O Programa Nacional de Imunizações (PNI) brasileiro oferta, através do Sistema Único de Saúde (SUS), uma variedade de vacinas contra infecções causadas por diversos agentes virais e bacterianos, muitas delas potencialmente fatais.
O esquema vacinal se inicia logo nas primeiras horas de vida e, até os 4 anos de idade, a criança deve ser imunizada contra aproximadamente 20 patógenos (agentes que provocam doenças). Além da vacinação na infância, o esquema vacinal inclui doses de reforço de vários imunizantes para adolescentes, adultos, idosos e gestantes.
Com isso, um estudo em parceria da USCS com a Empresa Euroimmun, pretende analisar a prevalência de anticorpos para os vírus do sarampo, da caxumba, da rubéola, varicela-zoster (catapora), citomegalovírus, Bordetella pertussis, toxóide tetânico (Clostridium tetani), toxóide diftérico (Corynebacterium diphtheria) e Toxoplasma gondii.
Para participar como voluntário(a), é necessário ter 18 anos ou mais, ser morador(a) de São Caetano do Sul e agendar a coleta (nos períodos manhã, tarde ou noite).
Ao todo, serão coletadas 375 amostras de voluntários, divididas em grupos por faixa etária: 18-28, 29-38, 39-48, 49-58 e ≥ 59 anos de idade (para cada grupo, serão necessários 75 voluntários).
Agendamentos: ligar para o número 4239-3344 (USCS/LAC – Laboratório de Análises Clínicas), no horário das 8h30 às 20h30, de segunda a quinta.
Divulgue aos amigos e familiares e participe!