social.
  • • Enviar o projeto elaborado no Instrumento Padrão para Elaboração de Projeto, como rege o Edital, para o e-mail: paes@online.uscs.edu.br. Data limite para inscrição de projeto: 30 de setembro de 2024 ou enquanto houverem vagas;
  • • Preencher o Formulário de Inscrição (para os requerentes de Auxílio-Estudo), com upload de documentação exigida, digitalizada em formato PDF ou JPG, conforme exigida em EDITAL.

Oficina de Empreendedorismo Social

Protagonismos universitários - cidadania, inovação, impacto social e sustentabilidade.


Curso de extensão para a formação em empreendedorismo social e capacitação preliminar de estudantes para participarem semestralmente no 2º Módulo – PAES – Programa de Apoio a Entidades Sociais, desenvolvendo projetos sociais acadêmicos norteados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pelas Nações Unidas - Agenda 2030.
A 1ª Edição da Oficina de Empreendedorismo Social 2º semestre de 2024 será realizada no dia 10 de agosto, das 8h às 12h (online).
Vagas limitadas e por ordem de inscrição pelo link do formulário abaixo.
Atribuição de AACC = 5h para a conclusão da Oficina e 15h pela apresentação de um Projeto para inscrição no PAES = Total de 20h.
A capacitação no 1º Módulo – Oficina de Empreendedorismo Social habilita os estudantes para participarem no 2º Módulo – PAES – Programa de Apoio a Entidades Sociais, como Voluntário ou como beneficiário de Auxílio-Estudo. Consulte o Edital disponível no link acima.
Clique aqui para preencher o formulário de inscrição para participar na Oficina de Empreendedorismo Social.
O link do Meet para participar na Oficina de Empreendedorismo Social em formato online será enviado, por e-mail, com até duas horas de antecedência da atividade.


Histórico do PAES - Programa de Apoio a Entidades Sociais

O programa está inserido na política institucional da Universidade Municipal de São Caetano do Sul desde o ano de 2001. Neste período, mais de três mil estudantes já participaram do PAES contribuindo com sua competência acadêmica para o desenvolvimento social regional.
Inicialmente, os projetos eram elaborados e orientados para a contribuição com as demandas e necessidades das Entidades Sociais estabelecidas na região, dai o nome do programa, que segue até os dias atuais.
Os primeiros projetos tiveram como referência norteadora das suas práticas a aderência com um ou mais dos oito Objetivos do Desenvolvimento do Milênio e suas metas, os quais, foram imediatamente atualizados com a instituição dos dezessete Objetivos do Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pelas Nações Unidas para o ano de 2030 e ampliada a atuação dos estudantes com projetos orientados para além das demandas e necessidades das Entidades Sociais, mas também para comunidades, coletivos e outras instituições.

No ano de 2007 o programa foi contemplado com dois prêmios de melhor experiência acadêmica e responsabilidade social - Prêmio Cidadania sem Fronteiras (conferido pelo Instituto de Desenvolvimento da Cidadania e pela Universidade Presbiteriana Makenzie - 1º lugar categoria cultura) e Prêmio Top Social (conferido pela ADVB - Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil). Em 2008 foi publicada e apresentada a experiência do PAES no IX Taller Internacional de Extensión Universitária, evento integrado ao VI Congresso Internacional de Educación Superior em Havana, Cuba, também no mesmo ano no Encuentro de Universidades Latinoamericanas, realizado pela Universidad Nacional de Mar Del Plata, em Mar Del Plata, Argentina. Em 2013 o programa foi selecionado como experiência de êxito em extensão pela Cátedra UNESCO para Formación de Recursos Humanos para América Latina de la Universidad de Deusto - Espanha como case de Inovação Educativa no Brasil durante a conferência Innovación en tiempo de crisis: Economía, Sociedad y Educación en América Latina. Un enfoque intercultural. Em 2018 o PAES foi apresentado como experiência inovadora em extensão para a contribuição universitária aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pelas Nações Unidas para o ano de 2030 no IV Congreso Internacional de Ciencias Empresariales da Universidad Cesar Vallejo, em Lima, Peru. No período de enfrentamento dos impactos da pandemia COVID 19 sobre as práticas educativas, foi implementado atualizações metodológicas para acapacitação dos estudantes participantes com a Oficina de Empreendedorismo Social e Instrumentos de apresentação e ideação de projetos, para a elaboração de projetos de base tecnológica, de capacitação e formação on-line e de desenvolvimento de conteúdos sobre temas de interesse coletivo motivados pela necessidade do distanciamento social. Atualmente o programa possibilita o desenvolvimento de projetos de impacto social / comunitário, de base tecnológica para a sua execução ou por atuação presencial. Os projetos podem ser realizados individualmente, em grupos por área de conhecimento comum ou de forma interdisciplinar, integrando competências de diferentes áreas do conhecimento. As práticas são norteadas pelos ODSs e justificadas a aderência a Agenda 2030 no marco da elaboração do projeto. Apesar de se tratar de uma prática acadêmica de extensão, os estudantes são capacitados para refletirem de forma crítica e estratégica, sobre como estas vivências e práticas acadêmicas, seus acúmulos e trocas de experiências podem se converter em inovações sociais para além da academia ou mesmo como negócios de impacto social.