USCS sedia lançamento do projeto “Esporte pelo Clima”

Por Samuel Carvalho

Nos dias 2 e 3 de abril de 2025, o ginásio do Campus Barcelona da USCS sediou as primeiras atividades do projeto “Esporte Pelo Clima”. Essa iniciativa inovadora combina esporte, educação ambiental e recreação para promover hábitos sustentáveis e saudáveis entre estudantes do ensino fundamental.

O projeto aborda questões ambientais importantes, como as mudanças climáticas e a adoção de hábitos sustentáveis, através de uma série de atividades esportivas-recreativas, incluindo uma demonstração de habilidades de futebol com truques de fantasia (Freestyle Soccer), realizados por Miguel Angel Navarro Dominguez, atleta de Freestyle Futebol e psicólogo do programa de psicologia da Universidade Metropolitana de Barranquilla, atualmente em intercâmbio profissional na USCS.

“Incluir o esporte Freestyle Futebol oferece diversos benefícios no ensino de educação ambiental, pois aproveita os gostos e motivações dos alunos, atraindo sua atenção e despertando sua curiosidade. Com sua atenção e disposição voltadas para o tema, eles se tornam mais engajados em aprender, participar e refletir. Assim, por meio de atividades recreativas, é possível transmitir informações e abordar temas ambientais e climáticos de forma lúdica, ajudando-os a compreender as mudanças climáticas e as ações necessárias para preveni-las”, explica Miguel.

Idealizado por Miguel e Silbeth Arenas Cantillo, participantes colombianos da segunda ronda do projeto “Fortalecimento de Capacidades para a Resiliência Local”, iniciativa promovida através de uma parceria entre a USCS e Universidade Metropolitana da Colômbia, que é financiada pela Agência Norueguesa para a Cooperação e Intercâmbio (NOREC), e com apoio das Secretarias de Esporte e Educação da Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul, o projeto teve seu início com os estudantes dos primeiros e segundos anos da EMEF Elvira Paulo Braido, atualmente alocados no Campus Barcelona da USCS.

A atividade aconteceu no ginásio e contou com a participação de aproximadamente 210 estudantes nos seus 2 dias de realização.

“Acredito que esta atividade teve dois pontos altos: o primeiro é que ao explorarem temas climáticos desde cedo, os alunos desenvolvem uma consciência ambiental fundamental, compreendendo os processos naturais, as causas e efeitos das mudanças climáticas e a urgência da sustentabilidade, o que moldará suas escolhas futuras e incentivará a participação em soluções ambientais. E o segundo foi o contato direto com um nativo de língua espanhola, visto que nas escolas de período integral temos esta oficina curricular na grade. Isto contribuiu para o enriquecimento do vocabulário deles. Essa combinação de aprendizado ambiental e linguístico não apenas equipa os estudantes com conhecimentos essenciais para o futuro, mas também estimula a curiosidade, o pensamento crítico e a capacidade de se conectar com o mundo de forma mais ampla e engajada”, explica Simone dos Santos Silva, assistente de direção da EMEF Elvira Paulo Braido.

Projetos como este têm um impacto positivo não apenas na universidade e nos professores que os desenvolvem de forma prática, mas também fortalecem a relação com a comunidade. Além disso, o projeto será apresentado em outras 8 escolas do município durante o mês de abril, alcançando mais de 1500 estudantes.

EMEF Dom Benedito Paulo Alves de Souza

No dia 11/4/25, a ação aconteceu na EMEF Dom Benedito Paulo Alves de Souza. Veja fotos: