USCS recebe Grande Medalha Di Thiene

No dia 28 de agosto de 2022, a USCS recebeu a “Grande Medalha di Thiene”, a maior honraria de São Caetano do Sul.  A entrega da medalha homenageia cidadãos e entidades que prestaram relevante contribuição para o progresso da cidade. A cerimônia ocorreu no salão nobre da Câmara Municipal de São Caetano do Sul.

Além da Grande Medalha, destinada à USCS, foram entregues 40 medalhas Di Thiene e certificados de reconhecimento. Foram homenageados também, pela Universidade, os docentes Aleksandar Jovanovic (responsável pela área de Relações Internacionais), Priscila Perazzo (responsável pelo Centro de Memória) e Fábio Leal (Diretor de Pesquisa).

A Grande medalha foi recebida pelo reitor da Universidade, Prof. Dr. Leandro Prearo, que destacou as ações da instituição buscando impactar também na comunidade: “A USCS tem um DNA único produzir conhecimento além dos muros da universidade para impactar diretamente na sociedade. Como exemplo disso, centenas de ações já realizadas e os recentes trabalhos relacionados ao covid, ganharam corpo, sem sombra de dúvidas, pela parceria com o poder público. Nesse sentido, gostaria de agradecer ao prefeito Auricchio e ao deputado Thiago Auricchio pela parceria e confiança na USCS. Essa medalha por um lado muito nos enche de orgulho e nos honra, mas, por outro lado, nos traz ainda mais responsabilidade para avançar na formação de grandes profissionais no atendimento à população e na realização de pesquisa de ponta com impacto relevante na sociedade é o que nos comprometemos neste momento”.

Abaixo, o material lido no momento da entrega:

“Neste mês em que a USCS completa 54 anos de atuação, cabe relembrarmos a profícua trajetória da universidade municipal de São Caetano do Sul e seu importante papel junto à comunidade do município; do Grande ABC; e, por que não, do próprio país.
Desde sua origem – como Faculdade de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais, passando pelos anos de expansão, sob a sigla IMES; e chegando à consolidação como universidade – a USCS sempre se destacou por desenvolver projetos inovadores, visando à prestação de serviços à  população; ciente de que o conhecimento, e os benefícios dele advindos, não podem se limitar aos muros dos campi universitários.
Essa vocação, inscrita no DNA da instituição, foi, mais uma vez, comprovada durante a pandemia do então ‘novo coronavírus’.  A partir daqueles primeiros meses de 2020, em um ambiente repleto de medos e de incertezas, a USCS, em parceria com a Prefeitura de São Caetano do Sul, colocou em prática uma série de ações, só possíveis por parte de uma instituição já detentora de estrutura, talentos e expertises  à altura do desafio.
Entre os exemplos, podemos citar a atuação da USCS nos testes das vacinas Coronavac e Janssen, tão importantes para que a população brasileira iniciasse seu processo de imunização. Vale lembrar que a USCS, por meio de seu Centro de Pesquisas Clinicas, foi listada, na oportunidade, entre os  22 centros de excelência do país.
Também merece destaque o Disque Coronavírus, projeto pioneiro por meio do qual estudantes e professores de medicina contribuíram ativamente para o  diagnóstico e para o acompanhamento de munícipes sintomáticos.  Da mesma forma, os chamados inquéritos epidemiológicos promovidos pelo Inpes – instituto de pesquisas da USCS, ajudaram a traçar um mapeamento mais preciso da epidemia na cidade, sendo um importante fator para a tomada de decisões no âmbito das políticas públicas de combate à disseminação da doença.
Para citar apenas mais um exemplo, lembramos a atuação dos estudantes e professores da farmácia-escola da USCS, que, entre outros medicamentos, foram responsáveis, no período, pela produção de álcool em gel direcionada ao hospital de campanha, que iniciara os atendimentos na cidade, além do  fracionamento de mais de 44 mil frascos do produto, distribuídos aos munícipes no programa de testagem da prefeitura.
Enfim, fazendo coro ao atual slogan da instituição, o conhecimento, de fato, na USCS, demonstra seu poder transformador e impacta, diretamente, a vida de todos”.