USCS participa de projeto para o Plano Municipal de Economia Criativa

Na última sexta-feira, 9 de setembro, a USCS realizou um primeiro encontro de profissionais envolvidos no projeto de elaboração do Plano Municipal de Economia Criativa. Além da USCS, outras importantes instituições municipais participam do projeto.

São Caetano do Sul foi uma das dez cidades paulistas – única na região metropolitana – selecionadas pelo Programa Cria SP, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, por meio da organização social Amigos da Arte. O objetivo é construir um Plano para o setor criativo do município e inscrever São Caetano para concorrer à Rede de Cidades Criativas da Unesco. Além da USCS, estão envolvidos na elaboração do projeto secretarias municipais, a Fundação das Artes, Fundação Pró-Memória e o Conselho Municipal de Política Cultural (Concult). Escolas e associações artísticas, outros conselhos municipais (Inovação, Patrimônio, Turismo, Desenvolvimento Econômico), empresas, instituições de ensino, artistas e profissionais criativos também estão sendo chamados para integrar a formação do plano. O projeto tem como objetivo conectar artistas, profissionais e instituições criativas, para o desenvolvimento o capital humano e a geração trabalho e renda.

(legenda, da esq. para a dir.: Prof. Alexandre Gaino, docente da Escola de Negócios da USCS e responsável da USCS no projeto; Samila Zambetti, coordenadora do projeto de Economia Criativa pela Secretaria de Cultura de São Caetano do Sul – Secult-SCS); Américo Córdula, consultor pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e Nelson Albuquerque (também coordenador do projeto pela Secult-SCS).

O evento que marca o início da elaboração do Plano ocorre amanhã, dia 15 de setembro, às 18h30, no Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação “Zilda Arns” – Rua Tapajós, 300, no Bairro Barcelona). A atividade é aberta a todos os interessados.

O secretário municipal de Cultura, Erike Busoni, explica como deve ocorrer o início dos trabalhos e  convida a comunidade a participar: “Neste primeiro momento, estamos elaborando um diagnóstico dos setores criativos no município, com o envolvimento de artistas e instituições. Todos interessados estão convidados a participar da São Caetano Criativa, pois este é um plano da cidade e para a cidade”.